Modelos de Relatórios de Avaliação na Educação Infantil
O presente Parecer Descritivo tem por objetivo descrever o desenvolvimento das capacidades e competências dentro dos eixos estruturantes da BNCC: as interações e as brincadeiras, por meio das habilidades desenvolvidas nos Campos de Experiências no 4º Bimestre do corrente ano letivo pela criança, .........................................(escrever o nome da criança), matriculada na referida turma.
-No Campo de Experiências Eu, o outro e nós: A criança apresenta um bom desempenho nas atividades propostas, demonstrando avanços significativos ao longo desse bimestre do corrente ano letivo. Participa da rotina escolar com interesse e, quando acolhida e orientada, envolve-se nas atividades individuais e em grupo, mostrando crescente autonomia.
-No campo de experiências corpo,
gestos e movimentos: A criança
demonstrou participação progressiva e significativa nas atividades relacionadas
ao corpo, gestos e movimentos. Apresentou boa disposição para explorar o espaço
escolar, interagir com diferentes materiais e participar de brincadeiras que
envolvem movimentos amplos e coordenados. Durante as atividades propostas de
movimento, como circuitos psicomotores, jogos simbólicos, danças e brincadeiras
ao ar livre, a criança envolve-se com interesse, respeitando seus limites e
ampliando gradualmente sua autonomia. Observa-se evolução na coordenação motora
grossa, realizando ações como correr, saltar, arremessar, equilibrar-se e
subir/ descer obstáculos com maior segurança e controle corporal. No que se refere
à coordenação motora fina, está ampliando suas habilidades cada vez mais
refinadas ao manusear objetos, encaixes, instrumentos musicais, pincéis e
outros materiais de exploração. Participou de atividades gráficas e de
manipulação com crescente precisão e concentração, respeitando seu ritmo e
necessidade de apoio. A mesma responde bem a instruções visuais e verbais, o
que favorece sua participação nas propostas corporais. Quando há mudanças na
organização do ambiente ou na sequência das atividades, adapta-se melhor quando
previamente avisada ou quando são oferecidos recursos de apoio, mas isso ocorre
raramente. Durante interações com colegas, participa de forma gradativa,
observando inicialmente para depois envolver-se nas brincadeiras coletivas. Nas
atividades em dupla ou pequenos grupos, aceita mediação da professora e
demonstra interesse em imitar movimentos, seguir ritmos e participar de gestos
combinados.
-No Campo de Experiências Traços, sons, cores e formas: A criança demonstra participação crescente e curiosidade nas atividades no referido campo de experiências. Mostra interesse em explorar diferentes materiais gráficos, sonoros e visuais, envolvendo-se com atenção e prazer nas propostas que estimulam a criatividade e a expressão artística. Durante atividades de desenho, pintura e manipulação de massas, apresenta evolução significativa na coordenação motora fina, segurando lápis, pincéis e outros instrumentos com maior firmeza e precisão. É capaz de produzir traços intencionais, preencher espaços e experimentar combinações de cores, respeitando seu ritmo e buscando apoio quando necessário. Mostra sensibilidade ao explorar sons, ritmos e instrumentos musicais, participando de rodas musicais, cantigas e atividades rítmicas com entusiasmo. Demonstra interesse em bater palmas, acompanhar músicas com instrumentos simples e imitar movimentos sonoros propostos. A repetição e os padrões rítmicos contribuem para sua participação ativa e prazerosa. Em relação às formas e elementos visuais, reconhece cores básicas e diferentes formatos, identificando-os em materiais impressos, jogos e no ambiente. Gosta de atividades que envolvem encaixes, quebra-cabeças simples e jogos de classificação por cor, tamanho ou forma, demonstrando organização e concentração. A criança responde bem a orientações curtas e ao uso de apoio visual (imagens), o que favorece sua participação nas atividades artísticas e sonoras. Apresenta maior engajamento quando as propostas são estruturadas, com demonstrações claras ou modelos visuais, mas também demonstra abertura para explorar materiais livremente, criando produções espontâneas. Nas interações com colegas, participa gradativamente de atividades coletivas, compartilhando materiais e observando a produção dos demais. Com apoio da professora, consegue manter-se na atividade pelo tempo adequado, expressando satisfação ao concluir suas produções. De maneira geral, a criança apresenta bom desenvolvimento, demonstrando avanços na expressividade, criatividade e habilidades motoras finas.
-No Campo de Experiências escuta, fala,
pensamento e imaginação: A
criança apresenta participação significativa nas atividades, demonstrando
avanços importantes na comunicação, na compreensão das propostas e na expressão
de ideias ao longo do período. Durante momentos de escuta de histórias, músicas e conversas, mostra atenção crescente, especialmente quando são
utilizadas imagens, livros ilustrados ou recursos visuais que favorecem sua
compreensão. Consegue acompanhar narrativas curtas e demonstra interesse em
observar detalhes das ilustrações, identificando personagens, objetos e ações.
No que se refere à fala
e comunicação,
utiliza palavras, frases simples ou estruturas próprias para expressar
necessidades, preferências e sentimentos. Observa-se ampliação gradual do
vocabulário e maior iniciativa para participar de rodas de conversa ou
interagir verbalmente com colegas e professores. Participa de atividades
simbólicas, brincadeiras de faz-de-conta e dramatizações com entusiasmo
crescente. Demonstra criatividade ao explorar personagens, sons e situações
presentes nas histórias, sendo capaz de imitar trechos narrados, reproduzir
falas simples ou criar movimentos relacionados ao tema trabalhado. Também
apresenta curiosidade ao explorar perguntas simples, demonstrando interesse em
compreender causas e consequências no cotidiano da turma.
-No Campo de Experiências, espaços, tempos, quantidades e relações: A criança demonstra envolvimento positivo nas atividades do referido campo de experiência, revelando progressos importantes na exploração do ambiente, na compreensão de rotinas e na construção de noções matemáticas iniciais. No que se refere à percepção e organização do espaço, explora o ambiente escolar com curiosidade e segurança, reconhecendo os diferentes espaços da sala, do pátio e dos cantos de atividades. Mostra facilidade em localizar objetos, seguir trajetos simples e identificar onde cada material pertence, especialmente quando há apoio visual ou rotina estruturada. Em relação à noção de tempo, demonstra boa adaptação às rotinas diárias, antecipando algumas atividades quando apoiado por recursos como horário visual ou explicações claras. Participa da rotina com tranquilidade e percebe melhor a sequência das ações quando a professora apresenta verbalizações curtas ou demonstrações práticas. Quanto às quantidades e relações matemáticas, identifica números simples, reconhece quantidades pequenas e participa de jogos de contagem, classificação e comparação com interesse. Em atividades como montar sequências, agrupar objetos por cor, tamanho ou forma e resolver pequenos desafios lógicos, demonstra concentração e compreensão crescente. Utiliza estratégias próprias para resolver problemas simples e celebra suas conquistas quando recebe reforço positivo. Nas propostas que envolvem formas, medidas e transformações, manipula materiais variados, blocos, massinhas, encaixes, objetos naturais e instrumentos de medição simples, investigando, experimentando e levantando hipóteses. A criança demonstra curiosidade em perceber diferenças, semelhanças, tamanhos, pesos e texturas, revelando um olhar atento e investigativo. Mostra evolução também nas relações com o grupo, participando de atividades coletivas e jogos com maior segurança, principalmente quando a proposta é estruturada e as regras são claras. Aceita mediação para compreender turnos, compartilhar materiais e participar de desafios matemáticos em dupla ou pequenos grupos. De maneira geral, a criança apresenta bom desenvolvimento, avançando na percepção espacial, na compreensão temporal, na construção das primeiras noções matemáticas e na exploração investigativa do mundo ao seu redor. Assimilou de forma significativa os conceitos apresentados dentro dos campos de experiências trabalhados, desenvolvendo de forma satisfatória todos os conceitos apresentados neste bimestre, podendo avançar ainda mais no próximo ano letivo.
(Elaborado pela Pedagoga Cláudia de Oliveira Andrade)
MODELOS DE RELATÓRIOS DE AVALIAÇÕES 1º BIMESTRE
(NOME DA CRIANÇA)
Ao término deste primeiro bimestre do corrente ano letivo, a criança, (nome da criança), demonstrou facilidade de dialogar, comunicar com o professor e colegas de sala neste período de adaptação e acolhimento neste CMEI. Ampliou sua capacidade de sociabilização com os colegas de sala e professora, demonstrando dessa forma, auto imagem positiva de si mesma, se sentindo confiante e segura nos momentos das atividades. A mesma canta musiquinhas com espontaneidade. O seu vocabulário vem sendo ampliado no dia a dia por meio de diversas atividades tais como: cantigas, contos infantis, relatos de pequenos fatos, diálogos etc. As suas habilidades vêm sendo desenvolvidas de forma significativa frente aos temas trabalhados propostos nos Campos de Experiências em conformidade com o Referencial Curricular para a Educação Infantil da SEME. Dentre as habilidades que vêm sendo desenvolvidas estão: habilidades para executar diversos movimentos como de correr, pular, saltar, arremessar e chutar através de diversas brincadeiras. Também, teve uma evolução excelente para executar diversos movimentos tais como, encaixar objetos dentre eles: legos, movimentos de habilidades motoras finas tais como: realizar atividades de tracejados, escritas espontâneas, recortes, abrir e fechar pequenos objetos, fazer bolinhas com massinha de modelar, pinturas com lápis de cor, giz de cera, canetinhas coloridas etc. Também, ampliou sua motricidade fina através de atividades tracejadas, colorir, colagens, pinturas com atenção e capricho. A mesma ainda, assimilou significativamente alguns temas trabalhados em sala neste bimestre, dentre eles: alfabeto (letra/som), conceitos: longe/perto; magro/gordo; pequeno/grande, numeral/quantidade de zero à dez, cores contos infantis. Também, foram realizadas algumas atividades de pinturas, colagens de forma coletiva e individual referentes a temas de datas comemorativas dentre elas: Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Dia dos Povos Indígenas e Descobrimento do Brasil. A referida criança, também durante este bimestre, evoluiu o seu raciocínio lógico no momento das atividades relacionadas com jogos didáticos, dentre eles, legos, alfabeto móvel, quebra cabeça etc.,
Ressalta-se ainda, que todas as atividades trabalhadas durante o referido bimestre, consta em Planejamento de Ensino/Aula Bimestral propostos pela docente, com lançamento no Diário Online sob a supervisão da Coordenação Pedagógica. Portando, ao final deste bimestre letivo, a referida criança vem ampliando suas habilidades de forma construtiva e significativa.
MODELOS DE RELATÓRIOS DE AVALIAÇÕES 2º BIMESTRE
(NOME DA CRIANÇA)
O presente Parecer Descritivo visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências da criança, (nome da criança), levando em consideração a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil-BNCC ao término do segundo bimestre do corrente ano letivo. A referida criança, realizou as atividades durante o bimestre, demonstrando autonomia e motivação, assimilando os temas trabalhados. Também, se interagiu de forma significativa com os colegas de sala e professor durante o momento das atividades realizadas, dialogando e demonstrando confiança e segurança de si mesma neste período letivo. A linguagem oral e seu vocabulário vem sendo ampliado no dia a dia por meio de diversas atividades tais como: cantigas, contos infantis, relatos de pequenos fatos, diálogos etc. Dentre as habilidades desenvolvidas referentes aos Campos de Experiências no referido bimestre estão: desenvolvimento social e pessoal da criança; coordenação motora; desenho; pintura; modelagem; linguagem oral; conceitos de mais perto/ mais longe; em cima/embaixo dentre outros temas propostos no Planejamento de Ensino Bimestral em conformidade com o Currículo para a Educação Infantil do município de Sidrolândia-MS. Também, teve uma evolução excelente para executar diversos movimentos tais como, encaixar objetos dentre eles: legos, movimentos de habilidades motoras finas tais como: realizar atividades de tracejados, escritas espontâneas, recortes, abrir e fechar pequenos objetos, fazer bolinhas com massinha de modelar, pinturas com lápis de cor, giz de cera, canetinhas coloridas etc. A mesma ainda, assimilou significativamente alguns temas trabalhados em sala neste bimestre, dentre eles: alfabeto (letra/som), conceitos: mais longe/ mais perto; cima/embaixo; igual/diferente; pequeno/grande; numeral/quantidade de zero a dez, cores contos infantis, Meio Ambiente (natural/modificado).Também, foram realizadas algumas atividades de pinturas, colagens, atividades lúdicas das letras/numerais . Também, houve apresentação artística com o tema Dia das Mães e exposição de algumas atividades realizada pelas crianças no saguão da instituição com o tema referente ao Meio Ambiente. A referida criança, também durante este bimestre, evoluiu o seu raciocínio lógico-matemático no momento das atividades relacionadas com jogos didáticos, e atividades referentes aos numerais/quantidade de zero a dez. Ressalta-se ainda, que todas as atividades trabalhadas durante o referido bimestre, consta em Planejamento de Ensino/Aula Bimestral propostos pela docente, com lançamento no Diário Online sob a supervisão da Coordenação Pedagógica. Conclui-se então, que ao final deste bimestre letivo, a referida criança vem ampliando suas habilidades de forma construtiva e significativa.
MODELOS DE RELATÓRIOS DE AVALIAÇÕES 3º BIMESTRE
(NOME DA CRIANÇA)
O
presente Parecer Descritivo visa avaliar
o desenvolvimento das capacidades e competências da criança, (nome da criança), ao término do terceiro bimestre do corrente ano letivo,
levando em consideração o Referencial Curricular para a Educação Infantil
da Secretaria Municipal de Sidrolândia-MS, alinhado à Base Nacional Comum
Curricular para a referida etapa. Dentre
as atividades realizadas estão: Alfabeto (letras/som); Numerais e quantidade de
zero a dez; Cores; Formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo e
retângulo); Contos infantis; Cantigas infantis; Dia do estudante; Semana da
Pátria; Semana Nacional do Trânsito; Conceitos: gordo/magro/dentro/fora/em
cima/embaixo/ontem/hoje; frio/calor/pequeno/grande/cheio/vazio; Dia do soldado,
Alimentação saudável e Dia da Árvore. A referida criança, realizou
as atividades propostas acima, demonstrando interesse, capricho respeitando os
combinados em sala de aula. A mesma é comunicativa e apresenta boa interação
com os colegas e professora durante as atividades em sala e durante as
brincadeiras. Também, realiza recontação de histórias com facilidade com
imaginação. A mesma vêm desenvolvendo sua aprendizagem gradativamente de forma
significativa em relação aos temas propostos. Também já conhece as cores
primárias e algumas secundárias. As suas habilidades vêm sendo evoluídas de
forma gradativa nas tarefas que envolvem diversos movimentos motoros tais como:
encaixe de objetos, escritas espontâneas, pinturas com lápis de cor, giz de
cêra etc., recortes, colagens, abrir e fechar pequenos objetos, fazer bolinhas
com massinha de modelar etc. Portanto, percebe-se que ao longo desse bimestre,
a referida criança vem progredindo no desenvolvimento de suas habilidades motoras
e cognitivas durante o processo de ensino-aprendizagem.
(NOME DA CRIANÇA)
O presente Parecer Descritivo visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências da criança, (nome da criança), ao término do terceiro bimestre do corrente ano letivo, levando em consideração o Referencial Curricular para a Educação Infantil da Secretaria Municipal de Sidrolândia-MS, alinhado à Base Nacional Comum Curricular para a referida etapa. Dentre as atividades realizadas estão: Alfabeto (letras/som); Numerais e quantidade de zero a dez; Cores; Formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo); Contos infantis; Cantigas infantis; Dia do estudante; Semana da Pátria; Semana Nacional do Trânsito; Conceitos: gordo/magro/dentro/fora/em cima/embaixo/ontem/hoje; frio/calor/pequeno/grande/cheio/vazio; Dia do soldado, Alimentação saudável e Dia da Árvore. O mesmo vêm desenvolvendo sua aprendizagem gradativamente de forma significativa em relação aos temas propostos. As suas habilidades vêm sendo evoluídas de forma gradativa nas tarefas que envolvem diversos movimentos motoros tais como: encaixe de objetos, escritas espontâneas, pinturas com lápis de cor, giz de cêra etc., recortes, colagens, abrir e fechar pequenos objetos, fazer bolinhas com massinha de modelar etc. Ressalta-se ainda, que a referida criança apresentou baixa frequência escolar neste bimestre, conforme Diário Online.
MODELOS DE RELATÓRIOS DE AVALIAÇÕES 4º BIMESTRE
(NOME DA CRIANÇA)
O
presente Parecer Descritivo visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e
competências da criança, (nome da criança), levando em consideração a Base Nacional Comum
Curricular para a Educação Infantil-BNCC ao término do quarto bimestre do
corrente ano letivo. Durante este bimestre, foram realizadas diversas
atividades em conformidade com o Planejamento de Ensino bimestral alinhado à
BNCC para a referida faixa-etária. Dentre as atividades realizadas estão:
Alfabeto (letras/som); Numerais e quantidade de zero a dez; cores; Contos
infantis; Cantigas infantis; Dia Nacional da Consciência Negra, Dia da
Bandeira, conceitos: em cima/embaixo; cheio/vazio; ontem/hoje;
pesado/leve; fino/grosso; primeiro/último; Dia da Criança, Alimentação e
Conceito Natal respeitando a diversidade religiosa. A referida criança durante
esse bimestre escolar desenvolveu de forma significativa as suas habilidades
motoras fina e cognitiva, dentre elas estão: preensão de lápis, linguagem
alfabética (letra/som); conhecimento dos numerais de zero a dez, associando as
suas respectivas quantidades, conhecimento das cores, ampliou também o gosto
pelos contos infantis. Também, ampliou o seu vocabulário através de contos
infantis, diálogos, cantigas infantis e brincadeiras cooperativas. A referida
criança também, se sociabilizou de forma positiva com os colegas e professora
durante as atividades propostas, respeitando as regras e os combinados. A mesma, gosta de desenhar, ouvir historinhas
infantis, cantar musiquinhas infantis e brincar. A referida criança ampliou de
forma significativa os conceitos trabalhados durante as atividades realizadas
nesse bimestre letivo sendo eles:
conceito emocional, cognitivo e psicomotor. Portanto, a partir dessa
avaliação contínua e de caráter
formativo, percebe-se que a referida criança desenvolverá ainda mais as
suas capacidades cognitivas e motoras no próximo período escolar.
O
presente Parecer Descritivo visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e
competências da criança, (nome da criança), levando em consideração
a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil-BNCC ao término do quarto
bimestre do corrente ano letivo. Durante este bimestre, foram realizadas
diversas atividades em conformidade com o Planejamento de Ensino bimestral
alinhado à BNCC para a referida faixa-etária. Dentre as atividades realizadas
estão: Alfabeto (letras/som); Numerais e quantidade de zero a dez; cores;
Contos infantis; Cantigas infantis; Dia Nacional da Consciência Negra, Dia da
Bandeira, conceitos: em cima/embaixo; cheio/vazio; ontem/hoje;
pesado/leve; fino/grosso; primeiro/último; Dia da Criança, Alimentação e
Conceito Natal respeitando a diversidade religiosa. A referida criança durante
esse bimestre escolar desenvolveu de forma significativa as suas habilidades
motoras fina e cognitiva, dentre elas estão: preensão de lápis, linguagem
alfabética (letra/som); conhecimento dos numerais de zero a dez, associando as
suas respectivas quantidades, conhecimento das cores, ampliou também o gosto
pelos contos infantis. Também, ampliou o seu vocabulário através de contos
infantis, diálogos, cantigas infantis e brincadeiras cooperativas. A referida
criança também, se sociabilizou de forma positiva com os colegas e professora
durante as atividades propostas, respeitando as regras e os combinados. A mesma, gosta de desenhar, ouvir historinhas
infantis, cantar musiquinhas infantis e brincar. A referida criança ampliou de
forma significativa os conceitos trabalhados durante as atividades realizadas
nesse bimestre letivo sendo eles:
conceito emocional, cognitivo e psicomotor. Portanto, a partir dessa
avaliação contínua e de caráter
formativo, percebe-se que a referida criança desenvolverá ainda mais as
suas capacidades cognitivas e motoras no próximo período escolar.
(NOME DA CRIANÇA)
O presente Parecer Descritivo visa avaliar o desenvolvimento das capacidades e competências da criança, (nome da criança), levando em consideração a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil-BNCC ao término do quarto bimestre do corrente ano letivo. Durante este bimestre, foram realizadas diversas atividades em conformidade com o Planejamento de Ensino bimestral alinhado à BNCC para a referida faixa-etária. Dentre as atividades realizadas estão: Alfabeto (letras/som); Numerais e quantidade de zero a dez; cores; Contos infantis; Cantigas infantis; Dia Nacional da Consciência Negra, Dia da Bandeira, conceitos: em cima/embaixo; cheio/vazio; ontem/hoje; pesado/leve; fino/grosso; primeiro/último; Dia da Criança, Alimentação e Conceito Natal respeitando a diversidade religiosa. Ao longo desse bimestre, foi possível verificar que a referida criança, ampliou as suas capacidades motoras finas, demonstrando facilidade em desenvolver as atividades de preensão de lápis para realizar atividades de desenho e escrita. Sempre que necessário a professora intervém através do diálogo com a referida criança no momento em que o mesmo deve estar em sociabilização com os colegas em sala e extraclasse. Portanto, conclui-se que a referida criança, demonstrou um bom desenvolvimento global de suas habilidades nesse bimestre, podendo ampliar ainda mais no próximo ano letivo.
.jpg)

Comentários
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!