🌸 Plano de Aula
Tema:
Primavera
Turma: Pré-escola
(4 a 5 anos)
Duração: 1 aula (aproximadamente 1h30min)
Tema: Descobrindo a Primavera
Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons,
Cores e Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação e Espaços, Tempos,
Quantidades, Relações e Transformações.
🎯 Objetivos
de Aprendizagem
- Reconhecer as características da estação primavera.
- Ampliar o vocabulário relacionado à natureza (flores, cores, clima
etc).
- Desenvolver a coordenação motora fina e ampla.
- Expressar-se por meio da arte e da linguagem oral.
- Estimular a observação e a curiosidade sobre o ambiente.
📘 Habilidades
da BNCC envolvidas
Campo de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós
- (EI03EO03) Participar de atividades em grupo, respeitando as regras
estabelecidas.
Campo de Experiência: Corpo, Gestos e
Movimentos
- (EI03CG05) Realizar movimentos de preensão, encaixe, traçado, etc.,
desenvolvendo a coordenação motora fina.
Campo de Experiência: Traços, Sons, Cores e
Formas
- (EI03TS01) Utilizar materiais, instrumentos e técnicas
diversificadas nas produções artísticas.
- (EI03TS03) Expressar-se livremente por meio da música, da dança e
das artes visuais.
Campo de Experiência: Escuta, Fala, Pensamento
e Imaginação
- (EI03EF03) Relatar suas vivências nas diferentes formas de
linguagem.
Campo de Experiência: Espaços, Tempos,
Quantidades, Relações e Transformações
- (EI03ET03) Estabelecer relações entre o meio ambiente e os seres
vivos, identificando características dos animais, plantas e fenômenos
naturais.
📚 Conteúdo
- Estação primavera: características principais.
- Cores, flores, animais e clima da primavera.
- Produção artística com elementos naturais.
🧠 Desenvolvimento
da Aula
1. Roda de
Conversa – “O que é a Primavera?” (15 min)
- Apresentar imagens da primavera: flores, árvores floridas,
borboletas.
- Perguntar: "Você já viu muitas flores juntas?",
"Como é o tempo quando começa a primavera?", "O que muda no
nosso ambiente?"
📌 Materiais: Cartazes ou imagens impressas, vídeos curtos.
2. Música e
Movimento – “Primavera chegou” (15 min)
- Ensinar uma música simples sobre a primavera.
- Estimular movimentos como dançar como borboletas, imitar flores se
abrindo etc.
🎵 Exemplo: “A primavera chegou, a florzinha se abriu...”
3.
Atividade Artística – “Jardim de Flores” (30 min)
- Cada criança cria uma flor usando papel colorido, tinta,
cola, palito de picolé etc.
- As flores serão coladas em um grande mural coletivo (“Nosso Jardim
da Primavera”).
📌 Materiais: Papel colorido, tesoura sem ponta, cola, palitos,
cartolina para o mural.
4. História
– “O Nascimento da Florzinha” (15 min)
- Leitura ou contação de uma história curta sobre uma flor que nasce
na primavera.
- Conversa sobre o ciclo de vida das plantas de forma lúdica.
📖 Sugestão: História inventada ou adaptada com elementos da natureza.
5.
Encerramento – Observação do pátio ou jardim (15 min)
- Levar as crianças para observar flores ou plantas no ambiente
escolar.
- Incentivar a identificação de cores, cheiros, formas.
🧩 Avaliação
(forma contínua e observacional)
- Participação nas atividades.
- Interesse e envolvimento nas conversas e brincadeiras.
- Uso do vocabulário relacionado à primavera.
- Expressão nas atividades artísticas e corporais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!