Seguidores

Pesquisar este blog

TRADUTOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Planejamento de Ensino Volta às Aulas (21/02 à 26/02/2022), alinhado com a BNCC

                                                               

                            INSTITUIÇÃO DE ENSINO:                                        

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: 

PROFª REGENTE: CLÁUDIA DE OLIVEIRA ANDRADE

TURMA: PRÉ II - A

TURNO: MATUTINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO

Período de Execução: 21/02/2022 à 26/02/2022

 



CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:

 

( x ) O Eu, o Outro e o Nós;    

( x ) Escuta, Fala, Pensamento e imaginação    

( x ) Corpo, Gestos e Movimentos       

(x ) Traços, sons, cores e formas    

 

HABILIDADES:

        · favorecer o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante o período 

        de adaptação da criança no meio ambiente educacional infantil;

  • Identificar a si mesmo (nome) e dos colegas e professores no ambiente escolar;
  • propiciar um momento de maior descontração e sociabilização entre seus novos colegas e professora através do lúdico;
  • conhecer a instituição de ensino como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
  • despertar o gosto pela instituição de ensino infantil e pela frequência as aulas;
  • conhecer as pessoas que trabalham na instituição de ensino;
  • identificar os materiais que utilizamos na instituição de ensino;
  • promover o diálogo entre crianças/professor/criança/criança;
  • desenvolver a expressão corporal e a linguagem oral;
  • elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar.
  • Desenvolver a criatividade;
  • Estabelecer regras de convivência básicas coletivamente com a participação dos alunos;
  •  Instigar e promover a expressividade e a espontaneidade;

CONCEITOS

-Escola; convívio social no ambiente escolar; cantigas infantis, brincadeiras, expressão corporal e relações socioafetivas.

 

CONTEÚDOS

- Execução do Projeto Didático “ Volta às Aulas”;

- Ambiente escolar, cantigas, contos infantis, revisão vogais, revisão numerais de zero à 05; expressão corporal

 

ATIVIDADES

 

- Brincadeiras de rodas;

- Roda dos contos infantis;

- Roda das cantigas infantis;

- Brincadeiras no Parque infantil da instituição de ensino;

- Brincadeiras dirigidas (lençol furado, boliche, estátua etc.);

- Brincadeira com legos;

- Brincadeiras com carrinhos, bonecas etc. no saguão da instituição de ensino;

- Atividade com massinha de modelar;

-Atividades lúdicas com jogos pedagógicos (vogais e numerais de zero à cinco).

 

METODOLOGIA

As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor/criança/criança.

Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.

Será feito um passeio pela instituição de ensino para que as crianças conheçam as dependências da mesma. Promoverá conversas com alguns profissionais que trabalham na escola sobre as suas funções.

Será entregue uma lembrancinha de Boas-Vindas às crianças no primeiro dia de retorno ao corrente ano letivo.  

Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.

ATIVIDADES PROGRAMADAS :

1º DIA

Planejamento de Ensino Local Livre Escolha-PL 

2º DIA

- Acolhida das crianças com a roda de conversa;

- Cantigas “Bom Dia”

- Diálogo informal com as crianças;

- Se identificar para os colegas de forma verba, através de demonstração de crachá.

- Roda da leitura (contos infantis);

- Passeio pelas dependências da instituição de ensino;

- Brincadeiras conduzidas :  de roda e pula-pula.

- Brincadeiras no parque;

- Entrega  das lembrancinhas de “boas-vindas” para as crianças.

3º DIA

- Roda da cantiga “Bom Dia”, cantigas infantis e contos infantis 

- Brincadeiras livres no pátio da instituição de ensino: bonecas, carrinhos, legos etc. etc.

- Atividade com massinha de modelar.

4º DIA

- Roda da cantiga “Bom Dia”, cantigas infantis e contos infantis 

- Brincadeira conduzidas: cantadas com gestos corporal (equilíbrio corporal) no pátio da instituição de ensino.

 

5º DIA

- Acolhida das crianças com a roda de conversa;

- Cantigas “Bom Dia”

- Brincadeira conduzida: “Festa das Bexigas” no pátio da instituição de ensino;

-  Brincadeira conduzida: boliche no pátio da instituição de ensino.

6º DIA

Sábado letivo

 

RECURSOS DIDÁTICOS:

Boliche, bolas, bonecas, carrinhos, CDs, aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico, massinha de modelar, livros de contos infantis, legos, boliche etc. 

AVALIAÇÃO:

A avaliação será por meio de registro por parte do professor sob forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da participação das crianças tanto individual quanto coletiva durante as atividades propostas.

REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em.  <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79

611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!


Campos de Experiência-BNCC Educação Infantil

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *