PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Projeto didático "Adaptação e Acolhimento na Educação Infantil

 

C.M.E.I PROFESSORA TELMA FERREIRA RABERO

DIREÇÃO:                                    

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: 

PROFª REGENTE: CLÁUDIA DE OLIVEIRA ANDRADE


TURMA: PRÉ II – A

TURNO: MATUTINO

PROJETO DIDÁTICO

“ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

Período de Execução:  01/03 À 21/03/2023

 


 

JUSTIFICATIVA:

O retorno a rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para às crianças E, para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este projeto didático para acolher com qualidade a turma neste ano novo letivo, atendendo as necessidades básicas das crianças relacionadas com o ambiente institucional de ensino infantil. Conforme a BNCC, a instituição de ensino, deve ser vista como espaço democrático de aprendizagem e inclusão visando o respeito com as diversidades, contribuindo para a formação integral do estudante e sua permanência no ambiente escolar, bem como formar cidadãos capazes de transformar-se e promover a sociedade. A Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, propõe que o processo de ensino-aprendizagem das crianças ocorra através das interações e brincadeiras.

A educação lúdica contribui e influencia na formação da criança,
possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio (ALMEIDA, 2008, p. 41)

Segundo Ortiz (2000), durante a adaptação, o acolhimento é muito importante e deve fazer parte do dia a dia da criança, não limitando-se apenas ao início do processo, mas sempre que houver necessidade. É uma etapa que carece de mais atenção. O educador deve aproximar-se do aluno e interagir com ele, de forma a facilitar o convívio dos pequenos com o ambiente educacional. Dessa forma, a acolhida nada mais é do que fazer o educando se sentir bem dentro da instituição escolar.

É de suma importância que o professor proponha atividades com sentido, reais e desafiadoras para as crianças, que sejam, pois, simultaneamente significativas e prazerosas, incentivando sempre a descoberta e a criatividade durante o período letivo na instituição de ensino infantil, levando em consideração os objetivos de aprendizagem e os campos de experiência propostos na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil.

Contudo, para obter sucesso durante esse período, torna-se imprescindível uma acolhida afetuosa na base do respeito, do carinho e do aconchego. A criança precisa sentir-se amparada e confortável, de modo a adaptar-se da melhor forma possível ao novo ambiente. De acordo com Andrade (2016, p. 18), “a maneira como as crianças são acolhidas na Educação Infantil pode ser algo marcante em toda a sua vida”. Assim, a recepção e a atenção que o educando recebe dentro da instituição educacional devem ocorrer do modo mais prazeroso possível, ficando assinalado na memória do aluno e permanecendo no decorrer de sua existência.

 

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:

 

( x ) O Eu, o Outro e o Nós;    

( x ) Escuta, Fala, Pensamento e imaginação    

( x ) Corpo, Gestos e Movimentos      

(x ) Traços, sons, cores e formas

 

HABILIDADES:

    ·        (EI03EF01) favorecer o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante 

o período de adaptação da criança no meio ambiente educacional infantil;

  • (EI03E001) identificar a si mesmo (nome) e dos colegas e professores no ambiente escolar;
  • (EI03E001) propiciar um momento de maior descontração e sociabilização entre seus novos colegas e professora através do lúdico;
  • (EI03ET03) conhecer a instituição de ensino como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
  • (EI03ET03) despertar o gosto pela instituição de ensino infantil e pela frequência as aulas;
  • (EI03E001)conhecer as pessoas que trabalham na instituição de ensino;
  • ( EI03ET01) identificar os materiais que utilizamos na instituição de ensino;
  • (EI03EF01) promover o diálogo entre crianças/professor/criança/criança;
  • (EI03CG01), (EI03EF01) desenvolver a expressão corporal e a linguagem oral;
  • (EI03E001) elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar.

·         ampliar  a criatividade;

·         (EI03CG01) jogos cooperativos didáticos;

·         EI03CG01) desenvolver a autoestima das crianças através de várias brincadeiras lúdicas;

·         ( EI03CG03) promover a cooperação, a comunicação e a sociabilização através 

de brincadeiras lúdicas;

·         ( EI03CG03)estabelecer regras de convivência básicas coletivamente com a 

participação dos alunos;

·         (EI03EF01) instigar e promover a expressividade e a espontaneidade;

 

CONCEITOS

Identificar a si  mesmo, o outro, e o ambiente escolar.

 

TEMAS:

- Execução do Projeto Didático “Adaptação e Acolhimento na Educação Infantil” no período de quinze dias (01/03 à 21/03/2023).

- Ambiente escolar, cantigas, contos infantis e expressão corporal (posturas corporais: sentar, ficar em pé, correr, saltar, subir, descer etc.).

- Brincadeiras infantis, jogos didáticos (legos, dominós) contos infantis e vídeos infantis.

- Dia Internacional da Mulher.

 

ATIVIDADES

 

- Brincadeiras de rodas;

- Roda dos contos infantis;

- Roda das cantigas infantis;

- Brincadeiras no Parque infantil da instituição de ensino;

- Brincadeiras dirigidas (lençol furado, boliche, estátua etc.);

- Brincadeira com legos;

- Brincadeiras com carrinhos, bonecas etc. no saguão da instituição de ensino;

- Atividade com massinha de modelar;

-Atividades lúdicas com jogos pedagógicos;

- Brincadeiras movimento corporal ( mímica, amarelinha, estátua, passa bola etc.)

- Pintura de cartões com o tema: Dia Internacional da Mulher.

 

METODOLOGIA

 

As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor/criança/criança.

Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.

Será feito um passeio pela instituição de ensino para que as crianças conheçam as dependências da mesma. Promoverá conversas com alguns profissionais que trabalham na escola sobre as suas funções.

Será entregue uma lembrancinha de Boas-Vindas às crianças no primeiro dia de retorno ao corrente ano letivo. 

Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala, conforme planos de aula.

Ainda, será confeccionado um cartão de forma coletiva com as crianças em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.   .

 

 

ATIVIDADES DO DIA

 

DIA

01/03 (quarta-feira)  

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Conversa informal com os Pais sobre o processo de adaptação no ambiente escolar;

- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;

- Momento da roda da conversa e da historinha infantil;

- Passeio nas dependências da instituição de ensino com as crianças;

- entrega das lembrancinhas de volta às aulas para às crianças;

-Hora-atividade (8h40m às 11h)

 

DIA

02/03 (quinta-feira)

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeira no pátio (lençol furado);

- Brincadeira no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para casa);

 

DIA

03/03 (sexta-feira)

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no parque;

- Retorno para a sala;

- Hora-Atividade das 9h20m às 11h.

 

DIA

06/03 (segunda-feira)


 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Momento da cantiga e conto infantil;

-Brincadeira no gramado (estátua);

- momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- espera dos pais ouvindo historinhas (retorno para casa).

 

DIA

07/03 ( terça-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Atividade pintura livre com o tema “Dia Internacional das Mulheres” (mural);

- Brincadeiras de carrinhos, cavalinhos e bonecas no gramado, acompanhadas com a professora;

- momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

 

DIA

08/03 (quarta-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Conversa informal com os Pais sobre o processo de adaptação no ambiente escolar;

- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;

- Momento da roda da conversa e da historinha infantil;

- legos;

-Hora-atividade (8h40m às 11h)

 

 DIA

09/03 (quinta-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeira dirigida no gramado (boliche)

- Momento da higienização das mãos;

- Almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

DIA

10/03 (sexta-feira)

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no parque;

- Retorno para a sala;

- Hora-Atividade das 9h20m às 11h.

 

DIA

13/03 (segunda-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Momento da cantiga e conto infantil;

-Brincadeiras no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para casa);

 

DIA

14/03 (terça-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeira passa-bola e cantigas de roda no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

 DIA

15/03(quarta-feira)

- Acolhida das crianças na entrada;

- Conversa informal com os Pais sobre o processo de adaptação no ambiente escolar;

- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;

- Momento da roda da conversa e da historinha infantil;

 Brincadeira dirigida no saguão (roda/estátua);

-Hora-atividade (8h40m às 11h)


DIA

16/03 (quinta-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

DIA

17/03 (sexta-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no parque;

- Retorno para a sala;

- Hora-Atividade das 9h20m às 11h.

 

DIA

20/03 (segunda-feira)

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Momento da cantiga e conto infantil;

-Brincadeiras no parque

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para casa);

 

DIA

21/03 (terça-feira)

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras dirigidas no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- Almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

RECURSOS DIDÁTICOS:

Boliche, bolas, bonecas, carrinhos, CDs, aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico, massinha de modelar, livros de contos infantis, legos, boliche, lápis de cor, giz de cera  etc. 

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação será por meio de registro por parte do professor sob forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da participação das crianças tanto individual quanto coletiva durante as atividades propostas.

 

REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008.

ANDRADE, M. I. F. O processo de adaptação e a importância 

do acolhimento na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso 

(Licenciatura em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em.  <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79

611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-


ORTIZ, C. A diferença entre adaptar-se e ser acolhido. Revista Avisa Lá, São Paulo, 

v. 2(40), p. 4-8, jan.   2000. Disponível em: https://grupoinfoc.com.br/publicacoes

/monografias/BOLSI_Carolina_A

_acolhida_inicial_na_educacao_infantil_Pre_Textuais.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.

 

 

2 comentários:

  1. Que projeto bem elaborado! Parabéns! Posso fazer uso dele adaptando-o à realidade da minha escola? Darei os devidos créditos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon