PROJETO DIDÁTICO
TEMA: Conhecendo a escola, fazendo amigos e construindo rotinas
Elaboração:
Pedagoga Cláudia de Oliveira Andrade
Turmas: Berçários,
Maternal I/II, Pré I e Pré II
Duração: 1 a 4 semanas
Áreas da BNCC: EI03CG, EI03EO, EI03EF, EI03TS, entre outras.
Justificativa
O início do ano letivo é um momento de
adaptação, acolhimento e descobertas. Crianças pequenas precisam vivenciar
experiências que favoreçam o bem-estar emocional, a construção de vínculos, a
exploração do ambiente escolar e o sentimento de pertencimento.
Este projeto promove a interação, a comunicação, a socialização e a segurança
afetiva, conforme previsto na BNCC para a Educação Infantil.
Objetivos
Gerais
- Acolher as crianças e promover adaptação tranquila.
- Fortalecer vínculos entre crianças, professores, colegas e escola.
- Apresentar regras, rotinas e espaços da escola.
- Estimular a expressão oral, corporal e emocional.
- Desenvolver autonomia e participação nas atividades do cotidiano
escolar.
Habilidades
Campos de
Experiências
1. O Eu, o Outro e o Nós
- EI03EO03: Participar de atividades em grupo adotando atitudes de
cooperação.
- EI03EO04: Resolver conflitos simples com ajuda do adulto.
2. Corpo, Gestos e Movimentos
- EI03CG04: Utilizar diferentes posturas, gestos e coordenação em
brincadeiras.
- EI03CG06: Explorar movimentos corporais em ambientes variados.
3. Traços, Sons, Cores e Formas
- EI03TS01: Manipular materiais diversos como tintas, lápis, papéis.
- EI03TS03: Criar produções usando diferentes linguagens visuais.
4. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- EI03EF01: Participar de rodas de conversa.
- EI03EF04: Ouvir e relatar histórias com apoio de imagens.
5. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e
Transformações
- EI03ET01: Reconhecer e explorar os espaços da escola.
- EI03ET04: Participar de atividades envolvendo contagem e organização.
Conteúdos /
Eixos
- Acolhimento e adaptação
- Identidade e relações
- Rotinas da escola
- Expressão de sentimentos
- Jogos e brincadeiras
- Artes visuais
- Música e contação de histórias
- Exploração dos espaços escolares
Desenvolvimento
(Sequência de Atividades)
Semana 1 –
Acolhimento e Identidade
- Dinâmica do nome: música ou bola do nome.
- Painel “Quem somos nós?” com foto e desenho da criança.
- História de acolhimento (ex.: “O Primeiro Dia de Aula”).
- Passeio pela escola: conhecer pátio, banheiro, sala de leitura,
refeitório.
- Brincadeiras livres com observação da interação.
Semana 2 –
Amizade e Socialização
- Amigo secreto do carinho (troca de abraço ou desenho).
- Jogo cooperativo: paraquedas, circuito, corrida de pares.
- Roda de conversa sobre sentimentos.
- Mural da amizade com pintura coletiva.
- Brinquedos compartilhados: caixa surpresa.
Semana 3 –
Rotinas da Escola
- Quadro da rotina ilustrado.
- Atividade: “O que fazemos na escola?”
- Brincadeiras de faz de conta sobre entrada, lanche, parque.
- Música “A rotina da escola” (parlendas e cantigas).
- Organização dos materiais (desenvolvendo autonomia).
Semana 4 –
Expressões e Linguagens
- Artes com tinta, cola colorida, esponja.
- Construção do mascote da turma.
- Contação de história com fantoches.
- Exploração musical: instrumentos, ritmos, sons.
- Cine infantil com desenho educativo.
Recursos
- Livros de histórias
- Materiais de arte
- Fantoches
- Brinquedos diversos
- Cartazes e fotos
- Caixas, tecidos, bolas, instrumentos musicais
Avaliação
A avaliação será contínua, observando:
- Segurança emocional e adaptação
- Participação nas rodas de conversa
- Interação com colegas
- Exploração dos espaços
- Expressão, comunicação e criatividade
- Autonomia nas rotinas
Registros por: fotos, anotações, portfólios e
listas de verificação.
Culminância:
- Mural “Nossa Volta às Aulas” com fotos, desenhos e produções.
- Livro coletivo da turma com registros das atividades.
- Mascote oficial da sala criado pelas crianças.








Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!