domingo, 7 de dezembro de 2025

Plano de Aula: Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

 

PLANO DE AULA

 

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                     

                                                      Elaboração: pedagoga Cláudia de Oliveira Andrade

 

 

HABILIDADES BNCC: EI01CG02], [EI01CG06], [EI01CG07

Objetivos

  1. Desenvolver habilidades motoras: Promover o aprimoramento das habilidades motoras finas e grossas das crianças por meio de atividades lúdicas e brincadeiras.
  2. Estimular a criatividade e a imaginação: Incentivar a expressão criativa e imaginativa, permitindo que as crianças interajam com os materiais de forma livre e exploratória.
  3. Fomentar a socialização e o trabalho em equipe: Proporcionar momentos de interação entre as crianças, enfatizando a importância do respeito mútuo, da cooperação e da resolução pacífica de conflitos.
  4. Explorar conceitos básicos de ciências e matemática de forma lúdica: Integrar brincadeiras que introduzam noções de ciências e matemática, incentivando o pensamento lógico e a curiosidade científica.

Introdução

  1. Relembrar conceitos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando as crianças sobre as brincadeiras e jogos que já foram explorados em aulas anteriores. Isso pode ser feito através da conversa e da observação das atividades em andamento.
  2. Situar a importância do tema: Em seguida, o professor deve contextualizar a importância do tema, explicando que as brincadeiras e jogos não apenas são divertidos, mas também ajudam no desenvolvimento de várias habilidades, como a coordenação motora, a criatividade, o raciocínio lógico e a socialização.
  3. Introduzir o tópico com curiosidades: Para captar a atenção das crianças e estimular a curiosidade, o professor pode compartilhar algumas curiosidades relacionadas ao tema. Por exemplo, pode contar que muitos jogos e brincadeiras que conhecemos hoje foram inventados há muito tempo, ou que algumas brincadeiras tradicionais de outros países são bem diferentes das que temos aqui.
  4. Apresentar a proposta da aula: Por fim, o professor deve apresentar para as crianças a grande proposta da aula: explorar juntos várias brincadeiras e jogos, descobrir suas regras, experimentá-los e refletir sobre como eles contribuem para o nosso aprendizado e desenvolvimento.

Desenvolvimento

Sugestões para as atividades a serem realizadas:

1. A Caça ao Tesouro Proporcional:

  1. Preparação: O professor deve dividir a turma em pequenos grupos e fornecer a cada grupo um conjunto de blocos de construção de tamanhos diferentes (por exemplo, pequenos, médios e grandes). Além disso, é necessário preparar um mapa com diferentes locais marcados onde estão escondidos os "tesouros" (pequenos objetos ou surpresas).
  2. Objetivo: O objetivo da brincadeira é que cada grupo encontre os diferentes "tesouros" no mapa usando os blocos de construção de forma proporcional. Por exemplo, se um local no mapa for marcado como "tamanho médio", o grupo deve usar um bloco de construção de tamanho médio para encontrar o tesouro naquele local.
  3. Desenvolvimento: Os grupos, seguindo as instruções do professor, devem trabalhar juntos para usar os blocos de construção de forma proporcional e encontrar os tesouros. À medida que encontram os tesouros, eles devem observá-los e discutir sobre o que eles representam, estimulando a reflexão sobre a importância da proporcionalidade no nosso dia a dia.
  4. Conclusão: Ao final da atividade, o professor deve facilitar uma discussão em sala de aula sobre as descobertas e aprendizados dos grupos. O tesouro encontrado pode ser usado para fazer uma atividade relacionada ao conteúdo curricular, como escrever uma história, desenhar um mapa ou resolver um problema matemático.

2. O Jogo das Cores e Formas:

  1. Preparação: O professor deve espalhar no chão ou em uma mesa um grande número de objetos de diferentes cores e formas. Os objetos podem ser brinquedos, materiais de arte, livretos, entre outros.
  2. Objetivo: O objetivo do jogo é que as crianças classifiquem os objetos de acordo com cores e formas específicas. Por exemplo, o professor pode pedir que as crianças coloquem todos os objetos amarelos juntos ou todos os objetos redondos separadamente.
  3. Desenvolvimento: O professor dá diferentes comandos às crianças, pedindo-lhes que classifiquem os objetos de acordo com as instruções. As crianças devem trabalhar em equipe, ajudando uns aos outros e discutindo sobre as melhores estratégias para realizar a tarefa.
  4. Conclusão: Ao final da atividade, o professor deve promover uma discussão em sala de aula sobre as diferentes maneiras que as crianças encontraram para classificar os objetos, explorando os conceitos de cores e formas. Cada grupo pode ser incentivado a apresentar seu próprio conjunto de objetos classificados e explicar a estratégia utilizada.

3. Brincadeira do Jogo da Memória Ambulante:

  1. Preparação: O professor deve criar um conjunto de cartões com pares de imagens iguais e espalhá-los pelo espaço da sala, de modo que cada criança veja um par de imagens em cada local.
  2. Objetivo: O objetivo da brincadeira é que as crianças, em grupos, lembrem-se das imagens que viram em cada local e tentem fazer os pares corretos.
  3. Desenvolvimento: As crianças devem ser orientadas a esvaziar seus pensamentos e se concentrar nas imagens que veem em cada local. Uma vez que tenham visto todos os locais, elas devem tentar fazer os pares corretos.
  4. Conclusão: Ao final da atividade, o professor deve promover um momento de reflexão sobre a importância da memória e da concentração, destacando as estratégias utilizadas pelos grupos para se lembrar das imagens.

Retorno

  1. Discussão em grupo: Para encerrar a aula, o professor deve reunir todos os grupos e promover uma discussão em grande grupo. Cada grupo deve compartilhar brevemente suas experiências nas atividades, os desafios enfrentados e as soluções encontradas. O professor pode facilitar essa discussão, fazendo perguntas direcionadas e incentivando as crianças a compartilharem suas opiniões e sentimentos.
  2. Conexão com a teoria: O professor deve então reforçar como as atividades realizadas em aula se conectam com os conceitos escolhidos. Por exemplo, pode-se discutir como a "Caça ao Tesouro Proporcional" ajudou a entender melhor o conceito de proporção, ou como o "Jogo das Cores e Formas" promoveu a habilidade de classificação e agrupamento.
  3. Reflexão individual: Em seguida, o professor deve pedir às crianças que reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para ajudar nesse processo de reflexão, o professor pode fazer algumas perguntas como: "Qual foi a brincadeira que você mais gostou e por quê?" ou "Qual foi a coisa mais interessante que você aprendeu hoje?".
  4. Registro da reflexão: Para finalizar, o professor pode sugerir que as crianças registrem suas reflexões em um caderno, diário ou folha de papel. Além disso, o professor pode orientar as crianças a desenhar ou escrever algo que represente o que mais aprenderam na aula. Essa atividade de registro ajuda a solidificar os aprendizados e permite que os alunos expressem sua compreensão de maneira criativa.
  5. Feedback do professor: Para encerrar a aula, o professor pode dar um breve feedback para a turma, elogiando os esforços individuais e coletivos e destacando os principais pontos aprendidos. O professor deve reforçar o entusiasmo pela descoberta e o aprendizado e encorajar as crianças a continuarem explorando e experimentando em suas brincadeiras.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL (4) 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar (1) 7 de setembro- Independência do Brasil (3) A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil (1) abertura de cadernos (4) Acolhimento e adaptacão na educação infantil (1) Acolhimento e adaptação na educação infantil (1) Água (5) Alfabelo; Sílabas (2) alfabetização (75) Alfabeto (3) alfabeto maiúsculo e minúsculo; (1) Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar (1) Alimentação (15) Animais (10) Animais colorir (1) Apostila com Atividades para o 4º Ano (1) Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar (1) aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza (2) arquivos pedagógicos magistério (concursos) (1) Arte Abstrata (1) Arte na Educação Infantil (3) Artigo competências socioemocionais da BNCC (1) Artigo Dislexia (1) Artigo: (2) Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil (1) Artigo: Em um espaço externo bem organizado (1) Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil (1) artigos (44) Árvore do Alfabeto (1) Atividade Dia do Circo (1) atividade leitura/interpretação e ortografia (2) Atividade lúdica (2) atividade poema (1) atividades alfabetização (2) atividades conceitos (2) Atividades coordenação motora fina (1) Atividades cruzadinhas alfabetização (1) Atividades de adição (1) Atividades de leitura de texto (1) atividades de matemática (1) Atividades de produção de texto (3) Atividades Dia da Escola (1) atividades Dia das Mães (2) Atividades Dia dos Pais (4) Atividades Festa Junina (6) Atividades lúdicas (1) atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo (1) Atividades Natal (5) atividades ortográficas; atividades alfabetização (1) atividades parlendas (2) Atividades produção de texto (4) Atividades Silábicas em PDF baixar (1) Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF (1) Atividades: Antônimos (2) Atividades: Minha Idade (E.I) (1) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II (3) Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa (1) BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências (1) BNCC Educação Infantil (2) Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo (1) Bordas coloridas (1) Brincadeiras (7) Caderno de Atividades das Vogais (1) cadernos decorados (2) calendário do aluno (6) calendários (1) capinhas de atividades (3) Carnaval (2) Cartaz Silábico (1) cartões boas férias (1) cartões natalinos (1) cartões Páscoa; Páscoa (1) COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) (1) conceito: Dia e Noite (1) Consciência Negra (34) Conteúdos Anual (1) Conto infantil (5) Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas (1) contos infantis (5) Contos infantis com o tema Páscoa (3) contos infantis folclore (1) Contos infantis indígenas (1) Convites (1) Cores (1) Corpo Humano (5) crachás (3) Creche (1) decoração sala de aula (14) Dengue (1) Dia da Água (1) Dia da Árvore (9) Dia da Bandeira (6) Dia da Escola (1) Dia da Mulher (2) Dia da Vovó (1) Dia das Crianças (3) Dia das Mães (11) Dia do Artista Plástico (1) Dia do Circo (21) Dia do Indio (1) Dia do Índio (12) Dia do Planeta (1) Dia do Professor (1) Dia do Soldado (7) Dia dos Pais (7) Dia Internacional da Mulher (9) Dia Mundial da Água (1) Diferenças entre Piaget (1) Diversidade na educação infantil (1) Ed. Infantil (0 a 3) (1) educação infantil (1) Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum (1) Escola (3) Escrita Pré-Escola (1) Estações do Ano (4) Família (7) Fantoches (1) Festa Junina (3) Fichas Alfabeto (1) Fichas de Leitura e Sílabas Complexas (1) fichas numerais; matemática (4) figuras geométricas (1) Folclore (24) Higiene (7) História (32) História de MS (1) Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal (2) Identidade e Autonomia (17) Independência do Brasil (1) Inglês (1) interpretação e ortografia (1) Jogo da memória alfabeto (1) jogos pedagógicos (9) lembrancinhas (14) lembrancinhas Dia das Crianças (2) lembrancinhas Dia das Mães (4) lembrancinhas Dia dos Pais (3) lembrancinhas Dia Internacional da Mulher (1) lembrancinhas Festa julina (1) lembrancinhas final de ano letivo (1) lembrancinhas Natal (3) lembrancinhas Páscoa (1) lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas (2) lembrancinhas volta às aulas (7) Lingua Portuguesa (24) Linguagem Escrita (47) Linguagem Oral (1) Linguagem Oral/Escrita (16) Literatura de Cordel (1) Livrinho Turma da Mõnica os números (1) Livros com o tema Pai (1) Máscaras (4) matematica (2) matemática (54) matemática educação infantil (1) Meio Ambiente (17) Meios de comunicação (6) Meios de Transportes (3) mensagem Boas Férias (1) mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher (1) modelo de fichas dados da criança (1) Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil (2) Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil (1) Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica (2) Modelo Registro Diário (2) modelo relatório psicopedagógico (2) Modelos de Pareceres Descritivos (1) Molde de números (1) Moldes (2) Moldes de letras (1) Moldes numerais (1) Monteiro Lobato (2) Movimento (23) Muitas Palavras (Ruth Rocha) (1) Mural Dia do Índio (1) Música na Escola (1) música/movimento (1) musicalidade (3) musiquinhas para baixar (2) Natal (17) Nome (1) Novas Regras Ortográficas (1) numerais e quantidades (1) Objetos e Seres Vivos (1) organização das atividades na educação infantil (1) os pequenos trabalham a colaboração (1) Painéis com o tema Dia dos Pais (1) Painéis Dia dos Pais (1) painel Dia do Circo (1) Painel Sejam-Vindos (1) papel cartas com bordas natalinas; Natal (1) parlenda (1) Parlendas (1) Páscoa (26) Piaget (1) PIAGET: O desenvolvimento moral na criança (1) Planejamento Anual de Ensino (7) Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 (1) Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII (1) Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil (2) Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC (5) Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 (1) Plano de Aula Natal; Natal (1) Plano de Aula Volta às aulas na EI (1) Plano de Aula: Primavera. Educação Infantil; Primavera (1) Plano de Aula: Semana Nacional do Trânsito- Educação Infantil; (1) Planos de Aula (20) Planos de Trabalho educação infnatil (1) Porta-lápis (1) Pré II (1) Primavera (10) Projeto Didático TEMA: Pequenos Guardiões da Natureza – Coleta Seletiva na Educação Infantil; Meio Ambiente (1) projeto didático "Nome próprio" (1) Projeto Didático Dia das Crianças (1) projeto didático Dia do Indio (2) Projeto Didático Folclore (1) Projeto didático Parlendas (2) Projeto Didático Páscoa (2) Projeto Didático Volta às Aulas (3) Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. (1) Projeto didático: A primavera (1) Projeto didático: Brincando com o Folclore (1) projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas (1) Projeto didático: Eu e Minha Família (1) projeto didático: Identidade (1) Projeto didático: Literatura Infantil (1) Projeto didático: Meu querido Papai (1) projeto didático: Natal (1) Projeto didático: O Circo (2) Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo (1) Projeto didático: Todos no combate à dengue (1) Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil (3) Projeto Volta às Aulas (1) Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil (1) projetos didaticos (19) projetos didáticos (33) receita de massinha de modelar (2) recursos voisuais concretos para a educação infantil (1) Rotina (1) Semana da Pátria (13) Semana Nacional do Trânsito (2) sentidos (2) sequência numérica (1) Seres Vivos (2) Simulado das Teorias Psicognéticas (2) Sítio do Pica Pau Amarelo (2) Slide (1) Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro (1) Slide BNCC para a Educação Infantil (1) Slide BNCC para o Ensino Fundamental (1) Slide Deficiência Visual (1) Slide organizar reunião pedagógica ano letivo (1) Slide Planejamento de Ensino (1) subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática (1) TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET (1) Tabela para Notas (1) texto e interpretação (1) Tinta caseira (1) Tipos de Moradia (1) Trânsito (7) Vídeo Conto Infantil: Palavras (1) Vídeo: (1) Vídeos Contos Infantis (1) Vídeos didáticos (1) Viseiras (1) volta às aulas (17) Volta às Aulas Anos Iniciais (1) VYgotsky (1) Vygotsky e Wallon (3) Wallon (1)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *