PLANO DE AULA
TEMA: IDENTIDADE
ELABORAÇÃO: PEDAGOGA-Cláudia de Oliveira Andrade
Turma: Educação
Infantil – 3 a 5 anos
Duração: 1 dia (pode virar sequência semanal)
Tema central: Quem sou eu?
BNCC – Campos de Experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Corpo, Gestos e Movimentos
- Traços, Sons, Cores e Formas
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM (BNCC)
- EI03EO01: Reconhecer características pessoais e
dos colegas.
- EI03TS01: Expressar sentimentos, gostos e
preferências.
- EI03CG01: Reconhecer partes do corpo e utilizar
seu corpo de forma expressiva.
- EI03ET01: Produzir desenhos que representem a si
mesmas e aos outros.
HABILIDADES
A DESENVOLVER
- Construção da autoimagem positiva.
- Expressão das características individuais (cor dos olhos, cabelo,
tamanho, preferências).
- Reconhecimento e respeito às diferenças.
- Ampliação da linguagem oral e artística.
ATIVIDADES
1. RODA DE
CONVERSA “QUEM SOU EU?”
Duração: 15 minutos
Materiais: Espelho grande ou mini espelhos.
Etapas:
- Colocar o espelho no centro e pedir que cada criança se observe.
- Perguntar:
- “O que você mais gosta em você?”
- “Qual é a sua cor preferida?”
- “Como é seu cabelo? Seus olhos?”
BNCC: EI03EO01 |
EI03TS01
2. ATIVIDADE ARTÍSTICA – AUTORRETRATO
Duração: 25–30
minutos
Materiais: Papel A3, lápis, giz, lápis de cor, espelho.
Etapas:
- Cada criança se olha no espelho e desenha seu rosto.
- Incentivar observar: formato do rosto, cor do cabelo, olhos, boca.
- A professora escreve o nome da criança no desenho.
BNCC: EI03ET01
3. HISTÓRIA
“EU SOU ASSIM!”
Duração: 15 minutos
Sugestões de livros:
- "Tudo bem ser diferente"
- "A lagarta que queria ser borboleta"
- "Elmer, o elefante colorido"
Após a
leitura:
Conversa sobre diferenças e características
únicas.
BNCC: EI03EO02
4. MÚSICA
DO CORPO
Duração: 10 minutos
Sugestão: “Cabeça, ombro, joelho e pé”.
Após cantar, pedir às crianças que apontem
partes do corpo.
BNCC: EI03CG01
5.
ATIVIDADE SENSORIAL – MINHA MÃO, MINHA MARCA
Duração: 20 minutos
Materiais: Tinta guache, folhas 40kg.
Etapas:
- Cada criança faz o carimbo da própria mão.
- Embaixo, professora registra:
- Nome
- Idade
- O que a criança disse sobre ela mesma (“Eu sou alegre”, “Eu gosto
de brincar”, etc.)
BNCC: EI03TS01 |
EI03ET02
6.
BRINCADEIRA “ENCONTRE ALGUÉM QUE…”
Duração: 10–15
minutos
Exemplos:
- “Encontre alguém que gosta de amarelo.”
- “Encontre alguém que gosta de brincar de casinha.”
- “Encontre alguém que tem o cabelo parecido com o seu.”
Ajuda a construir identidade e pertencimento.
BNCC: EI03EO03
ENCERRAMENTO
- Reunir as produções (autorretrato + carimbo da mão) e montar o
painel:
“Somos únicos e especiais!” - Conversar sobre como todos são importantes no grupo.
AVALIAÇÃO
(contínua e observacional)
Observar se a criança:
- Reconhece e nomeia características pessoais.
- Participa das conversas e brincadeiras.
- Representa a si mesma em desenhos.
- Respeita as diferenças.








Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!