PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Plano de Aula na Concepção Construtivista

2º Ano do Ensino Fundamental
DATA: ....../...../......
ASSUNTO: Produção de textos e Sílabas.

NECESSIDADE:
Este conteúdo é suma importância para que o educando possa assimilar de forma significativa o processo leitura-escrita.
Quando o professor traz para a sala de aula textos diversificados que faz parte da realidade do educando e estimula a criança a ter acesso a eles, ela vai perceber que o que lê na escola vai ter também fora da escola.
É necessário ainda que a criança seja estimulada a ler textos produzidos por ela desde início da alfabetização. O professor e os demais envolvidos no processo precisam respeitas s tentativas de leituras destas crianças
A concepção construtivista, define a aprendizagem como um processo de troca mútua entre o meio e o indivíduo, tendo o outro como mediador. O aluno é um elemento ativo que age e constrói sua aprendizagem. Cabe ao professor instigar o sujeito, desafiando, mobilizando, questionando e utilizando os “erros” de forma construtiva, garantindo assim uma reelaboração das hipóteses levantadas, favorecendo a construção do conhecimento. Nesta concepção o aluno não é apenas alguém que aprende, mas sim o que vivencia os dois processos sendo ao mesmo tempo ensinante e aprendente. Vygotsky; defende a importância da simbolização no processo de aprendizagem. Para Piaget o comportamento dos seres vivos nem é inato, nem é resultado de condicionamentos. Para ele é construído numa interação entre organismo e meio: quanto mais complexa essa interação mais “inteligente” é o indivíduo.

OBJETIVO GERAL:
Trabalhar o processo de leitura-escrita com os alunos através do lúdico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Levantar as hipóteses sobre as cenas das gravuras apresentadas:
- Fazer interpretação das cenas das gravuras levando em conta os conhecimentos prévios de cada um;
- Produzir um texto escrito com ilustrações conforme a interpretação de cada um.

CONTEÚDOS: Leitura e Escrita

METODOLOGIA:
- A metodologia utilizada será através de atividade individuais e coletivas com a interação professor e aluno durante o desenvolvimento das atividades em sala.
- No próximo momento o professor colocará as gravuras fixadas no quadro negro. Posteriormente, será feito uma interpretação das mesmas juntamente com os alunos. Serão levantadas as hipóteses de cada educando em relação s gravuras em destaques. Todas as interpretações dos alunos serão anotadas no quadro negro para que seja feita uma leitura destacando as sílabas existentes nas palavras geradoras.
- No e próximo momento os alunos farão uma produção de texto com pequenas frases com ilustração sobre as gravuras apresentadas.
Em último momento os educando apresentarão o seu texto produzido para os demais colegas em sala.

TEMPO:

RECURSOS: Caderno, lápis, borracha, guadro negro, lápis de cor, gravuras e o texto.

AVALIAÇÃO:
Avaliar como os alunos se desenvolveu durante as atividades em sala de aula, analisando a participação de cada e o seu processo de assimilação dos conteúdos do dia. Posteriormente, será feito uma reflexão da aula do referido dia, levando em conta os pontos significativos e negativos.

OBSERVAÇÃO: ( Neste item coloca como foi a participação dos alunos durante as atividades propostas em sala.

17 comentários:

  1. Claudia, gostei muito do seu plano.
    estou trabalhando com 1º ano fundamental, em uma escola que segue a linha construtivista. estou com muita dificuldade de palnejar as aulas. se puder me fornecer mais informções lhe agradeço. linacsilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Inalda, Claudia gostei muito do seu trabalho.estou no 3ºperiodo do curso de pedagogia e esta e primeira vez que acesso este site.

    ResponderExcluir
  3. ...Boa noite, Claudia, você foi muito feliz quando escreveu esse plano de aula, estou montando meu tcc. no curso de Pedagogia,vou me inspirar muito em vc
    boa noite.

    ResponderExcluir
  4. COMO ESTE PLANO ME AJUDOU BJ

    ResponderExcluir
  5. adorei seu blog e consegui tirar boas ideias.
    continue assim.abraço Elizabete

    ResponderExcluir
  6. Achei muito bom este planejamento, estou no 2º ano de pedagogia, tenho que fazer um trabalho pratico, isto só faz constatar na prática, a concepçao construtivista.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito deste plano de aula. me ajudou bastante!!!!

    ResponderExcluir
  8. amie o sua dica de plano ajudome muito

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,amada.
    gostei muito do seu blog.parabéns!
    gostaria de umas dicas para elaborar um projeto de leitura, você pode me ajudar?
    meu e-mail é : sirleysilva@hotmail.com

    aguardo, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. edmilson.educador@yahoo.com.br30 de maio de 2012 às 13:36

    parabéns vou ser frequentador assiduo do seu BLOG sou de PE

    ResponderExcluir
  11. Olá bom dia, parabens muito interessante este plano com certeza irei por em pratica, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  12. ola, bom dia! que tipo de gravuras vc colocou no quadro para interpretação de texto? obrigada vc me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  13. bom dia claudia,gostaria de saber se podes me ajudar vou fazer um tg pois estou cursando pedagogia.minha area de concentração que vou falar é processo de alfabetização aos 6 anos.tens alguma dica?podes me ajudar? obrigada,abraços heloiza.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Boa noite! Estou trabalhando com educação infanti IV sou nova, pois estou tentando aprender como elaborar atividades construtivas se puder me ajudar agradeço, meu email é valkiriabarreto@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Claudia
    Estou no segundo módulo de Pedagogia e pretendo ao me formar seguir esse método.Muito bom o seu plano de aula

    ResponderExcluir
  16. Achei bem muito bacana,estava tudo bem específico,parabéns
    Deus continue te abencoando.bjão

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon