PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Lembrancinhas volta às aulas

 Lembrancinhas de Boas-Vindas confeccionadas para as minhas turminhas de Pré-Escolar II (matutino/vespertino) do ano letivo de 2023. Sejam Bem-Vindas crianças! Profª Cláudia




Lembrancinhas volta às aulas/2022

 Lembrancinhas de "Volta às Aulas" para a minha turminha de Prė-Escolar II A (matutino) . Querida Criança, Seja Bem-Vinda! Sua presença muito nos alegra! Feliz Ano letivo de 2022 para todos nós!!!! Prof. Claudinha Ama vcs!!!









Lembrancinhas "volta às aulas


Lembrancinhas Volta às Aulas






 Lembrancinhas de Volta às Aulas confeccionadas para as minhas turminhas de Pré-Escolar II (Ano 2021)

domingo, 5 de janeiro de 2025

PRÁTICAS DE ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA LUDICIDADE (Autora: Neuropsicopedagoga Cláudia de Oliveira Andrade)

 


Ao iniciar o ano letivo, na Educação Infantil exige-se sempre um esforço de adaptação da criança, dos pais e daqueles que assumem os seus cuidados. Para cada criança e família esse processo de adaptação ocorre de formas diferentes. Toda equipe pedagógica deve se esforçar para o acolhimento das crianças na referida etapa de ensino, buscando alternativas significativas de acolhimento e adaptação com a participação das famílias no referido processo.

A entrada na Creche ou na Pré-Escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças, dos seus vínculos afetivos, familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada. (BNCC, 2019).

A presença dos pais durante as primeiras semanas de aulas, é de grande importância para que as crianças se sintam mais seguras e tranquilas no ambiente escolar. Essa presença da família no ambiente educacional infantil, contribui para que professores, coordenação pedagógica e gestão escolar estejam à disposição das mesmas com empatia para ouvi-las, dialogar e orientá-las acerca do processo de “acolhimento e adaptação” na referida etapa de ensino.

Pensando nesse período de 'Volta às Atividades na referida etapa, elaborei de forma fundamentada algumas sugestões de práticas pedagógicas de "Acolhimento e Adaptação na Educação Infantil através da ludicidade".

Para ter acesso completo ao arquivo, clique no link disponível abaixo.

https://docs.google.com/document/d/1IdHJw9uZydH4fubT-xkdJ_lkn7o9sgJuAUmjl5QmzJg/edit?usp=sharing

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

PROJETO DIDÁTICO “ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

 


       .

FAIXA-ETÁRIAS: PRÉ I E PRÉ II         


 

Período de Execução:  Início:....../....../........ Término:....../....../......

 

PROFª REGENTE: CLÁUDIA DE OLIVEIRA ANDRADE

                                                      "Todas as crianças aprendem por meio da brincadeira, pois o brincar é seu trabalho. (Maria Montessori) 

JUSTIFICATIVA:

O retorno a rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para às crianças E, para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este projeto didático para acolher com qualidade a turma neste ano novo letivo, atendendo as necessidades básicas das crianças relacionadas com o ambiente institucional de ensino infantil. Conforme a BNCC, a instituição de ensino, deve ser vista como espaço democrático de aprendizagem e inclusão visando o respeito com as diversidades, contribuindo para a formação integral do estudante e sua permanência no ambiente escolar, bem como formar cidadãos capazes de transformar-se e promover a sociedade. A Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, propõe que o processo de ensino-aprendizagem das crianças ocorra através das interações e brincadeiras.

A educação lúdica contribui e influencia na formação da criança,
possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio (ALMEIDA, 2008, p. 41)

Segundo Ortiz (2000), durante a adaptação, o acolhimento é muito importante e deve fazer parte do dia a dia da criança, não limitando-se apenas ao início do processo, mas sempre que houver necessidade. É uma etapa que carece de mais atenção. O educador deve aproximar-se do aluno e interagir com ele, de forma a facilitar o convívio dos pequenos com o ambiente educacional. Dessa forma, a acolhida nada mais é do que fazer o educando se sentir bem dentro da instituição escolar.

É de suma importância que o professor proponha atividades com sentido, reais e desafiadoras para as crianças, que sejam, pois, simultaneamente significativas e prazerosas, incentivando sempre a descoberta e a criatividade durante o período letivo na instituição de ensino infantil, levando em consideração os objetivos de aprendizagem e os campos de experiência propostos na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil.

Contudo, para obter sucesso durante esse período, torna-se imprescindível uma acolhida afetuosa na base do respeito, do carinho e do aconchego. A criança precisa sentir-se amparada e confortável, de modo a adaptar-se da melhor forma possível ao novo ambiente. De acordo com Andrade (2016, p. 18), “a maneira como as crianças são acolhidas na Educação Infantil pode ser algo marcante em toda a sua vida”. Assim, a recepção e a atenção que o educando recebe dentro da instituição educacional devem ocorrer do modo mais prazeroso possível, ficando assinalado na memória do aluno e permanecendo no decorrer de sua existência.

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:

 

( x ) O Eu, o Outro e o Nós;    

( x ) Escuta, Fala, Pensamento e imaginação    

( x ) Corpo, Gestos e Movimentos      

(x ) Traços, sons, cores e formas

HABILIDADES:

  • (EI03EF01) favorecer o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante 
  • o período de adaptação da criança no meio ambiente educacional infantil;

  • (EI03E001) identificar a si mesmo (nome) e dos colegas e professores no ambiente escolar;
  • (EI03E001) propiciar um momento de maior descontração e sociabilização entre seus novos colegas e professora através do lúdico;
  • (EI03ET03) conhecer a instituição de ensino como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
  • (EI03ET03) despertar o gosto pela instituição de ensino infantil e pela frequência as aulas;
  • (EI03E001)conhecer as pessoas que trabalham na instituição de ensino;
  • ( EI03ET01) identificar os materiais que utilizamos na instituição de ensino;
  • (EI03EF01) promover o diálogo entre crianças/professor/criança/criança;
  • (EI03CG01), (EI03EF01) desenvolver a expressão corporal e a linguagem oral;
  • (EI03E001) elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar.
  • ·    ampliar  a criatividade;
  • (EI03CG01) jogos cooperativos didáticos;
  • EI03CG01) desenvolver a autoestima das crianças através de várias brincadeiras lúdicas;
  • ( EI03CG03) promover a cooperação, a comunicação e a sociabilização através de brincadeiras lúdicas;
  • ( EI03CG03)estabelecer regras de convivência básicas coletivamente com a participação dos alunos; 
  • EI03EF01) instigar e promover a expressividade e a espontaneidade;

 

CONCEITOS

Identificar a si mesmo, o outro, e o ambiente escolar.

 

TEMAS:

- Ambiente escolar, cantigas, contos infantis e expressão corporal (posturas corporais: sentar, ficar em pé, correr, saltar, subir, descer etc.).

- Brincadeiras infantis, jogos didáticos (legos, dominós) contos infantis e vídeos infantis.

 

ATIVIDADES

 

- Brincadeiras de rodas;

- Roda dos contos infantis;

- Roda das cantigas infantis;

- Brincadeiras no Parque infantil da instituição de ensino;

- Brincadeiras dirigidas (lençol furado, boliche, estátua etc.);

- Brincadeira com legos;

- Brincadeiras com carrinhos, bonecas etc. no saguão da instituição de ensino;

- Atividade com massinha de modelar;

-Atividades lúdicas com jogos pedagógicos;

- Brincadeiras movimento corporal ( mímica, amarelinha, estátua, passa bola etc.)

- Pintura de cartões com o tema: Dia Internacional da Mulher.

 

METODOLOGIA

 

As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor/criança/criança.

Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.

Será feito um passeio pela instituição de ensino para que as crianças conheçam as dependências da mesma, promovendo conversas com alguns profissionais que trabalham na instituição sobre as suas funções.

Também, será feito um passeio na área externa e gramado arborizado da referida instituição de ensino chamando a atenção das mesmas sobre os  elementos existentes mais presentes na área externa do que na interna, como luz e sombra, terra ou areia, formigas, vento, brinquedos que promovem mudanças de altura (balanço, gangorra, escorregador) e formato das nuvens. Após as mesmas observarem o ambiente será feito perguntas investigadoras dentre elas: se a criança está olhando as formigas, pergunte que tipo de folhas elas carregam, de onde vem e para onde vão, por onde elas passam, se elas andam sozinhas ou em grupos. Caso seja possível, será mostrado para elas que com uma lupa pode-se observar melhor em um tamanho ampliado. Posteriormente, será sugerido que as crianças registrem através de desenho o que viram durante este passeio. Serão criados os cantinhos pedagógicos (legos, massinhas de modelar, quebra-cabeça, alinhavos e de leituras)  com o objetivo de promover a interação através das brincadeiras,  diálogo entre as crianças, professor, como também, incentivar desde início do ano letivo o gosto pela leitura.

Ainda, será entregue uma lembrancinha de "Boas-Vindas" às crianças no primeiro dia de retorno ao corrente ano letivo. 

Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extraclasse, conforme planos de aula.

 

ATIVIDADES DO DIA

 

1º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Conversa informal com os Pais sobre o processo de adaptação no ambiente escolar;

- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;

- Momento da roda da conversa e da historinha infantil;

- Passeio nas dependências da instituição de ensino com as crianças;

- entrega das lembrancinhas de volta às aulas para às crianças;

-Hora-atividade (8h40m às 11h)

 

2º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeira no pátio (lençol furado);

- Brincadeira no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para casa);

 

3º DIA

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no parque;

- Retorno para a sala;

 

4º DIA 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Momento da cantiga e conto infantil;

-Brincadeira no gramado (estátua);

- momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- espera dos pais ouvindo historinhas (retorno para casa).

 

5º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras de carrinhos, cavalinhos e bonecas no gramado, acompanhadas com a professora;

- momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

 

6º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Conversa informal com os Pais sobre o processo de adaptação no ambiente escolar;

- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;

- Momento da roda da conversa e da historinha infantil;

- legos;

 

 7º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeira dirigida no gramado (boliche)

- Momento da higienização das mãos;

- Almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

8º DIA

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no parque;

- Retorno para a sala;

 

9º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Momento da cantiga e conto infantil;

-Brincadeiras no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para casa);

 

10º DIA

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeira passa-bola e cantigas de roda no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

 11º DIA

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;

- Momento da roda da conversa e da historinha infantil;

 Brincadeira dirigida no saguão (roda/estátua);

-Hora-atividade (8h40m às 11h)

 

12º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

13º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no parque;

- Retorno para a sala;

 

14º DIA

  

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Momento da cantiga e conto infantil;

-Brincadeiras no parque

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para casa);

 

15º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras dirigidas no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- Almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa).

 

                 SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS INFANTIS                         

                                  - telefone sem fio,                                             

- imitar animais,

                                                               - faz de conta.

-Esconde-esconde;

- Caça ao tesouro;

-Amarelinha;

- lençol furado;

- Vivo ou morto;

-corre, cotia;

- passa a bola;

- caixa de areia;

- parque infantil interno.

 

 

RECURSOS DIDÁTICOS:

Boliche, bolas, bonecas, carrinhos, CDs, aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico, massinha de modelar, livros de contos infantis, legos, boliche, lápis de cor, giz de cera, lupa, baldinho de areia, bloquinho para desenho, celular do professor para registro de foto ou vídeo. 

AVALIAÇÃO:

A avaliação será por meio de registro por parte do professor sob forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da participação das crianças tanto individual quanto coletiva durante as atividades propostas.

 

REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008.

ANDRADE, M. I. F. O processo de adaptação e a importância 

do acolhimento na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso 

(Licenciatura em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em.  <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-

 

ORTIZ, C. A diferença entre adaptar-se e ser acolhido. Revista Avisa Lá, São Paulo, 

v. 2(40), p. 4-8, jan.   2000. Disponível em: https://grupoinfoc.com.br/publicacoes

/monografias/BOLSI_Carolina_A

_acolhida_inicial_na_educacao_infantil_Pre_Textuais.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.


Revista Nova Escola online disponível para acesso no link: https://novaescola.org.br

 



Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon