Ao iniciar o ano letivo, na Educação Infantil exige-se sempre um esforço de adaptação da criança, dos pais e daqueles que assumem os seus cuidados. Para cada criança e família esse processo de adaptação ocorre de formas diferentes. Toda equipe pedagógica deve se esforçar para o acolhimento das crianças na referida etapa de ensino, buscando alternativas significativas de acolhimento e adaptação com a participação das famílias no referido processo.
A entrada na Creche ou na Pré-Escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças, dos seus vínculos afetivos, familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada. (BNCC, 2019).
A presença dos pais durante as primeiras semanas de aulas, é de grande importância para que as crianças se sintam mais seguras e tranquilas no ambiente escolar. Essa presença da família no ambiente educacional infantil, contribui para que professores, coordenação pedagógica e gestão escolar estejam à disposição das mesmas com empatia para ouvi-las, dialogar e orientá-las acerca do processo de “acolhimento e adaptação” na referida etapa de ensino.
Pensando nesse período de 'Volta às Atividades na referida etapa, elaborei de forma fundamentada algumas sugestões de práticas pedagógicas de "Acolhimento e Adaptação na Educação Infantil através da ludicidade".
Para ter acesso completo ao arquivo, clique no link disponível abaixo.
https://docs.google.com/document/d/1IdHJw9uZydH4fubT-xkdJ_lkn7o9sgJuAUmjl5QmzJg/edit?usp=sharing
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!