Pesquisar este blog
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
domingo, 6 de janeiro de 2013
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
Brincadeiras da Região Centro Oeste
Balança caixão
Como brincar: Uma criança é o rei e senta-se em um banco qualquer,
chamado de trono. Outra é o servo e apoia o rosto no colo do rei. As demais
formam uma fila atrás do servo, apoiando-se umas nas costas das outras. A fila
balança para um lado e para o outro cantando. O último da fila dá um tapinha
nas costas de quem está na sua frente e se esconde. Isso ocorre sucessivamente,
até chegar a vez do servo, que procura os demais. "Ele precisa ter
paciência para procurar bem. Eu, por exemplo, fiquei bem escondidinho",
diz Nickolas Israilev Lobato, 5 anos.
Letra da
música
Balança caixão
Balança você
Dá um tapa nas costas
E vai se esconder
Balança caixão
Balança você
Dá um tapa nas costas
E vai se esconder
*************************************************************************
Chocolate Inglês
Como brincar: Forma-se um círculo colocando uma mão sobre a outra, com as
palmas para cima. Todas cantam, batendo na mão de quem está do lado esquerdo.
Quando a música termina, quem teve a mão tocada por último pisa no pé de quem
está ao seu lado. Se não conseguir, pode piscar discretamente para outro participante
da roda. Este, por sua vez, terá que tentar pisar no pé de outra criança. Essa
tentativa se repete no máximo três vezes e quem leva a pisada sai da roda. A
brincadeira prossegue até restar uma criança.
Variações: Outras versões de chocolate inglês são brincadas pelo país,
com alterações nas regras. Em uma delas, a criança que teve a mão tocada fala o
nome de outra participante do jogo, que pode pisar no pé de quem está ao seu
lado. Em outra, todos dão três passos para trás quando a música termina. Quem
teve a palma da mão tocada dá mais três passos em direção ao colega mais
próximo. Se o alcançar, o colega sai da brincadeira. Há também sutis variações
nas letras das músicas. Em uma delas, ao fim, canta-se: "Dole um, dole
dois, dole três. Chapou, pisou".
Letra da música
Chocolate inglês
Tá na boca do freguês
De primeira qualidade
Chocolate inglês
Tá na boca do freguês
De primeira qualidade
*****************************************************************************
Cinco Marias
Como brincar: As
"marias" são saquinhos de pano cheios de areia ou pedrinhas colhidas
no próprio local. Há várias fases e ganha quem conseguir ir mais adiante nelas.
Na primeira etapa, as cinco marias são lançadas no chão. A pessoa escolhe uma
delas e a joga para o alto. Com a mesma mão, pega uma das outras quatro que
ficaram no solo e tenta recuperar a que está no ar sem deixá-la cair. Quem
conseguir pegar todas vai para a próxima etapa, na qual tem de pegar duas
marias antes de segurar a que está no alto. Essa sequência segue até a quarta
etapa, na qual o jogador deve recolher quatro peças. Na quinta, todas as marias
são colocadas de volta ao chão. Com uma das mãos, o jogador tem de fazer uma
ponte - com a mão esquerda apoiada no solo pelas pontas do polegar e do
indicador. Aí, joga para cima uma peça, enquanto passa uma de cada vez por
baixo da ponte. Recolhe-se, então, a que está no ar sozinha. Quem errar perde a
vez para o próximo e depois retoma de onde parou. "Minha avó e minha mãe
brincaram de cinco-marias. Eu vou ensinar meus filhos e passar a tradição de
geração em geração", diz Marcela Laís Andrade de Lima, 9 anos, enquanto se
prepara para um arremesso.
Variações: Cinco marias, jogo
das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso, jogo do osso, onente, chocos,
nécara, epotatá (que, em tupi, quer dizer "mão na pedra")... Os nomes
do jogo mudam regionalmente, assim como as regras e a ordem das etapas.
Histórico: Acredita-se que o jogo tem origem na Grécia Antiga. Quando
queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da
pata de carneiro e observavam como eles caíam. Cada lado dos ossinhos tinha um
nome e um valor - a resposta divina às perguntas humanas era interpretada com
base na soma desses números, segundo o livro Giramundo e Outros Brinquedos e
Brincadeiras dos Meninos do Brasil (208 págs., Ed. Terceiro Nome, tel. 11/
3816-0333, 66 reais). A autora, Renata Meirelles, comenta que, com o passar do
tempo, os ossinhos foram substituídos por pedrinhas, sementes e mais
recentemente por saquinhos de tecido recheados com areia ou grãos.
Receita das Cinco Marias
Material
Receita das Cinco Marias
Material
- Retângulos de tecido
- Agulha
- Linha
- Tesoura
- Arroz, areia, pedrinhas ou feijão
Modo de fazer
Recorte cinco retângulos de tecido, se possível de cores diferentes. Cada retângulo deve ter, mais ou menos, 3 centímetros de largura por 4 centímetros de altura. Dobre um dos retângulos no meio e costure as laterais, deixando uma entrada aberta. Pela abertura, preencha o saquinho com areia, arroz, feijão ou outro tipo de semente ou grão. Ele não deve ficar muito cheio. Costure a abertura. Repita a operação com os outros saquinhos.
***************************************************************************
Corre Cutia
Como
brincar: Todos devem sentar
no chão, formando um círculo. Uma das crianças corre do lado de fora da roda
com um lenço ou bola na mão, ao ritmo da ciranda (veja letra abaixo). Ao fim da
cantoria, a meninada que está sentada abaixa a cabeça e tapa os olhos com as
mãos. Quem está correndo deixa cair o lenço ou bola atrás de um dos sentados.
Este deve pegar o lenço e correr atrás de quem o deixou. O lugar vazio da roda
é o pique. Quem perde, fica fora da roda e a brincadeira recomeça. Quem é pego
tem de pagar uma prenda, definida pelo grupo.
Letra da música
de noite e de dia
Comendo farinha
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no
chão
Moça (o) bonita (o) do meu coração
Criança: Posso jogar?
Roda: Pode!
Criança: Ninguém vai olhar?
Roda: Não!
É um, é dois e é três!
Moça (o) bonita (o) do meu coração
Criança: Posso jogar?
Roda: Pode!
Criança: Ninguém vai olhar?
Roda: Não!
É um, é dois e é três!
*******************************************************************************
Galinha, Pintinho e Raposa
Como
brincar: Uma criança é a
galinha e outra, a raposa. As demais são pintinhos e se posicionam a uma
distância de cerca de 4
metros da galinha. A raposa fica entre eles, faminta e
pronta para devorar os pintinhos. Eles, em coro, dizem: "piu, piu,
piu". A galinha chama: "venham cá, meus pintinhos!" Eles, então,
respondem: "tenho medo da raposa!" Ela, por sua vez, demonstra sua
fome com uivos e ruídos. A galinha chama sua ninhada três vezes. No quarto
chamado, os pintinhos correm em disparada, na direção de seus braços. Enquanto
isso, a raposa tenta pegar quantos pintinhos conseguir. Os que conseguirem
tocar a mãe são salvos e voltam a brincar. Quem é pego pela raposa fica em fila
atrás dela e não pode jogar. Ganha a brincadeira aquele que for o último a ser
"devorado" pela raposa. "Gosto de ser a galinha, para ganhar um
monte de abraços", diz Nataly de Pinho Moraes, 8 anos.
****************************************************************************
Mãe da Rua
Como
brincar: Os participantes se dividem em dois
grupos. Cada time fica de um lado (se for em uma rua tranquila, fica um em cada
calçada). E quem for a mãe da rua permanece no espaço que há entre eles. Os
participantes têm de atravessar de uma calçada a outra, pulando em um pé só e
fugir da mãe da rua. Quem é pego pode correr com os dois pés e a ajudar a
capturar os demais. O primeiro a ser capturado será a próxima mãe da rua. A
brincadeira termina quando a turma toda for pega.
****************************************************************************
Paredão
Como
brincar: Em uma parede ou meio-fio, deve-se construir uma casinha
para cada participante. Elas podem ser feitas com materiais diversos (um tijolo
ou um pedaço de madeira, por exemplo) e devem ser dispostas uma ao lado da
outra. Após a montagem, as crianças são numeradas (cada número se refere a uma
casinha). Com uma bola de material leve, um a um os participantes fazem
arremessos às casinhas tentando acertar qualquer uma. Quando uma casinha é
acertada, a criança com o número correspondente deve correr em direção a ela.
Os demais correm para o lado oposto. Quem está na casinha onde a bola entrou, a
pega e grita "paredão". Em seguida, tem direito a dar três passos e
arremessar em direção a outro participante. Quem for queimado vai para o paredão,
ou seja, se posiciona de costas para o grupo, que lança bolas em sua direção,
mirando as pernas e jogando de leve para não machucar. "Acertar as
casinhas é difícil, mas divertido", diz Yasmin Rodrigues da Silva, 11 anos.
******************************************************************************
Rio Vermelho
Como
brincar: Um participante
é escolhido para ser o pegador. Ele permanece no meio da rua ou da quadra e os
demais ficam reunidos em um dos lados. O grupo diz: "Queremos atravessar o
rio vermelho!". E o pegador: "Só se tiverem a minha cor". O grupo,
então, pergunta: "Que cor?". O pegador escolhe um tom e aqueles que o
tiverem - em algum detalhe da roupa ou do sapato - podem atravessar. Os
restantes devem tentar passar para o outro lado também, mas precisarão correr
para escapar do pegador. A brincadeira acaba quando todos forem pegos ou
tiverem atravessado para o outro lado. O primeiro a ser pego é o próximo
pegador.
Referência
http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/#Centro-Oeste
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Assinar:
Comentários (Atom)
PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
Marcadores
+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL
(4)
300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar
(1)
7 de setembro- Independência do Brasil
(3)
A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil
(1)
abertura de cadernos
(4)
Acolhimento e adaptacão na educação infantil
(1)
Acolhimento e adaptação na educação infantil
(1)
Água
(5)
Alfabelo; Sílabas
(2)
alfabetização
(75)
Alfabeto
(3)
alfabeto maiúsculo e minúsculo;
(1)
Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar
(1)
Alimentação
(15)
Animais
(10)
Animais colorir
(1)
Apostila com Atividades para o 4º Ano
(1)
Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar
(1)
aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza
(2)
arquivos pedagógicos magistério (concursos)
(1)
Arte Abstrata
(1)
Arte na Educação Infantil
(3)
Artigo competências socioemocionais da BNCC
(1)
Artigo Dislexia
(1)
Artigo:
(2)
Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil
(1)
Artigo: Em um espaço externo bem organizado
(1)
Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil
(1)
artigos
(44)
Árvore do Alfabeto
(1)
Atividade Dia do Circo
(1)
atividade leitura/interpretação e ortografia
(2)
Atividade lúdica
(2)
atividade poema
(1)
atividades alfabetização
(2)
atividades conceitos
(2)
Atividades coordenação motora fina
(1)
Atividades cruzadinhas alfabetização
(1)
Atividades de adição
(1)
Atividades de leitura de texto
(1)
atividades de matemática
(1)
Atividades de produção de texto
(3)
Atividades Dia da Escola
(1)
atividades Dia das Mães
(2)
Atividades Dia dos Pais
(4)
Atividades Festa Junina
(6)
Atividades lúdicas
(1)
atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo
(1)
Atividades Natal
(5)
atividades ortográficas; atividades alfabetização
(1)
atividades parlendas
(2)
Atividades produção de texto
(4)
Atividades Silábicas em PDF baixar
(1)
Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF
(1)
Atividades: Antônimos
(2)
Atividades: Minha Idade (E.I)
(1)
Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II
(3)
Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa
(1)
BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências
(1)
BNCC Educação Infantil
(2)
Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo
(1)
Bordas coloridas
(1)
Brincadeiras
(7)
Caderno de Atividades das Vogais
(1)
cadernos decorados
(2)
calendário do aluno
(6)
calendários
(1)
capinhas de atividades
(3)
Carnaval
(2)
Cartaz Silábico
(1)
cartões boas férias
(1)
cartões natalinos
(1)
cartões Páscoa; Páscoa
(1)
COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade)
(1)
conceito: Dia e Noite
(1)
Consciência Negra
(34)
Conteúdos Anual
(1)
Conto infantil
(5)
Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas
(1)
contos infantis
(5)
Contos infantis com o tema Páscoa
(3)
contos infantis folclore
(1)
Contos infantis indígenas
(1)
Convites
(1)
Cores
(1)
Corpo Humano
(5)
crachás
(3)
Creche
(1)
decoração sala de aula
(14)
Dengue
(1)
Dia da Água
(1)
Dia da Árvore
(9)
Dia da Bandeira
(6)
Dia da Escola
(1)
Dia da Mulher
(2)
Dia da Vovó
(1)
Dia das Crianças
(3)
Dia das Mães
(11)
Dia do Artista Plástico
(1)
Dia do Circo
(21)
Dia do Indio
(1)
Dia do Índio
(12)
Dia do Planeta
(1)
Dia do Professor
(1)
Dia do Soldado
(7)
Dia dos Pais
(7)
Dia Internacional da Mulher
(9)
Dia Mundial da Água
(1)
Diferenças entre Piaget
(1)
Diversidade na educação infantil
(1)
Ed. Infantil (0 a 3)
(1)
educação infantil
(1)
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
(1)
Escola
(3)
Escrita Pré-Escola
(1)
Estações do Ano
(4)
Família
(7)
Fantoches
(1)
Festa Junina
(3)
Fichas Alfabeto
(1)
Fichas de Leitura e Sílabas Complexas
(1)
fichas numerais; matemática
(4)
figuras geométricas
(1)
Folclore
(24)
Higiene
(7)
História
(32)
História de MS
(1)
Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal
(2)
Identidade e Autonomia
(17)
Independência do Brasil
(1)
Inglês
(1)
interpretação e ortografia
(1)
Jogo da memória alfabeto
(1)
jogos pedagógicos
(9)
lembrancinhas
(14)
lembrancinhas Dia das Crianças
(2)
lembrancinhas Dia das Mães
(4)
lembrancinhas Dia dos Pais
(3)
lembrancinhas Dia Internacional da Mulher
(1)
lembrancinhas Festa julina
(1)
lembrancinhas final de ano letivo
(1)
lembrancinhas Natal
(3)
lembrancinhas Páscoa
(1)
lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas
(2)
lembrancinhas volta às aulas
(7)
Lingua Portuguesa
(24)
Linguagem Escrita
(47)
Linguagem Oral
(1)
Linguagem Oral/Escrita
(16)
Literatura de Cordel
(1)
Livrinho Turma da Mõnica os números
(1)
Livros com o tema Pai
(1)
Máscaras
(4)
matematica
(2)
matemática
(54)
matemática educação infantil
(1)
Meio Ambiente
(17)
Meios de comunicação
(6)
Meios de Transportes
(3)
mensagem Boas Férias
(1)
mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher
(1)
modelo de fichas dados da criança
(1)
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
(2)
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
(1)
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
(2)
Modelo Registro Diário
(2)
modelo relatório psicopedagógico
(2)
Modelos de Pareceres Descritivos
(1)
Molde de números
(1)
Moldes
(2)
Moldes de letras
(1)
Moldes numerais
(1)
Monteiro Lobato
(2)
Movimento
(23)
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
(1)
Mural Dia do Índio
(1)
Música na Escola
(1)
música/movimento
(1)
musicalidade
(3)
musiquinhas para baixar
(2)
Natal
(17)
Nome
(1)
Novas Regras Ortográficas
(1)
numerais e quantidades
(1)
Objetos e Seres Vivos
(1)
organização das atividades na educação infantil
(1)
os pequenos trabalham a colaboração
(1)
Painéis com o tema Dia dos Pais
(1)
Painéis Dia dos Pais
(1)
painel Dia do Circo
(1)
Painel Sejam-Vindos
(1)
papel cartas com bordas natalinas; Natal
(1)
parlenda
(1)
Parlendas
(1)
Páscoa
(26)
Piaget
(1)
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
(1)
Planejamento Anual de Ensino
(7)
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
(1)
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
(1)
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
(2)
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
(5)
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
(1)
Plano de Aula Natal; Natal
(1)
Plano de Aula Volta às aulas na EI
(1)
Plano de Aula: Primavera. Educação Infantil; Primavera
(1)
Plano de Aula: Semana Nacional do Trânsito- Educação Infantil;
(1)
Planos de Aula
(20)
Planos de Trabalho educação infnatil
(1)
Porta-lápis
(1)
Pré II
(1)
Primavera
(10)
Projeto Didático
TEMA: Pequenos Guardiões da Natureza – Coleta Seletiva na Educação Infantil; Meio Ambiente
(1)
projeto didático "Nome próprio"
(1)
Projeto Didático Dia das Crianças
(1)
projeto didático Dia do Indio
(2)
Projeto Didático Folclore
(1)
Projeto didático Parlendas
(2)
Projeto Didático Páscoa
(2)
Projeto Didático Volta às Aulas
(3)
Projeto didático volta às aulas na educação infantil
(1)
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
(1)
Projeto didático: A primavera
(1)
Projeto didático: Brincando com o Folclore
(1)
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
(1)
Projeto didático: Eu e Minha Família
(1)
projeto didático: Identidade
(1)
Projeto didático: Literatura Infantil
(1)
Projeto didático: Meu querido Papai
(1)
projeto didático: Natal
(1)
Projeto didático: O Circo
(2)
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
(1)
Projeto didático: Todos no combate à dengue
(1)
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
(3)
Projeto Volta às Aulas
(1)
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
(1)
projetos didaticos
(19)
projetos didáticos
(33)
receita de massinha de modelar
(2)
recursos voisuais concretos para a educação infantil
(1)
Rotina
(1)
Semana da Pátria
(13)
Semana Nacional do Trânsito
(2)
sentidos
(2)
sequência numérica
(1)
Seres Vivos
(2)
Simulado das Teorias Psicognéticas
(2)
Sítio do Pica Pau Amarelo
(2)
Slide
(1)
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
(1)
Slide BNCC para a Educação Infantil
(1)
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
(1)
Slide Deficiência Visual
(1)
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
(1)
Slide Planejamento de Ensino
(1)
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
(1)
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
(1)
Tabela para Notas
(1)
texto e interpretação
(1)
Tinta caseira
(1)
Tipos de Moradia
(1)
Trânsito
(7)
Vídeo Conto Infantil: Palavras
(1)
Vídeo:
(1)
Vídeos Contos Infantis
(1)
Vídeos didáticos
(1)
Viseiras
(1)
volta às aulas
(17)
Volta às Aulas Anos Iniciais
(1)
VYgotsky
(1)
Vygotsky e Wallon
(3)
Wallon
(1)


























.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)










