Pular para o conteúdo principal

.

.

21 de Abril Dia de Tiradentes



Joaquim José da Silva Xavier nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (atual Tiradentes) e São João Del-Rei, em Minas Gerais, tendo sido batizado a 12 de de Novembro de 1746. Faleceu em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.
Era alferes de cavalaria de linha e se ligou aos intelectuais mineiros que tramavam um movimento de libertação nacional. Ardoroso propugnador da rebelião, acabou por ser único justiçado, após ter chamado a si toda a responsabilidade, inocentando os principais cabeças do movimento.
Depois de experimentar várias profissões, exerceu por algum tempo a de dentista prático, de onde lhe veio o cognome de Tiradentes.
Ligou-se à intelectualidade mineira da época, como José Álvares Maciel, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antonio Gonzaga, José Alvarenga Peixoto, Freire de Andrada, Toledo Piza etc., dedicando-se de corpo e alma ao movimento de libertação nacional que esses himens propugnavam. Entusiasmado, resolveu viajar ao Rio de Janeiro, procurando arregimentar mais gente para sua causa. Falava, às claras, sem nada a temer. Mas houve três delatores: Malheiro do Lago, Inácio Pamplona e, principalmente, o Coronel Joaquim Silvério dos Reis, que entregou Tiradentes às autoridades portuguesas.
No terceiro dia de interrogatório, Tiradentes acabou por dizer que fora ele a iniciar o movimento sem auxílio alheio.
Foi condenado à morte junto com 10 companheiros. Mas estes últimos tiveram sua pena comutada por carta régia de D. Maria I, e transformada em degredo perpétuo.
Segundo as crônicas da época, Tiradentes enfrentou a morte com muita coragem. Foi enforcado, deceparam-lhe a cabeça para ser exposta no mais alto poste de Vila Rica. A casa e o terreno onde morava foram salgados para que ali não mais crescesse qualquer tipo de vegetação.

Referência: Atualidades Pedagógicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades conceitos: em cima/frente/atrás/primeiro/último/alto/longe/dentro/fora/contrário/diferente/sobe/desce/direita/esquerda/abert/fechado/pesado/leve

Apostila Reforço Escolar para o 3º Ano do Ensino Fundamental

Apostila Reforço Escolar  Turma: 3º Ano do Ensino Fundamental. Para ter acesso ao arquivo clique no link:  https://www.vargem.sp.gov.br/public/admin/globalarq/uploads/files/OFICINA%20DE%20REFORC%CC%A7O%203%C2%BA%20ANO%20-%20MATERIAIS%20PEDAGO%CC%81GICOS.pdf  

Projeto Didático "Consciência Negra na Educação Infantil"

PROJETO DIDÁTICO CONSCIÊNCIA NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL INSTITUIÇÃO : MUNICÍPIO : ESTADO: TEMA DO PROJETO: Trabalhando o Respeito e a Valorização das Relações Étnico-Racial na Educação Infantil de Forma Lúdica   TEMPO DE EXECUÇÃO: Início:......./....../....... Término:....../....../....... TURMAS ENVOLVIDAS: Pré-Escolar II A/B TURNO: matutino/ vespertino PROFESSORA: Cláudia de Oliveira Andrade DIREÇÃO: COORDENAÇÃO:   CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores, Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação, Relações e Transformações:        JUSTIFICATIVA O presente projeto, intitulado “ Trabalhando o Respeito e a Valorização das Relações Étnico-Racial na Educação Infantil de Forma Lúdica”, visa conscientizar e destacar as principais contribuições dos povos negros na formação da identidade cultural do povo brasileiro.  A escola infantil deve preparar as criança...

Marcadores

Mostrar mais