PROJETO
DIDÁTICO
A
PRIMAVERA
INSTITUIÇÃO:
TURMA:
Maternal II
TURNO:
Matutino e Vespertino
TURMA:
Maternal II
PROFª:
Cláudia de Oliveira Andrade
TEMA
DO PROJETO: A Primavera
PERÍODO
DE EXECUÇÃO: ..../...../....... À ..../...../......
EIXOS
DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita,
Natureza/Sociedade, Identidade/Autonomia
CONTEÚDOS:
-
Características da estação do ano “Primavera”;
-Características
relacionadas com a estação do ano Primavera;
-Elementos
da natureza necessários para o crescimento das flores; (água, sol e terra);
-
Vogais;
-Numerais: 0 a 10;
-
Garatujas;
-Cores;
-
Contos infantis;
-Músicas
infantis relacionadas com o tema “Primavera”.
JUSTIFICATIVA
A medida em que o ser
humano aumenta a sua capacidade de intervir na natureza, utilizando seus
recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente tudo aquilo que deseja. O
uso indevido dos recursos não renováveis ou a poluição dos recursos renováveis
são fatores que ameaçam a sobrevivência dos seres. Existem vários fatores que
contribuem para a degradação da natureza, são eles: esgotamento do solo,
poluição sonora provocada por barulho de automóveis, máquinas etc, poluição do
ar da água e dos solos, destruição da camada de ozônio e muitos outros.
Este projeto busca
formar o senso crítico na criança, estimulando-a retirar da natureza somente o
que é necessário para sua sobrevivência, mostrando para as crianças que o meio
ambiente não pertence a elas, mas que elas estão inseridas nele.
O cidadão que se
preocupa com o ambiente em que vive precisa mudar sua forma de pensar e passar
a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.
O pequeno de hoje será
o adulto empreendedor de amanhã, se não formar uma consciência da importância
de cuidar da natureza com cautela, irá agir de forma mesquinha, utilizando a
natureza de forma desordenada e gananciosa, se for responsável e consciente irá
se integrar ao meio ambiente, tornando-se parte dele só retirando dele aquilo
que realmente necessita.
Nós educadores devemos
buscar a construção de uma consciência crítica pelos alunos, de modo a formar
cidadãos éticos e humanos. É muito importante orientar as crianças a lidar com
a natureza, tendo como objetivo despertar nos pequenos uma postura crítica
frente à realidade das informações e os valores trazidos de casa ou veiculados
pela mídia, pois os assuntos ambientais não são apenas de interesse individual,
mas do coletivo, ou seja, são de interesse planetário.
Este projeto busca ampliar as noções já elaboradas das
crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois a gente só
protege e cuida daquilo que conhece e ama, é mais do que ensinar a criança a
não poluir é educar o pequeno para que corrija aquele que ainda não aprendeu a
tratar a natureza com o respeito que ela merece.
Como nos dias de
hoje estamos sempre com pouco tempo para realizarmos todas as tarefas que
precisamos fazer, tendo pouco ou nenhum tempo dedicado a cuidar da boa
alimentação, descanso e lazer, as indústrias criam novos meios de “facilitar”
nossa vida, fabricando produtos em embalagens descartáveis que consomem matéria-prima
e arrasam a natureza, cabe ao educador despertar na criança o patrulheiro
ambiental, que irá fiscalizar e proteger a natureza.
OBJETIVO
GERAL
Despertar o interesse pela
preservação da natureza, assim como, as formas de vida e sua sobrevivência,
observando o meio natural desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa
de cada criança.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
-Desenvolver
a percepção sensório-motora, a observação, a apreciação do meio; ambiente
externo e interno;
-Desenvolver a coordenação motora grossa e fina;
-Observar o ambiente em que se vive;
-Desenvolver a curiosidade e a prática investigativa;
-Desenvolver a coordenação motora grossa e fina;
-Observar o ambiente em que se vive;
-Desenvolver a curiosidade e a prática investigativa;
-
Compreender sobre as principais características da estação do ano “Primavera”;
-Ampliar a
linguagem oral;
-Estimular
a criatividade;
-Desenvolver
a atenção e o raciocínio
-Desenvolver
a percepção auditiva e visual;
-Compreender
sobre os principais cuidados com as plantinhas.
METODOLOGIA
(PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS):
Serão formadas rodas das
conversas informais, atividades com materiais recicláveis, músicas, textos
informativos, produções textuais, murais, etc.
Na primeira semana
serão realizadas atividades de pinturas no sulfite, cantigas e conto infantil
com o tema em destaque. Os estudantes realizarão um passeio interno ao redor do
CMEI para conhecer algumas plantinhas (flores) e suas principais
características (cores, caule, folhas etc.).
Na segunda semana serão
realizadas atividades no papel pardo (painel primavera), utilizando-se diversos
materiais recicláveis, como também serão contadas historinhas, cantigas e
brincadeiras no gramado. Ainda, serão plantadas algumas mudas de flores com os
estudantes nesta semana em torno do CMEI.
Algumas atividades
serão realizadas em sala e outras extraclasse.
ATIVIDADES:
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas flores;
Jogo da Memória, Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Pinturas e Recortes;
Materiais recicláveis (sucatas);
Histórias;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores trabalhadas;
Massinha de modelar;
Confecção de painéis;
Poemas e Brincadeiras.
RECURSOS
DIDÁTICOS
Papéis (sulfite, cartolina, color set,
jornal, crepom, laminado). Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira. Sucatas
(garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos). Tesoura
com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz
de lousa, régua, gliter, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente,
botão, pincel, E.V.A e mudas de flores.
CULMINÂNCIA
Serão expostas algumas
atividades referentes ao projeto no saguão da instituição para as demais turmas
visualizarem e se interagirem com o tema em destaque. Também, será entregue aos
estudantes um copinho decorado de girassol contendo jujubas, e com uma mensagem
sobre a importância da estação primavera na vida dos seres vivos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será
realizada por meio de registros descritivos durante todo o desenvolvimento do
projeto, levando em consideração a participação dos estudantes frente às
atividades propostas com o tema em destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!