PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Trabalhando com as histórias infantis

A família dos contos de fadas

Trabalhando as histórias infantis é possível mostrar às crianças as diferenças na composição das famílias

Objetivos:
★ Elencar tipos variados de formação familiar a partir da pesquisa literária e leitura de imagem;
★ Representar por meio do desenho a família e pesquisar a história e a formação de cada uma para que as crianças se conheçam melhor e reforcem sua noção de identidade.


A sociedade é composta de núcleos familiares cada vez mais variados, cada qual com suas próprias características sociais e culturais. Elaborar propostas de atividades que trabalhem a formação pessoal e social da criança e a construção de sua identidade é um dos objetivos da Educação Infantil. Segundo a arte-educadora da Prefeitura de Taubaté, Gabriela Fernanda Mariano, as atividades com o tema "família" devem criar vivências e experiências que favoreçam a construção do sujeito dentro de uma sociedade tão diversificada. "A criança deve ser estimulada a ampliar as hipóteses do mundo em que vive e pertence, dessa forma, compreendendo as questões que envolvem as relações sociais e desenvolvendo as capacidades globais e seus esquemas simbólicos de relacionar-se com os outros e consigo mesma. Ela deve compreender que a sua família pode ser diferente do colega e que existem vários formatos de família", explica Gabriela.

Nesse sentido, a arte-educadora comenta que trabalhar com os contos de fadas é enriquecedor, pois existem vários núcleos familiares diferentes no universo dos contos de fadas. "O núcleo familiar da Chapeuzinho Vermelho é a mãe e a filha; João e Maria tem madrasta e o Peter Pan não tem os pais. Os contos de fadas trazem uma grande carga simbólica que favorece a abordagem desse tema, sobretudo nessa faixa etária", afirma Grabriela e completa: "O trabalho sobre a família também ficará mais amplo se o professor utilizar a leitura de imagem. Vários artistas retrataram diferentes famílias: Fernando Botero, Tarsila do Amaral e Bruno Giogi são alguns exemplos."

Primeira aula

Escolha duas ou três histórias para ler. Leia uma história em cada aula, que pode ser: Peter Pan, Chapeuzinho Vermelho, Os três Porquinhos, João e Maria, João e o Pé de Feijão e Branca de Neve.

Segunda aula
Faça uma roda de conversa caracterizando a família da história lida, quem são os membros, onde vivem e o que acontece na história. Proponha o desenho sobre o conto de fada escolhido.

Terceira aula
Confeccione um fantoche de um personagem da história contada.

Quarta aula
1. Exponha as obras dos diferentes artistas retratando as diversas famílias e converse com os alunos sobre as obras escolhidas.
2. Peça para que os alunos tragam uma foto de sua família ou dos membros de sua família e monte um painel com as fotos e as telas escolhidas

3. Depois, faça uma roda de conversa sobre as diferentes famílias e peça para que as crianças produzam um desenho da própria família.

Quinta aula
Confeccione um porta-retrato e coloque a foto da família.

Culminância
Exposição dos porta-retratos com as fotos e os fantoches.

Porta-retrato de E.V.A.

Materiais:
★ Tesoura
★ Tesoura de picotar
★ Cola branca
★ Régua
★ Lápis
★ Estilete
★ Papelão
★ Folhas de E.V.A. coloridas
Como fazer:
1. Corte o papelão na medida que desejar, mas para ficar no tamanho padrão de uma foto: 20 x 15 cm.
2. Marque e corte a folha de E.V.A. na mesma medida.
3. Cole a folha de E.V.A. no papelão.
4. Corte quatro triângulos com a tesoura de picotar em outra folha de E.V.A. de outra cor.
5. Cole os triângulos para fazer as bordas nas bases do quadrado. Importante deixar a parte de dentro do triângulo sem cola.
6. Decore na maneira que desejar. Você pode colar corações de E.V.A., botões, lantejoulas etc.
7. Depois, é só encaixar a sua foto por dentro dos triângulos.

fonte:   http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/115/artigo273559-1.asp

Trabalhando o Conto Infantil

Cachinhos Dourados

Trabalhe proporção e musicalização por meio dessa conhecida história infantil


Objetivos:
★ Trabalhar a oralidade e a musicalização;;
★ Estimular a imaginação;
★ Distinguir os sons graves e agudos por meio da imitação vocal e de instrumentos confeccionados com materiais reciclados;
★ Empregar o conceito de tamanho (pequeno, médio e grande);
★ Desenvolvimento e percepção do ritmo.
Faixa etária: 4 a 6 anos.


As histórias infantis são as melhores ferramentas a favor de um professor em sala de aula. Se o profissional de Educação souber usá-las de forma a explorar todos os seus recursos, poderão fazer do processo ensino-aprendizagem um momento único e inesquecível aos alunos.

Para a aula "Hora do Conto", a professora de Educação Infantil do Colégio Scaranne, Nivian de Almeida Alves, preparou fantoches com os personagens da história Cachinhos Dourados e os Três Ursos com objetivo de obter o resultado desejado nas atividades apresentadas a seguir, pois, quando se trabalha ludicamente, é possível ajudar a criança a explorar o imaginário, a interpretação, a dramatização e o reconto, facilitando também, o aprendizado e despertando o interesse nas atividades propostas.

Por meio desse conto, além da oralidade, da Matemática (conceito de tamanho pequeno, médio e grande), a professora escolheu trabalhar também a musicalização para a apresentação/ identificação do som grave e do som agudo.

Nivian iniciou a apresentação desses sons durante a contação da história, imitando os sons vocais do Papai Urso (grave) e do Bebê Urso (agudo). Assim, os alunos notaram a diferença com o som grosso (grave) e com som fino (agudo) dos respectivos personagens.



Trabalhe proporção e musicalização por meio dessa conhecida história infantil.

1. Leia a história Cachinhos Dourados para seus alunos, reforçando e fixando o som grave (Papai Urso) e o som agudo (Bebê Urso).

Essa história é ótima para trabalhar de forma lúdica conceitos de Matemática, como proporção (pequeno, médio e grande), então aproveite a hora do reconto e trabalhe esse assunto com os elementos presentes na história: as tigelas, as cadeiras e as camas.

O professor também pode fazer fantoches da Família Urso em tamanhos diferentes, que mostrem concretamente essas proporções.


Para a musicalização, confeccione com eles um instrumento musical, fabricado com sucata.

Chocalho Bebê Urso: SOM AGUDO
 
Materiais:
★ 1 garrafa pet (230 ml)
★ arroz

Preencha a garrafa PET com arroz "aproximadamente ¼ dela" e decore a seu gosto com uma figura de urso.

Quando as crianças chacoalharem as garrafas, descobrirão que elas emitem sons diferentes. Peça, então, para ela identificar qual é o som mais grave (feijão) e qual é o mais agudo (arroz).

Chocalho Papai Urso: SOM GRAVE
 
Materiais:
★ 1 garrafa pet (600 ml)
★ feijão ou pedras
Preencha a "Cachinhos Dourados" para seus alunos, reforçando e fixando o som grave (Papai Urso) e o som agudo (Bebê Urso).

Hora da Música

Melodia - Peixe-vivo
Som grave - Utilize o chocalho com feijão
Bis Papai Urso quando chega
Vem faminto pra comer

Bis Bem nervoso ele pergunta,
Quem comeu,
Quem comeu,
Quem comeu o meu mingau?


Dica esperta!
Solicite que as crianças acompanhem o ritmo da música utilizando o, "chocalho urso," sendo dois curto e um longo, mantendo, assim, o ritmo da música. No trecho "Bem nervoso ele pergunta", mantenha o ritmo de um longo. "Quem comeu, quem comeu..." Somente com a voz, ora trabalhando com o som grave para o Papai Urso, ora com o som agudo para o Bebê Urso.

Dica esperta!
Para a sala em que os alunos terão pela primeira vez uma aula com som grave e agudo, seria interessante para essa apresentação que a professora confeccionasse um chocalho com uma garrafa pet de 2 litros para o som grave e uma garrafa de 230 ml para o som agudo, assim, os alunos poderão distinguir com facilidade a diferença desses sons. Pois quanto maior for o objeto, maior será o som grave.


Fonte:   http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/115/artigo273583-3.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon