Seguidores

Pesquisar este blog

TRADUTOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Projeto didático "A Importância da Literatura Infantil na Formação do Leitor"



PROJETO DIDÁTICO

 


TEMA: A Importância da Literatura Infantil na Formação do Leitor
INSTITUIÇÃO:
TURMA:  4º Ano
TURNO:
EXECUÇÃO DO PROJETO:   Início:                Término:
EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita
PROFª:
COORDENAÇÃO:
DIREÇÃO: 
INTRODUÇÃO

“O conto de fadas é a cartilha onde a criança aprende a ler sua mente na linguagem das imagens, a única linguagem que permite a compreensão antes de conseguirmos a maturidade intelectual (Bettelheim).
Partindo da afirmação do autor vemos o quanto a literatura infantil exerce papel fundamental no processo de formação da criança.
A literatura infantil está presente em nossa infância, passada de geração para geração e, é uma herança cultural, que não se perde no tempo, sempre encantando seus leitores, pois não perdem sua atualidade porque tratam da essência humana. São narrativas que giram em torno de questões fundamentais que habitam dentro de cada um de nós. Tudo isso apresentado por meio de uma linguagem simbólica.
É por meio da literatura infantil que a criança fará o elo entre o real e a fantasia, aprendendo a se conhecer, ampliando, transformando e enriquecendo suas experiências de vida, sua percepção do ser humano, do mundo, e do outro e de si mesmo.
No entanto, quantas crianças chegam a vida adulta, lamentando que nunca seus pais os seus professores leram para eles esses contos encantadores, carregados de significados e perdem uma etapa de magia em suas vidas.

JUSTIFICATIVA
Observando as dificuldades de produção de texto no ensino fundamental que os alunos em que lhes é solicitada essa modalidade na escola e pela necessidade de formar leitores com bom desempenho em leitura e interpretação ajudando os pais a um melhor desempenho no ranking mundial.
Este projeto tem por finalidade proporcionar à criança a interação com os contos de fadas, fazendo a interação com os contos de fadas, fazendo uso da imaginação, conseguindo assim suprir suas deficiências no futuro.
O referido tema será trabalhado na disciplina de Mediação Curricular, promovendo uma aprendizagem significativa ao educando.

CONTEÚDOS:
Leitura, escrita e interpretação de textos.

ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa

PÚBLICO ALVO:
Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal......, Município de ......... Mato Grosso do Sul, com idade entre 9 e 14 anos, pertencendo a famílias de classe social baixa e média.

OBJETIVO GERAL
O objetivo geral desse projeto,é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre o aluno e o livro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Desenvolver o gosto pela leitura de histórias infantis,poesias, lendas e fábulas;
  • Utilizar as leituras através da imaginação para elaboração e produção de textos;
  • Formar novos leitores e produtores textuais;
  • Ler poema com entonação e ênfase nas rimas;
  • Recontar um conto lido.
METODOLOGIA
Coletar os conhecimentos prévios e levantar as hipóteses dos alunos em relação aos principais personagens dos textos literários trabalhados em sala.
Realizar atividades em grupos e individuais por meios de diversos textos literários infantis.
Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução; Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
Conhecer vida e obra do autor;
Fazer ilustração dos poemas trabalhados em sala;
Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
Fazer declamação de poesias;
Os alunos entrevistarão os avós, vizinhos e outras pessoas com a finalidade de colher causos para narrarem em sala de aula para os demais colegas. 
As atividades serão desenvolvidas de formas coletivas e individuais com a interação professor e aluno.

RECURSOS DIDÁTICOS
Sulfite, lápis de cor, DVD “Peter Pan e os Meninos Perdidos”,  livros de literatura infantil do acervo da biblioteca escolar, TV, aparelho de DVD, máquina fotográfica, papel manilha, cola, tesoura, Xerox etc. 

CULMINÂNCIA
Será realizada uma leitura do texto literário infantil “Macaco Simão” Posteriormente, será feita uma dramatização deste texto com os alunos em sala de aula.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita por meio de registros do desenvolvimento da aprendizagem e a participação dos alunos  de forma individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado também, a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico dos alunos durante os diversos tipos de leituras feitas em sala  aula durante a execução deste projeto.

REFERÊNCIA BILBIOGRÁFICA:

BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise dos Contos de Fadas. 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!


Campos de Experiência-BNCC Educação Infantil

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *