PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Projeto didático "A Importância da Literatura Infantil na Formação do Leitor"



PROJETO DIDÁTICO

 


TEMA: A Importância da Literatura Infantil na Formação do Leitor
INSTITUIÇÃO:
TURMA:  4º Ano
TURNO:
EXECUÇÃO DO PROJETO:   Início:                Término:
EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita
PROFª:
COORDENAÇÃO:
DIREÇÃO: 
INTRODUÇÃO

“O conto de fadas é a cartilha onde a criança aprende a ler sua mente na linguagem das imagens, a única linguagem que permite a compreensão antes de conseguirmos a maturidade intelectual (Bettelheim).
Partindo da afirmação do autor vemos o quanto a literatura infantil exerce papel fundamental no processo de formação da criança.
A literatura infantil está presente em nossa infância, passada de geração para geração e, é uma herança cultural, que não se perde no tempo, sempre encantando seus leitores, pois não perdem sua atualidade porque tratam da essência humana. São narrativas que giram em torno de questões fundamentais que habitam dentro de cada um de nós. Tudo isso apresentado por meio de uma linguagem simbólica.
É por meio da literatura infantil que a criança fará o elo entre o real e a fantasia, aprendendo a se conhecer, ampliando, transformando e enriquecendo suas experiências de vida, sua percepção do ser humano, do mundo, e do outro e de si mesmo.
No entanto, quantas crianças chegam a vida adulta, lamentando que nunca seus pais os seus professores leram para eles esses contos encantadores, carregados de significados e perdem uma etapa de magia em suas vidas.

JUSTIFICATIVA
Observando as dificuldades de produção de texto no ensino fundamental que os alunos em que lhes é solicitada essa modalidade na escola e pela necessidade de formar leitores com bom desempenho em leitura e interpretação ajudando os pais a um melhor desempenho no ranking mundial.
Este projeto tem por finalidade proporcionar à criança a interação com os contos de fadas, fazendo a interação com os contos de fadas, fazendo uso da imaginação, conseguindo assim suprir suas deficiências no futuro.
O referido tema será trabalhado na disciplina de Mediação Curricular, promovendo uma aprendizagem significativa ao educando.

CONTEÚDOS:
Leitura, escrita e interpretação de textos.

ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa

PÚBLICO ALVO:
Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal......, Município de ......... Mato Grosso do Sul, com idade entre 9 e 14 anos, pertencendo a famílias de classe social baixa e média.

OBJETIVO GERAL
O objetivo geral desse projeto,é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre o aluno e o livro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Desenvolver o gosto pela leitura de histórias infantis,poesias, lendas e fábulas;
  • Utilizar as leituras através da imaginação para elaboração e produção de textos;
  • Formar novos leitores e produtores textuais;
  • Ler poema com entonação e ênfase nas rimas;
  • Recontar um conto lido.
METODOLOGIA
Coletar os conhecimentos prévios e levantar as hipóteses dos alunos em relação aos principais personagens dos textos literários trabalhados em sala.
Realizar atividades em grupos e individuais por meios de diversos textos literários infantis.
Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução; Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
Conhecer vida e obra do autor;
Fazer ilustração dos poemas trabalhados em sala;
Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
Fazer declamação de poesias;
Os alunos entrevistarão os avós, vizinhos e outras pessoas com a finalidade de colher causos para narrarem em sala de aula para os demais colegas. 
As atividades serão desenvolvidas de formas coletivas e individuais com a interação professor e aluno.

RECURSOS DIDÁTICOS
Sulfite, lápis de cor, DVD “Peter Pan e os Meninos Perdidos”,  livros de literatura infantil do acervo da biblioteca escolar, TV, aparelho de DVD, máquina fotográfica, papel manilha, cola, tesoura, Xerox etc. 

CULMINÂNCIA
Será realizada uma leitura do texto literário infantil “Macaco Simão” Posteriormente, será feita uma dramatização deste texto com os alunos em sala de aula.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita por meio de registros do desenvolvimento da aprendizagem e a participação dos alunos  de forma individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado também, a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico dos alunos durante os diversos tipos de leituras feitas em sala  aula durante a execução deste projeto.

REFERÊNCIA BILBIOGRÁFICA:

BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise dos Contos de Fadas. 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon