Seguidores

Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Decoração Natal


 Objetivos: Encerrar o ano de um modo tranquilo e afetuoso, despedindo-se dos pequenos sem grandes rupturas Entrar no clima de Natal com a turma, transmitindo bons valores
 
Todo ano é assim: mal novembro começa e a euforia provocada pelos últimos dias de aula toma conta da escola. Os afazeres são muitos: organizar a festinha de encerramento, escrever relatórios, fazer reunião com os pais, planejar o ano seguinte... isso apenas para citar alguns. Nessa agenda atribulada, como fica a despedida com as crianças? Mesmo com tantas tarefas, é essencial organizar uma passagem tranquila, contextualizando os alunos cronologicamente - assim eles não sentirão uma alteração muito grande na rotina quando as férias começarem. Atividades de encerramento podem ajudar muito nesse momento. Conheça algumas propostas a seguir, como confeccionar lembrancinhas e decorar a escola para o Natal. Ah, e vale fazer delícias na cozinha também, de onde sempre saem muitos aprendizados. Confira!


 Dica esperta I!
Se preferir, compre um pinheiro natural e enfeite-o com as crianças. Conte que essa árvore é típica de regiões frias, como o lugar em que vive o papai-noel


Porta-retrato
Seus alunos vão querer levar uma recordação do ano que passou. Que tal presenteá-los com um porta-retrato com ímã? Confira a criação da arte-educadora Simone Faure Bellini, de São Paulo.
Materiais:
EVA nas cores: bege, vermelho e branco
cola quente
1 foto pequena
1 CD
1. Corte as figuras conforme o molde e cole-as sobre o CD, montando o Papai Noel.
2. No gorro, cole o porta-foto e encaixe uma foto. Na parte de trás, cole os ímãs.

Decoração de natal
Árvore da turma
A árvore é um dos principais símbolos do Natal. Convide seus alunos a confeccionar uma árvore para a sala. Veja a proposta da arte-educadora Simone.
Materiais:
papelão
jornal
papel de seda
papel de seda verde
cola branca
estilete
1. Depois de cortar as duas partes da árvore, marque-as na metade e corte-as conforme mostra a figura.
2. Encaixe uma parte na outra.
3. Faça bolas grandes de jornal e cole-as no papelão.
4. Amasse o papel de seda e cole-o sobre as bolas de jornal.
5. Enfeite a árvore com bolas e uma estrela no pico.

Bolas da árvore
Simone também ensina a fazer este lindo enfeito para a árvore de Natal da turma. A ideia é que cada criança personalize sua bola. Os alunos também podem escrever os seus nomes nos trabalhos.
Materiais:
purpurina ou gliter dourado
bolas de isopor
cola branca
palito de churrasco
1. Encaixe a bola no palito e bezunte com cola branca. Passe purpurina nas bolas e deixe secar. Depois de secas, cole-as na árvore com cola.




Para ler ao redor da árvore de Natal
Aproveitando que seus alunos ainda estão vivendo a fase do lúdico e da fantasia, reúna-os em volta da árvore de Natal e conte histórias que tenham como tema principal a festa mais importante do calendário cristão. Vale mencionar Papai Noel, renas, trenós etc. Veja abaixo sugestões de livros que tratam do assunto.
Alvinho e os Presentes de Natal
De Ruth Rocha
(Editora Salamandra, 32 páginas)
Sinopse: O garoto Alvinho anda com muita mania de comprar. Quando chega o Natal, tem uma lista de presentes que não acaba nunca. Mas um pesadelo daqueles faz Alvinho mudar de ideia. Como assim?
O Natal de Manuel
De Ana Maria Machado
(Editora Global, 32 páginas)
Sinopse: O livro narra sobre a curiosidade de um menino, André, que quer saber o que significa Natal. De pergunta em pergunta - para os pais, para a irmã, para a avó, para os amigos - ele vai ficando cada vez mais confuso: nascimento de Jesus, tempo de menino ganhar presente. Afinal, o que é Natal?
Histórias da (in)tolerância
De Guila Azevedo
(Editora Larousse Júnior, 32 páginas)
Sinopse: A autora apresenta memórias da infância, que narram um Natal bem diferente.

Bem natalino
Para a atividade de contação de histórias, providencie gorrinhos de Papai Noel para você e os alunos. Registre o momento com fotos e vídeos.

 Dica esperta 2!
Providencie embalagens para seus alunos montarem lembrancinhas com os biscoitos. Ajude- -os também a escrever cartões para entregar aos pais, com uma mensagem de fim de ano bem bonita.

Receita de biscoito natalino
Ingredientes
100 g de manteiga sem sal
3/4 xícara (chá) de açúcar
1 ovo
1/2 colher de essência de baunilha
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (café) de sal,
Como preparar
Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Embrulhe em filme-plástico e deixe na geladeira por 40 minutos. Polvilhe com farinha de trigo uma superfície de trabalho lisa e abra a massa com um rolo. Corte os biscoitos com cortadores de sua preferência (pinheiros, bonecos de neve, Papai Noel etc.), acomode em assadeiras untadas e enfarinhadas e leve para assar em forno médio, preaquecido, médio, por cerca de 20 minutos ou até corar.
Rendimento: 18 biscoitos.


Sugestões retiradas da Revista Guia Prático para Professores de Educação Infantil http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/93/artigo192013-2.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

CANAL PEDAGÓGICO

Comente:

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também