Objetivo:
- Demonstrar alegria, carinho, afeto por estar recebendo os alunos.
- Utilizar uma caixa de sapato forrada de papel, com a tampa removível, embalada por um laçõ bem largo e bonito. Dentro dessa caixa deverá ter um espelho colado no fundo.
- Ela será entregue na porta da sala de aula, ao professor, que deverá recebê-la com grande alegria.
- Depois de abrir a caixa e olhar o presente, o professor, sorridente, comenta com seus alunos:
"Criança, hoje é um dia especial para mim! Recebi um lindo presente! É um presente vivo, que vai me alegrar muito, durante este ano. Ele é muito importante, pois juntos vamos crescer e aprender muitas coisas. Vocês não podem imaginar a felicidade que sinto em recebê-lo. O que vocês acham que tem aqui nesta caixa?"
- Os alunos ficam curiosos, imaginando o que possa estar na caixa.
- O professor coloca a caixa no canto da sala, e convida cada aluno para ir olhar o presente. Pede que não comentem um com o outro sobre o que viu.
- A medida que eles abrem a tampa e olham para dentro da caixa, eles se vêem refletidos no espelho e cada um tem uma reação diferente.
- Depois que todos olharem a caixa o professor fará um comentário a respeito da alegria em que está ao receber seus alunos durante o ano. Falará que realmente eles são o presente que a escola está dando a ele naquele dia.
- Colher da classe opiniões sobre a sensação que cada um teve ao se ver refletido no espelho.
( sugestões da coleção "A maneira lúdica de ensinar", 2000).
- Demonstrar alegria, carinho, afeto por estar recebendo os alunos.
Como proceder:
- Ela será entregue na porta da sala de aula, ao professor, que deverá recebê-la com grande alegria.
- Depois de abrir a caixa e olhar o presente, o professor, sorridente, comenta com seus alunos:
"Criança, hoje é um dia especial para mim! Recebi um lindo presente! É um presente vivo, que vai me alegrar muito, durante este ano. Ele é muito importante, pois juntos vamos crescer e aprender muitas coisas. Vocês não podem imaginar a felicidade que sinto em recebê-lo. O que vocês acham que tem aqui nesta caixa?"
- Os alunos ficam curiosos, imaginando o que possa estar na caixa.
- O professor coloca a caixa no canto da sala, e convida cada aluno para ir olhar o presente. Pede que não comentem um com o outro sobre o que viu.
- A medida que eles abrem a tampa e olham para dentro da caixa, eles se vêem refletidos no espelho e cada um tem uma reação diferente.
- Depois que todos olharem a caixa o professor fará um comentário a respeito da alegria em que está ao receber seus alunos durante o ano. Falará que realmente eles são o presente que a escola está dando a ele naquele dia.
- Colher da classe opiniões sobre a sensação que cada um teve ao se ver refletido no espelho.
( sugestões da coleção "A maneira lúdica de ensinar", 2000).
Amei a idéia, parabés professora Cláudia.
ResponderExcluirHUM...ADOREI ESSA DINÂMICA DO ESPELHO!!!OBRIGADA POR COMPARTILHAR...2012 ILUMINADO PARA TODOS!!!BJUSSSS N'ALMA...
ResponderExcluirMeu nome é josélia, amei a sugestão, vou fazer com meus alunos, obrigada claúdia.
ResponderExcluirObrigada, por postar atividades muito interessantes e bonitas, aproveitarei algumas, espero que não se importe. Bjs
ResponderExcluirADOREI AS ATIVIDADES DE RECREAÇÃO.vÃO PASSAR TODAS PARA AS MINHAS PROFESSORAS.
ResponderExcluirMARA-PROFESSORA COORDENADORA BRAGANÇA PAULISTA
amei seu blog gostaria que você coloca-se mais dinamica obrigado.
ResponderExcluirAdorei a ideia irei compartilhar com a equipe da qual eu faço parte. Obrigada
ResponderExcluirEmily Lima
Muito bom, gostei e vou recomendar as minhas colegas de trabalho. abraços. Leia.
ResponderExcluiramei a dinâmica.Obrigada pela sugestão....
ResponderExcluirAchei brilhante a idéia...Já tinha participado desta atividade no conselho de ciclo com professores, mas não com alunos.vou copiar...kkkk
ResponderExcluirGostei muito e com sua permissão usarei em meu primeiro dia de aula. Obrigada, PROFESSORA. Que Deus a proteja sempre.
ResponderExcluirparabéns, amei a dinâmica e pretendo fazer com minha turma.
ResponderExcluirparabéns, amei a dinâmica e pretendo fazer com minha turma.
ResponderExcluir