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sexta-feira, 22 de abril de 2022
sábado, 16 de abril de 2022
quinta-feira, 7 de abril de 2022
Projeto didático Páscoa
PROJETO
DIDÁTICO
A
PÁSCOA
31/04/14
a 11/04/14
INSTITUIÇÃO:
TURMA:
TURNOS: Matutino/Vespertino
PROFª: Cláudia
de Oliveira Andrade
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
- Eu, o outro e o nós. ...
- Corpo, gestos e movimentos. ...
- Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
CONCEITOS: “Páscoa” e seus principais símbolos, coordenação motora
fina/grossa, expressão corporal,
conceito longe/perto, gordo/magro e cores.
JUSTIFICATIVA
A proposta do tema
Páscoa é muito importante para o trabalho na educação infantil (Maternal),
porque envolve o exercício da “solidariedade e partilha, visando vivenciar o real sentido desta data
comemorativa.
Pretende-se neste projeto, focar para
os estudantes o verdadeiro sentido da Páscoa dialogando com os mesmos o que
realmente a Páscoa representa do ponto de vista humano, descobrindo assim novos
aspectos que não o de exploração comercial, conduzindo desde cedo o educando á
descoberta das características morais e sociais presentes de forma tão ampla na
trajetória e história de vida de Jesus, porém por muito tempo deixado de lado
e/ou substituídas por noções de capitalismo tradicionalista de consumo
desenfreado.
Portando, este projeto visa
auxiliar o educando em sua formação moral e social que o fará um indivíduo mais
humano e consciente de seu papel enquanto sujeito construtor da sociedade.
OBJETIVO
GERAL: Criar estratégias lúdicas de ensino que contribuem
para ampliar os conhecimentos dos estudantes em relação ao tema “Páscoa” e seus
principais símbolos e significados, promovendo o domínio progressivo das
diferentes linguagens que favoreçam a expressão e a comunicação dos
sentimentos, emoções e idéias das crianças.
HABILIDADES:
Conhecer o significado da
Páscoa e seus símbolos;
·
Vivenciar o sentido da Páscoa;
·
Perceber que é muito bom praticar boas ações e que
isso nos faz indivíduos melhores;
·
Ouvir histórias e textos relacionados ao tema;
·
Realizar atividades que proporcionam integração
entre o grupo;
·
Confeccionar lembranças de Páscoa;
·
Memorizar quadrinhas de coro falado e cantado;
·
Cantar músicas referentes ao tema;
·
Confeccionar cartazes;
·
Desenvolver o raciocínio a atenção e a percepção;
·
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·
Desvencilhar o tema Páscoa do sentido comercial;
·
Socializar com o grupo participando ativamente das
propostas de atividades (brincadeiras) em sala e fora dela;
·
Adquirir o hábito de respeito mútuo de forma
contínua e rotineira;
·
Desenvolver a linguagem oral por meio de
cantigas, contos infantis e conversas informais;
·
Desenvolver a percepção visual e
auditiva dos estudantes por meio de músicas e vídeos;
·
Conhecer alguns principais símbolos da Páscoa
e seus significados por meio de painéis, gravuras e vídeos;
·
Adquirir a compreensão de forma lúdica do
significado do conceito magro/gordo e longe/perto;
·
Conhecer as Vogais;
·
Trabalhar imitações, gestos e expressões;
·
Conhecer as cores por meio de pinturas;
·
Desenvolver a coordenação motora
fina/grossa.
METODOLOGIA
( Procedimentos didáticos)
Conversa informal, em rodinhas,
sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa;
por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de
chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc.
Contar histórias: oralmente, em
cartaz, filme, cd’s, etc.
Atividades artísticas sobre o
tema: colagem, pintura, atividades de escrita: textos, interpretação oral,
ilustração,
Brincadeiras:
coelhinho sai da toca, imitação de animais, etc.
Músicas
infantis: cantar
Algumas
atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala durante a semana.
Será entregue uma lembrancinha
para os estudantes em homenagem ao Dia da Páscoa.
ATIVIDADES
-
cantigas;
- contos
infantis;
- roda da
conversa;
garatujas;
-
pinturas;
- vogais
conceito de Páscoa
- Trabalhar valores: Solidariedade, Respeito, Amor, paz e
partilha;
dança;
- brincadeiras
de equilíbrio corporal (coelhinho sai da toca,
Brincadeira
“Coelhinho sai da toca”:
As crianças formarão
uma toca, duas a duas com as mãos para cima e dentro de cada toca ficava outra
criança que era o coelho. Uns coelhos ou mais, dependendo do número de
crianças, ficam sem toca. A professora diz: "Coelhinho sai da toca!",
as crianças que são coelhos, trocam imediatamente de toca e o coelho que estava
fora, tenta ir para dentro da toca. O coelho que fica sem toca, tenta entrar
numa próxima vez.
Caça aos Ovos
Escondem-se vários ovinhos de Páscoa confeccionados de materiais
reciclados e pede para os estudantes saírem em busca dos mesmos.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Brinquedos,
bola, lençol, boliche, CDs, aparelho de som, massinha de modelar, sulfite,
tinta guache, papel pardo, etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
contínua por meio de registro através da observação diária da criança no
desempenho da aprendizagem frente às atividades propostas, e se houve
concentração, interação com os materiais didáticos, com os colegas e com a
professora.
Projeto didático "Dia do Índio"
TEMA: Dia do Indio
TURMA:
PROFª:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
( X ) O Eu, o Outro e o Nós,
(X )Corpo, gestos, movimentos,
(X )Traços, sons, cores e formas,
(X ) Escuta, fala, pensamento e imaginação,
( X) Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações
CONTEÚDOS: Coordenação motora fina/grossa; sons, expressão corporal, cultura indígena e cores.
INÍCIO DO PROJETO: TÉRMINO:
CONTEÚDOS: Coordenação motora fina/grossa; sons, expressão corporal, cultura indígena e cores.
INÍCIO DO PROJETO: TÉRMINO:
JUSTIFICATIVA:
O tema em destaque “O
Índio”, visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e
nas alunas, sabedores da sua atuação como sujeitos e objetos da História.
A proposta do projeto é
difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando,
além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.
Desta forma, o papel do
professor é o mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas
e produções. Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente,
levando em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de
possibilitar a elas diversos tipos de interações/experiências.
OBJETIVO
GERAL:
Trabalhar o tema “Índio” de diversas
formas lúdicas que favoreçam a compreensão das crianças sobre o modo de vida
indígena e que promova a consciência crítica-reflexiva sobre os povos indígenas
no processo histórico brasileiro.
HABILIDADES:
Criar estratégias de ensino lúdicas que levem
as crianças à:
- Conhecer mais sobre a vida do povo
indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Refletir sobre a influência do branco
na vida do índio;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver o raciocínio e atenção;
- Diferenciar a vida dos índios da vida
do homem branco.
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Conhecer as cores primárias;
- Conhecer formas geométricas (
triângulo, retângulo e quadrado);
Compreender o conceito de longe e perto.
ATIVIDADES:
Leituras informativas; Recreativas; Poéticas; Contos; Cantigas; Pinturas; Colagem;Recortes; Trabalhos manuais indígenas ( cocar,
lembrancinha, colar, flecha, maracá).
METODOLOGIA:
As atividades serão
desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e criança.
Serão promovidas
diversas atividades de origem indígena com as crianças. Algumas atividades
serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Serão confeccionados
juntamente com as crianças diversos objetos de origem indígena.
RECURSOS:
Sulfite, EVA, cola,
tesoura, cartolina, papel manilha, lápis de cor, tinta guache, CDs, aparelho de
som, televisão, etc.
CULMINÂNCIA:
Será feita uma
exposição de todas as atividades realizadas pelos alunos durante o
desenvolvimento do projeto para as demais turmas.
AVALIAÇÃO:
No decorrer dos
trabalhos, observar-se-á o interesse dos alunos, em todas as atividades
propostas e deve ocorrer uma atenção especial para aqueles que se mostrarem
desinteressados ou apáticos às mesmas. Será feito um registro das perguntas e
opiniões dos alunos em relação ao tema em destaque.
O que (não) fazer no Dia do Índio
Na data em homenagem aos primeiros habitantes do
Brasil, uma série de estereótipos e preconceitos costuma invadir a sala de
aula. Saiba como evitá-los e confira algumas propostas de especialistas de
quais conteúdos trabalhar
O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril no Brasil para lembrar a data
histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista
Interamericano. O evento quase fracassou nos dias de abertura, mas teve sucesso
no dia 19, assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo
de lado e apareceram para discutir seus direitos, em um encontro marcante.
Por ocasião da data, é comum encontrar nas escolas comemorações com fantasias, crianças pintadas, música e atividades culturais. No entanto, especialistas questionam a maneira como algumas dessas práticas são conduzidas e afirmam que, além de reproduzir antigos preconceitos e estereótipos, não geram aprendizagem alguma. "O índigena trabalhado em sala de aula hoje é, muitas vezes, aquele indígena de 1500 e parece que ele só se mantém índio se permanecer daquele modo. É preciso mostrar que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós, 'brancos'", diz a coordenadora de Educação Indígena no Acre, Maria do Socorro de Oliveira.
Por ocasião da data, é comum encontrar nas escolas comemorações com fantasias, crianças pintadas, música e atividades culturais. No entanto, especialistas questionam a maneira como algumas dessas práticas são conduzidas e afirmam que, além de reproduzir antigos preconceitos e estereótipos, não geram aprendizagem alguma. "O índigena trabalhado em sala de aula hoje é, muitas vezes, aquele indígena de 1500 e parece que ele só se mantém índio se permanecer daquele modo. É preciso mostrar que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós, 'brancos'", diz a coordenadora de Educação Indígena no Acre, Maria do Socorro de Oliveira.
Saiba o que fazer e o que não fazer no Dia do Índio:
1. Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.
1. Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.
Faça uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos, vídeos, música e a
vasta literatura de contos indígenas. "Ser índio não é estar nu ou
pintado, não é algo que se veste. A cultura indígena faz parte da essência da
pessoa. Não se deixa de ser índio por viver na sociedade contemporânea",
explica a antropóloga Majoí Gongora, do Instituto Socioambiental.
2. Não reproduza preconceitos em sala de aula, mostrando o indígena como um ser à parte da sociedade ocidental, que anda nu pela mata e vive da caça de animais selvagens
Mostre aos alunos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.
3. Não represente o índio com uma gravura de livro, ou um tupinambá do século 14
Sempre recorra a exemplos reais e explique qual é a etnia, a língua falada, o local e os costumes. Explique que o Brasil tem cerca de 230 povos indígenas, que falam cerca de 180 línguas. Cada etnia tem sua identidade, rituais, modo de vestir e de se organizar. Não se prenda a uma etnia. Fale, por exemplo, dos Ashinkas, que têm ligação com o império Inca; dos povos não-contatados e dos Pankararu, que vivem na Zona Sul de São Paulo.
4. Não faça do 19 de abril o único dia do índio na escola
A Lei 11.645/08 inclui a cultura indígena no currículo escolar brasileiro. Por que não incluir no planejamento de História, de Língua Portuguesa e de Geografia discussões e atividades sobre a cultura indígena, ao longo do ano todo? Procure material de referência e elabore aulas que proponham uma discussão sobre cultura indígena ou sobre elementos que a emprestou à nossa vida, seja na língua, na alimentação, na arte ou na medicina.
5. Não tente reproduzir as casas e aldeias de maneira simplificada, com maquetes de ocas
"Oca" é uma palavra tupi, que não se aplica a outros povos. O formato de cada habitação varia de acordo com a etnia e diz respeito ao seu modo de organização social. Prefira mostrar fotos ou vídeos.
6. Não utilize a figura do índio só para discussões sobre como o homem branco influencia suas vidas
Debata sobre o que podemos aprender com esses povos. Em relação à sustentabilidade, por exemplo, como poderíamos aprender a nos sentir parte da terra e a cuidar melhor dela, tal como fazem e valorizam as sociedades indígenas?
2. Não reproduza preconceitos em sala de aula, mostrando o indígena como um ser à parte da sociedade ocidental, que anda nu pela mata e vive da caça de animais selvagens
Mostre aos alunos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.
3. Não represente o índio com uma gravura de livro, ou um tupinambá do século 14
Sempre recorra a exemplos reais e explique qual é a etnia, a língua falada, o local e os costumes. Explique que o Brasil tem cerca de 230 povos indígenas, que falam cerca de 180 línguas. Cada etnia tem sua identidade, rituais, modo de vestir e de se organizar. Não se prenda a uma etnia. Fale, por exemplo, dos Ashinkas, que têm ligação com o império Inca; dos povos não-contatados e dos Pankararu, que vivem na Zona Sul de São Paulo.
4. Não faça do 19 de abril o único dia do índio na escola
A Lei 11.645/08 inclui a cultura indígena no currículo escolar brasileiro. Por que não incluir no planejamento de História, de Língua Portuguesa e de Geografia discussões e atividades sobre a cultura indígena, ao longo do ano todo? Procure material de referência e elabore aulas que proponham uma discussão sobre cultura indígena ou sobre elementos que a emprestou à nossa vida, seja na língua, na alimentação, na arte ou na medicina.
5. Não tente reproduzir as casas e aldeias de maneira simplificada, com maquetes de ocas
"Oca" é uma palavra tupi, que não se aplica a outros povos. O formato de cada habitação varia de acordo com a etnia e diz respeito ao seu modo de organização social. Prefira mostrar fotos ou vídeos.
6. Não utilize a figura do índio só para discussões sobre como o homem branco influencia suas vidas
Debata sobre o que podemos aprender com esses povos. Em relação à sustentabilidade, por exemplo, como poderíamos aprender a nos sentir parte da terra e a cuidar melhor dela, tal como fazem e valorizam as sociedades indígenas?
Consultoria:
Maria do Socorro de Oliveira, coordenadora de Educação Escolar Indígena d a Sec. De Educação do estado do Acre Majoí Gongora, Antropóloga do programa de Povos Indígenas do Brasil do Instituto Socioambiental
O site do Instituto Socioambiental mantém o projeto Povos Indígenas no Brasil que traz uma descrição de várias etnias com uma versão para crianças, com jogos e animações e também uma Sala do Professor
A temática indígena na escola, de Aracy Lopes da Silva, no Domínio Público.
Maria do Socorro de Oliveira, coordenadora de Educação Escolar Indígena d a Sec. De Educação do estado do Acre Majoí Gongora, Antropóloga do programa de Povos Indígenas do Brasil do Instituto Socioambiental
O site do Instituto Socioambiental mantém o projeto Povos Indígenas no Brasil que traz uma descrição de várias etnias com uma versão para crianças, com jogos e animações e também uma Sala do Professor
A temática indígena na escola, de Aracy Lopes da Silva, no Domínio Público.
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