PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
sexta-feira, 22 de abril de 2011
projeto didático "Alimentação"
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:
ENDEREÇO:
MUNICIPIO:
TEMA DO PROJETO: Alimentação
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral, Linguagem Escrita, Natureza/Sociedade, Matemática e
Arte
TURMA: Pré – Escolar
TURNO: vespertino
PERÍODO: INÍCIO: TÉRMINO:
PROFESSOR (A):
DIREÇÃO:
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como finalidade desenvolver um trabalho pedagógico em sala sobre a importância de uma boa alimentação em todas as fases do ciclo da vida.Neste âmbito, o projeto, cujo fundamento é promover a consciência dos educandos em relação a uma alimentação e hábitos alimentares saudáveis, consisti em desenhar um programa de Educação Alimentar dirigido a alunos do Pré-Escolar designado por “Saber comer para melhor viver”, sobre o qual foi testada a sua eficácia no desenvolvimento de conhecimentos, opiniões e comportamentos saudáveis no que diz respeito à alimentação.
Do ponto de vista educacional sabe-se que atitudes favoráveis ou desfavoráveis à saúde são construídas desde a infância, pela identificação com valores observados em modelos externos ou em grupos de referência (PCN - temas transversais, 1998). A escola, nesse sentido, cumpre papel destacado na formação dos cidadãos para uma vida mais saudável, na medida em que ao lidar com a alimentação/saúde a escola pode incluir ou não no seu cotidiano, ações e discussões permanentes e sistematizadas sobre o tema.
OBJETIVO GERAL
O projeto pretende conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável sem perder o prazer de comer.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Levar os alunos à:
- Valorizar uma boa alimentação;
- Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade;
- Encarar a necessidade de comer legumes, verduras e frutas como uma opção de saúde de forma espontânea e não forçada pelos pais
- Saber preparar uma receita adequadamente;
- Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções;
- Montar um cardápio semanal;
- Utilizar os cuidados com a higiene alimentar e seus benefícios;
- Adquirir hábitos para uma boa alimentação;
- Prevenir-se das doenças transmitidas por alimento;
- Conscientizar dos perigos dos corantes e alimentos industrializados;
- Saber conservar os alimentos na época da safra;
- Utilizar horta doméstica;
- Identificar os nutrientes, suas fontes e funções.
ORGANIZAÇÃO DA SALA:
Os alunos poderão trabalhar em grupos de 4 alunos, em dupla ou individual de acordo com as atividades que serão propostas.
METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS:
A proposta metodológica baseia-se nos trabalhos de Piaget e Vigotsky, uma metodologia de ensino construtivista, respeitando as etapas de desenvolvimento da criança; sob a forma de projetos de ensino e de pesquisa.
· Procedimentos Metodológicos:
- Leituras diversas.
- Músicas.
- Poesia.
- trabalhos de Arte.
- Cardápios.
- Tabelas.
- Atividades de matemática.
- Pesquisas.
- Entrevistas.
- Receitas.
- Desenhos.
- Murais.
- Propagandas.
RECURSOS
- Livros;
- Revistas;
- Papel Pardo;
- Tesoura;
- Cola;
- Passeios;
- Micro Sister;
- DVD;
- Giz;
- Lousa;
- Sulfite;
-Tinta guache;
- Massinha de modelar;
- Lápis de Cor;
- Canetinhas;
- E.V.A;
-Cartolina.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá paralelamente as atividades desenvolvidas, onde o professor avaliará qualitativamente o grau de participação, envolvimento, colaboração e compreensão ao assunto.
A avaliação será um processo cumulativo à aquisição de conhecimentos e mudanças de atitudes para com a conscientização sobre a vida dos animais vertebrados ( animais domésticos e selvagens).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- CASTORINA, José Antônio; FERREIRA, Emília; LERSNER, Delia; OLIVEIRA, Marta Kohl de Piaget e Vigotsky. Novas contribuições para debate. Ática. São Paulo: 1998.
Exploração dos objetos e brincadeiras
Atividade Permanente
Ampliando o brincar
ConteúdoExploração dos objetos e brincadeiras
Objetivos - Enriquecer o faz-de-conta com diversos tipos de brinquedos.
- Desenvolver a brincadeira.
- Promover a interação entre os colegas.
- Desenvolver a brincadeira.
- Promover a interação entre os colegas.
Mais sobre creche
Tempo estimado Livre.
Material necessário Objetos do dia-a-dia e brinquedos industrializados, artesanais ou feitos de sucata.
Desenvolvimento
1ª etapa
Organize os brinquedos na sala da maneira que achar mais conveniente - uma sugestão é integrar os objetos do dia-a-dia (vassouras, pneus, pedaços de tecido etc.) a todos os modelos de brinquedos disponíveis. Apresente o ambiente aos pequenos, fazendo-os perceber que existem outros tipos de brinquedos além dos industrializados. Se houver produtos artesanais, conte à turma como foram feitos. Se possível, leve itens da própria coleção de infância (bonecas, piões, carrinhos), explicando como você brincava quando criança.
2ª etapa
Deixe todos agirem livremente, reorganizando o ambiente ou imaginando outros usos para os móveis que você concebeu. Aproveite para investigar que tipo de brincadeira eles inventam. Evite a abordagem direta: prefira a observação, que servirá de base para ampliar o faz-de-conta.
Avaliação Preste atenção à interação e à socialização entre as crianças e às formas como imitam, reproduzem e recriam as normas e os costumes que observam no meio em que vivem. Use essas observações para criar objetos diferentes.
Material necessário Objetos do dia-a-dia e brinquedos industrializados, artesanais ou feitos de sucata.
Desenvolvimento
1ª etapa
Organize os brinquedos na sala da maneira que achar mais conveniente - uma sugestão é integrar os objetos do dia-a-dia (vassouras, pneus, pedaços de tecido etc.) a todos os modelos de brinquedos disponíveis. Apresente o ambiente aos pequenos, fazendo-os perceber que existem outros tipos de brinquedos além dos industrializados. Se houver produtos artesanais, conte à turma como foram feitos. Se possível, leve itens da própria coleção de infância (bonecas, piões, carrinhos), explicando como você brincava quando criança.
2ª etapa
Deixe todos agirem livremente, reorganizando o ambiente ou imaginando outros usos para os móveis que você concebeu. Aproveite para investigar que tipo de brincadeira eles inventam. Evite a abordagem direta: prefira a observação, que servirá de base para ampliar o faz-de-conta.
Avaliação Preste atenção à interação e à socialização entre as crianças e às formas como imitam, reproduzem e recriam as normas e os costumes que observam no meio em que vivem. Use essas observações para criar objetos diferentes.
fonte: Revista Nova Escola.
quinta-feira, 10 de março de 2011
domingo, 13 de fevereiro de 2011
Projeto "Circo"
Turma: Maternal II Turno: Vesp.
Profª: Cláudia de Oliveira Andrade
Título do Projeto: O Circo
Início: Término:
Justificativa:
Este projeto visa destacar para os alunos as principais características sobre o Circo e sua influência na vida de todos nós. O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo. Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de atividades que mostram o rico Mundo do circense tais como: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches, entre outras que despertem a curiosidade dos educandos em relação ao tema em destaque. É importante que as crianças conheçam o universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem.
Portanto, o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.
Fundamentação Teórica:
O circo é um espetáculo popular muito antigo, teve origem em povos viajantes.
O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a platéia. Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.
Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc.
Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.
Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens. Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas. O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas. Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam. Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina.
O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades.
O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada.
Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos. O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!
Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas!
Objetivo Geral:
Possibilitar através do lúdico o conhecimento dos educandos das diversas faixas etárias acima sobre a vida circense, desenvolvendo dessa forma as diferentes linguagens e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica da instituição.
Objetivos específicos
- Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
- Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
- Promover o contato com cores, formas e tamanhos, construindo nações sobre esses atributos;
- Valorização da arte circense;
- Aquisição de conhecimentos sobre a história do circo;
- Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo;
- Identificar as semelhanças e diferenças entre os animais do circo;
- Identificar as ações de um integrante de um circo;
- Conhecer como vive a família circense;
- Conhecer os principais animais existente no circo (domésticos, selvagens, aquáticos).
Procedimentos didáticos:
Linguagem oral:
- Conversa informal sobre circo.
- Narrar histórias sobre o circo;
- Verbalizar hipóteses estabelecendo relações mentais com os contos relacionados com o tema em destaque.
- Assistir fita de vídeo sobre o circo.
Linguagem Escrita:
Levar os alunos à:
- Ter contato com diferentes desenhos relacionados com o circo ( palhaço, elefante, trapezista, leão, macaquinho);
- Ter contatos com diferentes tipos de textos relacionados com o tema acima;
Linguagem Sonora/ Musical:
Levar os alunos à:
-Desenvolver a expressão corporal através de cantigas infantis relacionadas com o tema em destaque;
- Desenvolver a sociabilização em sala de aula;
- Desenvolver a audição e a percepção através da música.
Linguagem Plástica:
Levar os alunos à:
- Realizar colagem e pinturas relacionadas com o tema em destaque.
Metodologia e Atividades didáticas:
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno.
• Confeccionar uma tenda do circo e deixar eles pintarem com guache;
• Equilibar bola no ar;
• Dvd da xuxa 5;
• Equilibrar em cordas fixadas no chão, dar cabalhotas;
• Desenhar o equilibrista e colocar a bolinhas de papel crepom deixar eles amassarem as bolinhas;
• Acertar na boca do palhaço a bola;
• Animais que tem no circo (cartazes);
• Equilibrar-se sobre vários objetos: corda, banco, linhas;
• Contação de histórias com o auxílio de fantoches, livros e fantasias dos personagens do circo;
• Personagens do circo em gravuras;
• Confeccionar um fantoche de palhaço em saco de papel;
• Assistir a um número de circo.
• Fazer pintura com molde vazado dos animais;
• Músicas e filmes;
• Construir com as crianças móbiles referentes ao tema;
• Confeccionar o chapéu do palhaço;
• Explorar comidas do circo, como pipoca, acompanhando o procedimento de preparo da mesma, o som, e sua transformação;
• Explorar objetos de sopro utilizados no circo, como apitos e bolinhas de sabão;
• Confecção da gravata do palhaço;
Recursos didáticos:
Papel manilha, cola quente, CD, aparelho de som, televisão, DVD, máquina digital, sulfite, giz de cera, lápis de cor, pincel, EVA, cartazes etc.
Culminância:
Montar um painel com as atividades realizadas em sala, durante o desenvolvimento do projeto.
Avaliação:
A avaliação será feita através de registros (escrito e fotográfico) por parte da professora frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.
Planejamento semanal do projeto "Circo"
DIREÇÃO:
TURMA: Maternal II
Profª: Cláudia
Turno: vesp.
DISCIPLINAS: Linguagem Sonora/ Musical, Linguagem Oral e Linguagem Plástica.
CONTEÚDOS: Contos Infantis, Cantigas infantis, pintura e colagem.
OBJETIVOS: Levar os alunos à:
- conhecer mais sobre a vida do Circo;
- valorizar e respeitar os profissionais que atuam no Circo;
- incentivar a criatividade;
- desenvolver a expressão corporal;
- desenvolver a coordenação motora fina;
- conhecer as cores primárias;
- ampliar a linguagem oral;
- adquirir o gosto pelos contos infantis.
METODOLOGIA ( PROCEDIMENTOS):
As atividades serão desenvolvidas em grupos e de forma individual com a interação do professor em sala.
1º momento: círculo da conversa e oração da tarde ( Pai Nosso).
2º momento: cantigas infantis;
3º momento: atividades programadas (brincadeiras, pintura, colagem entre outras conforme o plano de aula).
4º momento: lanche
5º momento: brincadeiras livres com a interação professor-aluno ( casinhas, jogos de montar, entre outros)
6º momento: espera dos pais
1º DIA ( segunda- feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis em anexo.
2º momento: pintura com giz de cera no sulfite.
3º momento: lanche
4º momento: brincadeiras livres ( boliche, carrinhos, bonecas etc.)
5º momento: jogos pedagógicos de montar e espera dos pais.
2º DIA ( terça-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis.
2º momento: conto infantil sobre o Circo em anexo..
3º momento: lanche
4º momento: brincadeira com as crianças no pátio ( equilibrar-se sobre linha no chão).
5º momento: quebra-cabeça e espera dos pais.
3º DIA ( quarta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: colagem de bolinhas de crepom na gravura de animais do circo.
3º momento: lanche
4º momento: brincadeiras de cantos.
5º momento: contos infantis e espera dos pais.
4º DIA ( quinta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: educação física ( hora-atividade )
3º momento: lanche
4º momento: DVD infantil CD Xuxa 5 “ Circo”.
5º momento: jogos de montar e espera dos pais.
5º DIA ( sexta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: colagem gravura do palhaço
3º momento: lanche
4º momento: brincadeira no pátio “acertar boca do palhaço”.
5º momento: hora atividade
RECURSOS:
CDs; pincel; televisão; aparelho de som; sulfite; tinta guache; crepom; EVA; cola; fita larga, papel manilha e cola branca.
AVALIAÇÃO DA SEMANA:
A avaliação será através de registro diário por parte da professora do desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno durante as atividades propostas em sala de aula.
“Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade.” ( Paulo Freire)
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Atividades de Matemática
Atividades de Matemática: "Atividades Avaliativas de Matemática - Enviada pela professora Alexandra!
"
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)
Marcadores
+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL
300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar
7 de setembro- Independência do Brasil
A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil
abertura de cadernos
Acolhimento e adaptacão na educação infantil
Acolhimento e adaptação na educação infantil
Água
Alfabelo; Sílabas
alfabetização
Alfabeto
alfabeto maiúsculo e minúsculo;
Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar
Alimentação
Animais
Animais colorir
Apostila com Atividades para o 4º Ano
Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar
aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza
arquivos pedagógicos magistério (concursos)
Arte Abstrata
Arte na Educação Infantil
Artigo competências socioemocionais da BNCC
Artigo Dislexia
Artigo:
Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil
Artigo: Em um espaço externo bem organizado
Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil
artigos
Árvore do Alfabeto
Atividade Dia do Circo
atividade leitura/interpretação e ortografia
Atividade lúdica
atividade poema
atividades alfabetização
atividades conceitos
Atividades coordenação motora fina
Atividades cruzadinhas alfabetização
Atividades de adição
Atividades de leitura de texto
Atividades de produção de texto
Atividades Dia da Escola
atividades Dia das Mães
Atividades Dia dos Pais
Atividades Festa Junina
Atividades lúdicas
atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo
atividades ortográficas; atividades alfabetização
atividades parlendas
Atividades produção de texto
Atividades Silábicas em PDF baixar
Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF
Atividades: Antônimos
Atividades: Minha Idade (E.I)
Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II
Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa
BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências
BNCC Educação Infantil
Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo
Bordas coloridas
Brincadeiras
Caderno de Atividades das Vogais
cadernos decorados
calendário do aluno
calendários
capinhas de atividades
Carnaval
Cartaz Silábico
cartões boas férias
cartões natalinos
cartões Páscoa; Páscoa
COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade)
conceito: Dia e Noite
Consciência Negra
Conteúdos Anual
Conto infantil
Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas
contos infantis
Contos infantis com o tema Páscoa
contos infantis folclore
Contos infantis indígenas
Convites
Cores
Corpo Humano
crachás
Creche
decoração sala de aula
Dengue
Dia da Água
Dia da Árvore
Dia da Bandeira
Dia da Escola
Dia da Mulher
Dia da Vovó
Dia das Crianças
Dia das Mães
Dia do Artista Plástico
Dia do Circo
Dia do Indio
Dia do Índio
Dia do Planeta
Dia do Professor
Dia do Soldado
Dia dos Pais
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial da Água
Diferenças entre Piaget
Diversidade na educação infantil
Ed. Infantil (0 a 3)
educação infantil
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
Escola
Escrita Pré-Escola
Estações do Ano
Família
Fantoches
Festa Junina
Fichas Alfabeto
Fichas de Leitura e Sílabas Complexas
fichas numerais; matemática
figuras geométricas
Folclore
Higiene
História
História de MS
Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal
Identidade e Autonomia
Independência do Brasil
Inglês
interpretação e ortografia
Jogo da memória alfabeto
jogos pedagógicos
lembrancinhas
lembrancinhas Dia das Crianças
lembrancinhas Dia das Mães
lembrancinhas Dia dos Pais
lembrancinhas Dia Internacional da Mulher
lembrancinhas Festa julina
lembrancinhas Natal
lembrancinhas Páscoa
lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas
lembrancinhas volta às aulas
Lingua Portuguesa
Linguagem Escrita
Linguagem Oral
Linguagem Oral/Escrita
Literatura de Cordel
Livrinho Turma da Mõnica os números
Livros com o tema Pai
Máscaras
matematica
matemática
matemática educação infantil
Meio Ambiente
Meios de comunicação
Meios de Transportes
mensagem Boas Férias
mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher
modelo de fichas dados da criança
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
Modelo Registro Diário
modelo relatório psicopedagógico
Modelos de Pareceres Descritivos
Molde de números
Moldes
Moldes de letras
Moldes numerais
Monteiro Lobato
Movimento
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
Mural Dia do Índio
Música na Escola
música/movimento
musicalidade
musiquinhas para baixar
Natal
Nome
Novas Regras Ortográficas
numerais e quantidades
Objetos e Seres Vivos
organização das atividades na educação infantil
os pequenos trabalham a colaboração
Painéis com o tema Dia dos Pais
Painéis Dia dos Pais
painel Dia do Circo
Painel Sejam-Vindos
papel cartas com bordas natalinas; Natal
parlenda
Parlendas
Páscoa
Piaget
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
Planejamento Anual de Ensino
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
Planos de Aula
Planos de Trabalho educação infnatil
Porta-lápis
Pré II
Primavera
projeto didático "Nome próprio"
Projeto Didático Dia das Crianças
projeto didático Dia do Indio
Projeto Didático Folclore
Projeto didático Parlendas
Projeto Didático Páscoa
Projeto Didático Volta às Aulas
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Projeto didático: A primavera
Projeto didático: Brincando com o Folclore
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
Projeto didático: Eu e Minha Família
projeto didático: Identidade
Projeto didático: Literatura Infantil
Projeto didático: Meu querido Papai
projeto didático: Natal
Projeto didático: O Circo
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
Projeto didático: Todos no combate à dengue
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
Projeto Volta às Aulas
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
projetos didaticos
projetos didáticos
receita de massinha de modelar
recursos voisuais concretos para a educação infantil
Rotina
Semana da Pátria
Semana Nacional do Trânsito
sentidos
sequência numérica
Seres Vivos
Simulado das Teorias Psicognéticas
Sítio do Pica Pau Amarelo
Slide
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
Slide BNCC para a Educação Infantil
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
Slide Deficiência Visual
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
Slide Planejamento de Ensino
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
Tabela para Notas
texto e interpretação
Tinta caseira
Tipos de Moradia
Trânsito
Vídeo Conto Infantil: Palavras
Vídeo:
Vídeos Contos Infantis
Vídeos didáticos
Viseiras
volta às aulas
Volta às Aulas Anos Iniciais
VYgotsky
Vygotsky e Wallon
Wallon