INSTITUIÇÃO:
TURMAS: MaternaI I/II e Pré-Escolar
TURNO: Matutino e
Vespertino
PROFESSOR(ES):
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:
TEMA DO PROJETO: A Primavera
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Início: ...../....../......... Término: ......./......../.........
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamentos e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
TEMAS
- Características da
estação do ano “Primavera”;
-Características
relacionadas com a estação do ano Primavera;
-Elementos da
natureza necessários para o crescimento das flores; (água, sol e terra);
- Vogais;
-Numerais: 0
à 10;
- Garatujas;
-Cores;
- Contos infantis;
-Músicas infantis
relacionadas com o tema “Primavera”.
JUSTIFICATIVA
A medida em que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na
natureza, utilizando seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente
tudo aquilo que deseja. O uso indevido dos recursos não renováveis ou a
poluição dos recursos renováveis são fatores que ameaçam a sobrevivência dos
seres. Existem vários fatores que contribuem para a degradação da natureza, são
eles: esgotamento do solo, poluição sonora provocada por barulho de automóveis,
máquinas etc, poluição do ar da água e dos solos, destruição da camada de
ozônio e muitos outros.
Este projeto busca formar o senso crítico na criança, estimulando-a
retirar da natureza somente o que é necessário para sua sobrevivência,
mostrando para as crianças que o meio ambiente não pertence a elas, mas que elas
estão inseridas nele.
O cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive precisa mudar sua
forma de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.
O pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã, se não formar
uma consciência da importância de cuidar da natureza com cautela, irá agir de
forma mesquinha, utilizando a natureza de forma desordenada e gananciosa, se
for responsável e consciente irá se integrar ao meio ambiente, tornando-se
parte dele só retirando dele aquilo que realmente necessita.
Nós educadores devemos buscar a construção de uma consciência crítica
pelos alunos, de modo a formar cidadãos éticos e humanos. É muito importante
orientar as crianças a lidar com a natureza, tendo como objetivo despertar nos
pequenos uma postura crítica frente à realidade das informações e os valores
trazidos de casa ou veiculados pela mídia, pois os assuntos ambientais não são
apenas de interesse individual, mas do coletivo, ou seja, são de interesse
planetário.
Este projeto busca ampliar as noções já elaboradas das crianças sobre o
meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois a gente só protege e cuida
daquilo que conhece e ama, é mais do que ensinar a criança a não poluir é
educar o pequeno para que corrija aquele que ainda não aprendeu a tratar a
natureza com o respeito que ela merece.
Como nos dias de hoje estamos sempre com pouco tempo para
realizarmos todas as tarefas que precisamos fazer, tendo pouco ou nenhum tempo
dedicado a cuidar da boa alimentação, descanso e lazer, as indústrias criam
novos meios de “facilitar” nossa vida, fabricando produtos em embalagens
descartáveis que consomem matéria-prima e arrasam a natureza, cabe ao educador
despertar na criança o patrulheiro ambiental, que irá fiscalizar e proteger a natureza.
OBJETIVO GERAL
Despertar o interesse pela preservação da natureza, assim como, as
formas de vida e sua sobrevivência, observando o meio natural desenvolvendo a
curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
HABILIDADES:
-Desenvolver a
percepção sensório-motora, a observação, a apreciação do meio; ambiente externo
e interno;
-Desenvolver a coordenação motora grossa e fina;
-Observar o ambiente em que se vive;
-Desenvolver a curiosidade e a prática investigativa;
-Desenvolver a coordenação motora grossa e fina;
-Observar o ambiente em que se vive;
-Desenvolver a curiosidade e a prática investigativa;
- Compreender sobre
as principais características da estação do ano “Primavera”;
-Ampliar a linguagem
oral;
-Estimular a
criatividade;
-Desenvolver a
atenção e o raciocínio
-Desenvolver a
percepção auditiva e visual;
-Compreender sobre os
principais cuidados com as plantinhas.
METODOLOGIA
(PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS):
Serão formadas rodas das conversas informais, atividades com materiais
recicláveis, músicas, contos infantis, textos informativos, produções textuais,
murais, etc.
Na primeira semana serão realizadas atividades de pinturas no sulfite,
cantigas e conto infantil com o tema em destaque. Os estudantes realizarão um
passeio interno no gramado do CMEI para conhecer algumas plantinhas (flores) e
suas principais características (cores, caule, folhas etc.).
Na segunda semana serão realizadas atividades no papel pardo (painel
primavera), utilizando-se diversos materiais recicláveis, como também serão
contadas historinhas, cantigas e brincadeiras no gramado.
Algumas atividades
serão realizadas em sala e outras extraclasse.
ATIVIDADES:
Atividades orais e
escritas;
Plantio de diferentes
mudas flores;
Jogo da Memória,
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Pinturas e Recortes;
Materiais recicláveis
(sucatas);
Histórias;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores
trabalhadas;
Massinha de modelar;
Confecção de
painéis;
Poemas e
Brincadeiras.
RECURSOS DIDÁTICOS
Papéis (sulfite,
cartolina, color set, jornal, crepom, laminado, papel pardo etc.). Palitos de
churrasco; Sucatas (garrafa pet de
diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos). Tesoura com ponta
arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa,
régua, gliter, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão,
pincel, E.V.A e mudas de flores.
CULMINÂNCIA
Serão expostas algumas atividades referentes ao projeto no saguão da
instituição para as demais turmas visualizarem e se interagirem com o tema em
destaque. Também, será entregue aos estudantes um vasinho decorado contendo flores
naturais, e com uma mensagem sobre a importância da estação primavera na vida
dos seres vivos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada por meio de registros descritivos durante
todo o desenvolvimento do projeto, levando em consideração a participação dos
estudantes frente às atividades propostas com o tema em destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!