PIAGET
ESQUEMAS
DE CONHECIMENTO:
-ASSIMILAÇÃO: incorporar as
experiências ou objetos às estratégias ou conceitos já existentes;
-ACOMODAÇÃO: modificação e ajustamento dos esquemas em função de
novas experiências ou informações;
-EQUILIBRAÇÃO: é o fator essencial e
determinante no desenvolvimento do sujeito ao processo de adaptação ao meio
em que vive.
ESTÁGIOS
DE DESENVOLVIMENTO:
-SENSÓRIO-MOTOR: do nascimento a cerca
de 18-24 meses;
-PRÉ-OPERATÓRIO: aproximadamente entre 2 e 6/7
anos;
-OPERATÓRIO CONCRETO: aproximadamente
7/8 até os 11/12 anos;
-OPERATÓRIO FORMAL: a partir de 11/12 anos em
diante.
IMPLICAÇÕES
PEDAGÓGICAS: A aprendizagem depende do processo de
desenvolvimento cognitivo; O papel da escola é dar à criança oportunidade de
agir sobre os objetos de conhecimento; O papel do professor um
agente facilitador e desafiador de seus processos de elaboração; A criança é
quem constrói seu próprio conhecimento.
|
Vigotsky
Vigotsky
levantou a questão da relação entre ensino e a aprendizagem escolar e
desenvolvimento cognitivo. Ele fala muito da escola, dos professores e da
interação pedagógica. Para Vigotsky, a criança nasce inserida num meio
social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a
linguagem na interação com os outros.
CONCEITOS CENTRAIS
Abordagem
Histórico/Social; Forma de produção de trabalho humano > cultura; Mundo
Histórico / Sujeito Histórico.
DO BIOLÓGICO PARA O HISTÓRICO SOCIAL:
-OS
INSTRUMENTOS: tudo que se interpõe entre o homem e o ambiente, ampliando e
modificando suas formas de ação;
-OS
SIGNOS: tudo que é utilizado pelo homem para representar, evocar ou tomar
presente o que está ausente constitui um signo: a palavra, o desenho e os
símbolos.
-INTERNALIZAÇÃO processo
interno de reconstrução de uma operação externa;
-INTERPSICOLÓGICO
relação entre indivíduos; - INTRAPSICOLÓGICO
– conexões com o que já temos de construção de conceitos.
PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO MUNDO CULTURAL: -LINGUAGEM
- A linguagem socializada; Linguagem egocêntrica; Fala interna;
-O OUTRO
SOCIAL - A interação social é a base do processo de aprendizagem humana;
-A
METACOGNIÇÃO – A Fala interna.
-DESENVOLVIMENTO
E APRENDIZAGEM - O aprendizado impulsiona o desenvolvimento: Nível (Zona) de
desenvolvimento real > capacidade de realizar tarefas de forma
independente; Zona de desenvolvimento
proximal: é o que está em processo
de amadurecimento, o que ainda não construí e não construo sozinho;
-INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA - O conhecimento na sala de aula é um processo social e
compartilhado; O professor serve como guia no processo da aprendizagem;
o aluno é o sujeito da aprendizagem, aquele que aprende junto ao outro.
|
Wallon
Segundo
Wallon, a gênese da inteligência é biológica e social, ou seja, o ser humano
é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da
cultura. Seu projeto teórico foi estudar a gênese dos processos que
constituem o psiquismo humano.
Considerava
que a escola deveria perceber a criança como um ser total, concreto e ativo e
de manter-se em contato com o meio social.
CONCEITOS CENTRAIS:
Estágios
do Desenvolvimento Mental:
1º Estágio: impulsivo-emocional, ocorre
no 1° ano de vida.;
2º Estágio -Sensório-motor e projetivo: vai até
os 3 anos;
3º Estágio - Personalismo : dos 3
aos 6 anos;
4º Estágio - Categorial :
(6-11/12 anos);
5º Estágio - Predominância funcional; Emoção:
a afetividade precede nitidamente o aparecimento das condutas; O Movimento:
as necessidades cinéticas, de movimento, e as necessidades posturais são
imprescindíveis ao desenvolvimento infantil;
CONTRIBUIÇÕES
O papel
do outro na construção do conhecimento é indiscutível. O professor deixa de
ser o agente exclusivo na formação das crianças. A interação com as outras
crianças assume um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem de
cada uma delas. O movimento é imprescindível ao desenvolvimento da
criança. A brincadeira assume um lugar essencial no desenvolvimento da
criança. A emoção ocupa um lugar privilegiado no desenvolvimento do sujeito,
em especial da criança; os conflitos, crises e contradições são pontos
fecundos para a compreensão da pessoa humana.
SEMELHANÇAS
E DIFERENÇAS
Em
relação a construção do conhecimento, para
Piaget o conhecimento se dá a partir da relação do sujeito com o objeto
dependendo do grau de desenvolvimento das suas estruturas cognitivas. Para Vygotsky que focou sua teoria na
escola deixando claro os seguintes aspetos: Primeiro que o ser humano era um
ser Filogenético, fazia parte de uma espécie; segundo que esse ser humano
também era Ontogenético, nascia, crescia e morria; e que esse também era
Microgenético, que por mais que sejam parecidos em alguns aspectos existem
fatores genéticos individuais desse individuo. Para Wallon o desenvolvimento se dá também em estágios mas que
são diferentes da Teoria Piagetiana. Wallon além de dar importância ao corpo da
criança e a maturação biológica, considera importantíssima a emoção sendo a
mesma fator principal em sua teoria, a observação é o método
primordial, é a tentativa de entender o processo de desenvolvimento da
criança.
Relativamente
aos estágios de desenvolvimento, tanto Piaget como Wallon discorreram sobre o
assunto. Na teoria de Piaget os estágios se dividem em quatro, enquanto para
Wallon o desenvolvimento se dá em estágios, só que na sua teoria o individuo
pode continuar em dois estágios, ou seja, um estágio encontra-se dentro do
outro. Já Vygotsky nos dá o suporte teórico
enfatizando a importância do meio cultural e das relações entre os sujeitos
imersos num contexto histórico e a ênfase em seus processos de transformação.
O
desenvolvimento humano, no modelo piagetiano, é explicado segundo o
pressuposto de que existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o
sujeito conhecedor e o objeto a conhecer; Vygotsky irá nos trazer o que
chamamos mediação simbólica que é feita através dos signos que são
construídos culturalmente e que são compartilhados por todos, Wallon por mais
que reconheça o fator orgânico, biológico como Piaget relata que o mesmo é a
primeira condição no desenvolvimento do pensamento, sendo o primeiro, mas não
o único.
|
PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
quinta-feira, 15 de agosto de 2024
Tabela das Teorias Psicogenéticas: Piaget, Vigotsky e Walllon na área Educacional
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL
300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar
7 de setembro- Independência do Brasil
A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil
abertura de cadernos
Acolhimento e adaptacão na educação infantil
Acolhimento e adaptação na educação infantil
Água
Alfabelo; Sílabas
alfabetização
Alfabeto
alfabeto maiúsculo e minúsculo;
Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar
Alimentação
Animais
Animais colorir
Apostila com Atividades para o 4º Ano
Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar
aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza
arquivos pedagógicos magistério (concursos)
Arte Abstrata
Arte na Educação Infantil
Artigo competências socioemocionais da BNCC
Artigo Dislexia
Artigo:
Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil
Artigo: Em um espaço externo bem organizado
Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil
artigos
Árvore do Alfabeto
Atividade Dia do Circo
atividade leitura/interpretação e ortografia
Atividade lúdica
atividade poema
atividades alfabetização
atividades conceitos
Atividades coordenação motora fina
Atividades cruzadinhas alfabetização
Atividades de adição
Atividades de leitura de texto
Atividades de produção de texto
Atividades Dia da Escola
atividades Dia das Mães
Atividades Dia dos Pais
Atividades Festa Junina
Atividades lúdicas
atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo
atividades ortográficas; atividades alfabetização
atividades parlendas
Atividades produção de texto
Atividades Silábicas em PDF baixar
Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF
Atividades: Antônimos
Atividades: Minha Idade (E.I)
Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II
Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa
BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências
BNCC Educação Infantil
Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo
Bordas coloridas
Brincadeiras
Caderno de Atividades das Vogais
cadernos decorados
calendário do aluno
calendários
capinhas de atividades
Carnaval
Cartaz Silábico
cartões boas férias
cartões natalinos
cartões Páscoa; Páscoa
COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade)
conceito: Dia e Noite
Consciência Negra
Conteúdos Anual
Conto infantil
Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas
contos infantis
Contos infantis com o tema Páscoa
contos infantis folclore
Contos infantis indígenas
Convites
Cores
Corpo Humano
crachás
Creche
decoração sala de aula
Dengue
Dia da Água
Dia da Árvore
Dia da Bandeira
Dia da Escola
Dia da Mulher
Dia da Vovó
Dia das Crianças
Dia das Mães
Dia do Artista Plástico
Dia do Circo
Dia do Indio
Dia do Índio
Dia do Planeta
Dia do Professor
Dia do Soldado
Dia dos Pais
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial da Água
Diferenças entre Piaget
Diversidade na educação infantil
Ed. Infantil (0 a 3)
educação infantil
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
Escola
Escrita Pré-Escola
Estações do Ano
Família
Fantoches
Festa Junina
Fichas Alfabeto
Fichas de Leitura e Sílabas Complexas
fichas numerais; matemática
figuras geométricas
Folclore
Higiene
História
História de MS
Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal
Identidade e Autonomia
Independência do Brasil
Inglês
interpretação e ortografia
Jogo da memória alfabeto
jogos pedagógicos
lembrancinhas
lembrancinhas Dia das Crianças
lembrancinhas Dia das Mães
lembrancinhas Dia dos Pais
lembrancinhas Dia Internacional da Mulher
lembrancinhas Festa julina
lembrancinhas Natal
lembrancinhas Páscoa
lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas
lembrancinhas volta às aulas
Lingua Portuguesa
Linguagem Escrita
Linguagem Oral
Linguagem Oral/Escrita
Literatura de Cordel
Livrinho Turma da Mõnica os números
Livros com o tema Pai
Máscaras
matematica
matemática
matemática educação infantil
Meio Ambiente
Meios de comunicação
Meios de Transportes
mensagem Boas Férias
mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher
modelo de fichas dados da criança
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
Modelo Registro Diário
modelo relatório psicopedagógico
Modelos de Pareceres Descritivos
Molde de números
Moldes
Moldes de letras
Moldes numerais
Monteiro Lobato
Movimento
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
Mural Dia do Índio
Música na Escola
música/movimento
musicalidade
musiquinhas para baixar
Natal
Nome
Novas Regras Ortográficas
numerais e quantidades
Objetos e Seres Vivos
organização das atividades na educação infantil
os pequenos trabalham a colaboração
Painéis com o tema Dia dos Pais
Painéis Dia dos Pais
painel Dia do Circo
Painel Sejam-Vindos
papel cartas com bordas natalinas; Natal
parlenda
Parlendas
Páscoa
Piaget
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
Planejamento Anual de Ensino
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
Planos de Aula
Planos de Trabalho educação infnatil
Porta-lápis
Pré II
Primavera
projeto didático "Nome próprio"
Projeto Didático Dia das Crianças
projeto didático Dia do Indio
Projeto Didático Folclore
Projeto didático Parlendas
Projeto Didático Páscoa
Projeto Didático Volta às Aulas
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Projeto didático: A primavera
Projeto didático: Brincando com o Folclore
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
Projeto didático: Eu e Minha Família
projeto didático: Identidade
Projeto didático: Literatura Infantil
Projeto didático: Meu querido Papai
projeto didático: Natal
Projeto didático: O Circo
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
Projeto didático: Todos no combate à dengue
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
Projeto Volta às Aulas
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
projetos didaticos
projetos didáticos
receita de massinha de modelar
recursos voisuais concretos para a educação infantil
Rotina
Semana da Pátria
Semana Nacional do Trânsito
sentidos
sequência numérica
Seres Vivos
Simulado das Teorias Psicognéticas
Sítio do Pica Pau Amarelo
Slide
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
Slide BNCC para a Educação Infantil
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
Slide Deficiência Visual
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
Slide Planejamento de Ensino
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
Tabela para Notas
texto e interpretação
Tinta caseira
Tipos de Moradia
Trânsito
Vídeo Conto Infantil: Palavras
Vídeo:
Vídeos Contos Infantis
Vídeos didáticos
Viseiras
volta às aulas
Volta às Aulas Anos Iniciais
VYgotsky
Vygotsky e Wallon
Wallon
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!