PROJETO DIDÁTICO
“ MEU QUERIDO PAPAI”
INSTITUIÇÃO:
TEMA: Meu Querido Papai
PROFESSORA:
TURMA:
Maternal e Pré-Escolar
TURNO:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O Eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
CONTEÚDOS: valores
morais: respeito, compreensão aos pais, obediência, afetividade paterna,
percepção auditiva/visual, cores, coordenação motora fina/grossa, conceitos:
grande/pequeno, características físicas (cabelo, cor da pele, cor dos olhos)
PERÍODO
DE EXECUÇÃO:
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA:
DIREÇÃO:
JUSTIFICATIVA:
Este
projeto didático tem por finalidade trabalhar em sala de aula o tema “Dia dos Pais”, dialogando e conscientizando
por meio de diversas estratégias de ensino, a valorização da figura paterna,
bem como refletir e respeitar as
diversas configurações familiares no contexto atual.
Sabemos
enquanto educadores, que a figura paterna é de suma importância na formação dos
filhos nos aspectos afetivo e na
autoestima da criança.
Dessa forma, cabe a escola, cumprir a sua função social de
integração familiar cultivando esses valores e atuando como parceira dos
diversificados modelos de família, hoje constituídas.
OBJETIVO GERAL
Despertar
a compreensão dos estudantes sobre a importância da figura do “Pai’ no seio da
família, destacando os valores morais tais como: o respeito, a obediência e o
amor.
HABILIDADES:
·
Conhecer o nome de seus pais ou responsáveis;
·
Conscientizar os alunos sobre os valores morais :
obediência, respeito, compreensão e afeto aos seus pais...;
·
Valorizar e respeitar os pais adotivos;
·
Estimular a comemoração do “Dia dos Pais”;
·
Trabalhar a expressão oral e corporal;
·
Ampliar o desenvolvimento da coordenação motora
fina e grossa;
·
Ampliar a percepção auditiva e visual dos alunos
por meio de poesias, músicas, recados, conto infantil, colagens etc.
·
Reconhecer que estes são reconhecidos pela
sociedade pelo seu nome;
·
Falar sobre as várias formações familiares
(conversação, história, música e leitura);
·
Construir um mural com o tema Dia dos Pais;
METODOLOGIA (Estratégias de Ensino)
As atividades serão desenvolvidas através de
diversas estratégias de ensino durante o período de execução deste projeto.
Será formada a roda do conto infantil com o tema
“Papai” e das cantigas infantis.
Ainda, serão promovidas brincadeiras infantis no pátio
externo da sala de atividades.
Dentre as atividades propostas estão:
·
Músicas que abrangem o tema pai (expressão oral,
coordenação motora ampla, orientação temporal rítmica, discriminação visual e
auditivo, esquema corporal);
·
Conto infantil envolvendo a figura paterna ( O Pai
Galinha e o seu pintainho, Um dia especial com o meu Papá, Todos os Pais são
diferentes etc.);
·
Poesias, cantigas com o tema Papai;
·
Recortes e colagem;
·
Quebra-cabeça;
·
Brincadeiras dirigidas;
·
Lembrancinhas para o papai;
·
Desenhos e colagem no sulfite e papel pardo;
·
Filmes com o tema Papai ( Procurando Nemo, Big Pai,
Big filho etc.).
RECURSOS
DIDÁTICOS
Massinha de modelar, sulfite,
papel pardo, cola, DVDs, aparelho de televisão, máquina fotográfica, giz de
cêra, lápis de cor, livros literários infantis, papel crepom, cartolina,
brinquedos, EVA etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será por meio de
registros descritivos e fotográficos da participação individual e coletiva dos
estudantes durante as atividades propostas em sala e extraclasse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!