PROJETO
DIDÁTICO
TEMA: O
Meio Ambiente
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O Eu, o Outro e o Nós.; Corpo, gestos, movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
DURAÇÃO: Início:......................................Término:..........................
FAIXA-ETÁRIA: Educação Infantil
TURMA: TURNO:
PROFESSOR(A):
COORDENAÇÃO:
DIREÇÃO:
FAIXA-ETÁRIA: Educação Infantil
TURMA: TURNO:
PROFESSOR(A):
COORDENAÇÃO:
DIREÇÃO:
I-JUSTIFICATIVA
Nas últimas décadas presenciou-se a divulgação de
debates nos meios de comunicação, sobre a questão ambiental, o que sem dúvida
tem contribuído para que as populações estejam alertas, mas a simples
divulgação não assegura a aquisição de informações e conceitos referendados
pelas ciências.
É
papel da instituição de ensino educacional provocar nos estudantes revisão dos
conhecimentos conscientizando-os sobre a importância da preservação do meio
ambiente.
Como
conteúdo proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil, a temática ambiental permite apontar para as relações recíprocas entre
sociedade e ambiente, marcadas pelas necessidades humanas, seus conhecimentos e
valores.
O
essencial é desenvolver atividades que colaborem na formação do pensamento
científico. Ou seja, aproveitar as informações que os estudantes já dispõem
para produzir a sistematização e a linguagem apropriada. No processo, é
indispensável manipular hipóteses e explicações para os fenômenos, o que é
sempre mais divertido.
II-OBJETIVO
GERAL:
Criar
estratégias de ensino que favoreçam os estudantes a entender a natureza, a ação
do homem sobre ela e as conseqüências dessa interferência no dia-a-dia,
estimulando a reflexão individual e coletiva dos estudantes sobre problemas
ambientais.
III- HABILIDADES:
-Reconhecer as
características do meio ambiente;
-Observar as relações
entre os Seres Vivos e o Ambiente;
-Identificar alguns
materiais da natureza utilizados pelo homem, bem como dos objetos por ele
produzidos;
-Reconhecer a presença
do ar e da água na natureza e a importância destes elementos;
-Reconhecer a
importância do solo para os seres vivos;
- Identificar as
características habitat, alimentação, corpo) de alguns animais domésticos
e selvagens;
-Conhecer os diversos
tipos de poluição de ar e das águas;
-Coletar dados
referentes ao ambiente em que vivemos;
- Revisar as cores;
- Revisar o conceito de
“sujo e limpo”.
- Desenvolver a
coordenação motora fina;
- Desenvolver a expressão
corporal;
- Desenvolver a
linguagem oral;
- Adquirir o gosto pela
arte;
-Adquirir o gosto pelos
contos infantis
- Participar de
histórias e brincadeiras referentes aos animais.
IV-METODOLOGIA UTILIZADA:
Coletar os conhecimentos prévios dos estudantes
em relação ao tema em destaque e observar o ambiente à sua volta e coletar
materiais através de passeios e de visitas;
Promover discussões em
sala sobre o tema acima.
As atividades
serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os estudantes. Algumas
atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante o
desenvolvimento desse projeto os estudantes realizarão diversas atividades
relacionadas com o tema em destaque tais como: recortes, colagem, pintura,
brincadeiras, jogos pedagógicos, pontilhados etc. Ainda será montada uma
maquete com os estudantes com o tema “Meio Ambiente” que ficará exposta no
saguão da instituição para as demais turmas visualizarem.
Na culminância
desse projeto os estudantes juntamente com o professor e auxiliares irão
plantar hortaliças em recipientes em nossa instituição.
V-RECURSOS UTILIZADOS:
Gravuras, CDs, aparelho de som, lápis de cor, fita larga, cola, sulfite, papel manilha, crepom, EVA etc.
VI-DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis):
Leitura:
literatura, textos informativos, letras de músicas, poesias;
Conversar
com os estudantes sobre o tema acima, levantando os conhecimentos prévios de
cada um sobre o assunto em destaque.
Desenvolver novos
valores e novas atitudes em relação ao meio ambiente.
Montar um painel
utilizando-se fotos de livros, revistas sobre o nosso ambiente e a relação do
homem e dos animais com ele.
Destacar o conceito de
preservação ambiental para os alunos e explicar aos mesmos como podemos agir
para sempre preservá-lo.
Destacar através de
fotos de revistas, jornais a degradação ambiental e suas conseqüências para a
sobrevivência dos seres vivos.
Destacar a importância da proteção dos rios e
riachos apara o abrigo de muitos animais e as conseqüências quando o homem
poluem esta vegetação.
Levar os estudantes a dar
um passeio ao redor da escola para observar o meio ambiente, as plantas que
existem alertando-os para as variáveis que influenciam o estado das plantas,
como na chuva de granizo, seca e podas.
Conscientizar os estudantes
sobre o cultivo dos diferentes vegetais no ambiente urbano. Desta forma, os
educandos podem aprender que podemos transformar positivamente o espaço e que a
natureza é nosso bem maior.
Abordar com os estudantes
sobre o conceito os diversos tipos de poluição que existem do ar, do solo, das
águas, sonora, visual, e radioativa.
Trabalhar com os estudantes
a relação entre água doce existente no planeta, a água doce de fácil acesso ( rios,
lagos etc.) e a água boa para consumo.
VII- CULMINÂNCIA
Os alunos juntamente
com a professora plantarão alguns tipos de hortaliças no terraço da
instituição.
VIII- AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registros por
parte do professor ( a ) dos alunos, frente as atividades tanto coletivas
quanto individuais durante o desenvolvimento do projeto.
IX- REFERÊNCIA BIBLIOFRÁFICA:
Guia Prático para Professoras da Educação Infantil,
junho, 2007.
“Vamos cuidar da mãe Natureza
preservando a vida do nosso planeta!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!