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domingo, 10 de janeiro de 2016

Planejamento de Ensino Anual Maternal II



PLANEJAMENTO DE ENSINO ANUAL



TURMA: MATERNAL II

PROFª REGENTE: CLAUDIA DE  O. ANDRADE


“[...] Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.” (Emília Ferreiro).    

ÁREAS DE CONHECIMENTO:

1.LINGUAGEM ORAL/ESCRITA

OBJETIVO GERAL:

Criar diversas estratégias lúdicas de ensino que possibilite a criança construir uma auto-imagem positiva, aprendendo a respeitar as diferenças, facilitando o aprendizado da linguagem oral e escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
·         Interação através da linguagem (conversas informais, transmissão de avisos e recados, relatos de experiências, verbalização de idéias).
·         Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
·         Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
·         Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos
·         Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
·         Estimular o vocabulário da criança através de contos e histórias pequenas que despertem a  sua fantasia.
·         Incentivar a criança dialogar sobre situações relativas às suas vivências, experiências e identidade pessoal.
·         Identificar e reconhecer as vogais.
·         Identificar o nome próprio e as letras do nome.
·         Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
·         Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
·         Desenho livre e pintura.
·         Observação e manuseio de materiais impressos.
·          Uso de diferentes gêneros textuais.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
·         Eu (nome, idade, pais e colegas).
·         Coordenação motora.
·         Discriminação auditiva.
·         Discriminação visual.
·         Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
·         Histórias e contos.
·         Memorização.
·         Vogais.
·         Nome próprio e letras do nome próprio.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO
·         Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.
·         Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
·         Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
·         Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
·         Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.
·         Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.
·         Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
·         Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
·         Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
·         Material de sucata e criatividade do professor.
·         Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.

RECURSOS DIDÁTICOS:
 Utilização de lápis, pincéis, cola, material de sucata, fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, fantoches, CDs, aparelho de som, giz de cera, lápis de cor, livros de historinhas, revistas, gibis, etc.

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

2.MOVIMENTO
OBJETIVO GERAL
Ampliar as possibilidades expressivas da criança por meio de gestos, ritmos corporais por meio de brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Desenvolver a capacidade da criança de movimentar-se no espaço com facilidade
·         Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
·         Expressão corporal de sensações e ritmos corporais, por meio de gestos e posturas
·          Mímica, dramatizações gerais/imitações
·         Soprar papéis, isopor, bolinhas, bolhas de sabão, apitos e bexigas.
·          Bater palmas em ritmos e intensidades diferentes (batuques na mesa)
·          Explorar movimentos de língua e lábio (exemplo: imitando cavalo ou peixe, fazendo caretas etc.)
·          Brincadeiras que envolvam músicas e movimento, simultaneamente.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
·         Equilíbrio corporal
·         Brincadeiras de Roda
·          Manifestações culturais
·          Ritmo
ESTRATÉGIAS DE ENSINO:
·         Através de música, jogos e brincadeiras.
·         Utilizar movimentos nas brincadeiras de roda, nas danças;
·         Desenvolver recursos expressivos;
·         Coordenar habilidades motoras ao engatinhar, pular, correr e saltar entre outros;
·         Utilizar habilidades manuais em diversas situações;
·         Equilíbrio corporal,
·         Lateralidade (explorar diferentes posições com o corpo e objetos)
·         Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.

RECURSOS DIDÁTICOS:
CDs, aparelho de som, corda, boliche, bola, giz colorido, pneu, bambolê, etc.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
3.MATEMÁTICA

OBJETIVO GERAL

Proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de  estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe/perto, dentro/fora, em cima/embaixo, baixo/atrás, na frente/ao lado, dentro/fora, cheio/vazio, pesado/ leve, macio/áspero, etc.
·         Estimular o uso do raciocínio da criança.
·         Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas geométricas (círculo, triângulo e quadrado e retângulo), tamanho (grande e pequeno), número/quantidade (1 a 9).
·         Nomear e identificar iguais e diferentes.

CONTEÚDOS
·         Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
·         Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
·         Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
·         Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
·         Nomear iguais e diferentes.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO
·         Por meio de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc.
·         Por meio de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
·         Por meio de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
·         Por meio de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.

RECURSOS DIDÁTICOS:
Lápis de cor, quebra cabeça, fichas numerais, jogos de encaixe pedagógico, palitos, sucatas, sulfite, etc.


AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
4.NATUREZA/SOCIEDADE

OBJETIVO GERAL
Proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
·         Estimular o conhecimento da história brasileira, através das principais  Datas Comemorativas.
·         Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
·         Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
·         Estimulação do meio ambiente físico.

CONTEÚDOS
·         Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Semana do Trânsito, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal dentre outras.
·         Calendário (relação espaço tempo).
·         Família.
·         Escola (ambiente/colegas).
·         Horticultura e jardinagem.
·         Animais.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO
·         Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
·         Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
·         Montagem do mural de auto-retrato com o nome de todos os alunos da sala.
·         Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
·         Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
·         Levar a criança a ter contato com fenômenos climáticos, como: dia/ noite dia nublado/ ensolarado, chuvoso  Calor/ frio  Sol/ lua/ estrela/ nuvem
·         Identificar os tipos de vestimentas para as ocasiões climáticas.
·         Plantação de mudas e flores.


RECURSOS DIDÁTICOS:
Giz de cera, cola, EVA, papel pardo, jogos pedagógicas, sucatas, CDs, aparelho de som, brinquedos, livros, revistas, gibis, quebra cabeça, etc.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

5.IDENTIDADE E AUTONOMIA

OBJETIVO GERAL

Oportunizar a construção da identidade e autonomia da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
·         Estabelecer vínculos com adultos e colegas e trabalhar ações de autocuidado (higiene, alimentação e repouso).
·         Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
·         Estimulação dos 5 sentidos ( ouvir, falar, cheirar,  tocar, sentir gosto)
·         Necessidades do corpo (alimento, água, ar, calor, luz)
·         Discriminação entre liso e áspero.
·         Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
·         Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
·         Habituá-los a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
·         Permitir que a criança seja independente.
·         Deixar as crianças explorarem ao máximo os objetos e brinquedos.
·         Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
·         Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
·         Levar a criança a participar das atividades de grupo.
·          Comunicação e expressão de desejos
·         Identificar os tipos de vestimentas para as ocasiões climáticas.

CONTEÚDOS
·         Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
·         Esquema corporal.
·         Órgãos dos sentidos: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
·         Texturas (liso e áspero).
·         Alimentos.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO
·         Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
·         Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
·         Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
·         Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
·         Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
·         Apresentação de alimentos.

RECURSOS DIDÁTICOS:
Giz de cera, fantoches, cola, EVA, papel pardo, jogos pedagógicas, sucatas, CDs, aparelho de som, brinquedos, livros, revistas, gibis, quebra cabeça, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


REFERÊNCIAS:

·         BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v;

·         Proposta Política Pedagógica Centro Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança; Sidrolândia, MS.





Professora
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