ÁREA DE CONHECIMENTO: ARTE
TURMA: PRÉ I
CONTEÚDOS:
·
Desenho, pintura, recorte, colagem,
confecção de materiais concretos, musicas, danças e representações.
·
Técnicas de pinturas diferenciadas.
·
Datas comemorativas.
·
Cultura indígena e africana.
·
Folclore brasileiro e tradições
regionais
·
Confecção de dobraduras e sucatas.
OBJETIVO GERAL
Favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o
progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual,
verbal, plástica, dramática e musical.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Incentivar, estimular e desenvolver o
hábito de desenhar, pintar, recortar, colar, confeccionar (brinquedos,
fantoches, personagens, jogos...), cantar, dançar, dramatizar, encenar,
apresentar;
- Desenvolver a criatividade, a
expressão verbal, escrita e corporal, a
coordenação motora fina e grossa;
-Despertar o gosto pelas artes e o
interesse cultural como um todo e principalmente a formação de cidadãos
críticos e sensíveis para lidar com as questões históricas, sociais, culturais
e ambientais;
-Expressar a criatividade, utilizando
diferentes materiais;
-Apreciar, respeitar e cuidar das
próprias atividades artísticas, bem como a dos colegas;
-Identificar o ritmo da arte, por meio
da seqüência de formas e cores;
-Criar suas próprias sequências a
partir das formas sugeridas;
-Perceber as riquezas dos sons naturais
e artificiais presentes no dia
a dia;
-Criar desenhos através da sua própria
imagem e a imagem dos outros;
-Desenvolver o espírito de
reaproveitamento através das sucatas.
-Apreciação das suas produções e das dos outros,
por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.
-Observação dos elementos constituintes da
linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, texturas.
-Leitura de obras de arte a partir de observação,
narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
METODOLOGIA ( PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS)
-Atividades com sucata e dobraduras;
-Pintura livre e dirigida;
-Trabalhar a imaginação e a
criatividade;
-Exercícios que estimulem a coordenação
motora e viso-motora;
-Desenhos livres e dirigidos;
-Trabalhar com a capacidade de
observação e representação;
-Fazer uso de reálias e caixa surpresa;
-Confecção de sucatas e dobraduras;
-Deixar o lúdico como principal
ferramenta para desenvolver as atividades, fazendo com que as crianças sintam
prazer na área de conhecimento de Arte.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Cartazes e encartes ( cartolinas
diversas, papel cartão, pardo, contact, E.V.A);
- Livros didáticos, paradidáticos e
literários;
-Material pedagógico: dominó, blocos
lógicos, quebra cabeça, jogo da memória e brinquedos pedagógicos;
-Recorte e colagem de revista, jornais,
papel crepom, seda celofane, nacarado, fantasia, camurça, chamequinho branco e
colorido;
-Sucatas, fitas adesivas, durex
transparente e colorido;
-Tinta, cola colorida, tesoura, giz de
cera, lápis de cor e de escrever, gliter, brilhocola, lastex, algodão, TNT,
barbante, massinha de modelar, pinceis coloridos e de pintura, palito de picolé
e de churrasco etc..
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, por meio de registro da observação diária da criança no desempenho de suas atividades,
no relacionamento com os colegas e com a professora e auxiliares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!