Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Planejamento Anual de Arte Pré




PLANEJAMENTO DE ENSINO ANUAL

ÁREA DE CONHECIMENTO: ARTE
TURMA: PRÉ I


CONTEÚDOS:

·         Desenho, pintura, recorte, colagem, confecção de materiais concretos, musicas, danças e representações.
·         Técnicas de pinturas diferenciadas.
·         Datas comemorativas.
·         Cultura indígena e africana.
·         Folclore brasileiro e tradições regionais
·         Confecção de dobraduras e sucatas.

OBJETIVO GERAL
Favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Incentivar, estimular e desenvolver o hábito de desenhar, pintar, recortar, colar, confeccionar (brinquedos, fantoches, personagens, jogos...), cantar, dançar, dramatizar, encenar, apresentar;
- Desenvolver a criatividade, a expressão verbal, escrita e corporal, a
coordenação motora fina e grossa;
-Despertar o gosto pelas artes e o interesse cultural como um todo e principalmente a formação de cidadãos críticos e sensíveis para lidar com as questões históricas, sociais, culturais e ambientais;
-Expressar a criatividade, utilizando diferentes materiais;
-Apreciar, respeitar e cuidar das próprias atividades artísticas, bem como a dos colegas;
-Identificar o ritmo da arte, por meio da seqüência de formas e cores;
-Criar suas próprias sequências a partir das formas sugeridas;
-Perceber as riquezas dos sons naturais e artificiais presentes no dia
a dia;
-Criar desenhos através da sua própria imagem e a imagem dos outros;
-Desenvolver o espírito de reaproveitamento através das sucatas.
-Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.
-Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, texturas.
-Leitura de obras de arte a partir de observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.

METODOLOGIA ( PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS)
-Atividades com sucata e dobraduras;
-Pintura livre e dirigida;
-Trabalhar a imaginação e a criatividade;
-Exercícios que estimulem a coordenação motora e viso-motora;
-Desenhos livres e dirigidos;
-Trabalhar com a capacidade de observação e representação;
-Fazer uso de reálias e caixa surpresa;
-Confecção de sucatas e dobraduras;
-Deixar o lúdico como principal ferramenta para desenvolver as atividades, fazendo com que as crianças sintam prazer na área de conhecimento de Arte.

RECURSOS DIDÁTICOS
- Cartazes e encartes ( cartolinas diversas, papel cartão, pardo, contact, E.V.A);
- Livros didáticos, paradidáticos e literários;
-Material pedagógico: dominó, blocos lógicos, quebra cabeça, jogo da memória e brinquedos pedagógicos;
-Recorte e colagem de revista, jornais, papel crepom, seda celofane, nacarado, fantasia, camurça, chamequinho branco e colorido;
-Sucatas, fitas adesivas, durex transparente e colorido;
-Tinta, cola colorida, tesoura, giz de cera, lápis de cor e de escrever, gliter, brilhocola, lastex, algodão, TNT, barbante, massinha de modelar, pinceis coloridos e de pintura, palito de picolé e de churrasco etc..

AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua, por meio de registro da observação diária  da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora e auxiliares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!