Seguidores

Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

domingo, 1 de junho de 2014

+ Projeto didático Meio Ambiente



PROJETO DIDÁTICO
 “MEIO AMBIENTE”



INSTITUIÇÃO:

MUNICÍPIO:
ANO
 TURMA
PROFª:
INÍCIO                             TÉRMINO:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/escrita, Artes Plásticas, Natureza/Sociedade, Movimento, Identidade/Autonomia  

CONTEÚDOS: Meio Ambiente ( água, plantas, animais domésticos/selvagens e lixo), coordenação motora fina/grossa, cores, grande/pequeno, em cima/embaixo, equilíbrio corporal,   

JUSTIFICATIVA

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com os estudantes, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na educação infantil. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação (http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/preservar-tambem-coisa-crianca-422841.shtml).

“[...] à educação ambiental caberia, principalmente, promover a mudança de comportamento do sujeito em sua relação cotidiana e individualizada com o meio ambiente e os recursos naturais, objetivando a formação de hábitos ambientalmente responsáveis no meio social.” (QUINTAS, José Silva, p.41,2001)

Portanto, cabe a escola conscientizar os pequenos, para que as crianças de hoje percebam-se parte do ambiente, zelando-o e sejam os conscientes adultos de amanhã.

OBJETIVO GERAL

Este projeto tem como objetivo conscientizar as crianças da importância de cuidarmos do meio ambiente, apresentando a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades por meio de diversos recursos didáticos, mostrando os lados negativos e positivos da ação do homem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Criar diversas estratégias de ensino que possibilitem os estudantes à:
- entender o que é o meio ambiente;
- incentivar o cuidado ao ambiente em que vivemos;
-explorar a imaginação e a criatividade;
-desenvolver a motricidade ampla e fina;
-proporcionar novas vivências e a construção de novos conhecimentos;
-desenvolver a criatividade;
-desenvolver a socialização;
-reconhecer o solo como lugar onde plantamos, andamos, construímos, etc;
-valorizar a água e o ar como fatores de sobrevivência para o mundo, pois, sem eles não poderia existir vida na terra;
-perceber a ligação do homem com a natureza;
-compreender o ciclo da vida, analisando as fases de crescimento de uma planta;
-conscientizar os estudantes para não desperdiçar água, porque um dia pode faltar;
-identificar alguns animais domésticos/ selvagens e suas principais características;
-relacionar as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo=metal; Azul= papel; Vermelho= plástico; Marrom= orgânico);
-sensibilizar os estudantes a auxiliarem no cuidado com a escola, não jogando lixo no chão;
-incentivar a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza da sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

No primeiro momento será levantado o conhecimento inicial da turma referente ao tema tratado.
Será feito um passeio com os estudantes ao redor da instituição para que eles entrem em contato com a natureza do local.
Será abordado com os estudantes sobre as plantas e suas fases de crescimento e o que é necessário para que elas se desenvolvam.
Todas as observações dos estudantes serão anotadas. Os mesmos realizarão ilustrações do tema por meio de desenhos livres, massinha de modelar, maquete e cartazes.
Sobre a água será conversado sobre sua importância dela para haver vida na Terra. Sem água não existe plantação, o homem e os animais. Será explicado para os mesmos, que na Terra, a água é encontrada em vários lugares: no mar, nos rios, nas lagoas, nas fontes, etc...Comentar que as pessoas usam a água para beber, cozinhar lavar roupa, pratos, regar plantas, etc... A água que bebemos é limpa, sem cor, de temperatura agradável e que devemos beber apenas água filtrada ou mineral.
Faremos desenhos, cartazes, pinturas que retratem a importância da água.
Serão contadas diversas historinhas infantis que abordam sobre o “Meio Ambiente”.
Algumas atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e outras individuais com a interação professor estudante-estudante.
Serão contadas diversas historinhas, poesias, cantigas e versos infantis que retratam o meio ambiente.
Na culminância desse projeto, os estudantes plantarão algumas hortaliças em recipientes na instituição. Ainda, serão desenvolvidas diversas atividades relacionadas com o tema em destaque tais como, pintura com tinta, giz de cera, recorte e colagem, cantigas e brincadeiras.

RECURSOS DIDÁTICOS:

·         Giz de cera
·         Tinta guache tesoura cola
·         Lápis de cor
·         Papeis diferenciados
·         Pincel
·         Brinquedos
·         Musica CD
·         Fotos imagens
·         Revista
·         Folhas de árvore
-     Papel manilha
-     Tnt
·         Palito de churrasco
·         Livros de história
·         Folhas de árvore
·         Retalho de e.v.a
·         Lápis preto, borracha, apontador;
·         Folha de A4
·         Xerox
·         Caixa de papelão
-     rolo de papel higiênico


CULMINÂNCIA

A culminância do projeto será uma exposição no saguão desta instituição de ensino dos trabalhos realizados durante o desenvolvimento desse projeto para as demais turmas visualizarem.

AVALIAÇÃO
A avaliação será por meio de registro do desenvolvimento da aprendizagem,  da participação e do interesse dos estudantes durante as atividades propostas no decorrer deste projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

CANAL PEDAGÓGICO

Comente:

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também