PROJETO DIDÁTICO
“MEIO AMBIENTE”
MUNICÍPIO:
ANO:
TURMA
TURMA
PROFª:
INÍCIO:
TÉRMINO:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA:
EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/escrita, Artes Plásticas, Natureza/Sociedade, Movimento, Identidade/Autonomia
EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/escrita, Artes Plásticas, Natureza/Sociedade, Movimento, Identidade/Autonomia
CONTEÚDOS:
Meio
Ambiente ( água, plantas, animais domésticos/selvagens e lixo), coordenação
motora fina/grossa, cores, grande/pequeno, em cima/embaixo, equilíbrio
corporal,
JUSTIFICATIVA
A questão ambiental
está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais
cedo o tema for abordado com os estudantes, maiores as chances de despertar a consciência
pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar
já na educação infantil. O objetivo definido pelo Referencial Curricular
Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se
como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem
atitudes de conservação (http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/preservar-tambem-coisa-crianca-422841.shtml).
“[...]
à educação ambiental caberia, principalmente, promover a mudança de
comportamento do sujeito em sua relação cotidiana e individualizada com o meio
ambiente e os recursos naturais, objetivando a formação de hábitos
ambientalmente responsáveis no meio social.” (QUINTAS, José Silva, p.41,2001)
Portanto, cabe a escola
conscientizar os pequenos, para que as crianças de hoje percebam-se parte do
ambiente, zelando-o e sejam os conscientes adultos de amanhã.
OBJETIVO GERAL
Este projeto tem como objetivo
conscientizar as crianças da importância de cuidarmos do meio ambiente,
apresentando a natureza com suas belezas, curiosidades
e fragilidades por meio de diversos recursos didáticos, mostrando os lados
negativos e positivos da ação do homem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Criar diversas estratégias de
ensino que possibilitem os estudantes à:
- entender o que é o meio ambiente;
- incentivar o cuidado ao ambiente em que vivemos;
-explorar a imaginação e a criatividade;
-desenvolver a motricidade ampla e fina;
-proporcionar novas vivências e a construção de novos conhecimentos;
-desenvolver a criatividade;
-desenvolver a socialização;
-reconhecer o solo como lugar onde plantamos, andamos, construímos, etc;
-valorizar a água e o ar como fatores de sobrevivência para o mundo,
pois, sem eles não poderia existir vida na terra;
-perceber a ligação do homem com a natureza;
-compreender o ciclo da vida, analisando as fases de crescimento de uma
planta;
-conscientizar os estudantes para não desperdiçar água,
porque um dia pode faltar;
-identificar alguns animais domésticos/ selvagens e suas principais
características;
-relacionar as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde=
vidro, Amarelo=metal; Azul= papel; Vermelho= plástico; Marrom= orgânico);
-sensibilizar os estudantes a auxiliarem no cuidado com a escola, não jogando
lixo no chão;
-incentivar a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza da sala
de aula.
DESENVOLVIMENTO
No primeiro momento
será levantado o conhecimento inicial da turma referente ao tema tratado.
Será feito um passeio
com os estudantes ao redor da instituição para que eles entrem em contato com a
natureza do local.
Será abordado com os
estudantes sobre as plantas e suas fases de crescimento
e o que é necessário para que elas se desenvolvam.
Todas as observações dos
estudantes serão anotadas. Os mesmos realizarão ilustrações do tema por meio de
desenhos livres, massinha de modelar, maquete e cartazes.
Sobre a água será conversado
sobre sua importância dela para haver vida na Terra. Sem água não existe
plantação, o homem e os animais. Será explicado para os mesmos, que na Terra, a
água é encontrada em vários lugares: no mar, nos rios, nas lagoas, nas fontes,
etc...Comentar que as pessoas usam a água para beber, cozinhar lavar roupa,
pratos, regar plantas, etc... A água que bebemos é limpa, sem cor, de
temperatura agradável e que devemos beber apenas água filtrada ou mineral.
Faremos desenhos, cartazes,
pinturas que retratem a importância da água.
Serão contadas diversas
historinhas infantis que abordam sobre o “Meio Ambiente”.
Algumas atividades
serão desenvolvidas de forma coletiva e outras individuais com a interação
professor estudante-estudante.
Serão contadas diversas
historinhas, poesias, cantigas e versos infantis que retratam o meio ambiente.
Na culminância desse projeto, os
estudantes plantarão algumas hortaliças em recipientes na instituição. Ainda,
serão desenvolvidas diversas atividades relacionadas com o tema em destaque
tais como, pintura com tinta, giz de cera, recorte e colagem, cantigas e
brincadeiras.
RECURSOS DIDÁTICOS:
·
Giz de
cera
·
Tinta
guache tesoura cola
·
Lápis de
cor
·
Papeis
diferenciados
·
Pincel
·
Brinquedos
·
Musica CD
·
Fotos
imagens
·
Revista
·
Folhas de
árvore
- Papel manilha
- Tnt
·
Palito de
churrasco
·
Livros de
história
·
Folhas de
árvore
·
Retalho
de e.v.a
·
Lápis
preto, borracha, apontador;
·
Folha de
A4
·
Xerox
·
Caixa de
papelão
- rolo de papel higiênico
CULMINÂNCIA
A
culminância do projeto será uma exposição no saguão desta instituição de ensino
dos trabalhos realizados durante o desenvolvimento desse projeto para as demais
turmas visualizarem.
AVALIAÇÃO
A avaliação será por
meio de registro do desenvolvimento da aprendizagem, da participação e do interesse dos estudantes
durante as atividades propostas no decorrer deste projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!