Seguidores

Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

domingo, 6 de março de 2016

Projeto didático Páscoa



PROJETO DIDÁTICO
A PÁSCOA

31/04/14 a 11/04/14


INSTITUIÇÃO: 
TURMA: Maternal II A/D
TURNOS: Matutino/Vespertino
PROFª: Cláudia de Oliveira Andrade
DIREÇÃO: 
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

AREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita,  Movimento, Natureza e Sociedade.

CONTEÚDOS: conceito “Páscoa” e seus principais símbolos, coordenação motora fina/grossa,  expressão corporal, conceito longe/perto, gordo/magro e cores.

JUSTIFICATIVA

A proposta do tema Páscoa é muito importante para o trabalho na educação infantil (Maternal), porque envolve o exercício da “solidariedade e partilha, visando  vivenciar o real sentido desta data comemorativa.
Pretende-se neste projeto, focar para os estudantes o verdadeiro sentido da Páscoa dialogando com os mesmos o que realmente a Páscoa representa do ponto de vista humano, descobrindo assim novos aspectos que não o de exploração comercial, conduzindo desde cedo o educando á descoberta das características morais e sociais presentes de forma tão ampla na trajetória e história de vida de Jesus, porém por muito tempo deixado de lado e/ou substituídas por noções de capitalismo tradicionalista de consumo desenfreado.
Portando, este projeto visa auxiliar o educando em sua formação moral e social que o fará um indivíduo mais humano e consciente de seu papel enquanto sujeito construtor da sociedade.

OBJETIVO GERAL: Criar estratégias lúdicas de ensino que contribuem para ampliar os conhecimentos dos estudantes em relação ao tema “Páscoa” e seus principais símbolos e significados, promovendo o domínio progressivo das diferentes linguagens que favoreçam a expressão e a comunicação dos sentimentos, emoções e idéias das crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Conhecer o significado da Páscoa e seus símbolos;
·         Vivenciar o sentido da Páscoa;
·         Perceber que é muito bom praticar boas ações e que isso nos faz indivíduos melhores;
·         Ouvir histórias e textos relacionados ao tema;
·         Realizar atividades que proporcionam integração entre o grupo;
·         Confeccionar lembranças de Páscoa;
·         Memorizar quadrinhas de coro falado e cantado;
·         Cantar músicas referentes ao tema;
·         Confeccionar cartazes;
·         Desenvolver o raciocínio a atenção e a percepção;
·         Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·         Desvencilhar o tema Páscoa do sentido comercial;
·         Socializar com o grupo participando ativamente das propostas de atividades (brincadeiras) em sala e fora dela;
·         Adquirir o hábito de respeito mútuo de forma contínua e rotineira;
·          Desenvolver a linguagem oral por meio de cantigas, contos infantis e conversas informais;
·         Desenvolver a percepção visual e auditiva dos estudantes por meio de músicas e vídeos;
·          Conhecer alguns principais símbolos da Páscoa e seus significados por meio de painéis, gravuras e vídeos;
·          Adquirir a compreensão de forma lúdica do significado do conceito magro/gordo e longe/perto;
·         Conhecer as Vogais;
·         Trabalhar imitações, gestos e expressões;
·         Conhecer as cores por meio de pinturas;
·         Desenvolver a coordenação motora fina/grossa.

METODOLOGIA ( Procedimentos didáticos)
Conversa informal, em rodinhas, sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa; por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc.
Contar histórias: oralmente, em cartaz, filme, cd’s, etc.
Atividades artísticas sobre o tema: colagem, pintura, atividades de escrita: textos, interpretação oral, ilustração,
                        Brincadeiras: coelhinho sai da toca, imitação de animais, etc. 
        Músicas infantis: cantar
            Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala durante a semana.
Será entregue uma lembrancinha para os estudantes em homenagem ao Dia da Páscoa.

      ATIVIDADES POR ÁREAS DE CONHECIMENTO

        Linguagem Oral
-       cantigas;
-     contos infantis;
-     roda da conversa;

       Linguagem Escrita
-      garatujas;
-      pinturas;
-      vogais

      Natureza/Sociedade
-     Conceito de Páscoa;
-    Trabalhar valores: Solidariedade, Respeito, Amor, paz e partilha;

     Movimento:
-      dança;
-      brincadeiras de equilíbrio corporal (coelhinho sai da toca,

       Brincadeira “Coelhinho sai da toca”:
As crianças formarão uma toca, duas a duas com as mãos para cima e dentro de cada toca ficava outra criança que era o coelho. Uns coelhos ou mais, dependendo do número de crianças, ficam sem toca. A professora diz: "Coelhinho sai da toca!", as crianças que são coelhos, trocam imediatamente de toca e o coelho que estava fora, tenta ir para dentro da toca. O coelho que fica sem toca, tenta entrar numa próxima vez.

     Caça aos Ovos
Escondem-se vários ovinhos de Páscoa confeccionados de materiais reciclados e pede para os estudantes saírem em busca dos mesmos.


      RECURSOS DIDÁTICOS:
Brinquedos, bola, lençol, boliche, CDs, aparelho de som, massinha de modelar, sulfite, tinta guache, papel pardo,  etc.  

AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua por meio de registro através da observação diária da criança no desempenho da aprendizagem frente às atividades propostas, e se houve concentração, interação com os materiais didáticos, com os colegas e com a professora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

CANAL PEDAGÓGICO

Comente:

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também