PROJETO
DIDÁTICO
A
PÁSCOA
31/04/14
a 11/04/14
INSTITUIÇÃO:
TURMA:
TURNOS: Matutino/Vespertino
PROFª: Cláudia
de Oliveira Andrade
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
- Eu, o outro e o nós. ...
- Corpo, gestos e movimentos. ...
- Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
CONCEITOS: “Páscoa” e seus principais símbolos, coordenação motora
fina/grossa, expressão corporal,
conceito longe/perto, gordo/magro e cores.
JUSTIFICATIVA
A proposta do tema
Páscoa é muito importante para o trabalho na educação infantil (Maternal),
porque envolve o exercício da “solidariedade e partilha, visando vivenciar o real sentido desta data
comemorativa.
Pretende-se neste projeto, focar para
os estudantes o verdadeiro sentido da Páscoa dialogando com os mesmos o que
realmente a Páscoa representa do ponto de vista humano, descobrindo assim novos
aspectos que não o de exploração comercial, conduzindo desde cedo o educando á
descoberta das características morais e sociais presentes de forma tão ampla na
trajetória e história de vida de Jesus, porém por muito tempo deixado de lado
e/ou substituídas por noções de capitalismo tradicionalista de consumo
desenfreado.
Portando, este projeto visa
auxiliar o educando em sua formação moral e social que o fará um indivíduo mais
humano e consciente de seu papel enquanto sujeito construtor da sociedade.
OBJETIVO
GERAL: Criar estratégias lúdicas de ensino que contribuem
para ampliar os conhecimentos dos estudantes em relação ao tema “Páscoa” e seus
principais símbolos e significados, promovendo o domínio progressivo das
diferentes linguagens que favoreçam a expressão e a comunicação dos
sentimentos, emoções e idéias das crianças.
HABILIDADES:
Conhecer o significado da
Páscoa e seus símbolos;
·
Vivenciar o sentido da Páscoa;
·
Perceber que é muito bom praticar boas ações e que
isso nos faz indivíduos melhores;
·
Ouvir histórias e textos relacionados ao tema;
·
Realizar atividades que proporcionam integração
entre o grupo;
·
Confeccionar lembranças de Páscoa;
·
Memorizar quadrinhas de coro falado e cantado;
·
Cantar músicas referentes ao tema;
·
Confeccionar cartazes;
·
Desenvolver o raciocínio a atenção e a percepção;
·
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·
Desvencilhar o tema Páscoa do sentido comercial;
·
Socializar com o grupo participando ativamente das
propostas de atividades (brincadeiras) em sala e fora dela;
·
Adquirir o hábito de respeito mútuo de forma
contínua e rotineira;
·
Desenvolver a linguagem oral por meio de
cantigas, contos infantis e conversas informais;
·
Desenvolver a percepção visual e
auditiva dos estudantes por meio de músicas e vídeos;
·
Conhecer alguns principais símbolos da Páscoa
e seus significados por meio de painéis, gravuras e vídeos;
·
Adquirir a compreensão de forma lúdica do
significado do conceito magro/gordo e longe/perto;
·
Conhecer as Vogais;
·
Trabalhar imitações, gestos e expressões;
·
Conhecer as cores por meio de pinturas;
·
Desenvolver a coordenação motora
fina/grossa.
METODOLOGIA
( Procedimentos didáticos)
Conversa informal, em rodinhas,
sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa;
por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de
chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc.
Contar histórias: oralmente, em
cartaz, filme, cd’s, etc.
Atividades artísticas sobre o
tema: colagem, pintura, atividades de escrita: textos, interpretação oral,
ilustração,
Brincadeiras:
coelhinho sai da toca, imitação de animais, etc.
Músicas
infantis: cantar
Algumas
atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala durante a semana.
Será entregue uma lembrancinha
para os estudantes em homenagem ao Dia da Páscoa.
ATIVIDADES
-
cantigas;
- contos
infantis;
- roda da
conversa;
garatujas;
-
pinturas;
- vogais
conceito de Páscoa
- Trabalhar valores: Solidariedade, Respeito, Amor, paz e
partilha;
dança;
- brincadeiras
de equilíbrio corporal (coelhinho sai da toca,
Brincadeira
“Coelhinho sai da toca”:
As crianças formarão
uma toca, duas a duas com as mãos para cima e dentro de cada toca ficava outra
criança que era o coelho. Uns coelhos ou mais, dependendo do número de
crianças, ficam sem toca. A professora diz: "Coelhinho sai da toca!",
as crianças que são coelhos, trocam imediatamente de toca e o coelho que estava
fora, tenta ir para dentro da toca. O coelho que fica sem toca, tenta entrar
numa próxima vez.
Caça aos Ovos
Escondem-se vários ovinhos de Páscoa confeccionados de materiais
reciclados e pede para os estudantes saírem em busca dos mesmos.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Brinquedos,
bola, lençol, boliche, CDs, aparelho de som, massinha de modelar, sulfite,
tinta guache, papel pardo, etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
contínua por meio de registro através da observação diária da criança no
desempenho da aprendizagem frente às atividades propostas, e se houve
concentração, interação com os materiais didáticos, com os colegas e com a
professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!