Instituição:
Município:
Tema: Volta às Aulas
Turma: Berçário II, Maternal
I e Maternal II.
Turno:
Professores:
Duração do Projeto: 15 dias Início: ................ à....................
Direção:
Coordenação Pedagógica:
Àreas de Conhecimento: Linguagem Oral, Movimento, Educação
Física e Arte
Conteúdos: contos infantis;
diálogo, cantigas infantis, expressão corporal, relações sócio-afetivas.
Justificativa:
O ano letivo começa e
para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este projeto didático para acolher com
qualidade a turma neste ano novo letivo, atendendo as necessidades básicas dos
alunos (emoções) relacionadas com o
ambiente institucional de ensino.
O Referencial Curricular Nacional de Educação
Infantil (1988, Vol. 1, p. 21-22), diz que “As crianças constroem o
conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e
com o meio em que vivem. O conhecimento não se contrói em cópia da realidade,
mas fruto de intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”.
Portanto, estudiosos, entre eles o psicopedagogo
Lev Semenovitch Vygotsky e o filósofo Michel de Montaigne, afirmam que a
criança aprende interagindo com o meio ambiente, com outras crianças, com as
pessoas à sua volta e com o mundo sob a orientação de adultos ou outros
parceiros mais experientes.
Objetivo Geral:
Criar estratégias de ensino que possam favorecer
o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante o período de
adaptação da criança no meio ambiente escolar infantil.
Objetivos Específicos:
Levar
os alunos à:
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham na Creche;
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham na Creche;
-
Identificar os materiais que utilizamos na escola;
-
Promover o diálogo entre aluno/ professor e aluno;
-
Desenvolver a expressão corporal e a linguagem oral;
Procedimentos
Didáticos ( Metodologia)
As
atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação
professor-aluno.
Serão
formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.
Será
feito um passeio pela escola para que as crianças conheçam as dependências
dela. Promoverá conversas com alguns profissionais que trabalham na escola.
Atividades diversificadas:
Modelagem com massinha;
Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de
cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca, construção da primeira página do
caderno de comunicados, recebimento de materiais com anotações, música com interpretação
(esse ano quero paz no meu coração... Quero um amor maior, amor maior que eu...
etc), Confecção de mural volta às aulas, enfeitar a sala de aula para o novo
ano letivo, etc.
Atividades
desenvolvidas pelas faixa etárias:
Berçário
II ( Profª:....................)
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Contos infantis com fantoches;
- Brincar com chocalho, peteca, bolas de meia..
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Exploração de diferentes móbiles;
- Brincar com chocalho, peteca, bolas de meia..
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Exploração de diferentes móbiles;
Maternal
I ( Profª:.................... )
-
Contos infantis com fantoches;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Confecção de instrumentos musicais;
- Brincar de casinha;
- Brincar com balões;
- Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Brincadeiras com obstáculos;
- Exploração de diferentes móbiles;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Confecção de instrumentos musicais;
- Brincar de casinha;
- Brincar com balões;
- Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Brincadeiras com obstáculos;
- Exploração de diferentes móbiles;
-
Boliche;
-
lembrancinha volta às aulas para as crianças.
Maternal
II ( Profº:................... )
-
Contos infantis com fantoches;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Brincar de casinha;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Brincar de casinha;
-
Recreação no pátio;
-
Vídeo infantil;
-
Brincadeiras livres dirigidas;
-
Brincar com balões;
-
Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
Arte
( Profª: ....................)
-
Massinha de modelar ;
-
Conto infantil com fantoches;
-
Desenho livre com giz no papel pardo;
-
Cantigas;
-
Brincadeiras com móbiles, bonecas, carrinhos, ursinhos etc.
Educação
Física ( Profª: ..........................)
-
Pegar, passar e lançar a bola;
-
Amarelinha;
-
Brincadeiras de roda,
-
Brincadeiras de equilíbrio corporal;
-
Brincadeiras com obstáculos;
-
Atividades com músicas e diferentes
sons;
-
Andar, correr e saltar;
Recursos
Didáticos:
Giz
de cera, bolas, bonecas, carrinhos, CDs,
aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico, boliche etc.
Avaliação:
A avaliação será
por meio de registro por parte do professor de cada turma na forma de observação
do desenvolvimento da aprendizagem e a participação dos alunos tanto individual
e coletiva frente as atividades propostas durante a realização deste projeto. Este
projeto será acompanhado pela direção desta instituição e coordenação
pedagógica.
Referência
Bibliográfica:
Re f e r enc i a l
cur r i cul a r na c iona l pa r a
a educ a ç ão inf ant i l
/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998,
Vol. I.
OBS: Adaptar conforme a BNCC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!