Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Projeto didático "Volta às Aulas"



Instituição:
Município:
Tema: Volta às Aulas                             
Turma: Berçário II, Maternal I e Maternal II.
Turno:
Professores:
Duração do Projeto: 15 dias          Início: ................ à....................
Direção:
Coordenação Pedagógica:
Àreas de Conhecimento: Linguagem Oral,  Movimento, Educação Física e Arte  
Conteúdos: contos infantis; diálogo, cantigas infantis, expressão corporal, relações sócio-afetivas.

Justificativa:
O ano letivo começa e para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este projeto didático para acolher com qualidade a turma neste ano novo letivo, atendendo as necessidades básicas dos alunos  (emoções) relacionadas com o ambiente institucional de ensino.  
O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1988, Vol. 1, p. 21-22), diz que “As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se contrói em cópia da realidade, mas fruto de intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”.
Portanto, estudiosos, entre eles o psicopedagogo Lev Semenovitch Vygotsky e o filósofo Michel de Montaigne, afirmam que a criança aprende interagindo com o meio ambiente, com outras crianças, com as pessoas à sua volta e com o mundo sob a orientação de adultos ou outros parceiros mais experientes.

Objetivo Geral:
Criar estratégias de ensino que possam favorecer o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante o período de adaptação da criança no meio ambiente  escolar infantil.

Objetivos Específicos:
Levar os alunos à:
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham na Creche;
- Identificar os materiais que utilizamos na escola;
- Promover o diálogo entre aluno/ professor e aluno;
- Desenvolver a expressão corporal e a linguagem oral;

Procedimentos Didáticos ( Metodologia)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor-aluno.
Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.
Será feito um passeio pela escola para que as crianças conheçam as dependências dela. Promoverá conversas com alguns profissionais que trabalham na escola.
Atividades diversificadas:
Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca, construção da primeira página do caderno de comunicados, recebimento de materiais com anotações, música com interpretação (esse ano quero paz no meu coração... Quero um amor maior, amor maior que eu... etc), Confecção de mural volta às aulas, enfeitar a sala de aula para o novo ano letivo, etc.

Atividades desenvolvidas pelas faixa etárias:
Berçário II ( Profª:....................)
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Contos infantis com  fantoches;
- Brincar com chocalho, peteca, bolas de meia..
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Exploração de diferentes móbiles;

Maternal I ( Profª:.................... )
- Contos infantis com  fantoches;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Confecção de instrumentos musicais;
- Brincar de casinha;
- Brincar com balões;
- Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Brincadeiras com obstáculos;
- Exploração de diferentes móbiles;
- Boliche;
- lembrancinha volta às aulas para as crianças.


Maternal II ( Profº:................... )
- Contos infantis com  fantoches;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Brincar de casinha;
- Recreação no pátio;
- Vídeo infantil;
- Brincadeiras livres dirigidas;
- Brincar com balões;
- Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;

Arte ( Profª: ....................)
- Massinha de modelar ;
- Conto infantil com fantoches;
- Desenho livre com giz no papel pardo;
- Cantigas;
- Brincadeiras com móbiles, bonecas, carrinhos, ursinhos etc.

Educação Física ( Profª: ..........................)
- Pegar, passar e lançar a bola;
- Amarelinha;
- Brincadeiras de roda,
- Brincadeiras de equilíbrio  corporal;
-  Brincadeiras com obstáculos;
-  Atividades com músicas e diferentes sons;
- Andar, correr e saltar;

Recursos Didáticos:
Giz de cera,  bolas, bonecas, carrinhos, CDs, aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico, boliche etc. 

Avaliação:
A avaliação será por meio de registro por parte do professor de cada turma na forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e a participação dos alunos tanto individual e coletiva frente as atividades propostas durante a realização deste projeto. Este projeto será acompanhado pela direção desta instituição e coordenação pedagógica.

Referência Bibliográfica:
Re f e r enc i a l   cur r i cul a r  na c iona l  pa r a   a   educ a ç ão  inf ant i l   / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.    Brasília: MEC/SEF, 1998, Vol. I.

OBS: Adaptar conforme a BNCC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!