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segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Projeto Folclore






 INSTITUIÇÃO: 
TEMA: Brincando com o  Folclore 
TURMA: Maternal II -A
TURNO: 
EXECUÇÃO: Início:           Término:  
PROFª: 
DIREÇÃO: 
COORDENAÇÃO:

ÁREAS DE CONHECIMENTOS:
Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
Linguagem Oral e Escrita: fala diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, cantigas, receita, lendas e textos informativos.
Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
Movimento: dança brincadeiras.
Música: cantigas.

CONTEÚDOS:

Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas

JUSTIFICATIVA

Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequência dos acréscimos da coletividade.
“Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou.” (Xavier).
O educador de educação infantil deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as par lendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço educacional infantil.
Este trabalho será desenvolvido através de fundamentação teórica por parte do educador(a) propondo atividades as crianças em sala e extra-sala. Desta forma, o trabalho enfatizar as manifestações ligadas folclóricas regionais principalmente, a Região Centro-Oeste, levando em consideração  as  diferentes culturas (dança, cantigas, brincadeiras e contos).  Por meio dela, o educador pode trabalhar os diferentes eixos temáticos. 
OBJETIVO GERAL
Criar estratégias de ensino que levem as crianças a compreender o folclore como manifestação sócio-cultural por meio de atividades lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Criar estratégias de ensino que levem as crianças à:
- Resgatar vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
- Conhecer algumas lendas folclóricas ( Saci, Iara, Curupira, Boitatá etc.);
- Conhecer algumas lendas folclóricas da nossa região Centro-Oeste;
- Conhecer algumas parlendas;
- Ampliar o conhecimento das cores;
- Ampliar a linguagem oral,visual e a expressão corporal por meio de contos infantis, cantigas de rodas e brincadeiras folclóricas;

METODOLOGIA ( Procedimentos didáticos):

No primeiro momento, trabalharemos Identidade e Autonomia, fazendo uma investigação com as crianças sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto.  Roda da conversa (crianças em círculo)
Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
Iniciaremos o projeto pesquisando algumas lendas:
- Lenda do Saci
- Lenda da mula sem cabeça
- Lenda do Boto
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira
Trabalharemos com as lendas, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos, pinturas, colagem, massinha de modelar, cartazes etc.
As crianças ainda assistirão o filme “ Sítio do Pica Pau Amarelo” para compreenderem onde vive o saci.
Todas as atividades serão desenvolvidas com a interação entre professor e criança-criança.

RECURSOS DIDÁTICOS
EVA, papel manilha, CDs, aparelho de som, fita adesiva, cola quente, livros de contos, brinquedos, giz de cera, lápis de cor, tinta guache, pincel, máquina fotográfica, sulfite, sucatas etc.

PRODUÇÃO FINAL
Confecção de máscaras de lendas folclóricas com crianças durante o desenvolvimento deste projeto.

AVALIAÇÃO
Será por meio de registro descritivo e fotos das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas suas próprias produções, servindo como um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


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