sábado, 6 de julho de 2013

Henri Wallon e o conceito de sincretismo



Entenda de que maneira o pesquisador francês mostrou que as crianças pensam, mesclando realidade e imaginação

Ao conversar com crianças pequenas, é comum ouvir frases curiosas. Se você pergunta, por exemplo, por que a Lua aparece à noite, uma responde que "ela queria sempre estar de dia, mas brigou com o Sol", outra diz que "as estrelas resolveram quem ficava de dia e quem ficava de noite" e assim por diante. Esse jeito de pensar, que por vezes parece não ter lógica para os mais crescidos, é chamado de pensamento sincrético e é natural da infância. Sincretizar significa reunir, e é isso que os pequenos fazem - ao tentar explicar as coisas, eles misturam realidade e fantasia sem distinção. Embaralham todas as ideias em um mesmo plano e veem o mundo de forma global e generalizada.
O termo vem da filosofia e aparece em diversas teorias do desenvolvimento. Foi na obra do médico, psicólogo, filósofo e educador francês Henri Wallon (1879-1962), no entanto, que ganhou uma nova perspectiva: o pesquisador explicou que o desenvolvimento infantil vai do sincretismo à categorização (leia um resumo do conceito na última página). "No início, a percepção do bebê é nebulosa. Aos poucos, à medida que tem contato com novas experiências e informações, ela vai se refinando. Com o desenvolvimento, chega-se ao pensamento categorial, no qual a criança já é capaz de definir e explicar elementos", diz Laurinda Ramalho de Almeida, vice-coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
A maneira como a criança pensa é influenciada por dois fatores: sua capacidade cognitiva e as referências que recebe do meio. Os pequenos têm acesso a conhecimentos vindos de diferentes fontes - experiências pessoais, informações trazidas de casa ou da escola e tradições culturais (mitos, fábulas e histórias). No entanto, não conseguem organizá-los.
Wallon explica que o pensamento infantil tem características particulares, diferentes das do adulto. A principal delas é o pensamento por meio de pares complementares. A criança não consegue explicar um objeto sem relacioná-lo a outro. Quando questionada, combina diferentes referências e apresenta uma resposta. "Ela tenta conciliar tudo aquilo que recebe das fontes de conhecimento usando para isso uma lógica própria", diz Laurinda. Nada impede, no entanto, que os mesmos elementos sejam recombinados em outro momento e adquiram outro sentido. Os pequenos podem, por exemplo, dizer que a chuva é o vento e depois, ao ser questionados se ambos são iguais, afirmar que não e que só é chuva quando tem trovão.
Essa aparente confusão ocorre porque a criança ainda não é capaz de colocar os objetos em um sistema de categorias preestabelecido, no qual cada coisa tem um único significado. Quando tenta explicar o mundo à sua volta ou responder a algum questionamento, ela enfrenta obstáculos e procura diversos mecanismos para fugir deles. "Esse processo envolve um ajuste entre o que já é conhecido e as respostas que precisa dar. Para isso, todos usam os artifícios que possuem naquele estágio de desenvolvimento", explica Lilian Pessoa, coordenadora auxiliar e professora no curso de Pedagogia da Universidade Paulista (Unip) e doutoranda em Educação pela PUC-SP.
Entre as principais estratégias de resposta estão a tautologia, a elisão e a fabulação. A primeira é a repetição de uma ideia dada: "Como é o sal? É salgado". "Na impossibilidade de dar uma resposta a uma questão, o menos arriscado é repetir o primeiro termo dado pela pessoa que perguntou", diz Laurinda. A elisão significa fugir do tema e passar de um assunto a outro aparentemente diferente: "O barco boia porque tem água e é de madeira. Às vezes, a gente faz cestos de palha e sofás". Já a fabulação é a tentativa de preencher as lacunas do relato imaginando, ampliando ou inventando. Por exemplo, uma criança, ao ser questionada de onde veio, diz que saiu do repolho. Provavelmente ela recebeu essa informação da mãe ou de outra fonte do conhecimento. Para validar sua resposta, ela afirma que se lembra de quando estava lá e descreve o que sentia.
O aspecto lúdico das falas dos pequenos dá a elas um caráter poético, mas também pode gerar desconfiança entre os adultos - que confundem o que é dito com mentiras. Para evitar o problema, é importante perceber que a mistura entre realidade e imaginação faz parte do pensamento infantil (leia o trecho de livro na próxima página). Como diz Wallon no livro As Origens do Pensamento na Criança: "Muitas invenções sobre as quais a criança tece fantasias recebem seu tema do adulto. É, aliás, com frequência, com fábulas que ele responde às curiosidades dela. A ficção não é apenas natural da criança. Ela lhe é também proposta ou imposta".
Cheio de significados e sentidos, e repleto de conexões subjetivas, o jeito como os pequenos explicam o mundo à sua volta não deve ser tomado como verdade, mas tampouco pode ser reprimido. "Disciplinar inteiramente o pensamento, sejam quais forem os termos como isso se exprima, pode corresponder a fechar os caminhos que permitem recombinações suscetíveis de conduzir o pensamento por caminhos inéditos. É aqui que o sincretismo, que guarda a possibilidade de tudo ligar a tudo, de forma anárquica, pode levar ao novo", diz a pesquisadora Heloysa Dantas no livro A Infância da Razão.
É preciso, portanto, oferecer condições para que a criança exerça seu pensamento e sua expressão e possa evoluir. "Quanto mais repertório ela adquirir e quanto mais puder experimentar situações diversas e confrontar o que pensa com pessoas que têm bagagens culturais diferentes (sejam elas crianças, professores, pais ou outras fontes com as quais tenha contato), mais chances há de caminhar para a diferenciação", diz Laurinda (leia a questão de concurso na última página). A professora lembra que é na solução dos confrontos que a inteligência evolui.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/henri-wallon-conceito-sincretismo-643155.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL (3) 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar (1) 7 de setembro- Independência do Brasil (3) A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil (1) abertura de cadernos (4) Acolhimento e adaptacão na educação infantil (1) Acolhimento e adaptação na educação infantil (1) Água (5) Alfabelo; Sílabas (2) alfabetização (75) Alfabeto (3) alfabeto maiúsculo e minúsculo; (1) Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar (1) Alimentação (15) Animais (10) Animais colorir (1) Apostila com Atividades para o 4º Ano (1) Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar (1) aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza (2) arquivos pedagógicos magistério (concursos) (1) Arte Abstrata (1) Arte na Educação Infantil (3) Artigo competências socioemocionais da BNCC (1) Artigo Dislexia (1) Artigo: (2) Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil (1) Artigo: Em um espaço externo bem organizado (1) Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil (1) artigos (44) Árvore do Alfabeto (1) Atividade Dia do Circo (1) atividade leitura/interpretação e ortografia (2) Atividade lúdica (2) atividade poema (1) atividades alfabetização (2) atividades conceitos (2) Atividades coordenação motora fina (1) Atividades cruzadinhas alfabetização (1) Atividades de adição (1) Atividades de leitura de texto (1) Atividades de produção de texto (3) Atividades Dia da Escola (1) atividades Dia das Mães (2) Atividades Dia dos Pais (4) Atividades Festa Junina (6) Atividades lúdicas (1) atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo (1) Atividades Natal (5) atividades ortográficas; atividades alfabetização (1) atividades parlendas (2) Atividades produção de texto (4) Atividades Silábicas em PDF baixar (1) Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF (1) Atividades: Antônimos (2) Atividades: Minha Idade (E.I) (1) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II (3) Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa (1) BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências (1) BNCC Educação Infantil (2) Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo (1) Bordas coloridas (1) Brincadeiras (7) Caderno de Atividades das Vogais (1) cadernos decorados (2) calendário do aluno (6) calendários (1) capinhas de atividades (3) Carnaval (2) Cartaz Silábico (1) cartões boas férias (1) cartões natalinos (1) cartões Páscoa; Páscoa (1) COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) (1) conceito: Dia e Noite (1) Consciência Negra (34) Conteúdos Anual (1) Conto infantil (5) Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas (1) contos infantis (5) Contos infantis com o tema Páscoa (3) contos infantis folclore (1) Contos infantis indígenas (1) Convites (1) Cores (1) Corpo Humano (5) crachás (3) Creche (1) decoração sala de aula (14) Dengue (1) Dia da Água (1) Dia da Árvore (9) Dia da Bandeira (6) Dia da Escola (1) Dia da Mulher (2) Dia da Vovó (1) Dia das Crianças (3) Dia das Mães (11) Dia do Artista Plástico (1) Dia do Circo (21) Dia do Indio (1) Dia do Índio (12) Dia do Planeta (1) Dia do Professor (1) Dia do Soldado (7) Dia dos Pais (7) Dia Internacional da Mulher (9) Dia Mundial da Água (1) Diferenças entre Piaget (1) Diversidade na educação infantil (1) Ed. Infantil (0 a 3) (1) educação infantil (1) Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum (1) Escola (3) Escrita Pré-Escola (1) Estações do Ano (4) Família (7) Fantoches (1) Festa Junina (3) Fichas Alfabeto (1) Fichas de Leitura e Sílabas Complexas (1) fichas numerais; matemática (4) figuras geométricas (1) Folclore (24) Higiene (7) História (32) História de MS (1) Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal (2) Identidade e Autonomia (17) Independência do Brasil (1) Inglês (1) interpretação e ortografia (1) Jogo da memória alfabeto (1) jogos pedagógicos (9) lembrancinhas (14) lembrancinhas Dia das Crianças (2) lembrancinhas Dia das Mães (4) lembrancinhas Dia dos Pais (3) lembrancinhas Dia Internacional da Mulher (1) lembrancinhas Festa julina (1) lembrancinhas Natal (3) lembrancinhas Páscoa (1) lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas (2) lembrancinhas volta às aulas (7) Lingua Portuguesa (24) Linguagem Escrita (47) Linguagem Oral (1) Linguagem Oral/Escrita (16) Literatura de Cordel (1) Livrinho Turma da Mõnica os números (1) Livros com o tema Pai (1) Máscaras (4) matematica (2) matemática (54) matemática educação infantil (1) Meio Ambiente (17) Meios de comunicação (6) Meios de Transportes (3) mensagem Boas Férias (1) mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher (1) modelo de fichas dados da criança (1) Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil (1) Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil (1) Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica (2) Modelo Registro Diário (2) modelo relatório psicopedagógico (2) Modelos de Pareceres Descritivos (1) Molde de números (1) Moldes (2) Moldes de letras (1) Moldes numerais (1) Monteiro Lobato (2) Movimento (23) Muitas Palavras (Ruth Rocha) (1) Mural Dia do Índio (1) Música na Escola (1) música/movimento (1) musicalidade (3) musiquinhas para baixar (2) Natal (17) Nome (1) Novas Regras Ortográficas (1) numerais e quantidades (1) Objetos e Seres Vivos (1) organização das atividades na educação infantil (1) os pequenos trabalham a colaboração (1) Painéis com o tema Dia dos Pais (1) Painéis Dia dos Pais (1) painel Dia do Circo (1) Painel Sejam-Vindos (1) papel cartas com bordas natalinas; Natal (1) parlenda (1) Parlendas (1) Páscoa (26) Piaget (1) PIAGET: O desenvolvimento moral na criança (1) Planejamento Anual de Ensino (7) Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 (1) Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII (1) Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil (2) Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC (5) Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 (1) Plano de Aula Natal; Natal (1) Plano de Aula: Primavera. Educação Infantil; Primavera (1) Plano de Aula: Semana Nacional do Trânsito- Educação Infantil; (1) Planos de Aula (20) Planos de Trabalho educação infnatil (1) Porta-lápis (1) Pré II (1) Primavera (10) Projeto Didático TEMA: Pequenos Guardiões da Natureza – Coleta Seletiva na Educação Infantil; Meio Ambiente (1) projeto didático "Nome próprio" (1) Projeto Didático Dia das Crianças (1) projeto didático Dia do Indio (2) Projeto Didático Folclore (1) Projeto didático Parlendas (2) Projeto Didático Páscoa (2) Projeto Didático Volta às Aulas (3) Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. (1) Projeto didático: A primavera (1) Projeto didático: Brincando com o Folclore (1) projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas (1) Projeto didático: Eu e Minha Família (1) projeto didático: Identidade (1) Projeto didático: Literatura Infantil (1) Projeto didático: Meu querido Papai (1) projeto didático: Natal (1) Projeto didático: O Circo (2) Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo (1) Projeto didático: Todos no combate à dengue (1) Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil (3) Projeto Volta às Aulas (1) Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil (1) projetos didaticos (19) projetos didáticos (33) receita de massinha de modelar (2) recursos voisuais concretos para a educação infantil (1) Rotina (1) Semana da Pátria (13) Semana Nacional do Trânsito (2) sentidos (2) sequência numérica (1) Seres Vivos (2) Simulado das Teorias Psicognéticas (2) Sítio do Pica Pau Amarelo (2) Slide (1) Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro (1) Slide BNCC para a Educação Infantil (1) Slide BNCC para o Ensino Fundamental (1) Slide Deficiência Visual (1) Slide organizar reunião pedagógica ano letivo (1) Slide Planejamento de Ensino (1) subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática (1) TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET (1) Tabela para Notas (1) texto e interpretação (1) Tinta caseira (1) Tipos de Moradia (1) Trânsito (7) Vídeo Conto Infantil: Palavras (1) Vídeo: (1) Vídeos Contos Infantis (1) Vídeos didáticos (1) Viseiras (1) volta às aulas (17) Volta às Aulas Anos Iniciais (1) VYgotsky (1) Vygotsky e Wallon (3) Wallon (1)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *