TEMA: Dia do Indio
TURMA:
PROFª:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
( X ) O Eu, o Outro e o Nós,
(X )Corpo, gestos, movimentos,
(X )Traços, sons, cores e formas,
(X ) Escuta, fala, pensamento e imaginação,
( X) Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações
CONTEÚDOS: Coordenação motora fina/grossa; sons, expressão corporal, cultura indígena e cores.
INÍCIO DO PROJETO: TÉRMINO:
CONTEÚDOS: Coordenação motora fina/grossa; sons, expressão corporal, cultura indígena e cores.
INÍCIO DO PROJETO: TÉRMINO:
JUSTIFICATIVA:
O tema em destaque “O
Índio”, visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e
nas alunas, sabedores da sua atuação como sujeitos e objetos da História.
A proposta do projeto é
difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando,
além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.
Desta forma, o papel do
professor é o mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas
e produções. Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente,
levando em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de
possibilitar a elas diversos tipos de interações/experiências.
OBJETIVO
GERAL:
Trabalhar o tema “Índio” de diversas
formas lúdicas que favoreçam a compreensão das crianças sobre o modo de vida
indígena e que promova a consciência crítica-reflexiva sobre os povos indígenas
no processo histórico brasileiro.
HABILIDADES:
Criar estratégias de ensino lúdicas que levem
as crianças à:
- Conhecer mais sobre a vida do povo
indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Refletir sobre a influência do branco
na vida do índio;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver o raciocínio e atenção;
- Diferenciar a vida dos índios da vida
do homem branco.
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Conhecer as cores primárias;
- Conhecer formas geométricas (
triângulo, retângulo e quadrado);
Compreender o conceito de longe e perto.
ATIVIDADES:
Leituras informativas; Recreativas; Poéticas; Contos; Cantigas; Pinturas; Colagem;Recortes; Trabalhos manuais indígenas ( cocar,
lembrancinha, colar, flecha, maracá).
METODOLOGIA:
As atividades serão
desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e criança.
Serão promovidas
diversas atividades de origem indígena com as crianças. Algumas atividades
serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Serão confeccionados
juntamente com as crianças diversos objetos de origem indígena.
RECURSOS:
Sulfite, EVA, cola,
tesoura, cartolina, papel manilha, lápis de cor, tinta guache, CDs, aparelho de
som, televisão, etc.
CULMINÂNCIA:
Será feita uma
exposição de todas as atividades realizadas pelos alunos durante o
desenvolvimento do projeto para as demais turmas.
AVALIAÇÃO:
No decorrer dos
trabalhos, observar-se-á o interesse dos alunos, em todas as atividades
propostas e deve ocorrer uma atenção especial para aqueles que se mostrarem
desinteressados ou apáticos às mesmas. Será feito um registro das perguntas e
opiniões dos alunos em relação ao tema em destaque.
Adorei seu projeto.
ResponderExcluirAdorei o projeto dia do indio
ResponderExcluir