Turma: Maternal II Turno: Vesp.
Profª: Cláudia de Oliveira Andrade
Título do Projeto: O Circo
Início: Término:
Justificativa:
Este projeto visa destacar para os alunos as principais características sobre o Circo e sua influência na vida de todos nós. O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo. Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de atividades que mostram o rico Mundo do circense tais como: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches, entre outras que despertem a curiosidade dos educandos em relação ao tema em destaque. É importante que as crianças conheçam o universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem.
Portanto, o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.
Fundamentação Teórica:
O circo é um espetáculo popular muito antigo, teve origem em povos viajantes.
O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a platéia. Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.
Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc.
Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.
Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens. Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas. O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas. Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam. Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina.
O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades.
O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada.
Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos. O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!
Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas!
Objetivo Geral:
Possibilitar através do lúdico o conhecimento dos educandos das diversas faixas etárias acima sobre a vida circense, desenvolvendo dessa forma as diferentes linguagens e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica da instituição.
Objetivos específicos
- Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
- Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
- Promover o contato com cores, formas e tamanhos, construindo nações sobre esses atributos;
- Valorização da arte circense;
- Aquisição de conhecimentos sobre a história do circo;
- Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo;
- Identificar as semelhanças e diferenças entre os animais do circo;
- Identificar as ações de um integrante de um circo;
- Conhecer como vive a família circense;
- Conhecer os principais animais existente no circo (domésticos, selvagens, aquáticos).
Procedimentos didáticos:
Linguagem oral:
- Conversa informal sobre circo.
- Narrar histórias sobre o circo;
- Verbalizar hipóteses estabelecendo relações mentais com os contos relacionados com o tema em destaque.
- Assistir fita de vídeo sobre o circo.
Linguagem Escrita:
Levar os alunos à:
- Ter contato com diferentes desenhos relacionados com o circo ( palhaço, elefante, trapezista, leão, macaquinho);
- Ter contatos com diferentes tipos de textos relacionados com o tema acima;
Linguagem Sonora/ Musical:
Levar os alunos à:
-Desenvolver a expressão corporal através de cantigas infantis relacionadas com o tema em destaque;
- Desenvolver a sociabilização em sala de aula;
- Desenvolver a audição e a percepção através da música.
Linguagem Plástica:
Levar os alunos à:
- Realizar colagem e pinturas relacionadas com o tema em destaque.
Metodologia e Atividades didáticas:
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno.
• Confeccionar uma tenda do circo e deixar eles pintarem com guache;
• Equilibar bola no ar;
• Dvd da xuxa 5;
• Equilibrar em cordas fixadas no chão, dar cabalhotas;
• Desenhar o equilibrista e colocar a bolinhas de papel crepom deixar eles amassarem as bolinhas;
• Acertar na boca do palhaço a bola;
• Animais que tem no circo (cartazes);
• Equilibrar-se sobre vários objetos: corda, banco, linhas;
• Contação de histórias com o auxílio de fantoches, livros e fantasias dos personagens do circo;
• Personagens do circo em gravuras;
• Confeccionar um fantoche de palhaço em saco de papel;
• Assistir a um número de circo.
• Fazer pintura com molde vazado dos animais;
• Músicas e filmes;
• Construir com as crianças móbiles referentes ao tema;
• Confeccionar o chapéu do palhaço;
• Explorar comidas do circo, como pipoca, acompanhando o procedimento de preparo da mesma, o som, e sua transformação;
• Explorar objetos de sopro utilizados no circo, como apitos e bolinhas de sabão;
• Confecção da gravata do palhaço;
Recursos didáticos:
Papel manilha, cola quente, CD, aparelho de som, televisão, DVD, máquina digital, sulfite, giz de cera, lápis de cor, pincel, EVA, cartazes etc.
Culminância:
Montar um painel com as atividades realizadas em sala, durante o desenvolvimento do projeto.
Avaliação:
A avaliação será feita através de registros (escrito e fotográfico) por parte da professora frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.
adorei seu blog é maravilhoso
ResponderExcluirAmo este site.
ResponderExcluirEle é essencial a minha vida como educadora.