Seguidores

Pesquisar este blog

TRADUTOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

terça-feira, 26 de outubro de 2021

poesias com o tema "Dia nacional da Consciência Negra"







CONSCIÊNCIA NEGRA

NEGROS OU BRANCOS
PARDOS OU VERMELHOS
A COR NÃO CONTA
A COR NÃO CANTA!
A COR NÃO ESTAMPA
A VIRTUDE DE NINGUÉM...
BRANCOS OU NEGROS
VERMELHOS OU PARDOS
A COR NÃO IMPORTA
A COR NÃO É FALTA...
E NÃO CULPA NINGUÉM!
SEJA QUAL FOR A RAÇA...
CATIVA E ENCANTA
CONQUISTA E BALANÇA
O CORAÇÃO DA GENTE
GENTE INTELIGENTE...
QUE TEM...
PUREZA DE ALMA!...
por Nair Lúcia de Britto
retirado do site http://www.revistapartes.com


*******************************************************

Consciência negra

Chega de racismo
De história mal contada
Chega de hipocrisia
De mentira esfarrapada
Esse preconceito infeliz
Que por aí diz
Que negro não vale nada.
O negro também precisa
Ser privilegiado
Chega de arrogância
Branco tenha cuidado
Com o preconceito em alta
Pois quem muito se exalta
É sempre humilhado.
Preto, branco e mulato
Vamos nos unir
O preconceito é horrível
E não é para existir
Já que todos somos irmãos
Essa grande nação
Espalhada por aí.

A consciência negra
Quer exatamente
Provar que somos iguais
E não diferentes
São lutas populares
Como as de Zumbi dos Palmares
Que morreu pela sua gente.

É preciso desde já
Com amor todo gentil
Acabar com o preconceito
E ver em nosso Brasil
O negro sorrindo tanto
Como a Daiane dos Santos,
Pelé e Gilberto Gil.

de Francisco Carneiro Barbosa
Site: http://www.mundojovem.pucrs.com.br


Vozes

Quando virá a alforria?
Sinto ainda o chicote
Nas costas torturadas
Pelo desprezo, do nada,
Do que sou, do que fui,
De onde nem sei se vou...

Quando virá o dia
Em que soltarão os grilhões,
Cicatrizarão as feridas
E terei amor pela vida
Que o futuro pode me proporcionar?

Vozes na lembrança,
Choros incontidos,
Estalos cortando o ar e os feridos
A cantar...Sempre cantando suas dores,
Na maneira exata de dizer:
Sou gente!Independente de não querer...

Quando???

Angela Padilha
retirado do site: http://www.blocosonline.com.br
Veja outras sugestões de atividades com o tema Consciência Negra

27 comentários:

  1. Amei o seu trabalho! Era tudo que eu queria encontrar. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me ajudou muito no trabalho nao sabia fazer uma poesia entao obrigado me ajudou muito!

      Excluir
  2. ser pedagoga é contigo!

    aqui se encontra um caminho aceso e do bem, uma estrada que aumenta meu sorriso e coragem...

    obrigado!

    ser pedagogo é ser sempre semeador

    beijos,
    do menino-homem

    e carinho!

    ResponderExcluir
  3. muito legal
    me ajudou muito
    no trabalho de escola
    ..............

    ResponderExcluir
  4. gostei muito e consigui fazer o meu trabalho valeu

    ResponderExcluir
  5. adorei essa poesia muito bem elaborada ass; rosane

    ResponderExcluir
  6. conciencia negra pode ser a fonte da vida para quem tem conciencia nÃO exite cor e desigualdade social.

    ResponderExcluir
  7. Essas mensagens mostra a pura consciência,tambem mostra a realidade, e temos q respeitar as pessoas independente de cor,raça ou classe social.

    ResponderExcluir
  8. São pequenos gestos como os seus que são capazes de mudar conceitos e FORMAR CONSCIÊNCIAS.Parabéns pelo belo trabalho!
    Viviane Cereja - professora d Ensino Fundamental

    ResponderExcluir
  9. è como diz "enquanto a cor da pele for mas importante que o brilho dos olhos sempre haverá guerra.Não importa a cor e nem a raça somos todos imagem e semelhança de Deus.

    ResponderExcluir
  10. muito bom ,os poemas, isso demonstra que no mundo não pode haver preconceito .

    ResponderExcluir
  11. eu gostei muito minha professora de historia vai adora!! e o racismo tem que acaba!!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Claudia! Vim lá do Educadores Multiplicadores conhecer teu blog, amei e ja estou seguindo. Convido você a conhecer o meu, se gostar participe. Abraços uma noite abençoada.

    ResponderExcluir
  13. adorei me ajudou em uma apresentação de escola

    ResponderExcluir
  14. Amei pois o dia da consciencia negra é um dia muito importante para todos nós.E além disso me ajudou muito com os trabalhos de escola.BEIJOS a todos voces!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Valeu seu blog me ajudou muito no trabalho da escola

    ResponderExcluir
  16. Obrigado! Me Ajudou A Fazer Um Poema Sobre O Dia Da Consciência Negra Muito Obrigado Mesmo!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a postagem e esta muito lindo seu blog tem ótimas dicas. www.verefazer.org
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. AMEI QUE LINDO. EU SOU POETICA E AMO A POESIA ESTA NO MEU SANGUE ESSA GRANDE MELODIA

    ResponderExcluir
  19. melhor impossível parabéns

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!


Campos de Experiência-BNCC Educação Infantil

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *