PROJETO DIDÁTICO
CONSCIÊNCIA NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO :
ESTADO:
TEMA DO PROJETO: Trabalhando o Respeito e a Valorização das Relações Étnico-Racial na Educação Infantil de Forma Lúdica
TEMPO DE EXECUÇÃO: Início:......./....../....... Término:....../....../.......
TURMAS ENVOLVIDAS: Pré-Escolar II A/B
TURNO: matutino/vespertino
PROFESSORA: Cláudia de Oliveira Andrade
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores, Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação, Relações e Transformações:
JUSTIFICATIVA
O presente projeto, intitulado “ Trabalhando o Respeito e a Valorização das Relações Étnico-Racial na Educação Infantil de Forma Lúdica”, visa conscientizar e destacar as principais contribuições dos povos negros na formação da identidade cultural do povo brasileiro. A escola infantil deve preparar as crianças desde cedo para adquirirem uma consciência crítica com atitudes positivas de respeito e valorização étnico-racial.
Busca-se com este projeto levar em consideração a Lei nº 10.639/03, que altera a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar na Educação Básica e o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente ( Lei 8.096, de 13 de junho de 1990), bem como no Plano Nacional de Educação ( Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001).
A escola é formada por diversos grupos étnico-racial. Assim sendo, as instituições de ensino devem desempenhar o papel de educar, se constituindo em espaço democrático de produção e divulgação de conhecimento e de posturas que visam uma sociedade mais justa.
A escola tem o papel preponderante na eliminação das discriminações e na emancipação dos grupos discriminados ao proporcionar acesso aos conhecimentos científicos, aos registros culturais diferenciados, à conquista da racionalidade que rege as relações sociais e raciais e aos conhecimentos avançados, indispensáveis para a consolidação e o concerto das nações como espaços democráticos e igualitários.
É preciso educar as crianças para a quebra de preconceitos, promovendo a inclusão social das etnias para uma convivência saudável no espaço em que estão inseridas.
Portanto, a educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade mais justa, igual e equânime.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: (CONTEÚDOS)
O Eu, o Outro e o Nós: características físicas do ser humano e suas relações na vida atual.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação: diálogo, histórias infantis e cantigas infantis .
Traços e Cores e Formas: desenhos, recortes, pinturas, modelagem, conceito de posição ( longe/perto lado/atrás, frente/costas) e garatujas.
Corpo, Gestos e Movimentos: expressão corporal, relações sócio-afetivas e faz de conta.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a consciência nos alunos (as) do respeito e da valorização dos povos negros, da cultura africana e afro-brasileira na sociedade, destacando a importância dos mesmos na construção da identidade do povo brasileiro.
HABILIDADES:
- despertar e adquirir a consciência do respeito da identidade dos povos africanos;
- conhecer e respeitar a cultura afro-brasileira;
- reconhecer som afro;
- conhecer contos e lendas africanas;
- conviver com as diferenças étnico-raciais de forma respeitosa através do diálogo;
- desenvolver a linguagem oral através de cantigas de origem africana;
- levantar suas hipóteses em relação aos principais personagens dos contos infantis relacionados com este tema;
- desenvolver a coordenação motora grossa e fina;
- conhecer e revisar as cores;
- conhecer os conceitos longe/perto, lado/atrás, frente/costas através de desenhos relacionados com este tema;
- identificar o género masculino e feminino respeitando as diferenças físicas de cada um;
DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento do projeto será em consonância com os conteúdos propostos e será feito através de atividades coletivas e individuais com os alunos, e com a interação professor e aluno. Algumas atividades serão sistematizadas e realizadas em sala de aula e outras extraclasse. Este projeto será acompanhado pela direção e coordenação pedagógica da instituição.
Será elaborado o planejamento semanal de ensino para a execução das atividades propostas neste projeto.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
-Teatro com fantoche;
- cantigas de origem africana;
- sons africanos;
- Brincadeiras com brinquedos de origem africana.
- Pinturas;
- contos infantis- diversidade.
- Contos infantis ( Menina Bonita do Laço de Fita, Autora: Ana Maria Machado), (O Cabelo de Lelê Autora: Valéria Belém), (A linda garota de Angola Autora: Ana Gizélia Vieira), (O ratinho branco e o grilo sem asas Autora: Maria Amanda Capelão) entre outros.
- Cantigas infantil ( escravos de jó, roda pião, boi da cara preta etc.);
- painel diversidade ( com fotos dos alunos) e do conto “ Menina Bonita do Laço de Fita;
- DVD infantil relacionado com o tema;
- Culinária afro-brasileira;
- Desenhos para colorir- diversidade
- Pinturas/Colagem
- Teatro com fantoche ( Menina Bonita do Laço de Fita);
- Poesias ilustradas- diversidade;
- Brincadeiras afro-brasileira ( pião,
- Leitura de imagens de animais africanos, figurino africano etc.
- Trava línguas.
- Apresentação de dança (música "África"- CD Palavra Cantada).
RECURSOS DIDÁTICOS:
Sulfite, cartolina, papel manilha, fita larga, cola quente, macarrão, EVA, tinta guache, lápis de cor, giz de cera, pincel atômico, CDs, aparelho de som, máquina fotográfica digital, televisão, DVD, livros de contos infantis, jogos pedagógicos, crepom etc.
CULMINÂNCIA
Será feita uma amostra das atividades realizadas pela turma envolvida neste projeto no pátio da instituição para as demais turmas de alunos e pais visualizarem.
Ainda, poderão ser realizadas apresentações artísticas ( danças, músicas e teatro) pelas turmas envolvidas no projeto.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registro por parte do professor da turma acima, através da observação e do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos frente as atividades propostas durante a realização deste projeto.
O relatório final da avaliação da aprendizagem será entregue para a Coordenação Geral da Educação Infantil deste município, e outra cópia para a Coordenação Pedagógica desta instituição.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Brasília, MEC, outubro, 2005.