sábado, 12 de novembro de 2022

Competências e Habilidades da BNCC( Base Nacional Comum Curricular)

“Você é um motorista competente?”

Um motorista competente é capaz de se locomover pelas vias com segurança, respeitar a sinalização de trânsito, estacionar o seu veículo corretamente, lidar com imprevistos ou adversidades (como acidentes e congestionamentos, por exemplo) … entre diversas outras coisas envolvidas na atividade de conduzir um automóvel.

Mas… “O que é preciso para ser um motorista competente?”

 Os objetivos e as habilidades da BNCC são as aptidões desenvolvidas ao longo de cada etapa de ensino e que contribuem para o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base.


No parágrafo único do artigo 3º da Resolução nº 2 de 22 de dezembro de 2017 (a qual orienta a implementação da BNCC), diz que

Parágrafo Único. Para os efeitos desta Resolução, com fundamento no caput do art. 35-A e no §1º do art. 36 da LDB, a expressão “competências e habilidades” deve ser considerada como equivalente à expressão “direitos e objetivos de aprendizagem” presente na Lei do Plano Nacional de Educação (PNE).

Ou seja, a expressão “competências e habilidades” é equivalente à expressão “direitos e objetivos de aprendizagem”.

Portanto, os objetivos e as habilidades da BNCC são as aptidões desenvolvidas ao longo de cada etapa de ensino e que contribuem para o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base.

Habilidades da BNCC na Educação Infantil

Desde o ingresso na Educação Infantil, as crianças já começam a desenvolver as dez competências gerais da BNCC. Nesta etapa, sua aprendizagem e seu desenvolvimento são assegurados por seis direitos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Esses direitos conversam diretamente com os eixos estruturantes da EI – interagir e brincar.

Na Educação Infantil ainda não se fala em áreas de conhecimento ou componentes curriculares, mas em campos de experiência. A Base estabelece cinco campos de experiências nos quais as crianças podem se desenvolver:

  • Eu, o outro e nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Dentro de cada campo de experiência são definidos diversos objetivos – a nomenclatura adotada para as habilidades na EI foi objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Estes objetivos são organizados dentro dos 3 grupos etários em que a BNCC delimita a Educação Infantil.

Exemplo

Vamos ver como os objetivos aparecem na Base?



De acordo com o exemplo da imagem, o código EI02TS01 diz respeito ao primeiro objetivo proposto no campo de experiências “Traços, sons, cores e formas” para o grupo das crianças bem pequenas. Portanto, as crianças deste grupo etário devem desenvolver a habilidade de “Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais para acompanhar diversos ritmos de música”, entre diversas outras.


Ensino Fundamental

Em todo o curso do Ensino Fundamental (etapa mais longa da Educação Básica), o foco da aprendizagem das crianças e adolescentes continua sendo sobre as dez competências gerais da BNCC. Enquanto na Educação Infantil a Base estabelece campos de experiência para o desenvolvimento dos alunos, para o Ensino Fundamental essa divisão é feita em áreas de conhecimento e componentes curriculares. As áreas e componentes são os seguintes:

  • Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa – a partir do 6º ano).
  • Matemática (Matemática).
  • Ciências da Natureza (Ciências).
  • Ciências Humanas (Geografia e História).
  • Ensino Religioso (Ensino Religioso).

Logo, a partir do Ensino Fundamental as competências gerais também se desdobram em competências específicas da área ou do componente.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular:

Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.

Portanto, os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar, e são aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades.

Exemplo

Quer ver como funciona na prática?




De acordo com este exemplo da BNCC, o código EF67EF01 é referente à primeira habilidade do componente de Educação Física, proposta para o bloco dos 6º e 7º anos. Então, durante a o estudo e a prática da Educação Física neste período, é esperado que os estudantes desenvolvam a habilidade de “Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários”.


Referência:

-https://sae.digital/habilidades-da-bncc/#:~:text=Os%20objetivos%20e%20as%20habilidades%20da%20BNCC%20s%C3%A3o%20as%20aptid%C3%B5es,gerais%20e%20espec%C3%ADficas%20da%20Base.

-https://pedagogiadescomplicada.com/competencias-e-habilidades-propostas-pela-bncc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL (3) 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar (1) 7 de setembro- Independência do Brasil (3) A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil (1) abertura de cadernos (4) Acolhimento e adaptacão na educação infantil (1) Acolhimento e adaptação na educação infantil (1) Água (5) Alfabelo; Sílabas (2) alfabetização (75) Alfabeto (3) alfabeto maiúsculo e minúsculo; (1) Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar (1) Alimentação (15) Animais (10) Animais colorir (1) Apostila com Atividades para o 4º Ano (1) Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar (1) aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza (2) arquivos pedagógicos magistério (concursos) (1) Arte Abstrata (1) Arte na Educação Infantil (3) Artigo competências socioemocionais da BNCC (1) Artigo Dislexia (1) Artigo: (2) Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil (1) Artigo: Em um espaço externo bem organizado (1) Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil (1) artigos (44) Árvore do Alfabeto (1) Atividade Dia do Circo (1) atividade leitura/interpretação e ortografia (2) Atividade lúdica (2) atividade poema (1) atividades alfabetização (2) atividades conceitos (2) Atividades coordenação motora fina (1) Atividades cruzadinhas alfabetização (1) Atividades de adição (1) Atividades de leitura de texto (1) Atividades de produção de texto (3) Atividades Dia da Escola (1) atividades Dia das Mães (2) Atividades Dia dos Pais (4) Atividades Festa Junina (6) Atividades lúdicas (1) atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo (1) Atividades Natal (5) atividades ortográficas; atividades alfabetização (1) atividades parlendas (2) Atividades produção de texto (4) Atividades Silábicas em PDF baixar (1) Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF (1) Atividades: Antônimos (2) Atividades: Minha Idade (E.I) (1) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II (3) Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa (1) BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências (1) BNCC Educação Infantil (2) Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo (1) Bordas coloridas (1) Brincadeiras (7) Caderno de Atividades das Vogais (1) cadernos decorados (2) calendário do aluno (6) calendários (1) capinhas de atividades (3) Carnaval (2) Cartaz Silábico (1) cartões boas férias (1) cartões natalinos (1) cartões Páscoa; Páscoa (1) COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) (1) conceito: Dia e Noite (1) Consciência Negra (34) Conteúdos Anual (1) Conto infantil (5) Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas (1) contos infantis (5) Contos infantis com o tema Páscoa (3) contos infantis folclore (1) Contos infantis indígenas (1) Convites (1) Cores (1) Corpo Humano (5) crachás (3) Creche (1) decoração sala de aula (14) Dengue (1) Dia da Água (1) Dia da Árvore (9) Dia da Bandeira (6) Dia da Escola (1) Dia da Mulher (2) Dia da Vovó (1) Dia das Crianças (3) Dia das Mães (11) Dia do Artista Plástico (1) Dia do Circo (21) Dia do Indio (1) Dia do Índio (12) Dia do Planeta (1) Dia do Professor (1) Dia do Soldado (7) Dia dos Pais (7) Dia Internacional da Mulher (9) Dia Mundial da Água (1) Diferenças entre Piaget (1) Diversidade na educação infantil (1) Ed. Infantil (0 a 3) (1) educação infantil (1) Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum (1) Escola (3) Escrita Pré-Escola (1) Estações do Ano (4) Família (7) Fantoches (1) Festa Junina (3) Fichas Alfabeto (1) Fichas de Leitura e Sílabas Complexas (1) fichas numerais; matemática (4) figuras geométricas (1) Folclore (24) Higiene (7) História (32) História de MS (1) Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal (2) Identidade e Autonomia (17) Independência do Brasil (1) Inglês (1) interpretação e ortografia (1) Jogo da memória alfabeto (1) jogos pedagógicos (9) lembrancinhas (14) lembrancinhas Dia das Crianças (2) lembrancinhas Dia das Mães (4) lembrancinhas Dia dos Pais (3) lembrancinhas Dia Internacional da Mulher (1) lembrancinhas Festa julina (1) lembrancinhas Natal (3) lembrancinhas Páscoa (1) lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas (2) lembrancinhas volta às aulas (7) Lingua Portuguesa (24) Linguagem Escrita (47) Linguagem Oral (1) Linguagem Oral/Escrita (16) Literatura de Cordel (1) Livrinho Turma da Mõnica os números (1) Livros com o tema Pai (1) Máscaras (4) matematica (2) matemática (54) matemática educação infantil (1) Meio Ambiente (17) Meios de comunicação (6) Meios de Transportes (3) mensagem Boas Férias (1) mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher (1) modelo de fichas dados da criança (1) Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil (1) Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil (1) Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica (2) Modelo Registro Diário (2) modelo relatório psicopedagógico (2) Modelos de Pareceres Descritivos (1) Molde de números (1) Moldes (2) Moldes de letras (1) Moldes numerais (1) Monteiro Lobato (2) Movimento (23) Muitas Palavras (Ruth Rocha) (1) Mural Dia do Índio (1) Música na Escola (1) música/movimento (1) musicalidade (3) musiquinhas para baixar (2) Natal (17) Nome (1) Novas Regras Ortográficas (1) numerais e quantidades (1) Objetos e Seres Vivos (1) organização das atividades na educação infantil (1) os pequenos trabalham a colaboração (1) Painéis com o tema Dia dos Pais (1) Painéis Dia dos Pais (1) painel Dia do Circo (1) Painel Sejam-Vindos (1) papel cartas com bordas natalinas; Natal (1) parlenda (1) Parlendas (1) Páscoa (26) Piaget (1) PIAGET: O desenvolvimento moral na criança (1) Planejamento Anual de Ensino (7) Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 (1) Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII (1) Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil (2) Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC (5) Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 (1) Plano de Aula Natal; Natal (1) Plano de Aula: Primavera. Educação Infantil; Primavera (1) Plano de Aula: Semana Nacional do Trânsito- Educação Infantil; (1) Planos de Aula (20) Planos de Trabalho educação infnatil (1) Porta-lápis (1) Pré II (1) Primavera (10) Projeto Didático TEMA: Pequenos Guardiões da Natureza – Coleta Seletiva na Educação Infantil; Meio Ambiente (1) projeto didático "Nome próprio" (1) Projeto Didático Dia das Crianças (1) projeto didático Dia do Indio (2) Projeto Didático Folclore (1) Projeto didático Parlendas (2) Projeto Didático Páscoa (2) Projeto Didático Volta às Aulas (3) Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. (1) Projeto didático: A primavera (1) Projeto didático: Brincando com o Folclore (1) projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas (1) Projeto didático: Eu e Minha Família (1) projeto didático: Identidade (1) Projeto didático: Literatura Infantil (1) Projeto didático: Meu querido Papai (1) projeto didático: Natal (1) Projeto didático: O Circo (2) Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo (1) Projeto didático: Todos no combate à dengue (1) Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil (3) Projeto Volta às Aulas (1) Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil (1) projetos didaticos (19) projetos didáticos (33) receita de massinha de modelar (2) recursos voisuais concretos para a educação infantil (1) Rotina (1) Semana da Pátria (13) Semana Nacional do Trânsito (2) sentidos (2) sequência numérica (1) Seres Vivos (2) Simulado das Teorias Psicognéticas (2) Sítio do Pica Pau Amarelo (2) Slide (1) Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro (1) Slide BNCC para a Educação Infantil (1) Slide BNCC para o Ensino Fundamental (1) Slide Deficiência Visual (1) Slide organizar reunião pedagógica ano letivo (1) Slide Planejamento de Ensino (1) subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática (1) TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET (1) Tabela para Notas (1) texto e interpretação (1) Tinta caseira (1) Tipos de Moradia (1) Trânsito (7) Vídeo Conto Infantil: Palavras (1) Vídeo: (1) Vídeos Contos Infantis (1) Vídeos didáticos (1) Viseiras (1) volta às aulas (17) Volta às Aulas Anos Iniciais (1) VYgotsky (1) Vygotsky e Wallon (3) Wallon (1)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *