PIAGET
Formado em Biologia, Piaget especializou-se nos estudos do conhecimento humano, concluindo tendo desenvolvido a teoria conhecida por Epistemologia Genética. Sua principal questão é: Como o ser humano constrói o conhecimento? Ele elabora sua teoria através de observação empírica e elabora os seguintes conceitos básicos:
ESQUEMAS
DE CONHECIMENTO:
-ASSIMILAÇÃO: incorporar as
experiências ou objetos às estratégias ou conceitos já existentes; -ACOMODAÇÃO: modificação
e ajustamento dos esquemas em função de novas experiências ou informações;
-EQUILIBRAÇÃO: é o fator
essencial e determinante no desenvolvimento do sujeito ao processo de
adaptação ao meio em que vive.
ESTÁGIOS
DE DESENVOLVIMENTO:
-SENSÓRIO-MOTOR: do
nascimento a cerca de 18-24 meses;
-PRÉ-OPERATÓRIO: aproximadamente entre
2 e 6/7 anos;
-OPERATÓRIO CONCRETO: aproximadamente
7/8 até os 11/12 anos;
-OPERATÓRIO FORMAL: a partir de 11/12
anos em diante.
IMPLICAÇÕES
PEDAGÓGICAS: A aprendizagem depende do processo de
desenvolvimento cognitivo; O papel da escola é dar à criança oportunidade de
agir sobre os objetos de conhecimento; O papel do professor um
agente facilitador e desafiador de seus processos de elaboração; A criança é
quem constrói seu próprio conhecimento.
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Vygotsky
Vygotsky
levantou a questão da relação entre ensino e a aprendizagem escolar e
desenvolvimento cognitivo. Ele fala muito da escola, dos professores e da
interação pedagógica. Para Vygotsky, a criança nasce inserida num meio
social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a
linguagem na interação com os outros.
CONCEITOS CENTRAIS
Abordagem
Histórico/Social; Forma de produção de trabalho humano > cultura; Mundo
Histórico / Sujeito Histórico.
DO BIOLÓGICO PARA O HISTÓRICO SOCIAL:
-OS
INSTRUMENTOS: tudo que se interpõe entre o homem e o ambiente, ampliando e
modificando suas formas de ação;
-OS
SIGNOS: tudo que é utilizado pelo homem para representar, evocar ou tomar
presente o que está ausente constitui um signo: a palavra, o desenho e os
símbolos.
-INTERNALIZAÇÃO processo
interno de reconstrução de uma operação externa;
-INTERPSICOLÓGICO
relação entre indivíduos; - INTRAPSICOLÓGICO
– conexões com o que já temos de construção de conceitos.
PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO MUNDO
CULTURAL: -LINGUAGEM - A linguagem socializada;
Linguagem egocêntrica; Fala interna;
-O
OUTRO SOCIAL - A interação social é a base do processo de aprendizagem
humana;
-A
METACOGNIÇÃO – A Fala interna.
-DESENVOLVIMENTO
E APRENDIZAGEM - O aprendizado impulsiona o desenvolvimento: Nível (Zona) de
desenvolvimento real > capacidade de realizar tarefas de forma
independente; Zona de desenvolvimento
proximal: é o que está em processo
de amadurecimento, o que ainda não construí e não construo sozinho;
-INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA - O conhecimento na sala de aula é um processo social e
compartilhado; O professor serve como guia no processo da aprendizagem;
o aluno é o sujeito da aprendizagem, aquele que aprende junto ao outro.
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Wallon
Segundo
Wallon, a gênese da inteligência é biológica e social, ou seja, o ser humano
é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da
cultura. Seu projeto teórico foi estudar a gênese dos processos que
constituem o psiquismo humano.
Considerava
que a escola deveria perceber a criança como um ser total, concreto e ativo e
de manter-se em contato com o meio social.
CONCEITOS CENTRAIS:
Estágios
do Desenvolvimento Mental:
1º Estágio: impulsivo-emocional,
ocorre no 1° ano de vida.;
2º Estágio -Sensório-motor e projetivo:
vai até os 3 anos;
3º Estágio - Personalismo
: dos 3 aos 6 anos;
4º Estágio - Categorial
: (6-11/12 anos);
5º Estágio - Predominância funcional;
Emoção: a afetividade precede nitidamente o aparecimento das condutas; O Movimento:
as necessidades cinéticas, de movimento, e as necessidades posturais são
imprescindíveis ao desenvolvimento infantil;
CONTRIBUIÇÕES
O
papel do outro na construção do conhecimento é indiscutível. O professor
deixa de ser o agente exclusivo na formação das crianças. A interação com as
outras crianças assume um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem
de cada uma delas. O movimento é imprescindível ao desenvolvimento da
criança. A brincadeira assume um lugar essencial no desenvolvimento da
criança. A emoção ocupa um lugar privilegiado no desenvolvimento do sujeito,
em especial da criança; os conflitos, crises e contradições são pontos
fecundos para a compreensão da pessoa humana.
SEMELHANÇAS
E DIFERENÇAS
Em
relação a construção do conhecimento, para
Piaget o conhecimento se dá a partir da relação do sujeito com o objeto
dependendo do grau de desenvolvimento das suas estruturas cognitivas. Para Vygotsky que focou sua teoria na
escola deixando claro os seguintes aspetos: Primeiro que o ser humano era um
ser Filogenético, fazia parte de uma espécie; segundo que esse ser humano
também era Ontogenético, nascia, crescia e morria; e que esse também era
Microgenético, que por mais que sejam parecidos em alguns aspectos existem
fatores genéticos individuais desse individuo. Para Wallon o desenvolvimento se dá também em estágios mas que
são diferentes da Teoria Piagetiana. Wallon além de dar importância ao corpo da
criança e a maturação biológica, considera importantíssima a emoção sendo a
mesma fator principal em sua teoria, a observação é o método
primordial, é a tentativa de entender o processo de desenvolvimento da
criança.
Relativamente
aos estágios de desenvolvimento, tanto Piaget como Wallon discorreram sobre o
assunto. Na teoria de Piaget os estágios se dividem em quatro, enquanto para
Wallon o desenvolvimento se dá em estágios, só que na sua teoria o individuo
pode continuar em dois estágios, ou seja, um estágio encontra-se dentro do
outro. Já Vygotsky nos dá o suporte
teórico enfatizando a importância do meio cultural e das relações entre os
sujeitos imersos num contexto histórico e a ênfase em seus processos de
transformação.
O
desenvolvimento humano, no modelo piagetiano, é explicado segundo o
pressuposto de que existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o
sujeito conhecedor e o objeto a conhecer; Vygotsky irá nos trazer o que
chamamos mediação simbólica que é feita através dos signos que são
construídos culturalmente e que são compartilhados por todos, Wallon por mais
que reconheça o fator orgânico, biológico como Piaget relata que o mesmo é a
primeira condição no desenvolvimento do pensamento, sendo o primeiro, mas não
o único.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
WALLON, HENRI. A EVOLUÇÃO PSICOLÓGICA DA CRIANÇA; SÃO PAULO, 2007.
VIGOTSKI, L.S. A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE; SÃO PAULO; 2007.
PIAGET, Jean. A construção do real na criança. 2ª edição. Rio de Janeiro, Zahar,
1974.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e
representação. Rio de Janeiro, Zahar, 1971.
PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento na criança. 3ª ed. Rio de Janeiro, Fundo de Cultura, 1973.
PIAGET, J. & GRÊCO, Pierre. Aprendizagem e conhecimento. Rio de
Janeiro, Freitas Bastos, 1974.
LA TAULLE, Y. A dimensão ética na obra de Piaget.
Série Idéias n. 20. São Paulo: FDE, 1994.p. 75-82.
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