PROJETO
DIDÁTICO “EU E MINHA FAMÍLIA”
INSTITUIÇÃO:
TURMA: Maternal II A/C
TURNOS: Matutino e Vespertino
PROFª:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:
INÍCIO DO PROJETO: TÉRMINO DO PROJETO:
EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita,
Movimento, Identidade/Autonomia.
CONTEÚDOS: Nome próprio, Família (conceito
e membros), estrutura familiar e suas características (diferentes tipos de famílias).
JUSTIFICATIVA:
A família é o primeiro ponto de referência para a
criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua
noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo. Este tema
visa promover a interação escola/família, estimulando o desenvolvimento
de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na
escola. Este projeto será desenvolvido a fim de tentar identificar e
superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste
sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as
partes, uma formação das crianças como seres cidadãos. Este projeto ainda
visa, proporcionar à criança a apropriação de sua identidade,
conhecendo a história e o significado de seu nome, a construção de outros
valores de vida, como também, compreender os diferentes tipos de família que
existem, e os membros que a compõem.
OBJETIVO
GERAL:
Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura
familiar e o conhecimento da estrutura de outras famílias, e o
relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a
rodeiam, oportunizando atividade que despertem o respeito e o
interesse pelos diferentes grupos familiares, como também a suas
características físicas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Reconhecer e valorizar os membros da família;
-
Dramatizar as famílias através de brincadeira de casinha;
-
Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa;
-
identificar as suas características físicas (cor cabelo, cor da pele, altura,
nome, idade etc...);
-
Identificar e registrar os dados sobre sua vida;
-
Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história;
- Pesquisar a história do seu nome;
- Identificar as pessoas de sua família;
- Assistir desenhos de famílias em diferentes períodos históricos;
- Pesquisar a história do seu nome;
- Identificar as pessoas de sua família;
- Assistir desenhos de famílias em diferentes períodos históricos;
-
Produzir desenhos e pinturas representando o papel de cada um na família;
-
Aprender a resolver os conflitos por meio do diálogo e de situações problemas
sabendo ouvir e respeitar os outros;
- Orientar
as crianças sobre os direitos e deveres de cada um (na família e na
escola);
CONTEÚDOS:
- Eu e minha
Família;
- Números de membros na
família;
- Nome,sobrenome e idade;
- Noções de quantidade;
- A história do nome e os
significados;
- Tipos de família;
- Vínculos afetivos
METODOLOGIA
( ESTRATÉGIAS DE ENSINO)
As atividades durante este projeto serão realizadas
de forma coletiva e individual com os estudantes. Algumas atividades serão
realizadas em sala e outras extraclasse. Serão realizadas diversas atividades relacionadas
com o tema em destaque conforme etapas abaixo.
1ª
Semana:
- Conversação: (Conversar
sobre as semelhanças e diferenças de cada um, se aprofundando no assunto
eu e minha família. Levar as crianças a perceberem que não existe um modelo de
família. Ressaltar o respeito às diferenças existentes, os hábitos e
comportamentos dos diversos tipos de família);
- Fazer uma pesquisa em casa sobre os dados da
criança: dados de quando nasceu e dados atuais para serem utilizados e
comparados durante as atividades por meio de fichas (atividade de casa no caderno).
- Contação
de histórias relacionadas com o tema “Família” tais como: O Livro da Família
Autor: Todd Parr.
-Cantigas
e músicas sobre a família;
- Atividades de pinturas e colagem (mãozinha com a foto do rosto de cada criança trabalhando o eixo de conhecimento “identidade pessoal” (no papel pardo).
- Atividades de pinturas e colagem (mãozinha com a foto do rosto de cada criança trabalhando o eixo de conhecimento “identidade pessoal” (no papel pardo).
2ª semana
- Formar uma roda para dialogar com as crianças o
resultado da pesquisa em casa, e assim fazer
uma comparação com as semelhanças
e diferenças entre eles, observando as mãozinhas e rostinhos de cada um na
atividade realizada anterior.
- Ouvir e trabalhar a música com o tema “Gente tem
Sobrenome” do TOQUINHO;
- Diálogos e debates: Quem sou eu? De onde vim?
Para onde vou? O que quero para o meu futuro?
- Assistir filmes relacionados com o tema
“Família”.
- Atividades de pintura e colagem com o tema.
- Conto infantil “Cachinhos de Ouro e os Três Ursos”.
3ª Semana
- Propor as crianças que contem para os colegas
como é o dia-a-dia de sua família, quais são os hábitos em casa, se ajudam em
alguma tarefa caseira, se há tarefas que só os adultos realizam, se existe algo
que querem fazer, mas não podem porque é perigoso, se há regras que devem ser
obedecidas em casa como: colocar no lugar o que tirou, guardar os brinquedos,
horário para assistir televisão etc..(sugerir que comparem se há atividades
comuns a todas as famílias). Ressaltar a importância da colaboração entre todos
os membros da família nas tarefas diárias.
- Resgatar através de histórias o valor da família;
- Discutir o desempenho de cada
membro da família, as diferenças e semelhanças por meio de pinturas;
- Construir painéis com gravuras dos diferentes
tipos de família;
- Confeccionar cartazes com tinta guache sobre a
história " O livro da família"
RECURSOS DIDÁTICOS:
Sulfite, tesoura, cola, fita adesiva, EVA, TNT,
papel pardo, pen drive, aparelho de som, DVD, aparelho de televisão, lápis de
cor, giz de cêra, massinha de modelar, crepom, revistas, CDs, livrinhos de
histórias infantis etc.
CULMINÂNCIA
Será feita uma exposição das atividades realizadas
durante o projeto para as demais turmas do CMEI.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será por meio de registro do desenvolvimento da aprendizagem e da
participação dos estudantes frente às atividades propostas durante a execução
do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!