Projeto
didático "Volta às Aulas"
Instituição:
Município:
Tema: Volta às Aulas
Turma: Maternal II
Turno: Matutino/Vespertino
Professora: Claudia de Oliveira
Andrade
Duração do Projeto: 1 semana
Início: Término:
Direção:
Coordenação
Pedagógica:
Eixos de Conhecimento: Linguagem Oral, Movimento,
Identidade e Autonomia Pessoal
Conteúdos:
contos infantis; diálogo, ambiente educacional infantil, adaptação escolar, cantigas
infantis, brincadeiras, expressão corporal e relações sócio-afetivas.
Justificativa:
O retorno a rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e
organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os
estudantes. E, para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este
projeto didático para acolher com qualidade a turma neste ano novo letivo,
atendendo as necessidades básicas dos estudantes (emoções)
relacionadas com o ambiente institucional de ensino infantil.
O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1988, Vol. 1, p.
21-22), diz que “As crianças constroem o conhecimento a partir das interações
que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento
não se constrói em cópia da realidade, mas fruto de intenso trabalho de
criação, significação e ressignificação”.
Os estudiosos, entre eles o psicopedagogo Lev Semenovitch Vygotsky e o
filósofo Michel de Montaigne, afirmam que a criança aprende interagindo com o
meio ambiente, com outras crianças, com as pessoas à sua volta e com o mundo
sob a orientação de adultos ou outros parceiros mais experientes.
Ao entrar na instituição de educação infantil, a criança
defronta-se com um mundo a desvelar, mas com ela existe um outro mundo de
histórias da sua família, experiências e socializações. E para o desenvolvimento
da criança o professor deve mediar essa fase nova para ela, tornando-a
prazerosa e rica em descobertas.
Contudo, é de suma importância que o professor proponha atividades com sentido, reais e desafiadoras para as
crianças, que sejam, pois, simultaneamente significativas e prazerosas,
incentivando sempre a descoberta e a criatividade durante o período letivo na
instituição de ensino infantil.
Objetivo Geral:
Criar estratégias didáticas que possam favorecer o desenvolvimento da
linguagem oral e a sociabilização durante o período de adaptação da criança no
meio ambiente educacional infantil.
Objetivos Específicos:
Levar os estudantes à:
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pelo Centro educacional infantil e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham no Centro educacional;
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pelo Centro educacional infantil e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham no Centro educacional;
- Identificar os materiais que
utilizamos no CMEI;
- Promover o diálogo entre estudante/professor
e estudante;
- Desenvolver a expressão corporal e a
linguagem oral;
Procedimentos Didáticos ( Metodologia)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a
interação professor/estudante/estudante.
Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.
Será feito um passeio pela instituição de ensino para que as crianças
conheçam as dependências da mesma. Promoverá conversas com alguns profissionais
que trabalham na escola sobre as suas funções.
Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Atividades programadas por áreas de conhecimento:
Linguagem Oral
- Cantigas;
- Roda da leitura (contos infantis);
- Diálogo informal com as crianças;
Movimento:
- Amarelinha;
- Brincadeiras de roda,
- Brincadeiras de equilíbrio corporal;
- Brincadeiras com
obstáculos;
- Atividades com músicas e
diferentes sons;
- Andar, correr e saltar;
- Brincadeiras com bonecas, carrinhos,
ursinhos etc.
- Boliche;
- Lençol furado.
Identidade/Autonomia Pessoal
- Desenvolver a interação entre as
crianças/professores;
- Proporcionar e valorizar a amizade;
- Elevar a auto-estima e o respeito
pelo ambiente escolar;
- Conhecer o seu nome e identificar o
nome dos seus colegas;
- Brincadeiras com bonecas, carrinhos,
ursinhos etc.
- Passeio pelas dependências da
instituição de ensino;
- Tirar/colocar o sapato;
- Conhecer os seus objetos de uso
pessoal e coletivo (roupas, escova de dente, pente, copo, sapatos, mochila etc.
Recursos Didáticos:
Boliche, bolas, bonecas, carrinhos, CDs, aparelho de som, Aparelho
de televisão, jogos de encaixe pedagógico, boliche etc.
Avaliação:
A avaliação será por meio de registro por parte do professor sob forma
de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da participação dos estudantes
tanto individual quanto coletiva durante as atividades propostas na realização
deste projeto. Este projeto será acompanhado pela direção e coordenação
pedagógica dessa instituição de ensino.
Referência Bibliográfica:
BRASIL. Ministério
da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Referencial Curricular Nacional para a
educação Infantil. Introdução vol.1. Brasília:
MEC, 1998.
Professora
................................................................................
OBS: Adaptar em conformidade com a BNCC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!