INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMAS: Berçário I, Berçário II, Maternal
I e Maternal II
TURNO:
PROFª:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:
ANO:
EIXO DE
CONHECIMENTO: ARTE
TURMA: Berçário I
JUSTIFICATIVA
Esta fase é marcada pelo toque corporal, pelo
tom de voz e expressão, ou seja, todas estas (re)ações constituem ponte para
que o bebê ao observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o
cerca. Deste modo, atividades criativas são importantes canais de
possibilidades de aprendizagem.
CONTEÚDOS
Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e
explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de
farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc; Observação e
identificação de imagens diversas;
Estimulação verbal, através de conversas, audição de
músicas, sons de brinquedos, etc;
Estimulação visual, através de objetos coloridos, vídeos
e livros de histórias com sons e coloridos;
Incentivo e estimulação com brinquedos de encaixe;
Músicas com gestuais e cantigas de roda;
Incentivo à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
Incentivo à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
Estimular a autonomia e identidade através do
reconhecimento da imagem (atividade com espelho);
OBJETIVOS:
·
Transmitir ambiente
acolhedor e seguro;
·
Trabalhar
capacidades expressivas;
·
Desenvolver formas
alternativas de consciência corporal;
·
Desenvolver formas
alternativas de locomoção;
·
Relação de independência
com o ambiente vivido;
·
Explorar e utilizar
movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
·
Expressar sensações
e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
·
Desenvolver a
audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, levando em
consideração os processos vivenciados pelas crianças, constituindo-se em um
instrumento de reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, etc. Todo
este trabalho será feito através de observação e registro dos progressos dos
pequeninos.
TURMA: Berçário II
JUSTIFICATIVA
Fase marcada pela descoberta gradual da
percepção da gerência das próprias ações através do meio que o cerca. Assim, as
atividades para esta fase, devem ser pontuadas com oportunidades em que as
crianças possam gradualmente dirigir suas próprias ações, ou seja, as crianças
aprendem sobre sí mesmas, suas próprias competências e estabelecem uma relação
de interação e confiança com o outro mais próximo, aprendendo desta forma a
lidar com com a realidade.
CONTEÚDOS
Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, contos de histórias curtas, etc;
Incentivo a garatujas através de trabalhos manuais como pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta guache;
Estímulo a traçados simples para coordenação motora;
Estimulação tátil com trabalhos manuais com massinhas e argila;;
Reconhecimento visual e tátil através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias com sons e coloridos;
Incentivo e reconhecimento de brincadeiras com brinquedos do tipo encaixe e monta-desmonta;
Apresentação de cores;
Músicas com gestuais e cantigas de roda;
Brincadeiras de imitação;
Incentivo à oralidade procurando ampliar o vocabulário com músicas, histórias, conversas, etc;
Realizações de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia gradualmente;
Brincadeiras livres na sala, no parquinho, para que possa escolher objetos, e espaços agradáveis, etc;
Estimular a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem (atividade com espelho);
Interagir socialmente por intermédio de brincadeiras e jogos que estimulam a criança trocar objetos;
Respeito a regras, limites e boas maneiras, etc;
Participação e interesse em situações que envolva a interação social;
OBJETIVOS
·
Transmitir ambiente
acolhedor e seguro;
·
Trabalhar
capacidades expressivas;
·
Desenvolver formas
alternativas de consciência corporal;
·
Relação de independência
com o ambiente vivido;
·
Explorar e utilizar
movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
·
Expressar sensações
e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
·
Desenvolver a
audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras;
·
Promover o
desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança;
·
Dar ênfase à
musicas, parlendas, contos, historietas, rimas, conversas para o desenvolvimento
da linguagem oral, etc;
·
Brincar;
·
Expressar desejos,
sentimentos, necessidades, sentimentos, etc;
·
Relacionar-se
progressivamente com seus pares e os demais;
·
Conhecer
gradualmente seu próprio corpo, seus limites, sensações, etc
TURMA: Maternal I
CONTEÚDOS
.
Exploração e produção de materiais e a escuta de obras
musicais;
Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados sem esforço vocal;
Interagir com brinquedos e objetos sonoros de percussão como guizos, chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
Explorar sons corporais como palmas, batidas nas pernas, pés, etc;
Explorar a presença do silêncio como valorização do som;
Escuta de emissoras de rádio para trabalhar a relação som e silêncio;
Participação em jogos cantados como parlendas, acalantos, advinhas, etc;
Utilização de diversos instrumentos de percussão como xilofones, tambores, chocalhos, etc
Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados sem esforço vocal;
Interagir com brinquedos e objetos sonoros de percussão como guizos, chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
Explorar sons corporais como palmas, batidas nas pernas, pés, etc;
Explorar a presença do silêncio como valorização do som;
Escuta de emissoras de rádio para trabalhar a relação som e silêncio;
Participação em jogos cantados como parlendas, acalantos, advinhas, etc;
Utilização de diversos instrumentos de percussão como xilofones, tambores, chocalhos, etc
Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e
explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de
farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;
Utilização de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis, lápis, cola, etc;
Oferecimento de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc, em atividades de jogos de construção;
Atividades com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão, inclusive no próprio corpo;
Representação da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
Utilizar diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis, escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de cera, gravetos, palitos,conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes, etc;
Identificar os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo, principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano a saúde da criança;
Cuidados com materiais de uso individual e coletivo;
Representações em desenho livre ou de foi observado;
Estabelecer relações⁄comentários por meio de apreciações com seu universo coa pessoas, animais, cenas familiares, formas, linhas, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;
Utilização de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis, lápis, cola, etc;
Oferecimento de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc, em atividades de jogos de construção;
Atividades com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão, inclusive no próprio corpo;
Representação da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
Utilizar diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis, escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de cera, gravetos, palitos,conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes, etc;
Identificar os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo, principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano a saúde da criança;
Cuidados com materiais de uso individual e coletivo;
Representações em desenho livre ou de foi observado;
Estabelecer relações⁄comentários por meio de apreciações com seu universo coa pessoas, animais, cenas familiares, formas, linhas, etc;
OBJETIVOS
·
Incentivar e
desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
·
Estimulação de
confecção de brinquedos através da sucata.
·
Estimular a
coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
As atividades serão
desenvolvidas de forma coletiva e individual com as crianças, respeitando o seu
ritmo de desenvolvimento.
Durante o ano
letivo serão elaborados diversos projetos didáticos para trabalhar os conteúdos
em destaque.
Serão elaborados
relatórios descritivos da aprendizagem e da participação das crianças durante a
realização dos projetos didáticos e entregues a Coordenação Pedagógica.
Utilização de lápis, pincéis, cola com muito
incentivo, estimulando a criança através de elogios.
Serão utilizados
diversos materiais didáticos para trabalhar os conteúdos com as crianças tais
como: sucata e a criatividade do professor.
Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua,
através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação
será um registro descritivo do desempenho da aprendizagem e da participação das
crianças durante as atividades propostas.
TURMA: Maternal II
JUSTIFICATIVA
As artes
visuais expressam, comunicam e atribuem sentido às sensações, sentimentos ,
pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas , pontos,
tanto bidimensional, como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na
pintura, no desenho , na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos,
bordados e etc. O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a
continuidade, a proximidade e a semelhança são atributos da criação artística.
A
expressão através da arte é uma conquista pré-histórica, ela oportunizou
comunicações daquela época ao homem de hoje. O desenho, a pintura, a criação, a
construção são formas iguais de interação social; comunicam sentimentos. A
proposta de trabalhar com artes visuais no Maternal II é permitir à criança
pequena o contato com diversos materiais que podem ser explorados e usados como
expressão livre do pensamento.
CONTEÚDOS
Exploração e produção de materiais e a escuta de obras
musicais;
Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados sem esforço vocal;
Interagir com brinquedos e objetos sonoros de percussão como guizos, chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
Explorar sons corporais como palmas, batidas nas pernas, pés, etc;
Explorar a presença do silêncio como valorização do som;
Escuta de emissoras de rádio para trabalhar a relação som e silêncio;
Participação em jogos cantados como parlendas, acalantos, advinhas, etc;
Utilização de diversos instrumentos de percussão como xilofones, tambores, chocalhos, etc
Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados sem esforço vocal;
Interagir com brinquedos e objetos sonoros de percussão como guizos, chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
Explorar sons corporais como palmas, batidas nas pernas, pés, etc;
Explorar a presença do silêncio como valorização do som;
Escuta de emissoras de rádio para trabalhar a relação som e silêncio;
Participação em jogos cantados como parlendas, acalantos, advinhas, etc;
Utilização de diversos instrumentos de percussão como xilofones, tambores, chocalhos, etc
Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e
explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de
farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;
Utilização de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis, lápis, cola, etc;
Oferecimento de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc, em atividades de jogos de construção;
Atividades com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão, inclusive no próprio corpo;
Representação da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
Utilizar diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis, escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de cera, gravetos, palitos,conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes, etc;
Identificar os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo, principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano a saúde da criança;
Cuidados com materiais de uso individual e coletivo;
Representações em desenho livre ou de foi observado;
Estabelecer relações⁄comentários por meio de apreciações com seu universo coa pessoas, animais, cenas familiares, formas, linhas, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;
Utilização de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis, lápis, cola, etc;
Oferecimento de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc, em atividades de jogos de construção;
Atividades com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão, inclusive no próprio corpo;
Representação da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
Utilizar diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis, escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de cera, gravetos, palitos,conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes, etc;
Identificar os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo, principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano a saúde da criança;
Cuidados com materiais de uso individual e coletivo;
Representações em desenho livre ou de foi observado;
Estabelecer relações⁄comentários por meio de apreciações com seu universo coa pessoas, animais, cenas familiares, formas, linhas, etc;
OBJETIVOS:
·
Incentivar e
desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
·
Estimulação de
confecção de brinquedos através da sucata.
·
Estimular a
coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
- Atividades artísticas :
Massinhas diversas,
experiências com areia (ou barro) e água, desenho sobre diversos tipos de papel
(inclusive celofane e lixa), pintura (de dedos, com rolo e pincel), colagem
(papel, tecido, sucata, folhas, lã e etc), mosaico, recorte e colagem,
rasgadura, dobradura, moldagem (massinha pronta ou de farinha e argila),
confecção de jogos e brinquedos com sucatas, confecção de máscaras e fantasias,
confecção de maquetes etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua,
levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças,
constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos, conteúdos,
procedimentos, etc. Todo este trabalho será feito através de observação e
registro dos progressos dos pequeninos.
GOSTEI D +
ResponderExcluirAdorei muito bem elaborado
ResponderExcluirLuciane Feijó