PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Atividade com o Conto Infantil: O Cabelo de Lelê
Atividade para trabalhar o Dia da Consciência Negra.
IDADE: a partir de 4 anos.
TEMPO: de 20 a 40 minutos
ESPAÇO: sala de atividades
MATERIAL: cartolina, cola, tesoura e fotos de diferentes raças.
OBJETIVO: perceber a mistura de raças existente no Brasil e que a maioria das crianças é fruto dessa mistura.
PROCEDIMENTOS:
Comece a atividade pedindo que as crianças perguntem aos pais de onde eles vieram, e qual a nacionalidade dos antepassados. Na aula seguinte, proponha uma conversa sobre o assunto, com cada um contando como são seus pais e avós. Caso as crianças não conheçam algum de seus familiares, não há problema. Eles devem falar sobre aqueles com quem têm contato. É importante que você se certifique dos casos mais delicados, pois pode ser que alguma família não queira tocar assunto. Consulte os responsáveis antes para saber como abordar o tema. Depois, peça às crianças para procurarem gravuras de diversas raças em revistas e jornais. Com a ajuda da professora colem as gravuras em uma cartolina. para quem não encontrou as gravuras proponha um desenho representando as diferentes raças.
Depois, os trabalhos vão para uma exposição.
SUGESTÕES:
O professor também, pode fazer uma leitura de alguns contos que abordam sobre as diferenças raciais. Após o conto, o professor aborda com os alunos sobre o tema em destaque. O professor ainda poderá utilizar bonecas(os) que representam as diferenças raciais para abordar sobre o tema.
SUGESTÕES DE CONTOS PARA ABORDAR O TEMA: O Patinho Feio, Menina Bonita do Laço de Fita.
Projeto Didático "Consciência Negra na Educação Infantil"
O Eu, o Outro e o Nós: características físicas do ser humano e suas relações na vida atual.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/diversidade-sempre-427144.shtml
quarta-feira, 1 de outubro de 2025
Atividade realizada de forma coletiva com o tema "Primavera" na Educação Infantil
A primavera marca o florescimento das plantas, o retorno de animais e dias mais coloridos. Trabalhar esse tema ajuda a:
-
Estimular o interesse pelo meio ambiente.
-
Desenvolver o respeito à natureza e à vida.
-
Incentivar práticas sustentáveis desde cedo.
Estímula à Criatividade
A estação é rica em cores, cheiros e formas, o que pode ser explorado em:
-
Artes (pintura de flores, colagens com folhas, criação de jardins).
-
Música e dança com temas florais e sons da natureza.
-
Teatro e contação de histórias com personagens como flores, borboletas e animais.
- Desenvolve a Linguagem e o Letramento
O vocabulário relacionado à primavera amplia o repertório das crianças:
-
Aprendem palavras novas: flores, pétalas, jardim, estação, etc.
-
Produzem textos orais e, conforme a faixa etária, escritos sobre o tema.
-
Participam de rodas de conversa e leitura de livros temáticos.
Desenvolve os conceitos Matemáticos
A primavera permite atividades lúdicas com:
-
Contagem de pétalas, flores, folhas.
-
Classificação por cores, formas e tamanhos.
-
Sequências e padrões, usando elementos da natureza.
Desenvolve o Socioemocional
Falar da primavera remete à renovação, alegria e crescimento:
-
Estimula sentimentos positivos.
-
Trabalha a empatia, ao cuidar de plantas ou entender o ciclo da vida.
-
Incentiva o trabalho em grupo e a cooperação.
Sugestões de Atividades:
-
Montagem de uma horta ou jardim sensorial.
-
Passeios de observação da natureza.
-
Confecção de flores recicláveis.
-
Oficinas de cheiros e texturas com ervas, pétalas e sementes.
-
segunda-feira, 22 de setembro de 2025
Atividades realizadas com o tema "Dia da Árvore
.jpg)
domingo, 21 de setembro de 2025
Atividades realizadas com o tema "Semana Nacional do Trânsito"
segunda-feira, 15 de setembro de 2025
Atividades Dia da Árvore
quinta-feira, 11 de setembro de 2025
Projeto Didático TEMA: Pequenos Guardiões da Natureza – Coleta Seletiva na Educação Infantil
Projeto Didático
TEMA: Pequenos Guardiões da
Natureza – Coleta Seletiva na Educação Infantil
Elaboração: Pedagoga -Cláudia de O. Andrade
Etapa:
Educação Infantil (preferencialmente 2º período – 5 anos)
Duração: 2
a 4 semanas
Objetivo Geral:
Conscientizar
as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente, por meio da
prática da coleta seletiva, desenvolvendo atitudes de cuidado com o
planeta desde a infância.
Habilidades
da BNCC (Educação Infantil):
Campo de Experiência: “O eu, o outro e o nós”
- (EI03EO03) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na
interação com crianças e adultos.
Campo de Experiência: “Corpo, gestos e
movimentos”
- (EI03CG04) Coordenar suas habilidades manuais no uso de materiais
diversos em atividades cotidianas.
Campo de Experiência: “Espaços, tempos,
quantidades, relações e transformações”
- (EI03ET03) Estabelecer relações de comparação entre objetos,
observando suas propriedades (peso, tamanho, cor, forma, etc.).
Campo de Experiência: “Traços, sons, cores e
formas”
- (EI03TS01) Expressar-se livremente, por meio da música, da dança,
da pintura, do desenho, da modelagem e da construção.
Campo de Experiência: “O mundo natural e
social”
- (EI03ET06) Perceber que os seres vivos precisam de cuidados,
identificando ações que contribuem para sua preservação.
Conteúdos abordados:
- O que é o lixo?
- Lixo orgânico x lixo reciclável
- As cores da coleta seletiva (papel, plástico, vidro, metal)
- Reduzir, Reutilizar e Reciclar (os 3 R’s)
- A importância do descarte correto
- A reciclagem e o impacto no meio ambiente
Metodologia
e Atividades:
1. Roda de
conversa inicial
- O que é lixo?
- Para onde vai o lixo da nossa casa/escola?
- Como podemos ajudar a natureza?
2. Contação
de história
- Sugestão: “A Turma da Mônica e a Coleta Seletiva” ou “A
Ilha do Lixo”
- Conversa sobre os personagens e as atitudes ambientais.
3. Classificação
de resíduos com materiais concretos
- Separação de embalagens reais em lixeiras coloridas.
- Utilizar objetos recicláveis limpos trazidos de casa.
4. Confecção
de lixeiras da coleta seletiva
- Atividade artística para decorar caixas com as cores da reciclagem:
azul (papel), vermelho (plástico), verde (vidro), amarelo (metal).
5. Música e
movimento
- Música: “Reciclar” ou “Planeta Água”
- Dança com materiais recicláveis (chocalhos feitos de garrafa PET,
por exemplo).
6. Construção
de brinquedos recicláveis
- Brinquedos com garrafas PET, rolos de papel higiênico, tampinhas,
caixas de leite.
7. Caminhada
ecológica pela escola
- Coleta simbólica de resíduos no pátio ou arredores.
- Identificação dos materiais coletados.
8. Feira de
exposição
- Apresentação dos brinquedos e materiais produzidos.
- Convidar outras turmas ou os pais.
Avaliação:
- Acompanhamento da participação das crianças nas atividades.
- Observação de atitudes de cuidado com o meio ambiente.
- Desenvolvimento da linguagem, expressão artística e motora.
Recursos:
- Lixeiras coloridas ou caixas de papelão
- Materiais recicláveis (trazidos de casa)
- Histórias infantis, músicas ambientais
- Papel, tinta, tesoura sem ponta, cola, pincéis
- Aparelho de som
quarta-feira, 10 de setembro de 2025
Plano de Aula: Semana Nacional do Trânsito- Educação Infantil
🧾 Plano de
Aula – Semana Nacional do Trânsito
Etapa: Educação Infantil
Faixa etária: 4 a 5 anos (Pré-Escola)
Duração: 5 dias (atividades diárias de 30 a 40 minutos)
Tema: “No trânsito, escolha a vida”
Período: Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro)
🎯 Objetivo
Geral:
Promover a conscientização das crianças sobre
as regras básicas de trânsito por meio de atividades lúdicas, despertando o
respeito ao próximo e o cuidado com a vida.
🧠 Campos de
Experiências (BNCC):
- O eu, o outro e o nós
- Corpo, gestos e movimentos
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
📘 Habilidades
da BNCC (Educação Infantil – Pré-escola):
- EI03EO03: Demonstrar atitudes de cuidado e
solidariedade na interação com crianças e adultos.
- EI03CG05: Coordenar suas habilidades manuais no
atendimento de diferentes necessidades e na realização de atividades
diversas.
- EI03ET02: Estabelecer relações de comparação entre
objetos, observando suas propriedades.
- EI03EF04: Criar, com a mediação do professor,
soluções para problemas simples, utilizando estratégias pessoais.
- EI03TS01: Explorar e identificar diferentes
movimentos do próprio corpo e de objetos no espaço.
📅 Planejamento
Semanal
Dia 1 –
Roda de Conversa + Vídeo Educativo
- Atividade:
Conversar sobre o trânsito, suas experiências, e assistir a um vídeo
educativo infantil.
- Objetivo: Introduzir o tema e ouvir as percepções
das crianças.
- Recurso: Vídeo “Turma da Mônica – Educação no
Trânsito” ou similar.
- Habilidades BNCC:
EI03EO03, EI03EF04
Dia 2 –
Jogo das Cores do Semáforo
- Atividade:
Brincadeira com as cores do semáforo: vermelho (parar), amarelo (atenção),
verde (seguir).
- Objetivo: Associar cores e ações, promovendo
atenção e coordenação motora.
- Recursos: Cartolinas coloridas, colchonetes ou
fitas no chão.
- Habilidades BNCC:
EI03TS01, EI03CG05
Dia 3 –
Oficina de Arte: Placas de Trânsito
- Atividade:
Confecção de placas de trânsito com papelão, palitos de sorvete, papel
colorido.
- Objetivo: Reconhecer e representar sinais do
trânsito.
- Habilidades BNCC:
EI03CG05, EI03ET02
Dia 4 –
Circuito do Trânsito (vivência prática)
- Atividade:
Montar um circuito com faixa de pedestre, cones, mini semáforo. As
crianças revezam entre motoristas, pedestres e guardas de trânsito.
- Objetivo: Vivenciar, por meio da brincadeira,
comportamentos seguros no trânsito.
- Recursos: Fitas, cones, bicicletas/carrinhos de
brinquedo.
- Habilidades BNCC:
EI03TS01, EI03EO03
Dia 5 –
Contação de História + Desenho Livre
- Atividade:
Contação de história sobre trânsito (ex: "O Trânsito do Tico e da
Teca") + desenho livre do que aprenderam na semana.
- Objetivo: Estimular a imaginação, linguagem e
expressão artística.
- Habilidades BNCC:
EI03EF04, EI03CG05
📚 Recursos
Didáticos:
- Materiais recicláveis
- Vídeos e músicas infantis
- Papel, lápis de cor, tintas
- Cartazes com placas de trânsito
- Equipamentos do pátio
📝 Avaliação:
A avaliação será feita por meio da observação
contínua:
- Participação nas atividades.
- Demonstração de atitudes de cuidado e respeito.
- Interpretação dos sinais e regras básicas.
- Uso da linguagem oral e expressão corporal.
✅ Sugestão
Extra:
Organize uma “minipasseata” simbólica
no pátio ou rua da escola (com autorização) com as crianças segurando placas e
faixas feitas por elas, reforçando a mensagem “No trânsito, escolha a vida”.
Sugestão de Leitura de Conto Infantil referente ao tema:








.jpg)








%20cartaz%20primavera%20pre%20II%20a%202025.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)








.png)