PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a Educação Infantil -Pré II

 

INSTITUIÇÃO:.................................................................................

   TURMA: PRÉ-ESCOLAR II A/B  

 TURNO: MATUTINO/VESPERTINO

PROFª REGENTE: CLÁUDIA DE O. ANDRADE

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

DIREÇÃO:

 

PLANEJAMENTO DE ENSINO 3º BIMESTRE

EDUCAÇÃO INFANTIL – Colégio Santa Maria

⁠  Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa (Emilia Ferreiro)

 

HABILIDADES:

  • (SD.EI03EO01. s.01.s.01) Proporcionar às crianças o interesse em observar e aprender com o outro.

 

·         SD.EI03ET07.s.07.s.10) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. (OBS: Neste bimestre letivo será trabalhado com as crianças numeral/quantidade de zero a vinte)

·         SD.EI03ET04.s.04.dl.06) Expressar, inclusive com registros, diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos, etc.).

 

·         (SD.EI03ET01. s. 01. dl.02) Explorar diferentes estratégias para as situações de contagem, conhecendo os números e relacionando-os a quantidade.

 

  • (SD.EI03EO00.12.s.12) Comparar características de colegas (tamanho, altura, etnia, preferências etc.), identificando e respeitando semelhanças e diferenças.

 

  •  (SD.EI03ET08.s.08.d.III.16) Identificar a utilização dos números, medidas e noções espaço temporais, no contexto social, percebendo  seus usos e funções sociais.

 

·         (SD.EI03EF06. s. 06. dl.16) Experienciar situações diárias, nas quais faz uso da escrita e leitura espontânea, tanto em registros próprios quanto em materiais escritos de sua escolha.

 

·         SD.EI03EF07.s.07.s.18) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

 

·          (SD.EI03EF07. s. 07. dl.19) Experienciar situações que possibilitem a tentativa de escrita do nome próprio, dos colegas da turma e de palavras significativas.

 

·         (SD.EI03EF07. s. 07. dll.20) Experienciar situações que possibilitem conhecer, identificar e reconhecer as letras do alfabeto em momentos diversificados na rotina.

 

·         (SD.EI03EF09. s. 09. dll.26) Experienciar situações que possibilitem a realização da escrita própria quando solicitado ou quando lhe parecer necessário.

 

·         ( SD.EI03TS02. s. 02. s.02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. ( Referentes a temas:  Dia dos Pais, Folclore(parlendas), Dia do Soldado, Semana da Pátria , Projeto Meio Ambiente (Dia da árvore, coleta seletiva do lixo) Semana, Projeto Roda da Leitura, Semana Nacional do Trânsito, Projeto Horta Escolar e Projeto Inclusão Escolar), Conceitos (longe/perto/quente/frio, cheio/vazio, em cima/embaixo dentre outros se necessário, durante esse bimestre.  

 

 

  • (SD.EI03ET01.s.01.d.III.04) Conhecer, observar e valorizar o patrimônio cultural do seu grupo social e interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão corporal.

 

·         (SD.EI03EO01.S.01) Promover atividades interativas onde as crianças possam dividir e compartilhar objetos diversos.

 

·         (SD.EI03EO02. s.02.s.02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

 

·         (SD.EI03EO02. s.02.s.02) Orientar e incentivar as crianças de forma lúdica realizar com progressiva autonomia as atividades de vida diária ( escovar os dentes, usar o vaso sanitário, alimentar-se, lavar e enxugar as mãos, beber água etc.).

 

·         (SD.EI03EO03. s.03.s.03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

 

·         (SD.EI03EO00. n.10.s.10) Perceber a importância da conversa como forma de resolver os conflitos e, se necessário, solicitar ajuda do adulto.

 

·         (SD.EI03EO03. s.03.s.03) Possibilitar a ampliação da interação social (com pares, adultos e crianças de outras faixas etárias).

 

·         (SD.EI03EO04. s.04.s.04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

 

·         (SD.EI03EO06.s.06.s.06) Permitir a livre escolha das crianças em relação às brincadeiras, brinquedos e pares.

 

·         ( SD.EI03CG02. s. 02. S.02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, dentre outras possibilidades.

·         ( SD.EI03CG02. s. 02. S.02) Possibilitar às crianças, construção de uma identidade positiva de si e do grupo em que convive, respeitando as diversidades e superando visões racistas e discriminatórias.

 

·         ( SD.EI03CG03. s. 03. S.03) Propiciar vivências com brincadeiras de roda e outras brincadeiras tradicionais.

 

·         ( SD.EI03CGoo. s. 06. S.06) Favorecer a expressividade corporal das crianças articulada com outras formas de expressão como exemplo: brincar nos espaços externos e internos na instituição, com obstáculos que permitam arrastar, engatinhar, subir, pular, descer, rolar etc.

 

·         (SD.EI03CG00 n.11.s.11) Identificar situações de risco no ambiente mais próximo.

 

·          ( SD.EI03CG00. s. 06. S.06) Explorar o espaço, orientando-se corporalmente: frente, atrás, em cima, embaixo, dentro, fora, perto, longe, esquerda e direita.

 

·         SD.EI03TS03.s.03.s.03)Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

 

·         ( SD.EI03EF01. s. 01.dIII.04) Participar de rodas de conversas, brincadeiras, jogos e atividades expositivas, argumentando, relatando fatos em sequência temporal, e se expressando com organização e adequação sobre diferentes assuntos.

 

·         (SD.EI03EF02.s.02DII.07) Identificar e reconhecer rimas, aliterações em cantigas, trava-línguas e poemas e produzir sons variados com base neste conhecimento.  

 

·         (SD.EI03EF03. s. 03.dlll.11) Expor suas predileções literárias para momentos de leitura individual.

 

·         ( SD.EI03EF03. s. 03.dlll.11) Descrever oralmente características de personagens e cenas de histórias contadas, lidas ou assistidas.

 

·          ( SD.EI03EF06. s. 06. S.15) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

 

CONCEITOS:

- Letras/som;

- Numerais/quantidade de zero a vinte;

- Cores;

- Folclore (parlendas);

- Figura “Pai” na família;

- Folclore (parlendas);

-Conceito de “Soldado”; Pátria, Independência do Brasil,

-  Conceito de “Trânsito”;

- Conceito de coleta seletiva do lixo;

-Conceito de ambiente natural e ambiente poluído;

- Conceito de preservação ambiental.

- Conceito mais/menos.

- Conceito de leve e pesado.

CONTEÚDOS/TEMAS:

·         O Eu, o Outro e o Nós

-Dia dos Pais, Folclore, Dia do Soldado, Semana da Pátria, Meio Ambiente, Semana  Nacional do Trânsito

·         Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

-Dia dos Pais, Folclore, Dia do Soldado, Semana da Pátria, Meio Ambiente, Semana  Nacional do Trânsito

 

·         Corpo, Gestos e Movimentos

 

Brincadeiras na areia e parque infantil conforme cronograma da instituição de ensino.  

- Brincadeiras de rodas.

Brincadeiras infantis,

 

·         Traços, Sons, Cores e Formas

- Cores;

- Cantigas infantis;

- Pintura/recorte/colagem.

- Letras/som;

 

·         Espaço, Tempo, Quantidades, Relações e Transformações

 

          - Numerais/quantidade de zero à vinte;

- Conceitos (longe/perto/quente/frio, cheio/vazio, em cima/embaixo, mais/menos, leve/pesado).

- legos, quebra-cabeças letras do alfabeto, numerais/quantidade/cores.

ATIVIDADES/METODOLOGIA

Atividades

- Pintura/recorte/colagem/contos infantis, vídeos infantis referentes aos temas: Dia dos Pais, 

Folclore (parlendas), Dia do Soldado, Semana da Pátria, Dia da Árvore e Dia Nacional do Trânsito. 

- Atividades de leitura/escrita/ colagens/pinturas/recortes do alfabeto e numerais.

- Brincadeiras de rodas;

- Contos infantis;

- Cantigas infantis;

- Brincadeiras no Parque infantil da instituição de ensino;

- Brincadeiras infantis, jogos didáticos (legos, quebra-cabeças letras do alfabeto, numerais/quantidade/cores ), contos infantis e vídeos infantis;

- Brincadeiras com carrinhos, bonecas etc. no gramado e saguão da instituição de ensino;

- Atividade com massinha de modelar;

-Atividades lúdicas com jogos pedagógicos;

- Pintura/recorte/colagem/contos infantis, vídeos infantis referentes aos temas: Dia dos Pais, 

Folclore, Dia do Soldado, Semana da Pátria, Meio Ambiente, Semana  Nacional do Trânsito. 

- Atividades de leitura/escrita/ colagens/pinturas/recortes do alfabeto e numerais.

 

Metodologia

Durante este bimestre, algumas atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor/criança/criança.

Serão realizadas diversas atividades e brincadeiras fazendo com que as crianças se sintam cuidadas, confortáveis e seguras, propiciando dessa forma, um ambiente confortável, aconchegante e estabelecendo vínculos afetivos. Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis levando também em consideração os temas acima descritos. Também, será entregue uma lembrancinha para cada criança, para que as mesmas entreguem para o “Papai” em homenagem ao Dia dos Pais. Abordar com as crianças o conceito da palavra “Pai” e a sua importância no contexto familiar, respeitando a diversidade familiar. Confeccionar um cartaz de imagens com fotografias de pais e filhos através de pinturas/recortes e colagens de forma coletiva com as crianças. Será realizado diálogo com as crianças através de contos infantis, cantigas infantis, poesias etc., com o objetivo de conscientizá-las sobre o respeito e o valor que devemos ter com a nosso “Pai”, não somente na data de sua homenagem, mas todos os dias de nossa vida. Neste bimestre, também serão realizadas diversas atividades(pintura/recorte/colagem) referentes ao tema intitulados: Dia dos Pais, Folclore, Dia do Soldado, Semana da Pátria (Independência do Brasil), Dia da Árvore, Coleta Seletiva do Lixo e Semana  Nacional do Trânsito. Serão feitas leituras de diversas parlendas para as crianças de forma coletiva, e posteriormente, as mesmas realizarão diversas atividades dentre elas: imitação dos ritmos das parlendas através de gestos, pinturas e colagens. Será abordado com as mesmas o tema “Meio Ambiente Natural e Meio Ambiente poluído, conscientizando-as sobre a importância da preservação ambiental. Ainda, será realizada um plantio de uma muda de árvore no terreno da instituição de ensino de forma coletiva com às crianças na data em que se comemora o Dia da Árvore. Para trabalhar o tema Semana da Pátria serão realizadas diversas atividades dentre elas:  leitura em círculo, com conversas e discussões sobre o tema “ Pátria Amada Brasil”; confecção de dobraduras de papel, como chapéu e “espada”,  representando o momento da Independência do Brasil; leitura coletiva de poemas que tratem do tema; escutar e conhecer mais sobre o conceito de hino e sua importância para o patriotismo, sobretudo o da independência e confecção de cartazes e impressão de desenhos para colorir contendo os principais símbolos e referências históricas sobre a data, como por exemplo a Bandeira do Brasil.

Para trabalhar o tema “Semana Nacional do Trânsito” com as crianças serão realizadas algumas atividades dentre elas: Contação de Histórias  (Fom, Fom/ As caixas que andam/ Era uma vez uma bicicleta etc.), músicas, confecção de cartazes e assistir vídeo educativo sobre Trânsito, conscientizando as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

As estratégias de ensino que serão utilizadas para trabalhar os temas acima em destaque, será por meio de diálogos informais e educativos, cantigas infantis, contos infantis, pintura/recorte e colagens, contribuindo dessa forma, para ampliar as aprendizagens das crianças.

Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extraclasse, conforme este planejamento. Também, será utilizado o Livro Coleção Adoletá, volume II para realizar atividades referentes aos temas: alfabeto (pág.72-94).

Durante esse bimestre serão utilizados diversos recursos didáticos dentre eles:   livros contos infantis, lápis de cor, giz de cêra, bolas, legos, brinquedos, jogos didáticos, papel pardo, cartolina, tinta guache, cola, fita adesiva, brinquedos, boliche, peteca, corda, bola, papel manilha, Bandeira do Brasil, livro “Coleção Adoletá II, TNT, cartolina, bastão cola quente, papel crepom, sulfite, tesoura pequena escolar, máquina fotográfica digital; computador, impressora, caixinha de som, microfone etc.  

 

OBS: ESTE PLANEJAMENTO DE ENSINO BIMESTRAL É FLEXÍVEL, PODENDO SOFRER ALTERAÇÕES NAS ATIVIDADES REFERENTES AOS TEMAS EM DESTAQUE. CASO ISSO OCORRA, A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SERÁ  COMUNICADA.

 

Semana 1

- Conto infantil e interpretação através da linguagem oral ou ilustrativa;

-Atividade leitura de letra/som a ser realizada no Livro: Coleção Adoletá;

-  Conto infantil com o tema: Dia dos Pais e interpretação através da linguagem oral/ pintura/recorte e colagem.

- Entrega de lembrancinhas com o tema Dia dos Pais.

-Brincadeiras cooperativas no parque infantil e caixa de areia da instituição de ensino, conforme cronograma.

Semana 2

- Cantigas infantis e contos infantis com o tema "Folclore";

- Brincadeiras cooperativas;

- Pintura, recorte e colagem com o tema "Folclore"; 

- Entrega de lembrancinhas com o tema Dia dos Pais.

 

Semana 3

- Cantigas Infantis e Contos Infantis;

- Poesia com o tema: Dia do Soldado;

-Parlendas (pintura/recorte e colagem);

- Interpretação através da linguagem oral/pintura/recorte e colagem com o tema “Dia do Soldado”;

Brincadeiras no parque infantil e caixa de areia da intuição, conforme cronograma.    

 

Semana 4

(26/08 a 29/08)

 

- Cantigas Infantis e contos Infantis;

- Atividades no livro Coleção Adoletá (letra/som);

- Meio Ambiente (cartaz com o tema “ Coleta Seletiva” de forma coletiva);

-Brincadeiras no parque, caixa de areia e gramado.

 

Semana 5


- Cantigas infantis e Contos infantis;

- Poesia Semana da Pátria;

- Pintura/recorte e colagem com o tema “Semana da Pátria”;

-Atividades letra/som no Livro Coleção Adoletá, volume II;

- Brincadeiras cooperativas no gramado, parque e caixa de areia conforme cronograma.

 

Semana 6


- Cantigas infantis e Contos Infantis;

-Atividades referentes a letra/som no livro Coleção Adoletá, volume II;

- Pintura/recorte/colagem com o tema “Meio Ambiente Natural e Meio Ambiente poluído;

Brincadeiras cooperativas no parque infantil da instituição.

- Formação Continuada conforme calendário escolar na data de 11/09 à 12/09. 

 

Semana 7

- Cantigas infantis e contos infantis com interpretação através da linguagem oral e desenho espontâneo;

- Atividade letra/som na Coleção Adoletá, volume II;

- Vídeo infantil com o tema: Semana Nacional do Trânsito;

Brincadeiras  cooperativas no gramado, parque e caixa de areia, conforme cronograma.

 

Semana 8


- Cantigas infantis;

- Contos infantis referente ao tema “Semana Nacional do trânsito”;

- Simulação com o tema: Semana Nacional do Trânsito na Educação Infantil, através  pista de trânsito com semáforos, faixa de pedestres, sinal “Pare” etc., onde as crianças atuam como pedestres e condutores, praticando atravessar a rua e seguindo as regras de trânsito.

- Lembrancinha para casa com o tema “Semana Nacional do Trânsito”.

- Brincadeiras no gramado, parque infantil e caixa de areia conforme cronograma do CMEI.

 

Semana 10

Cantigas infantis e Contos infantis;

- Pintura/recorte e colagem com o tema "Alfabeto";

-Atividades letra/som no Livro Coleção Adoletá, volume II;

- Brincadeiras cooperativas no gramado, parque e caixa de areia conforme cronograma.

 

AVALIAÇÃO:

Avaliação será contínua, através da observação diária e registros descritivos e fotográficos do desenvolvimento da aprendizagem das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.

 OBS: OS CÓDIGOS DE HABILIDADES DESCRITOS NESTE PLANEJAMENTO ESTÃO EM CONFORMIDADES COM O REFERENCIAL CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DESTE MUNICÍPIO. 

terça-feira, 12 de agosto de 2025

+ atividades folclore


Folclore e Regiões



Lendas do Folclore

+ atividades colorir folclore
















Atividades desenvolvidas com o Tema Folclore




Atividades com o tema "Folclore" desenvolvidas de forma coletiva com a minha turminha do Maternal II (2018) 

Tema: Conto Bumba meu Boi ou Boi Bumbá, educação infantil

 

Durante essa semana letiva ( 20/08 à 23/08/2024), também será trabalhado com as minhas turminhas de Pré II A/B, o conto infantil “Bumba meu Boi ou Boi Bumbá” como também, brincadeiras de rodas, pinturas, recortes e colagens tendo como um dos objetivos despertar nas crianças a valorização e o respeito pela diversidade cultural. Em 2012, o Bumba meu Boi foi incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A LENDA DO BOI BUMBÁ – TURMA DO FOLCLORE

Entre o norte e o nordeste do Brasil havia uma grande fazenda repleta de animais. Seu proprietário era um importante fazendeiro, dono de muitas terras. Ele tinha diversos empregados e cuidava dos animais da fazenda com toda dedicação.

Entre seus animais, havia um que chamava muita atenção. Um boi preto grande, de chifres reluzentes e muito vistoso.

Seus empregados tinham um carinho especial pelo animal, que era o preferido do fazendeiro.

Mas um dia, ele sentiu falta do seu animal predileto. Foi então que chamou seus empregados para procurarem o boi. Todos procuraram pelo pasto, celeiros e baias da fazenda, e nada do animal. Eles saíram por todos os lados.

Até que no terceiro dia, avistaram o boi nas margens do rio, muito doente, com febre alta e quase desfalecido.

Um dos empregados foi avisar o patrão, que desesperado foi correndo ver seu boi. Ele estava muito doente e com a garganta inflamada.

Um de seus empregados teve uma ideia, e arrancou em disparada para chamar o Pajé de uma tribo indígena ali da região.

Quando o Pajé chegou com os índios de sua tribo, evocou todos as suas entidades protetoras, lançando uma magia sobre o boi.

Neste momento, algo mágico aconteceu e o boi despertou completamente fantasiado, com uma estrela na testa e uma manta repleta de insígnias, medalhas e muitas fitas coloridas. Passou a dançar efusivamente, balançando a cabeça e o corpo com muita euforia.

O fazendeiro não se continha de tanta alegria e gritou:

– “Viva o Bumba meu boi”.

No dia seguinte, dia 30 de junho, ele organizou um grande desfile para seu boi, enfeitando toda a fazenda com bandeirinhas e fitas. Convidou seus empregados, o pajé e sua tribo em forma de agradecimento.

Eles tocaram zambumba, pandeiro, matracas e tambores noite afora, e o fazendeiro celebrou com muita festa a vida de seu querido boi.


Habilidades BNCC:

EI03CG03 EI03TS01 EI03EF01

Segue abaixo algumas sugestões didáticas descritas na Revista Nova Escola online, link: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/educacao-infantil/pre-escola/construindo-nosso-boi/3782

Aula

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Diversidade Cultural - "Bumba meu boi".

A festa do boi em diferentes representações.

Conhecendo e explorando instrumentos da festa do Boi.

Construindo nosso Boi

Brincando de Boi com outras turmas da escola.

Materiais:

Imagens variadas da Festa do Bumba meu Boi e do Boi de Mamão. Caixa grande para acomodar materiais de largo alcance, como: caixas de papelão, caixas de leite, caixas de sapato, bambolês velhos, pedaços de conduítes, pedaços de tecido de diferentes estampas, papéis variados, caixas de ovos, tampas e outros. Cola, tesoura, pincel, tinta e outros materiais para decoração que a escola tenha disponível.Aparelho para reprodução sonora, gravação das músicas CD Boi de Mamão - Ndi. Ufsc (canções 7,8,9), e instrumentos musicais típicos da festa do Boi (matraca, triângulo, tambor). Materiais para registro do professor como aparelho para fotografia e filmagem.

Espaços:

Sala de atividades ou ateliê. Espaço externo para brincar o Boi com as crianças.

Tempo sugerido:

Tempo médio de 1 hora. Porém, como envolve a construção do Boi pelas crianças, esse tempo pode se estender ou precisar de continuidade em outro dia.

Perguntas para guiar suas observações:

1.Enquanto brincam, como as crianças reproduzem suas descobertas relacionadas a sonoridade de cantigas e instrumentos musicais?

2. De que forma utilizam o corpo para comunicar suas impressões e sensações?

3. Como ocorre a interação entre os grupos? O planejamento das ações reflete as ideias e preferências de todo o grupo? Que estratégias usam para organizar e contemplar diferentes opiniões?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.

Para apreciação das imagens pense em meios para que todos conheçam as referências visuais. Você pode pedir que algumas crianças descrevam o que vêem. Interfira trazendo a atenção para aspectos importantes das imagens, se necessário. Quando selecionar os materiais para a construção do Boi tente incluir materiais de texturas e tamanhos variados, esses apoios facilitam a participação de todos.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Em grande roda, envolva as crianças com relatos coletivos sobre o que já conheceram em atividades anteriores em relação a festa do Boi. Você pode perguntar quem lembra da história representada na festa ou de uma música cantada para apresentar os personagens da festa. A partir das falas das crianças, convide-as para produzir o próprio Boi da turma e assim elas poderão brincar e dançar com esse personagem. Pergunte o que acham necessário para a construção do Boi. Lembre toda a turma que, na festa, a fantasia de Boi é vestida por alguém. Por isso, elas precisarão escolher materiais que possibilitem construir uma estrutura que deverá ser vestida de forma que todos possam brincar e dançar as cantigas da festa depois do boi estar pronto. Caso a turma seja muito grande, você pode sugerir a construção de dois Bois, para que todos possam participar da construção.


2

Diga às crianças que você trouxe algumas imagens das festas do Boi de Mamão e do Bumba meu Boi que elas poderão usar como referência, se quiserem. Deixe as imagens nos grupos que as crianças formaram ou fixe na parede em uma altura que todas possam ver. Entregue a caixa com os materiais para as crianças, e deixe que elas explorem livremente, criando suas possibilidades e hipóteses para construção. Garanta quantidade e diversidade de materiais de largo alcance, que possibilitem criações variadas. Aproveite para observar e registrar como as crianças relacionam os materiais com o personagem que será construído.


3

Após manipularem os materiais, proponha às crianças planejar como farão o Boi. Peça que pensem na estrutura e, dependendo dos materiais que escolherem, problematize trazendo a atenção para a firmeza e o tamanho. Proponha situações para decisão das crianças, por exemplo: se algumas considerarem que querem usar papéis, vale perguntar se uma estrutura de papel se sustenta ou o que poderia usar para dar mais firmeza. Entre os materiais que temos aqui qual deles podem usar para fazer a cabeça do boi? Com a base para a estrutura definida, observe se as crianças estão atentas aos detalhes e pergunte o que falta para ter forma de Boi. Se necessário peça que retornem às imagens e observem novamente os Bois da festa, à medida que vão observando detalhes podem separar os materiais que usarão. Durante o planejamento pode ocorrer que as crianças escolham materiais diferentes para construir o mesmo elemento do boi. Intervenha e proponha que negociem as escolhas..

Possíveis ações do professor neste momento: Será que se fizermos o Boi com esse material conseguiremos vesti-lo? Quais outros podemos usar para dar firmeza? Gostei muito da escolha dos dois materiais. Qual deles vocês acham que tem o tamanho mais adequado para esse detalhe? E o outro material como pode ser usado no Boi?

4

Convide as crianças para começar a construção. As escolhas e decisões são das crianças mas você precisará dar suporte a todo instante, como, por exemplo, para fixar as partes do boi ou recortar materiais mais duros como o papelão. Caso note que uma criança não está envolvida na criação, aponte algum elemento do boi que precisa ser montado e convide-a para escolher os materiais necessários para aquela ação específica. É possível sugerir que outra criança trabalhe em conjunto com ela.


5

Quando a estrutura do boi estiver pronta, disponibilize para as crianças outros materiais para decoração, como tecidos, tinta e papéis diversos. Observe como realizam suas escolhas. Enquanto escolhem os materiais para decoração, esteja pronto para interferir se necessário, ajudando as crianças a resolver conflitos e tomar decisões coletivas. Pense no tempo que você organizou para essa atividade e peça às crianças que concluam suas construções. Se necessário, combine com elas que poderão retomar a construção em outro dia, para concluir alguns detalhes.

Possíveis ações da criança neste momento: uma criança pode optar por um tecido listrado enquanto outra opta por um tecido florido. Observe como ocorre a interação e decisão e, se preciso, interfira. Você pode pedir que ambas expliquem porque acham necessário o material que escolheram e se há uma forma de optarem por apenas um ou usar os dois em diferentes etapas da construção do Boi.

6

Convide as crianças para apresentar o Boi finalizadoou o que conseguiram produzir até aqui. Elas podem conversar sobre os materiais que usaram, como pensaram na estrutura e o que ainda querem fazer para finalizar. Caso tenham construído dois bois, podem fazer comparações entre eles e observar outras alternativas para a estrutura e decoração. Após as apresentações pergunte às crianças o que dizemos quando nos apresentamos para alguém que não conhecemos. Espere a resposta. Sugira que a turma escolha um nome para o Boi, realizando seu batizado. Elas podem dramatizar o batismo do boi, pois é uma ação típica da festa. Diga às crianças que o Boi agora está pronto para a festa e escolha um espaço para brincarem com ele. Reproduza as músicas já apresentadas nas atividades anteriores (CD Boi de Mamão - Ndi. Ufsc (canções 7,8,9), e os instrumentos musicais típicos da festa do Boi (triângulo, matraca, tambor ou outro ). Assim, as crianças podem brincar com suas produções e a sonoridade da festa. Caso o Boi precise de tempo para ser acabado, combine com as crianças um espaço para deixá-lo enquanto elas dançam e brincam a festa.


Para finalizar:

Retome com as crianças conversando sobre como montaram o Boi e o que acham que está faltando. Combine com elas que em outra oportunidade poderão concluir o que falta do boi, inclusive nesse intervalo poderão pensar em quais materiais irão precisar e como podem consegui-los. Peça que recolham o material que sobrou e o organizem na caixa, para poderem ser reutilizados pela escola para outras finalidades. Com o espaço organizado as crianças podem iniciar a próxima atividade.

Desdobramentos

Em outra oportunidade, escolha com as crianças outros personagens da festa do Boi que são significativos para elas e proponha a construção deles. Você pode usar recursos variados, como a construção de máscaras de papel mache, fantoches de mão e outros. Outra proposta é convidar outras turmas para brincar pela escola com o Boi, enquanto uma criança veste as demais fantasias, podem segui-lo cantando e tocando os instrumentos típicos da festa do Boi.

Engajando as famílias

Combine com as crianças que vocês deixarão o Boi, ou os Bois, expostos na entrada da escola. Faça com elas cartões de apresentação, contendo informações importantes como “O que é”, “Onde e quando é usado” e “Como foi feito”. Assim, todos podem apreciar com mais autonomia e as crianças terão um apoio para apresentar os Bois para a família. Outra possibilidade é convidar a família para construir os outros personagens da festa do Boi junto com as crianças. Isso pode acontecer em um dia de atividade extra ou algum evento pré agendado pela escola.







Parlendas





O que são parlendas?


As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algunas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.

Alguns exemplos de parlendas:

Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.

*********************************************
Serra, serra, serrador!
Serra o papo do vovô!
Quantas tábuas já serrou?
Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso.Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.
**********************************

Um elefante amola muita gente...
Dois elefantes... amola, amola muita gente...
Três elefantes... amola, amola, amola muita gente...
Quatro elefantes amola, amola, amola, amola muito mais...(continua...)
***************************************

– Cala a boca!–
Cala a boca já morrei
Quem manda em você sou eu!
*******************************************

- Enganei um bobo...
Na casca do ovo!
*****************************************
Dedo Mindinho
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos.

*******************************************

Palma, palminha, Palminha de Guiné
Pra quando papai vié,
Mamãe dá a papinha,
Vovó bate cipó,
Na bundinha do nenê.

***********************************
Bão, babalão,
Senhor Capitão,
 Espada na cinta,
Ginete na mão.
Em terra de mouro
Morreu seu irmão,
Cozido e assado
No seu caldeirão.
****************************************

Hoje é domingo
Pé de cachimbo
Cachimbo é de barro
Bate no jarro
O jarro é de ouro
 Bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
 A gente é fraco
 Cai no buraco
O buraco é fundo
 Acabou-se o mundo.

******************************8

Dinglin... dingues, Maria Pires?

Estou fazendo papa!

Para quem Para João Manco.

Quem o mancou?

Foi a pedra.

Cadê a pedra?

Está no mato.

Cadê o mato?

O fogo queimou.

Cadê o fogo?

A água apagou.

Cadê a água?

O boi bebeu.

Cadê o boi?

Foi buscar milho.

Para quem?

Para a galinha.

Cadê a galinha?

Está “pondo”.

Cadê o ovo?

O padre bebeu.

Cadê o padre?

Foi dizer a missa.

Cadê a missa?

Já se acabou!

*******************************

Sola,sapato,

Rei,Rainha

Onde quereis

Que eu vá dormir?

Na casa de mãeAninha.

***********************

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon