Porque nossos dias são cheios de amor e risos ... O jardim de infância sempre será um lugar mágico!♥️ Eu amo conviver com as crianças! ♥️Gratidão!🙏 Que nossa alma seja sempre como uma criança. Que dê sorrisos sinceros, demonstre um afeto verdadeiro e que dê amor sem esperar algo em troca.🌹♥️

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a Educação Infantil -Pré II

 

INSTITUIÇÃO:.................................................................................

   TURMA: PRÉ-ESCOLAR II A/B  

 TURNO: MATUTINO/VESPERTINO

PROFª REGENTE: CLÁUDIA DE O. ANDRADE

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

DIREÇÃO:

 

PLANEJAMENTO DE ENSINO 3º BIMESTRE

EDUCAÇÃO INFANTIL – Colégio Santa Maria

⁠  Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa (Emilia Ferreiro)

 

HABILIDADES:

  • (SD.EI03EO01. s.01.s.01) Proporcionar às crianças o interesse em observar e aprender com o outro.

 

·         SD.EI03ET07.s.07.s.10) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. (OBS: Neste bimestre letivo será trabalhado com as crianças numeral/quantidade de zero a vinte)

·         SD.EI03ET04.s.04.dl.06) Expressar, inclusive com registros, diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos, etc.).

 

·         (SD.EI03ET01. s. 01. dl.02) Explorar diferentes estratégias para as situações de contagem, conhecendo os números e relacionando-os a quantidade.

 

  • (SD.EI03EO00.12.s.12) Comparar características de colegas (tamanho, altura, etnia, preferências etc.), identificando e respeitando semelhanças e diferenças.

 

  •  (SD.EI03ET08.s.08.d.III.16) Identificar a utilização dos números, medidas e noções espaço temporais, no contexto social, percebendo  seus usos e funções sociais.

 

·         (SD.EI03EF06. s. 06. dl.16) Experienciar situações diárias, nas quais faz uso da escrita e leitura espontânea, tanto em registros próprios quanto em materiais escritos de sua escolha.

 

·         SD.EI03EF07.s.07.s.18) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

 

·          (SD.EI03EF07. s. 07. dl.19) Experienciar situações que possibilitem a tentativa de escrita do nome próprio, dos colegas da turma e de palavras significativas.

 

·         (SD.EI03EF07. s. 07. dll.20) Experienciar situações que possibilitem conhecer, identificar e reconhecer as letras do alfabeto em momentos diversificados na rotina.

 

·         (SD.EI03EF09. s. 09. dll.26) Experienciar situações que possibilitem a realização da escrita própria quando solicitado ou quando lhe parecer necessário.

 

·         ( SD.EI03TS02. s. 02. s.02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. ( Referentes a temas:  Dia dos Pais, Folclore(parlendas), Dia do Soldado, Semana da Pátria , Projeto Meio Ambiente (Dia da árvore, coleta seletiva do lixo) Semana, Projeto Roda da Leitura, Semana Nacional do Trânsito, Projeto Horta Escolar e Projeto Inclusão Escolar), Conceitos (longe/perto/quente/frio, cheio/vazio, em cima/embaixo dentre outros se necessário, durante esse bimestre.  

 

 

  • (SD.EI03ET01.s.01.d.III.04) Conhecer, observar e valorizar o patrimônio cultural do seu grupo social e interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão corporal.

 

·         (SD.EI03EO01.S.01) Promover atividades interativas onde as crianças possam dividir e compartilhar objetos diversos.

 

·         (SD.EI03EO02. s.02.s.02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

 

·         (SD.EI03EO02. s.02.s.02) Orientar e incentivar as crianças de forma lúdica realizar com progressiva autonomia as atividades de vida diária ( escovar os dentes, usar o vaso sanitário, alimentar-se, lavar e enxugar as mãos, beber água etc.).

 

·         (SD.EI03EO03. s.03.s.03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

 

·         (SD.EI03EO00. n.10.s.10) Perceber a importância da conversa como forma de resolver os conflitos e, se necessário, solicitar ajuda do adulto.

 

·         (SD.EI03EO03. s.03.s.03) Possibilitar a ampliação da interação social (com pares, adultos e crianças de outras faixas etárias).

 

·         (SD.EI03EO04. s.04.s.04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

 

·         (SD.EI03EO06.s.06.s.06) Permitir a livre escolha das crianças em relação às brincadeiras, brinquedos e pares.

 

·         ( SD.EI03CG02. s. 02. S.02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, dentre outras possibilidades.

·         ( SD.EI03CG02. s. 02. S.02) Possibilitar às crianças, construção de uma identidade positiva de si e do grupo em que convive, respeitando as diversidades e superando visões racistas e discriminatórias.

 

·         ( SD.EI03CG03. s. 03. S.03) Propiciar vivências com brincadeiras de roda e outras brincadeiras tradicionais.

 

·         ( SD.EI03CGoo. s. 06. S.06) Favorecer a expressividade corporal das crianças articulada com outras formas de expressão como exemplo: brincar nos espaços externos e internos na instituição, com obstáculos que permitam arrastar, engatinhar, subir, pular, descer, rolar etc.

 

·         (SD.EI03CG00 n.11.s.11) Identificar situações de risco no ambiente mais próximo.

 

·          ( SD.EI03CG00. s. 06. S.06) Explorar o espaço, orientando-se corporalmente: frente, atrás, em cima, embaixo, dentro, fora, perto, longe, esquerda e direita.

 

·         SD.EI03TS03.s.03.s.03)Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

 

·         ( SD.EI03EF01. s. 01.dIII.04) Participar de rodas de conversas, brincadeiras, jogos e atividades expositivas, argumentando, relatando fatos em sequência temporal, e se expressando com organização e adequação sobre diferentes assuntos.

 

·         (SD.EI03EF02.s.02DII.07) Identificar e reconhecer rimas, aliterações em cantigas, trava-línguas e poemas e produzir sons variados com base neste conhecimento.  

 

·         (SD.EI03EF03. s. 03.dlll.11) Expor suas predileções literárias para momentos de leitura individual.

 

·         ( SD.EI03EF03. s. 03.dlll.11) Descrever oralmente características de personagens e cenas de histórias contadas, lidas ou assistidas.

 

·          ( SD.EI03EF06. s. 06. S.15) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

 

CONCEITOS:

- Letras/som;

- Numerais/quantidade de zero a vinte;

- Cores;

- Folclore (parlendas);

- Figura “Pai” na família;

- Folclore (parlendas);

-Conceito de “Soldado”; Pátria, Independência do Brasil,

-  Conceito de “Trânsito”;

- Conceito de coleta seletiva do lixo;

-Conceito de ambiente natural e ambiente poluído;

- Conceito de preservação ambiental.

- Conceito mais/menos.

- Conceito de leve e pesado.

CONTEÚDOS/TEMAS:

·         O Eu, o Outro e o Nós

-Dia dos Pais, Folclore, Dia do Soldado, Semana da Pátria, Meio Ambiente, Semana  Nacional do Trânsito

·         Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

-Dia dos Pais, Folclore, Dia do Soldado, Semana da Pátria, Meio Ambiente, Semana  Nacional do Trânsito

 

·         Corpo, Gestos e Movimentos

 

Brincadeiras na areia e parque infantil conforme cronograma da instituição de ensino.  

- Brincadeiras de rodas.

Brincadeiras infantis,

 

·         Traços, Sons, Cores e Formas

- Cores;

- Cantigas infantis;

- Pintura/recorte/colagem.

- Letras/som;

 

·         Espaço, Tempo, Quantidades, Relações e Transformações

 

          - Numerais/quantidade de zero à vinte;

- Conceitos (longe/perto/quente/frio, cheio/vazio, em cima/embaixo, mais/menos, leve/pesado).

- legos, quebra-cabeças letras do alfabeto, numerais/quantidade/cores.

ATIVIDADES/METODOLOGIA

Atividades

- Pintura/recorte/colagem/contos infantis, vídeos infantis referentes aos temas: Dia dos Pais, 

Folclore (parlendas), Dia do Soldado, Semana da Pátria, Dia da Árvore e Dia Nacional do Trânsito. 

- Atividades de leitura/escrita/ colagens/pinturas/recortes do alfabeto e numerais.

- Brincadeiras de rodas;

- Contos infantis;

- Cantigas infantis;

- Brincadeiras no Parque infantil da instituição de ensino;

- Brincadeiras infantis, jogos didáticos (legos, quebra-cabeças letras do alfabeto, numerais/quantidade/cores ), contos infantis e vídeos infantis;

- Brincadeiras com carrinhos, bonecas etc. no gramado e saguão da instituição de ensino;

- Atividade com massinha de modelar;

-Atividades lúdicas com jogos pedagógicos;

- Pintura/recorte/colagem/contos infantis, vídeos infantis referentes aos temas: Dia dos Pais, 

Folclore, Dia do Soldado, Semana da Pátria, Meio Ambiente, Semana  Nacional do Trânsito. 

- Atividades de leitura/escrita/ colagens/pinturas/recortes do alfabeto e numerais.

 

Metodologia

Durante este bimestre, algumas atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor/criança/criança.

Serão realizadas diversas atividades e brincadeiras fazendo com que as crianças se sintam cuidadas, confortáveis e seguras, propiciando dessa forma, um ambiente confortável, aconchegante e estabelecendo vínculos afetivos. Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis levando também em consideração os temas acima descritos. Também, será entregue uma lembrancinha para cada criança, para que as mesmas entreguem para o “Papai” em homenagem ao Dia dos Pais. Abordar com as crianças o conceito da palavra “Pai” e a sua importância no contexto familiar, respeitando a diversidade familiar. Confeccionar um cartaz de imagens com fotografias de pais e filhos através de pinturas/recortes e colagens de forma coletiva com as crianças. Será realizado diálogo com as crianças através de contos infantis, cantigas infantis, poesias etc., com o objetivo de conscientizá-las sobre o respeito e o valor que devemos ter com a nosso “Pai”, não somente na data de sua homenagem, mas todos os dias de nossa vida. Neste bimestre, também serão realizadas diversas atividades(pintura/recorte/colagem) referentes ao tema intitulados: Dia dos Pais, Folclore, Dia do Soldado, Semana da Pátria (Independência do Brasil), Dia da Árvore, Coleta Seletiva do Lixo e Semana  Nacional do Trânsito. Serão feitas leituras de diversas parlendas para as crianças de forma coletiva, e posteriormente, as mesmas realizarão diversas atividades dentre elas: imitação dos ritmos das parlendas através de gestos, pinturas e colagens. Será abordado com as mesmas o tema “Meio Ambiente Natural e Meio Ambiente poluído, conscientizando-as sobre a importância da preservação ambiental. Ainda, será realizada um plantio de uma muda de árvore no terreno da instituição de ensino de forma coletiva com às crianças na data em que se comemora o Dia da Árvore. Para trabalhar o tema Semana da Pátria serão realizadas diversas atividades dentre elas:  leitura em círculo, com conversas e discussões sobre o tema “ Pátria Amada Brasil”; confecção de dobraduras de papel, como chapéu e “espada”,  representando o momento da Independência do Brasil; leitura coletiva de poemas que tratem do tema; escutar e conhecer mais sobre o conceito de hino e sua importância para o patriotismo, sobretudo o da independência e confecção de cartazes e impressão de desenhos para colorir contendo os principais símbolos e referências históricas sobre a data, como por exemplo a Bandeira do Brasil.

Para trabalhar o tema “Semana Nacional do Trânsito” com as crianças serão realizadas algumas atividades dentre elas: Contação de Histórias  (Fom, Fom/ As caixas que andam/ Era uma vez uma bicicleta etc.), músicas, confecção de cartazes e assistir vídeo educativo sobre Trânsito, conscientizando as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

As estratégias de ensino que serão utilizadas para trabalhar os temas acima em destaque, será por meio de diálogos informais e educativos, cantigas infantis, contos infantis, pintura/recorte e colagens, contribuindo dessa forma, para ampliar as aprendizagens das crianças.

Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extraclasse, conforme este planejamento. Também, será utilizado o Livro Coleção Adoletá, volume II para realizar atividades referentes aos temas: alfabeto (pág.72-94).

Durante esse bimestre serão utilizados diversos recursos didáticos dentre eles:   livros contos infantis, lápis de cor, giz de cêra, bolas, legos, brinquedos, jogos didáticos, papel pardo, cartolina, tinta guache, cola, fita adesiva, brinquedos, boliche, peteca, corda, bola, papel manilha, Bandeira do Brasil, livro “Coleção Adoletá II, TNT, cartolina, bastão cola quente, papel crepom, sulfite, tesoura pequena escolar, máquina fotográfica digital; computador, impressora, caixinha de som, microfone etc.  

 

OBS: ESTE PLANEJAMENTO DE ENSINO BIMESTRAL É FLEXÍVEL, PODENDO SOFRER ALTERAÇÕES NAS ATIVIDADES REFERENTES AOS TEMAS EM DESTAQUE. CASO ISSO OCORRA, A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SERÁ   COMUNIDADA.

 

Semana 1

- Conto infantil e interpretação através da linguagem oral ou ilustrativa;

-Atividade leitura de letra/som a ser realizada no Livro: Coleção Adoletá;

-  Conto infantil com o tema: Dia dos Pais e interpretação através da linguagem oral/ pintura/recorte e colagem.

- Entrega de lembrancinhas com o tema Dia dos Pais.

-Brincadeiras cooperativas no parque infantil e caixa de areia da instituição de ensino, conforme cronograma.

Semana 2

- Cantigas infantis e contos infantis com o tema "Folclore";

- Brincadeiras cooperativas;

- Pintura, recorte e colagem com o tema "Folclore"; 

- Entrega de lembrancinhas com o tema Dia dos Pais.

 

Semana 3

- Cantigas Infantis e Contos Infantis;

- Poesia com o tema: Dia do Soldado;

-Parlendas (pintura/recorte e colagem);

- Interpretação através da linguagem oral/pintura/recorte e colagem com o tema “Dia do Soldado”;

Brincadeiras no parque infantil e caixa de areia da intuição, conforme cronograma.    

 

Semana 4

(26/08 a 29/08)

 

- Cantigas Infantis e contos Infantis;

- Atividades no livro Coleção Adoletá (letra/som);

- Meio Ambiente (cartaz com o tema “ Coleta Seletiva” de forma coletiva);

-Brincadeiras no parque, caixa de areia e gramado.

 

Semana 5


- Cantigas infantis e Contos infantis;

- Poesia Semana da Pátria;

- Pintura/recorte e colagem com o tema “Semana da Pátria”;

-Atividades letra/som no Livro Coleção Adoletá, volume II;

- Brincadeiras cooperativas no gramado, parque e caixa de areia conforme cronograma.

 

Semana 6


- Cantigas infantis e Contos Infantis;

-Atividades referentes a letra/som no livro Coleção Adoletá, volume II;

- Pintura/recorte/colagem com o tema “Meio Ambiente Natural e Meio Ambiente poluído;

Brincadeiras cooperativas no parque infantil da instituição.

- Formação Continuada conforme calendário escolar na data de 11/09 à 12/09. 

 

Semana 7

- Cantigas infantis e contos infantis com interpretação através da linguagem oral e desenho espontâneo;

- Atividade letra/som na Coleção Adoletá, volume II;

- Vídeo infantil com o tema: Semana Nacional do Trânsito;

Brincadeiras  cooperativas no gramado, parque e caixa de areia, conforme cronograma.

 

Semana 8


- Cantigas infantis;

- Contos infantis referente ao tema “Semana Nacional do trânsito”;

- Simulação com o tema: Semana Nacional do Trânsito na Educação Infantil, através  pista de trânsito com semáforos, faixa de pedestres, sinal “Pare” etc., onde as crianças atuam como pedestres e condutores, praticando atravessar a rua e seguindo as regras de trânsito.

- Lembrancinha para casa com o tema “Semana Nacional do Trânsito”.

- Brincadeiras no gramado, parque infantil e caixa de areia conforme cronograma do CMEI.

 

Semana 10

Cantigas infantis e Contos infantis;

- Pintura/recorte e colagem com o tema "Alfabeto";

-Atividades letra/som no Livro Coleção Adoletá, volume II;

- Brincadeiras cooperativas no gramado, parque e caixa de areia conforme cronograma.

 

AVALIAÇÃO:

Avaliação será contínua, através da observação diária e registros descritivos e fotográficos do desenvolvimento da aprendizagem das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.

 OBS: OS CÓDIGOS DE HABILIDADES DESCRITOS NESTE PLANEJAMENTO ESTÃO EM CONFORMIDADES COM O REFERENCIAL CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DESTE MUNICÍPIO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *