INSTITUIÇÃO:.................................................................................
TURMA: PRÉ-ESCOLAR II A/B
TURNO:
MATUTINO/VESPERTINO
PROFª REGENTE:
CLÁUDIA DE O. ANDRADE
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
DIREÇÃO:
PLANEJAMENTO
DE ENSINO 3º BIMESTRE
Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos
que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa (Emilia Ferreiro)
HABILIDADES:
- (SD.EI03EO01. s.01.s.01) Proporcionar às crianças
o interesse em observar e aprender com o outro.
·
SD.EI03ET07.s.07.s.10) Relacionar
números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o
entre em uma sequência. (OBS: Neste bimestre letivo será trabalhado
com as crianças numeral/quantidade de zero a vinte)
·
SD.EI03ET04.s.04.dl.06)
Expressar, inclusive com registros, diferentes formas de representação
(contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos
básicos, etc.).
·
(SD.EI03ET01.
s. 01. dl.02) Explorar diferentes estratégias para as situações de contagem,
conhecendo os números e relacionando-os a quantidade.
- (SD.EI03EO00.12.s.12) Comparar
características de colegas (tamanho, altura, etnia, preferências etc.),
identificando e respeitando semelhanças e diferenças.
- (SD.EI03ET08.s.08.d.III.16) Identificar a
utilização dos números, medidas e noções espaço temporais, no contexto
social, percebendo seus usos e
funções sociais.
·
(SD.EI03EF06.
s. 06. dl.16) Experienciar situações diárias, nas quais faz uso da escrita e
leitura espontânea, tanto em registros próprios quanto em materiais escritos de
sua escolha.
·
SD.EI03EF07.s.07.s.18)
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos,
recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
·
(SD.EI03EF07. s. 07. dl.19) Experienciar
situações que possibilitem a tentativa de escrita do nome próprio, dos colegas
da turma e de palavras significativas.
·
(SD.EI03EF07.
s. 07. dll.20) Experienciar situações que possibilitem conhecer, identificar e
reconhecer as letras do alfabeto em momentos diversificados na rotina.
·
(SD.EI03EF09.
s. 09. dll.26) Experienciar situações que possibilitem a realização da escrita
própria quando solicitado ou quando lhe parecer necessário.
·
(
SD.EI03TS02. s. 02. s.02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura,
colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e
tridimensionais. ( Referentes a temas:
Dia dos Pais, Folclore(parlendas), Dia do Soldado, Semana da Pátria , Projeto
Meio Ambiente (Dia da árvore, coleta seletiva do lixo) Semana, Projeto Roda da
Leitura, Semana Nacional do Trânsito, Projeto Horta Escolar e Projeto Inclusão
Escolar), Conceitos (longe/perto/quente/frio,
cheio/vazio, em cima/embaixo dentre outros se necessário, durante esse
bimestre.
- (SD.EI03ET01.s.01.d.III.04) Conhecer, observar e
valorizar o patrimônio cultural do seu grupo social e interessar-se por
conhecer diferentes formas de expressão corporal.
·
(SD.EI03EO01.S.01)
Promover atividades interativas onde as crianças possam dividir e compartilhar
objetos diversos.
·
(SD.EI03EO02.
s.02.s.02) Agir
de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas
conquistas e limitações.
·
(SD.EI03EO02.
s.02.s.02) Orientar e incentivar as crianças de forma lúdica realizar com
progressiva autonomia as atividades de vida diária ( escovar os dentes, usar o
vaso sanitário, alimentar-se, lavar e enxugar as mãos, beber água etc.).
·
(SD.EI03EO03.
s.03.s.03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de
participação e cooperação.
·
(SD.EI03EO00.
n.10.s.10) Perceber a importância da conversa como forma de resolver os
conflitos e, se necessário, solicitar ajuda do adulto.
·
(SD.EI03EO03.
s.03.s.03)
Possibilitar a ampliação da interação social (com pares, adultos e crianças de
outras faixas etárias).
·
(SD.EI03EO04.
s.04.s.04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
·
(SD.EI03EO06.s.06.s.06)
Permitir a livre escolha das crianças em relação às brincadeiras, brinquedos e
pares.
·
(
SD.EI03CG02. s. 02. S.02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo
em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas,
dentre outras possibilidades.
·
(
SD.EI03CG02. s. 02. S.02) Possibilitar às crianças, construção de uma
identidade positiva de si e do grupo em que convive, respeitando as
diversidades e superando visões racistas e discriminatórias.
·
(
SD.EI03CG03. s. 03. S.03) Propiciar vivências com brincadeiras de roda e outras
brincadeiras tradicionais.
·
(
SD.EI03CGoo. s. 06. S.06) Favorecer a expressividade corporal das crianças
articulada com outras formas de expressão como exemplo: brincar nos espaços
externos e internos na instituição, com obstáculos que permitam arrastar,
engatinhar, subir, pular, descer, rolar etc.
·
(SD.EI03CG00
n.11.s.11) Identificar situações de risco no ambiente mais próximo.
·
( SD.EI03CG00. s. 06. S.06) Explorar o espaço,
orientando-se corporalmente: frente, atrás, em cima, embaixo, dentro, fora,
perto, longe, esquerda e direita.
·
SD.EI03TS03.s.03.s.03)Reconhecer
as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em
suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
·
(
SD.EI03EF01. s. 01.dIII.04) Participar de rodas de conversas, brincadeiras,
jogos e atividades expositivas, argumentando, relatando fatos em sequência
temporal, e se expressando com organização e adequação sobre diferentes
assuntos.
·
(SD.EI03EF02.s.02DII.07)
Identificar e reconhecer rimas, aliterações em cantigas, trava-línguas e poemas
e produzir sons variados com base neste conhecimento.
·
(SD.EI03EF03.
s. 03.dlll.11) Expor suas predileções literárias para momentos de leitura
individual.
·
(
SD.EI03EF03. s. 03.dlll.11) Descrever oralmente características de personagens
e cenas de histórias contadas, lidas ou assistidas.
·
( SD.EI03EF06. s. 06. S.15) Produzir suas
próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com
função social significativa.
CONCEITOS:
- Letras/som;
- Numerais/quantidade de zero a vinte;
- Cores;
- Folclore (parlendas);
- Figura “Pai” na família;
- Folclore (parlendas);
-Conceito de “Soldado”; Pátria,
Independência do Brasil,
-
Conceito de “Trânsito”;
- Conceito de coleta seletiva do lixo;
-Conceito de ambiente natural e
ambiente poluído;
- Conceito de preservação ambiental.
- Conceito mais/menos.
- Conceito de leve e pesado.
CONTEÚDOS/TEMAS:
·
O Eu, o Outro e o Nós
-Dia dos Pais,
Folclore, Dia do Soldado, Semana da Pátria, Meio Ambiente, Semana Nacional do Trânsito
·
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
-Dia dos Pais,
Folclore, Dia do Soldado, Semana da Pátria, Meio Ambiente, Semana Nacional do Trânsito
·
Corpo, Gestos e Movimentos
Brincadeiras
na areia e parque infantil conforme cronograma da instituição de ensino.
-
Brincadeiras de rodas.
Brincadeiras
infantis,
·
Traços, Sons, Cores e Formas
- Cores;
- Cantigas
infantis;
-
Pintura/recorte/colagem.
- Letras/som;
·
Espaço, Tempo, Quantidades, Relações e
Transformações
-
Numerais/quantidade de zero à vinte;
- Conceitos (longe/perto/quente/frio,
cheio/vazio, em cima/embaixo, mais/menos, leve/pesado).
- legos, quebra-cabeças letras do alfabeto, numerais/quantidade/cores.
ATIVIDADES/METODOLOGIA
Atividades
- Pintura/recorte/colagem/contos infantis, vídeos infantis referentes aos temas: Dia dos Pais,
Folclore
(parlendas), Dia do Soldado, Semana da Pátria, Dia da Árvore e Dia Nacional do
Trânsito.
- Atividades de leitura/escrita/
colagens/pinturas/recortes do alfabeto e numerais.
- Contos infantis;
- Cantigas infantis;
- Brincadeiras no Parque infantil da
instituição de ensino;
- Brincadeiras infantis, jogos
didáticos (legos, quebra-cabeças letras do alfabeto, numerais/quantidade/cores
), contos infantis e vídeos infantis;
- Brincadeiras com carrinhos, bonecas
etc. no gramado e saguão da instituição de ensino;
- Atividade com massinha de modelar;
-Atividades lúdicas com jogos
pedagógicos;
- Pintura/recorte/colagem/contos infantis, vídeos infantis referentes aos temas: Dia dos Pais,
Folclore, Dia do Soldado, Semana da Pátria, Meio Ambiente, Semana Nacional do Trânsito.
- Atividades de leitura/escrita/
colagens/pinturas/recortes do alfabeto e numerais.
Metodologia
Durante este bimestre, algumas
atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação
professor/criança/criança.
Serão realizadas diversas
atividades e brincadeiras fazendo com que as crianças se
sintam cuidadas, confortáveis e seguras, propiciando dessa forma, um ambiente
confortável, aconchegante e estabelecendo vínculos afetivos. Serão
formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis levando também em
consideração os temas acima descritos. Também, será entregue uma lembrancinha
para cada criança, para que as mesmas entreguem para o “Papai” em homenagem ao
Dia dos Pais. Abordar com as crianças o conceito da palavra “Pai” e a
sua importância no contexto familiar, respeitando a diversidade familiar.
Confeccionar um cartaz de imagens com fotografias de pais e filhos através de
pinturas/recortes e colagens de forma coletiva com as crianças. Será
realizado diálogo com as crianças através de contos infantis, cantigas
infantis, poesias etc., com o objetivo de conscientizá-las sobre
o respeito e o valor que devemos ter com a nosso “Pai”, não somente na data de
sua homenagem, mas todos os dias de nossa vida. Neste bimestre, também serão
realizadas diversas atividades(pintura/recorte/colagem) referentes ao tema
intitulados: Dia dos Pais, Folclore, Dia do Soldado, Semana da Pátria
(Independência do Brasil), Dia da Árvore, Coleta Seletiva do Lixo e Semana Nacional do Trânsito. Serão feitas leituras de diversas parlendas para as
crianças de forma coletiva, e posteriormente, as mesmas realizarão diversas
atividades dentre elas: imitação dos ritmos das parlendas através de gestos,
pinturas e colagens. Será abordado com as mesmas o
tema “Meio Ambiente Natural e Meio Ambiente poluído, conscientizando-as sobre a
importância da preservação ambiental. Ainda, será realizada um plantio de uma
muda de árvore no terreno da instituição de ensino de forma coletiva com às
crianças na data em que se comemora o Dia da Árvore. Para trabalhar o tema
Semana da Pátria serão realizadas diversas atividades dentre elas: leitura em círculo, com conversas e discussões
sobre o tema “ Pátria Amada Brasil”; confecção
de dobraduras de papel, como chapéu
e “espada”, representando o momento da Independência do Brasil; leitura
coletiva de poemas que tratem do tema; escutar e conhecer mais sobre o conceito
de hino e sua importância para o patriotismo, sobretudo o da independência e confecção
de cartazes e impressão de desenhos para colorir contendo os principais
símbolos e referências históricas sobre a data, como por exemplo a Bandeira do
Brasil.
Para
trabalhar o tema “Semana Nacional do Trânsito” com as crianças serão realizadas
algumas atividades dentre elas: Contação de Histórias (Fom, Fom/ As caixas que andam/ Era uma vez
uma bicicleta etc.), músicas, confecção de cartazes e assistir vídeo educativo
sobre Trânsito, conscientizando as crianças sobre a importância de conhecer e
respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as
situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.
As estratégias de ensino
que serão utilizadas para trabalhar os temas acima em destaque, será por meio
de diálogos informais e educativos, cantigas infantis, contos infantis,
pintura/recorte e colagens, contribuindo dessa forma, para ampliar as aprendizagens
das crianças.
Algumas atividades serão
desenvolvidas em sala e outras extraclasse, conforme este planejamento. Também,
será utilizado o Livro Coleção Adoletá, volume II para realizar atividades
referentes aos temas: alfabeto (pág.72-94).
Durante esse bimestre serão
utilizados diversos recursos didáticos dentre eles: livros contos infantis,
lápis de cor, giz de cêra, bolas, legos, brinquedos, jogos didáticos, papel
pardo, cartolina, tinta guache, cola, fita adesiva, brinquedos, boliche,
peteca, corda, bola, papel manilha, Bandeira do Brasil, livro “Coleção Adoletá
II, TNT, cartolina, bastão cola quente, papel crepom, sulfite, tesoura pequena
escolar, máquina fotográfica digital; computador, impressora, caixinha de som,
microfone etc.
OBS: ESTE PLANEJAMENTO DE
ENSINO BIMESTRAL É FLEXÍVEL, PODENDO SOFRER ALTERAÇÕES NAS ATIVIDADES
REFERENTES AOS TEMAS EM DESTAQUE. CASO ISSO OCORRA, A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
SERÁ COMUNIDADA.
Semana
1
- Conto infantil e interpretação através da linguagem oral ou ilustrativa;
-Atividade leitura de
letra/som a ser realizada no Livro: Coleção Adoletá;
- Conto infantil com o tema: Dia dos Pais e
interpretação através da linguagem oral/ pintura/recorte e colagem.
- Entrega de lembrancinhas com o tema Dia dos Pais.
-Brincadeiras cooperativas no parque infantil e caixa de areia da instituição de ensino, conforme cronograma.
Semana
2
- Cantigas infantis e contos infantis com o tema "Folclore";
- Brincadeiras
cooperativas;
- Pintura, recorte e colagem com o tema "Folclore";
- Entrega de lembrancinhas
com o tema Dia dos Pais.
Semana
3
- Cantigas Infantis e Contos Infantis;
- Poesia com o tema: Dia do
Soldado;
-Parlendas (pintura/recorte
e colagem);
- Interpretação através da
linguagem oral/pintura/recorte e colagem com o tema “Dia do Soldado”;
Brincadeiras no parque
infantil e caixa de areia da intuição, conforme cronograma.
Semana
4
(26/08
a 29/08)
- Cantigas Infantis e contos Infantis;
- Atividades no livro Coleção Adoletá
(letra/som);
- Meio Ambiente (cartaz com o tema “
Coleta Seletiva” de forma coletiva);
-Brincadeiras no parque, caixa de
areia e gramado.
Semana
5
- Cantigas
infantis e Contos infantis;
- Poesia Semana da Pátria;
- Pintura/recorte e colagem com o tema
“Semana da Pátria”;
-Atividades letra/som no Livro Coleção
Adoletá, volume II;
- Brincadeiras cooperativas no
gramado, parque e caixa de areia conforme cronograma.
Semana
6
- Cantigas infantis e
Contos Infantis;
-Atividades referentes a
letra/som no livro Coleção Adoletá, volume II;
- Pintura/recorte/colagem
com o tema “Meio Ambiente Natural e Meio Ambiente poluído;
Brincadeiras cooperativas
no parque infantil da instituição.
- Formação Continuada
conforme calendário escolar na data de 11/09 à 12/09.
Semana
7
- Cantigas infantis e contos infantis com interpretação através da linguagem oral e desenho espontâneo;
- Atividade letra/som na
Coleção Adoletá, volume II;
- Vídeo infantil com o
tema: Semana Nacional do Trânsito;
Brincadeiras cooperativas no gramado, parque e caixa de
areia, conforme cronograma.
Semana
8
- Cantigas
infantis;
- Contos infantis referente
ao tema “Semana Nacional do trânsito”;
- Simulação com o tema: Semana Nacional do Trânsito na Educação Infantil,
através pista de trânsito com semáforos,
faixa de pedestres, sinal “Pare” etc., onde as crianças atuam como pedestres e
condutores, praticando atravessar a rua e seguindo as regras de trânsito.
- Lembrancinha para casa com o tema “Semana
Nacional do Trânsito”.
- Brincadeiras no gramado, parque infantil e caixa
de areia conforme cronograma do CMEI.
Semana 10
- Cantigas infantis e Contos infantis;
- Pintura/recorte e colagem com o tema "Alfabeto";
-Atividades letra/som no Livro Coleção Adoletá, volume II;
- Brincadeiras cooperativas no gramado, parque e caixa de areia conforme cronograma.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da
observação diária e registros descritivos e fotográficos do desenvolvimento da
aprendizagem das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!