PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
domingo, 11 de agosto de 2024
quinta-feira, 1 de agosto de 2024
quinta-feira, 6 de junho de 2024
Atividade com o tema Poema: As borboletas
Atividade realizada com o tema poema "As Borboletas de Vinicius de Moraes.
Objetivos e Habilidades:
Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos,
explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos
figurados) e recursos visuais e sonoros.
sexta-feira, 10 de maio de 2024
Cartazes com o tema Dia das Mães
Atividades realizadas de forma coletiva com o tema Dia das Mães. Turmas: Pré II-A/B (Profª Regente: Cláudia, maio/2024)
quinta-feira, 2 de maio de 2024
Projeto Didático "Meio Ambiente na Educação Infantil"
-O eu, o outro e o nós;
-Corpo, gestos e movimentos;
-Traços, sons, cores e formas;
-Escuta, fala, pensamento e imaginação;
-Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivo Geral:
Desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água e poluição sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros estimulando assim o amor pela conservação da natureza.
Desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água e poluição sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros estimulando assim o amor pela conservação da natureza.
Habilidades:
· Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
· Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
· Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
· Trabalhar as diversas formas de vida existentes no meio ambiente: fauna, flora, vida marinha;
· Conhecer as partes de uma planta;
· Conhecer os tipos de animais;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Levar a criança a valorizar o
meio ambiente e identifica-se como parte integrante e agente de promoção
do desenvolvimento sustentável.
· Criar uma horta e cuidar dela.
· Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
· Valorizar o meio ambiente.
Conteúdo(s)
- Meio Ambiente;
- Planta e suas partes;
- Animais terrestres, aquáticos e aéreos;
- Seres vivos e não vivos;
Tempo estimado
1 semana ou mais
Material necessário
· Vídeo: Um plano para salvar o planeta da turma da Mônica;
· Giz de cera
· Tinta guache tesoura cola
· Lápis de cor
· Papeis diferenciados
· Pincel
· Brinquedos
· Fotos imagens
· Revista
· Folhas de árvore
· Tnt
· Garrafa pet
· Livros de história
· Folhas de árvore
· Retalho de e.v.a
· Lápis preto, borracha, apontador;
· Folha de A4
· Xerox
· Caixa de papelão
· Jornais velhos
· Latinhas de leite
· Barbante
· Cartazes, etc.
Desenvolvimento
1ª etapa
Metodologia:
- Conversa informal sobre meio ambiente, vegetação-plantas-fotossíntese, tipos de animais, poluição ambiental, coleta de lixo, reciclagem;
- Passeio pela comunidade e visita a algum espaço natural;
- Fichas ilustradas;
- Confecção do livrinho – “coleta seletiva de lixo”;
- Murais – meio ambiente, plantas e suas partes, animais terrestres - aquáticos - aéreos;
- Jogos – dominó, quebra-cabeça;
- Cartaz da fotossíntese;
- Passar o filme: Um plano para salvar o planeta da turma da Mônica;
- Levantar possíveis problemas ambientais vividos pela comunidade (lixos jogados pelas ruas, desperdício de água, queimadas, etc.) e pensar junto com as crianças formas de resolver os problemas;
- Desenvolver uma atividade que os alunos terão que fazer um desenho do que podemos fazer no dia a dia para salvar nosso planeta;
- Jogo da memória (animal e nome ou animal e primeira letra);
- Confecção de Pé de Lata;
- Mural ecológico (com frases sobre o meio ambiente, figuras);
- Criação de placas para preservação do ambiente escolar;
- Acróstico (NATUREZA) – Frases da natureza, produção de texto coletivo;
- ABC da natureza;
- Músicas relacionadas ao tema: Cinco Patinhos, Minhoca, Amigo Planeta, Herdeiros do Futuro, Enquanto Seu Lobo não vem, Não atire o pau no gato, etc.;
- Historinhas relacionadas ao tema:
- A casa do bode e da onça (Angela-Lago, PNBE 2014 Creche e Educação Infantil. Editora La);
- É o bicho! (Jean-Claude R. Alphen, PNLD 1º ano Editora Boa Viagem);
- O menino e o peixinho (Sonia Junqueira e Mariângela Haddad. PNBE 2014 Creche e Educação Infantil Editora Autêntica);
- Gino Girino (Milton Célio de Oliveira Filho Theo de Oliveira. PNBE 2014 Creche e Educação Infantil. Editora Globo);
- Sapo Comilão (Stela Barbieri e Fernando Vilela. PNBE 2014 Pré-escola e Educação Infantil. Editora DCL);
- Rua Jardim, 75 (Ana Terra, PNBE 2010. Editora Larousse Junior);
- Para que serve o ar? (Ana Cláudia Ramos, PNLD 1º ANO. Editora Dimensão);
- Pingo-D’água (Eliana Sant’Anna, PNLD 1º ano. Editora Miguilim);
- Beijo de Bicho (Rosângela Lima, PNLD 1º ano. Editora Cortez);
- Brincadeiras:
- Formas (Livro: Corpo em movimento na Educação Infantil. PNBE 2013 Educação Infantil pág. 106),
- Deslocamentos pela floresta encantada (Livro: Corpo em movimento na Educação Infantil. PNBE 2013 Educação Infantil pág. 131),
- Cuidado para não cair (Livro: Corpo em movimento na Educação Infantil. PNBE 2013 Educação Infantil pág. 151)
- Jogral;
- Caça-palavras;
- Bingo
- Plantar uma horta com as crianças, e orientá-los a se responsabilizar por cuidar da mesma, fotografando cada etapa para aprimorar o aprendizado;
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar e interagir. Conversar sobre a Preservação do meio ambiente, perguntas para eles se sabem como fazer a horta;
- Falar sobre reciclagem, a importância;
- Discutir a ideia da seleção do lixo e o reaproveitamento de embalagens;
- Construir um brinquedo com sucata trazida de casa, como: bi boque, o vai e vem, o pião, pé de lata, etc.;
- Mostrar fotos coloridas, para observarem a natureza preservada e natureza poluída;
- Fazer o desenho das lixeiras em papel pardo e organizar eles em grupo nas mesas, para que pintem com tinta guache as lixeiras ou confeccionar com caixas de papelão;
- Fazer um mural coma as lixeiras, explicar o porquê das cores das lixeiras, orientá-los que de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim:
- Coletor amarelo – metal
- Coletor azul – papel
- Coletor vermelho-plástico
- Coletor verde – vidro
- Coletor marrom – material orgânico
- Produção de vídeos com exposição de relatos feitos pelos alunos sobre a importância de preservar e conservar o meio ambiente;
- Realizar brincadeiras com o pé de lata;
- Após a conversa em sala, enviar um bilhete solicitando aos pais que procurem em casa com os seus filhos: caixas, tampinhas, garrafas de plástico, caixas de ovos etc. e enviem para a escola. Esperar dois ou três dias, até que todos ou a maioria consiga procurar e trazer os materiais para a escola. Quando a turma trouxer o material solicitado, coloque toda a sucata em um espaço visível e discuta com os alunos como foi o processo de recolher a sucata, quem ajudou etc. Valorizar o envolvimento dos pais e dos alunos também;
- Fazer a classificação dos materiais trazidos pelos alunos juntos a eles e organizar que eles coloquem nas lixeiras corretas que estarão no interior da sala;
- Fazer recorte de jornais e revista de rótulos de embalagens retornáveis e colar no mural;
- Manuseio de livros de historia;
- Fazer uma meia lua e deixar as crianças escolher uma historia a ser contada a elas;
- Fazer um caixa com brinquedos diferenciados para que possam brincar na hora do recreio;
- Interpretações oral, escrita e através de desenhos dos textos lidos;
- Exploração de musicas, danças, pinturas e dobraduras e recortes e colagens;
- Confecção de livros coletivos e painéis;
- Leitura de parlendas; contos; adivinhas; trava língua; poemas; rimas;
- Exposição e exploração de cartazes sobre o tempo decomposição do lixo;
- Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com outras crianças;
- Colocar a criança em contato com objetos diversos, para que possa manifestar sua curiosidade e interesse;
- Produção de vídeos com o passo a passo das produções das crianças nas oficinas de reciclagem;
- Desenvolvimento progressivo de hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e preservar o ambiente);
- Confecção de papel machê,
2ª etapa
Músicas:
Cinco patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só quatro patinhos voltaram de lá.
Quatro patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só três patinhos voltaram de lá.
Três patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só dois patinhos voltaram de lá.
Dois patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só um patinho voltou de lá.
Um patinho foi passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas nenhum patinho voltou de lá.
"Puxa, a mamãe patinha ficou tão triste naquele dia
Aonde será que estavam os seus filhotinhos?
Mas essa história vai ter
Um final feliz, sabe por quê?"
A mamãe patinha foi procurar
Além das montanhas
Na beira do mar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
E os cinco patinhos voltaram de lá.
Me dá uma beijoca
Não dou, não dou
Então eu vou roubar
Minho, minhoco
Você é mesmo louco
Beijou do lado errado
A boca é do outro lado
Amigo Planeta
Amigo planeta eu não sei porque
Tem tanta gente que não cuida de você
Mas agora nós iremos te salvar
As crianças nunca vão te abandonar
Amigo planeta volte a sorrir
Sua beleza ninguém pode poluir
As estrelas e as noites de luar
As florestas e o verde-azul do mar
Vamos enfeitar nossa cidade
E acabar com a maldade
Que eles fazem com a natureza
Vamos com a força da amizade
Te levar felicidade
E derrotar toda a malvadeza
Amigo planeta eu não sei porque
Tem tanta gente que não cuida de você
Mas agora nós iremos te salvar
As crianças nunca vão te abandonar
Amigo planeta volte a sorrir
Sua beleza ninguém pode poluir
As estrelas e as noites de luar
As florestas e o verde-azul do mar
Vem! Vem viajar
Vem! Reviver
Vem! Vem ficar comigo
Vem! Vem brincar
Vem! De viver
Vem! Eu sou teu amigo
Amigo planeta volte a sorrir
Sua beleza ninguém pode poluir
As estrelas e as noites de luar
As florestas e o verde-azul do mar
Vamos enfeitar nossa cidade
E acabar com a maldade
Que eles fazem com a natureza
Vamos com a força da amizade
Te levar felicidade
E derrotar toda a malvadeza
Vem! Vem viajar
Vem! Reviver
Vem! Vem ficar comigo
Vem! Vem brincar
Vem! De viver
Vem! Eu sou teu amigo
Amigo planeta eu não sei porque
Tem tanta gente que não cuida de você
Mas agora nós iremos te salvar
As crianças nunca vão te abandonar
Amigo planeta volte a sorrir
Sua beleza ninguém pode poluir
As estrelas e as noites de luar
As florestas e o verde-azul do mar
Herdeiros do futuro
A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...
Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
COMO FAZER PAPEL MACHÊ PASSO A PASSOAlém das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só quatro patinhos voltaram de lá.
Quatro patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só três patinhos voltaram de lá.
Três patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só dois patinhos voltaram de lá.
Dois patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só um patinho voltou de lá.
Um patinho foi passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas nenhum patinho voltou de lá.
"Puxa, a mamãe patinha ficou tão triste naquele dia
Aonde será que estavam os seus filhotinhos?
Mas essa história vai ter
Um final feliz, sabe por quê?"
A mamãe patinha foi procurar
Além das montanhas
Na beira do mar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
E os cinco patinhos voltaram de lá.
Me dá uma beijoca
Não dou, não dou
Então eu vou roubar
Minho, minhoco
Você é mesmo louco
Beijou do lado errado
A boca é do outro lado
Amigo Planeta
Amigo planeta eu não sei porque
Tem tanta gente que não cuida de você
Mas agora nós iremos te salvar
As crianças nunca vão te abandonar
Amigo planeta volte a sorrir
Sua beleza ninguém pode poluir
As estrelas e as noites de luar
As florestas e o verde-azul do mar
Vamos enfeitar nossa cidade
E acabar com a maldade
Que eles fazem com a natureza
Vamos com a força da amizade
Te levar felicidade
E derrotar toda a malvadeza
Amigo planeta eu não sei porque
Tem tanta gente que não cuida de você
Mas agora nós iremos te salvar
As crianças nunca vão te abandonar
Amigo planeta volte a sorrir
Sua beleza ninguém pode poluir
As estrelas e as noites de luar
As florestas e o verde-azul do mar
Vem! Vem viajar
Vem! Reviver
Vem! Vem ficar comigo
Vem! Vem brincar
Vem! De viver
Vem! Eu sou teu amigo
Amigo planeta volte a sorrir
Sua beleza ninguém pode poluir
As estrelas e as noites de luar
As florestas e o verde-azul do mar
Vamos enfeitar nossa cidade
E acabar com a maldade
Que eles fazem com a natureza
Vamos com a força da amizade
Te levar felicidade
E derrotar toda a malvadeza
Vem! Vem viajar
Vem! Reviver
Vem! Vem ficar comigo
Vem! Vem brincar
Vem! De viver
Vem! Eu sou teu amigo
Amigo planeta eu não sei porque
Tem tanta gente que não cuida de você
Mas agora nós iremos te salvar
As crianças nunca vão te abandonar
Amigo planeta volte a sorrir
Sua beleza ninguém pode poluir
As estrelas e as noites de luar
As florestas e o verde-azul do mar
Herdeiros do futuro
A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...
Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Ingredientes
· Jornais
· Cola fria (branca)
· Recipiente
· Pincéis para dar o acabamento
Como fazer o papel machê
1. Derrame sobre eles água quente a fim de molhá-los bem.
2. Deixe o papel amolecendo por 10 a 12 horas, no mínimo.
3. Esprema com força a massa entre as mãos a fim de retirar toda a água, formando bolas que coloca no recipiente.
4. Adicione cola e forme uma massa, de preferência, compacta.
5. Trabalhe-a bem com as mãos e ela está pronta para ser usada. Poderá recorrer a moldes como pratos de louça velhos ou garrafas, mas também pode criar seus próprios moldes, utilizando jornal torcido. Pinte a sua peça a gosto.
Curiosidade: Os chineses, que inventaram o papel, foram os primeiros a utilizar a polpa do papel machê para moldar capacetes para a guerra. No século VIII, alguns deles foram capturados pelos árabes, durante a guerra contra a Pérsia, e como prisioneiros, ensinaram-lhes a arte de reciclar. Essa arte chegou até Marrocos, espalhando-se para a Europa, tendo sido os artesãos franceses, que iniciaram a sua utilização para fins artísticos.
Fonte: Confagri
Avaliação
Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no
desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a
professora.
Culminancia:
Culminancia:
A culminância do projeto será uma
exposição de cartazes com o tempo de decomposição do lixo, cartão de
papel reciclado, apresentação de como e feita a reciclagem do papel e a
apresentação de uma peça teatral. Também será feita uma exposição de
vídeos para a comunidade escolar demonstrando o passo a passo das
oficinas de reciclagem.
Autor Isis Costa
Adaptado por Maria do Carmo Silva do Nascimento
Assinar:
Postagens (Atom)
Marcadores
+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL
300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar
7 de setembro- Independência do Brasil
A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil
abertura de cadernos
Acolhimento e adaptacão na educação infantil
Acolhimento e adaptação na educação infantil
Água
Alfabelo; Sílabas
alfabetização
Alfabeto
alfabeto maiúsculo e minúsculo;
Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar
Alimentação
Animais
Animais colorir
Apostila com Atividades para o 4º Ano
Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar
aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza
arquivos pedagógicos magistério (concursos)
Arte Abstrata
Arte na Educação Infantil
Artigo competências socioemocionais da BNCC
Artigo Dislexia
Artigo:
Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil
Artigo: Em um espaço externo bem organizado
Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil
artigos
Árvore do Alfabeto
Atividade Dia do Circo
atividade leitura/interpretação e ortografia
Atividade lúdica
atividade poema
atividades alfabetização
atividades conceitos
Atividades coordenação motora fina
Atividades cruzadinhas alfabetização
Atividades de adição
Atividades de leitura de texto
Atividades de produção de texto
Atividades Dia da Escola
atividades Dia das Mães
Atividades Dia dos Pais
Atividades Festa Junina
Atividades lúdicas
atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo
atividades ortográficas; atividades alfabetização
atividades parlendas
Atividades produção de texto
Atividades Silábicas em PDF baixar
Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF
Atividades: Antônimos
Atividades: Minha Idade (E.I)
Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II
Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa
BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências
BNCC Educação Infantil
Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo
Bordas coloridas
Brincadeiras
Caderno de Atividades das Vogais
cadernos decorados
calendário do aluno
calendários
capinhas de atividades
Carnaval
Cartaz Silábico
cartões boas férias
cartões natalinos
cartões Páscoa; Páscoa
COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade)
conceito: Dia e Noite
Consciência Negra
Conteúdos Anual
Conto infantil
Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas
contos infantis
Contos infantis com o tema Páscoa
contos infantis folclore
Contos infantis indígenas
Convites
Cores
Corpo Humano
crachás
Creche
decoração sala de aula
Dengue
Dia da Água
Dia da Árvore
Dia da Bandeira
Dia da Escola
Dia da Mulher
Dia da Vovó
Dia das Crianças
Dia das Mães
Dia do Artista Plástico
Dia do Circo
Dia do Indio
Dia do Índio
Dia do Planeta
Dia do Professor
Dia do Soldado
Dia dos Pais
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial da Água
Diferenças entre Piaget
Diversidade na educação infantil
Ed. Infantil (0 a 3)
educação infantil
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
Escola
Escrita Pré-Escola
Estações do Ano
Família
Fantoches
Festa Junina
Fichas Alfabeto
Fichas de Leitura e Sílabas Complexas
fichas numerais; matemática
figuras geométricas
Folclore
Higiene
História
História de MS
Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal
Identidade e Autonomia
Independência do Brasil
Inglês
interpretação e ortografia
Jogo da memória alfabeto
jogos pedagógicos
lembrancinhas
lembrancinhas Dia das Crianças
lembrancinhas Dia das Mães
lembrancinhas Dia dos Pais
lembrancinhas Dia Internacional da Mulher
lembrancinhas Festa julina
lembrancinhas Natal
lembrancinhas Páscoa
lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas
lembrancinhas volta às aulas
Lingua Portuguesa
Linguagem Escrita
Linguagem Oral
Linguagem Oral/Escrita
Literatura de Cordel
Livrinho Turma da Mõnica os números
Livros com o tema Pai
Máscaras
matematica
matemática
matemática educação infantil
Meio Ambiente
Meios de comunicação
Meios de Transportes
mensagem Boas Férias
mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher
modelo de fichas dados da criança
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
Modelo Registro Diário
modelo relatório psicopedagógico
Modelos de Pareceres Descritivos
Molde de números
Moldes
Moldes de letras
Moldes numerais
Monteiro Lobato
Movimento
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
Mural Dia do Índio
Música na Escola
música/movimento
musicalidade
musiquinhas para baixar
Natal
Nome
Novas Regras Ortográficas
numerais e quantidades
Objetos e Seres Vivos
organização das atividades na educação infantil
os pequenos trabalham a colaboração
Painéis com o tema Dia dos Pais
Painéis Dia dos Pais
painel Dia do Circo
Painel Sejam-Vindos
papel cartas com bordas natalinas; Natal
parlenda
Parlendas
Páscoa
Piaget
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
Planejamento Anual de Ensino
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
Plano de Aula: Primavera. Educação Infantil; Primavera
Plano de Aula: Semana Nacional do Trânsito- Educação Infantil;
Planos de Aula
Planos de Trabalho educação infnatil
Porta-lápis
Pré II
Primavera
Projeto Didático
TEMA: Pequenos Guardiões da Natureza – Coleta Seletiva na Educação Infantil; Meio Ambiente
projeto didático "Nome próprio"
Projeto Didático Dia das Crianças
projeto didático Dia do Indio
Projeto Didático Folclore
Projeto didático Parlendas
Projeto Didático Páscoa
Projeto Didático Volta às Aulas
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Projeto didático: A primavera
Projeto didático: Brincando com o Folclore
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
Projeto didático: Eu e Minha Família
projeto didático: Identidade
Projeto didático: Literatura Infantil
Projeto didático: Meu querido Papai
projeto didático: Natal
Projeto didático: O Circo
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
Projeto didático: Todos no combate à dengue
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
Projeto Volta às Aulas
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
projetos didaticos
projetos didáticos
receita de massinha de modelar
recursos voisuais concretos para a educação infantil
Rotina
Semana da Pátria
Semana Nacional do Trânsito
sentidos
sequência numérica
Seres Vivos
Simulado das Teorias Psicognéticas
Sítio do Pica Pau Amarelo
Slide
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
Slide BNCC para a Educação Infantil
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
Slide Deficiência Visual
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
Slide Planejamento de Ensino
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
Tabela para Notas
texto e interpretação
Tinta caseira
Tipos de Moradia
Trânsito
Vídeo Conto Infantil: Palavras
Vídeo:
Vídeos Contos Infantis
Vídeos didáticos
Viseiras
volta às aulas
Volta às Aulas Anos Iniciais
VYgotsky
Vygotsky e Wallon
Wallon