PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2023
Alfabeto grande para parede
Decoração sala de aula
Sugestões para decoração de sala de aula educação infantil
segunda-feira, 21 de novembro de 2022
Planejamento de Ensino alinhado com a BNCC/ E.Infantil
PLANEJAMENTO DE ENSINO MENSAL
01/03
À 31/03/2022
Turma: Pré-Escolar II
Profª Regente: Cláudia de Oliveira Andrade
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
( X ) O eu, o outro e o nós
( X ) Corpo, gestos e movimentos
( X ) Traços, sons, cores e formas
( X) Escuta, fala, pensamento e imaginação
( X ) Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações
HABILIDADES:
- EI03CG02- CRIAR
MOVIMENTOS, GESTOS, OLHARES, MÍMICAS E SONS COM O CORPO ATRAVÉS DE VÍDEOS DE
CANTIGAS INFANTIS.
- EI03EFO1- EXPRESSAR
IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL
E ESCRITA ( ESCRITA ESPONTÂNEA), DESENHOS ETC.;
-EI03EF02- INVENTAR
BRINCADEIRAS CANTADAS, POEMAS E CANÇÕES CRIANDO RIMAS, ALITERAÇÕES E RITMOS;
-EI03EF04- RECONTAR
HISTÓRIAS OUVIDAS DEFININDO OS CONTEXTOS, OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA;
-EI03EF09- LEVANTAR HIPÓTESES
EM RELAÇÃO A LINGUAGEM ESCRITA;
- EI03CG06- COORDENAR SUAS
HABILIDADES MOTORAS ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA;
- EI030E04- RECONTAR
HISTÓRIAS OUVIDAS, DEFININDO OS PRINCIPAIS PERSONAGENS E CONTEXTOS.
-EI03ET08- RELACIONAR NÚMEROS
DE 1 À 10 ÀS SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADES.
CONCEITOS:
- NUMERAIS/QUANTIDADES DE 1 À 10;
- VOGAIS E CONSOANTES;
- CONCEITO DA FIGURA MULHER SEU VALOR NA SOCIEDADE E NA FAMÍLIA;
- CONCEITO DE CORES PRIMÁRIAS;
CONTEÚDOS:
- Histórias em quadrinhos e
interpretação (livro didático Adoletá, pág. 5);
- Cantigas infantis;
-Vídeos infantis (alfabeto,
numerais de zero a dez, cores postadas no AVA);
- Numerais/quantidades de 1
à 10;
- Linguagem expressiva: obra
da artista Tarsila do Amaral “Abaporu (livro didático Adoletá, pág. 9);
- Rima e aliteração (livro
didático Adoletá pág, 11);
-Características típicas do Estado
de MS ( culinária, lendas, roupas etc.) (livro didático Adoletá, pág. 7)
- Vogais e consoantes.
ATIVIDADES:
- PONTILHADAS DO ALFABETO;
PONTILHADAS DOS
NUMERAIS/QUANTIDADE DE 1 À 10;
- ATIVIDADE COLETIVA DE
PINTURA E COLAGEM COM O TEMA: DIA INTERNACIONAL DA MULHER;
-ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO
ADOLETÁ: Linguagem em quadrinhos (LIVRO
DIDÁTICO ADOLETÁ PÁG. 05) 03/03/2022;
- ATIVIDADE LIVRO DIDÁTICO
ADOLETÁ: Cultura Regional do MS, PÁG.7 (09/03/2022);
-ATIVIDADE LIVRO DIDÁTICO ADOLETÁ:
Tela Abaporu da artista Tarsila do Amaral, PÁG. 9 (23/03/2021)
- ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO
ADOLETÁ: Rima, pág. 11 (29/03/2022);
- VÍDEOS DIDÁTICOS
NUMERAIS/QUANTIDADE DE 1 À 10 POSTADOS NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL DE
APRENDIZAGEM)
-VÍDEOS DE CONTOS INFANTIS
POSTADOS NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM);
- VÍDEOS DE CANTIGAS
INFANTIS RELACIONADOS COM OS NUMERAIS, ALFABETO; CORES POSTADOS NO AVA
(AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM).
- VÍDEO DIDÁTICO DA OBRA DA
ARTISTA TARSILA DO AMARAL “ABAPORU” POSTADO NO AVA;
-VÍDEO DIDÁTICO CULTURA DO
MS, POSTADO NO AVA.
METODOLOGIA:
As atividades serão
realizadas de forma coletiva e individual com a interação
professor/criança/criança.
Serão utilizados diversos
recursos didáticos para ampliar gradativamente o processo de comunicação da
escrita alfabética e numeral de zero a dez, como também da expressão oral,
despertando dessa forma na criança o interesse por conhecer vários gêneros
orais e escritos para que possam ampliar os seus conhecimentos acerca dos
conteúdos trabalhados em sala de aula.
Neste mês letivo as crianças
realizarão atividades coletivas de pinturas e colagens com o tema “Dia
Internacional da Mulher”. Será entregue uma lembrancinha para que os mesmos
entreguem para a “Mamãe” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
As atividades referentes aos
temas trabalhados no livro didático Adoletá no referido mês especificadas
acima, terão complementaridade com outras atividades e
outros recursos didáticos além do proposto no referido livro tais como:
gravuras em palitos, fantoches, atividades de pintura, colagem em papel pardo
etc.
Algumas atividades serão
realizadas em sala e outras extraclasse com a interação professor
criança/criança tais como: brincadeiras com boliches dos numerais, brincadeiras
de roda, momento dos legos, etc.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Livros contos infantis, lápis de cor, giz de cêra, aparelho de televisão, bolas, brinquedos, jogos didáticos, livro didático (Coleção Adoletá), papel pardo, cartolina, tinta guache, cola, fita adesiva, etc.
AVALIAÇÃO:
Avaliação
será contínua, através da observação diária e registro do desenvolvimento da
aprendizagem das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.
REFERÊNCIAS:
SILVA, Patrícia Botelho da. Coleção Adoletá Volume
II (crianças pequenas 5 anos), Pré-Escola. Educação Infantil, Editora do Brasil
FNDE/MEC, 2022.
sábado, 12 de novembro de 2022
Competências e Habilidades da BNCC( Base Nacional Comum Curricular)
“Você é um motorista competente?”
Um motorista competente é capaz de se locomover pelas vias com segurança, respeitar a sinalização de trânsito, estacionar o seu veículo corretamente, lidar com imprevistos ou adversidades (como acidentes e congestionamentos, por exemplo) … entre diversas outras coisas envolvidas na atividade de conduzir um automóvel.
Mas… “O que é preciso para ser um motorista competente?”
Os objetivos e as habilidades da BNCC são as aptidões desenvolvidas ao longo de cada etapa de ensino e que contribuem para o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base.
No parágrafo único do artigo 3º da Resolução nº 2 de 22 de dezembro de 2017 (a qual orienta a implementação da BNCC), diz que
Parágrafo Único. Para os efeitos desta Resolução, com fundamento no caput do art. 35-A e no §1º do art. 36 da LDB, a expressão “competências e habilidades” deve ser considerada como equivalente à expressão “direitos e objetivos de aprendizagem” presente na Lei do Plano Nacional de Educação (PNE).
Ou seja, a expressão “competências e habilidades” é equivalente à expressão “direitos e objetivos de aprendizagem”.
Portanto, os objetivos e as habilidades da BNCC são as aptidões desenvolvidas ao longo de cada etapa de ensino e que contribuem para o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base.
Habilidades da BNCC na Educação Infantil
Desde o ingresso na Educação Infantil, as crianças já começam a desenvolver as dez competências gerais da BNCC. Nesta etapa, sua aprendizagem e seu desenvolvimento são assegurados por seis direitos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Esses direitos conversam diretamente com os eixos estruturantes da EI – interagir e brincar.
Na Educação Infantil ainda não se fala em áreas de conhecimento ou componentes curriculares, mas em campos de experiência. A Base estabelece cinco campos de experiências nos quais as crianças podem se desenvolver:
- Eu, o outro e nós.
- Corpo, gestos e movimentos.
- Traços, sons, cores e formas.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Dentro de cada campo de experiência são definidos diversos objetivos – a nomenclatura adotada para as habilidades na EI foi objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Estes objetivos são organizados dentro dos 3 grupos etários em que a BNCC delimita a Educação Infantil.
Exemplo
Vamos ver como os objetivos aparecem na Base?
De acordo com o exemplo da imagem, o código EI02TS01 diz respeito ao primeiro objetivo proposto no campo de experiências “Traços, sons, cores e formas” para o grupo das crianças bem pequenas. Portanto, as crianças deste grupo etário devem desenvolver a habilidade de “Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais para acompanhar diversos ritmos de música”, entre diversas outras.
Ensino Fundamental
Em todo o curso do Ensino Fundamental (etapa mais longa da Educação Básica), o foco da aprendizagem das crianças e adolescentes continua sendo sobre as dez competências gerais da BNCC. Enquanto na Educação Infantil a Base estabelece campos de experiência para o desenvolvimento dos alunos, para o Ensino Fundamental essa divisão é feita em áreas de conhecimento e componentes curriculares. As áreas e componentes são os seguintes:
- Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa – a partir do 6º ano).
- Matemática (Matemática).
- Ciências da Natureza (Ciências).
- Ciências Humanas (Geografia e História).
- Ensino Religioso (Ensino Religioso).
Logo, a partir do Ensino Fundamental as competências gerais também se desdobram em competências específicas da área ou do componente.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular:
Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.
Portanto, os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar, e são aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades.
Exemplo
Quer ver como funciona na prática?
De acordo com este exemplo da BNCC, o código EF67EF01 é referente à primeira habilidade do componente de Educação Física, proposta para o bloco dos 6º e 7º anos. Então, durante a o estudo e a prática da Educação Física neste período, é esperado que os estudantes desenvolvam a habilidade de “Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários”.
Referência:
-https://sae.digital/habilidades-da-bncc/#:~:text=Os%20objetivos%20e%20as%20habilidades%20da%20BNCC%20s%C3%A3o%20as%20aptid%C3%B5es,gerais%20e%20espec%C3%ADficas%20da%20Base.
-https://pedagogiadescomplicada.com/competencias-e-habilidades-propostas-pela-bncc/