PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
sexta-feira, 20 de maio de 2016
quarta-feira, 9 de março de 2016
domingo, 6 de março de 2016
projeto didático " A Páscoa"
INSTITUIÇÃO:
TURMAS: Maternal I e Maternal II
PERÍODO: vespertino
TÍTULO DO PROJETO: A Páscoa
EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Linguagem Escrita, Arte, Natureza/Sociedade
PERÍODO: INÍCIO: 03/03/08 TÉRMINO: 20/03/08
PROFESSOR(ES):
DIREÇÃO:
I- JUSTIFICATIVA
Este trabalho projeto tem por finalidade levar os alunos o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acredito na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatada através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Optei pelo tema em destaque, por compreender que a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar sobre a temática acima, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.
II- OBJETIVO GERAL
Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.
III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar os alunos à:
· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida.
IV- METODOLOGIA UTILIZADA
Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos.
Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”.
V- RECURSOS UTILIZADOS
Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, papel manilha, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.
VI- DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis)
Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque.
Os alunos realizarão várias atividades tais como: visualizar os símbolos da Páscoa, pintura, assistir filme sobre o tema, cantar músicas sobre a Páscoa, colagem, etc.
VII- CULMINÂNCIA
Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto para as demais salas de aula.
VIII- AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula .
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
Atividades Dia da Escola
Sugestões para trabalhar o tema com os estudantes:
- Faça uma produção de texto sobre a sua escola.
- Elaborem sugestões de parcerias entre escola e comunidade.
- Faça uma pintura no muro de sua escola por meio de parceria com a comunidade.
- Faça uma horta em sua escola com a participação de todas as turmas.
domingo, 28 de fevereiro de 2016
Projeto didático "O Circo"
Instituição:
Turmas: Maternal II A/D( Profª Claudia de Oliveira
Andrade) e (Profª de Arte: Rute Floriano)
Turnos: matutino
e vespertino
Título do Projeto: O Circo
Início: 10/03/14 Término:
27/03/14
Professoras: Claudia de Oliveira Andrade e Rute Floriano
Direção:
Coordenação:
Áreas de conhecimento: Natureza/Sociedade,
Linguagem Oral/Escrita, Movimento e Arte
Justificativa:
Este projeto tem por finalidade levar os
estudantes a compreenderem as principais características sobre o Circo e sua
influência na vida de todos nós. O tema escolhido propicia um ambiente
extremamente favorável para que as crianças desenvolvam, participem e tornem-se
protagonistas de um processo contínuo. Todos os sentidos e significados
possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de
atividades que mostram o rico Mundo do circense tais como: cantigas, filmes
(que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos
infantis, teatro com fantoches, entre outras que despertem a curiosidade dos
educandos em relação ao tema em destaque. É importante que as crianças conheçam
o universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e
significativo o caminho da aprendizagem.
Portanto, o referido projeto é de suma importância para o
desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia
centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a
grade curricular às práticas lúdicas.
Fundamentação Teórica:
O circo é um espetáculo popular muito antigo,
teve origem em povos viajantes.
O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a platéia. Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc. Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens. Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas. O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas. Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam. Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina. O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades. O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada. Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos. O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!
O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a platéia. Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc. Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens. Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas. O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas. Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam. Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina. O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades. O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada. Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos. O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!
Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de
perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas! (
http://www.qdivertido.com.br)
Objetivo Geral:
Possibilitar através do lúdico o
conhecimento dos estudantes das diversas
faixas etárias acima sobre a vida circense, desenvolvendo dessa forma as
diferentes linguagens e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica
da instituição.
Objetivos específicos
-
Valorização da arte circense;
-
Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo;
-
Identificar as ações de um integrante de um circo;
-
Conhecer como vive a família circense;
-
Conhecer as figuras geométricas por meio de desenhos relacionados com o tema;
-
Adquirir o conceito de maior/menor;
-
Ampliar o conhecimento das cores;
-
Desenvolver a coordenação motora fina/grossa;
- Estimular os estudantes a direcionarem a atenção auditiva por meio de músicas infantis relacionadas com
o tema “Circo”;
Procedimentos didáticos:
Linguagem
oral:
-
Conversa informal sobre circo.
-
Narrar histórias sobre o circo;
-
Verbalizar hipóteses estabelecendo relações mentais com os contos relacionados
com o tema em destaque.
-
Assistir fita de vídeo sobre o circo.
Linguagem
Escrita:
Levar
os alunos à:
- Ter
contato com diferentes desenhos relacionados com o circo;
- Desenvolver
a coordenação motora fina por meio de garatujas relacionadas com o tema;
-
Conhecer as vogais;
Linguagem
Sonora/ Musical:
Levar
os alunos à:
-Conhecer
os ritmos musicais por meio de cantigas infantis relacionadas com o tema em
destaque;
-
Desenvolver a audição por meio sonoro musical;
Linguagem
Plástica:
Levar
os alunos à:
-
Realizar colagem e pinturas relacionadas com o tema em destaque.
Movimento:
- andarem
cima da corda, com as mãos na cabeça,
andar com a ponta dos pés, equilibrar bola na cabeça, (equilíbrio corporal);
-
imitar alguns animais que fazem ou fizeram parte do circo;
-
brincar de boca do palhaço.
-
dançar conforme o ritmo musical das cantigas.
Arte (Profª: Rute)
Turmas envolvidas: todas
Turno: vespertino
Atividades:
-
pinturas, recortes, colagem, brincadeiras, música, contos infantis, confecção
de brinquedos de sucatas para as crianças etc.
Metodologia ( estratégias de ensino)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva
e individual com os estudantes. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala
e outras por meio de brincadeiras.
A intenção pedagógica é criar estratégias lúdicas de ensino que
favoreçam a aprendizagem dos estudantes sobre as principais características da
arte circense.
Atividades programadas:
1- O Malabarista- Fazer traços
diferenciados no chão (retos, ondulados, curvas, círculos, outros. Pedir para
os estudantes brincarem de andar em cima do risco em diferentes posições tais
como: nas pontas dos pés, apenas os calcanhares, com as mãos na cabeça, com as
mãos na cintura sem sair de cima dos riscos.
2- A Bailarina- A proposta é ler
texto para as crianças executar os movimentos citados. Em um segundo momento,
colocar em aparelho de som uma música para que as crianças dancem ritmicamente
e livremente.
3- Boca do palhaço- construir por meio de caixa de papelão a boca do
palhaço para os estudantes. Cada jogador arremessará
a bolinha 05 vezes seguidas. Cada vez que o jogador encaixar a bolinha na
boca do palhaço, marcará pontos, determinados no inicio da brincadeira, por
exemplo: 10 pontos. Vencerá o jogador que conseguir maior número de
pontos.
Recursos didáticos
Bolas, cordas, CDs, aparelho de som, aparelho de televisão, giz de cera,
lápis de cor, sulfite, papel pardo, cartolinas, fita adesiva larga, cola,
glitter, crepom, EVA, palito de churrasco, tinta guache, tesoura etc.
Culminância:
Montar um painel com o tema Circo de forma
coletiva com os estudantes. Fixar as atividades das crianças no dia
27/03/14 na parede do pátio da instituição para que os pais e demais turmas visualizem.
Avaliação:
A avaliação será feita por meio de registros
(escrito e fotográfico) por parte da professora do desenvolvimento da
aprendizagem dos estudantes frente às atividades tanto individual quanto
coletiva no decorrer do desenvolvimento deste projeto. Será observado por parte
da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a
organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala
de aula.
Sugestões de atividades: Dia do Circo
Contação de História
Um dia no circo
A vida no circo não é só brincadeira. Mostre às crianças que há muito trabalho para que o espetáculo aconteça com essa história
Por Robson A. Santos / Ilustração:Shutterstock
Objetivos:
- Estimular a imaginação das crianças;
- Vivenciar momentos de conhecimento sobre o circo;
-Promover o respeito aos animais.
A magia da lona colorida fazia brilhar os olhos dos meninos. Cores vibrantes lembravam um arco-íris, como se o arco colorido tivesse descido do céu para o chão. Os meninos descalços corriam pelo terreiro repleto de trailers onde moravam os artistas dos circos. Nos varais, roupas coloridas secavam ao sol. Ao longe, lavando suas ceroulas coloridas, o palhaço Julião assobiava, entre uma esfregada e outra, uma melodia tocada durante o seu número no picadeiro. Os meninos se aproximaram do senhor que, sem a maquiagem, parecia muito velho.
- Olá, criançada animada, levada e danada! Os meninos riram e se aproximaram do palhaço, que sorria para eles.
- Oi! - disse timidamente um dos meninos.
- Oi, cara de boi! - respondeu o palhaço e todos riram a valer.
- Por que no seu circo não tem leão e elefante?
- Lógico que tem leão. Olha só para minha juba! - disse o palhaço imitando o leão. Para completar a imitação, o palhaço fez cara de mau, rugiu e com as mãos em forma de garra pegou o menino. Enquanto rugia, enchia-o de cócegas. A alegria tomou conta da meninada.
O palhaço fechou a torneira do tanque e sentou-se no chão, pedindo que a meninada fi zesse uma roda ao seu redor.
- Antes os circos tinham animais. Leões, tigres e elefantes faziam parte do espetáculo. Só que muitos circos ganhavam tão pouco que mal conseguiam alimentar os animais da forma como eles mereciam, além daqueles que, ao invés de tratá-los com respeito, maltratavam os coitados. Foi aí que resolveram criar uma lei para que os circos não tivessem mais animais.
- Mas os animais eram muito legais. Meu pai falou isso!
- Sim, era muito legal, mas você já parou para pensar no perigo que as pessoas corriam também? E se algum daqueles animais fugisse e atacasse a plateia.
- Eu queria morar no circo! - disse um dos meninos - Aqui é sempre hora de brincar. Foi a vez de o palhaço rir e começar a explicar.
- Não é bem assim! Aqui no circo, quando não estamos no picadeiro, temos nossas tarefas e todos trabalhamos em conjunto, como se fôssemos uma grande família. Temos nosso tempo de folga, mas precisamos ensaiar os números, cuidar da lona, dos objetos, dos carros, da comida e de tudo aquilo que faz parte da nossa vida. Nós nos divertimos porque amamos o que fazemos, mas não é sempre que podemos só brincar, temos que trabalhar bastante. Os meninos olhavam espantados para o que o palhaço falava. Para eles a vida de circo era a maior moleza e de repente descobriam que não era bem assim.
- Outra coisa: durante o espetáculo cada um tem suas tarefas também. Quando eu termino minha apresentação, corro para vender algodão-doce no intervalo. As bailarinas vendem pipoca, refrigerante e cachorro-quente. E assim, todos ajudam para que o circo tenha condições de se manter. E falando em trabalho, o papo tá muito bom, mas preciso continuar a fazer minhas obrigações. Mas antes...
- Aqui estão ingressos para que vocês venham ao espetáculo hoje à noite - disse, tirando do bolso e entregando os ingressos para os meninos. Os garotos agradeceram e correram para suas casas. Precisavam se arrumar para assistir o espetáculo da noite. Não cabiam em si de tanta alegria. Se já gostavam de circo e de palhaço antes de conhecerem um pouco mais daquele mundo, agora estavam mais empolgados ainda.
Fantoche de caixa de leite
Vamos fazer o palhaço Julião?
★ 1 caixa de leite (lavada e seca)
★ Cola, pincel e estilete
★ Lã colorida
★ Tinta acrílica branca, cor da pele, vermelha e azul
★ Caneta hidrocor preta
★ Metade de 1 bola de isopor pequena
★ Papel color set vermelho
★ Papel crepom
★ Olhos móveis
1. Corte a caixa de leite na frente e nas laterais.
3. Pinte a metade da bolinha de isopor de vermelho para fazer o nariz. Decore o rosto do palhaço com a tinta e os olhos móveis. Cole pompons de lã colorida para imitar o cabelo. Faça um chapéu com o papel color set e cole na cabeça do palhaço. Faça uma gravata com papel crepom e cole no fantoche.
4. Agora é só movimentar a boca do palhaço segurando na parte de trás da caixa.
Em casa, enquanto se aprontavam, a ansiedade tomava conta deles e parecia que a hora não passava. Enfi m, o sol se escondeu, a lua sorriu e lá se foram eles para o espetáculo. Entraram e correram para sentar na arquibancada bem de frente ao picadeiro, pois não queriam perder nenhum lance. Malabaristas, bailarinas, mágicos, equilibristas, trapezistas e nada do palhaço Julião. Estavam tristes, pois queriam ver o novo amigo. O intervalo chegou e o palhaço Julião não estava vendendo algodão-doce. Perguntaram por ele para a bailarina que falou que ele não estava muito bem e devia estar descansando no seu trailer. Correram para lá, gritando pelo palhaço. Bateram na porta e ninguém atendeu. Voltaram arrasados para as arquibancadas.
O que teria acontecido com o palhaço? O espetáculo recomeçou, mas a alegria dos meninos parecia ter ido embora. Frustrados e tristes, pois o amigo não estava ali. Foi então que, pertinho de acabar o espetáculo, o mestre do picadeiro anunciou a entrada dos palhaços. Os palhaços entraram carregando um baú enorme, mas nada do Julião. Os meninos perderam todas as esperanças, mas de repente, de dentro do baú, quem aparece com um salto? Ele mesmo, o palhaço Julião! Começou a fazer suas palhaçadas e os meninos riam alto. Em determinado momento pareceu que ele olhou para eles e deu uma piscadela. Seria isso ou só o sonho de menino que queria fugir com o circo? Quando o espetáculo daquele dia terminou, os meninos fl utuavam para suas casas, na verdade acredito que eles tenham ido fl utuando pelas cores do arco-íris presente na lona do circo.
Robson A. Santos
é mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Educador Brincante,
pedagogo, folclorista, escritor e contador de histórias. Contato:
professorrobson@uol.com.br
|
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/96/artigo211850-2.asp
conto infantil "Domingo no Circo"
Domingo no circo! Não há nada mais divertido.
Quando eu era criança, lembro que desde cedo eu já ficava esperando, o almoço parecia não chegar nunca! Depois vinha a sexta, e lá pela três da tarde meu pai se levantava e dizia:
- Bom, bom, será que alguém quer dar um passeio?
Era o sinal. Eu e minha irmã corríamos para tomar banho, minha mãe nos vestia com as melhores roupas e lá íamos nós, contentes da vida!
O meu número preferido era o dos trapezistas.
Eles voavam de um lado para o outro, parecendo pássaros, e o público todo ficava olhando aqui de baixo, de boca aberta.
Quando o espetáculo terminava, ainda tinha a pipoca a caminho de casa.Chegávamos cansados, mas felizes. E, de noite, eu sonhava em voar naquele céu de lona.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)
Marcadores
+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL
300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar
7 de setembro- Independência do Brasil
A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil
abertura de cadernos
Acolhimento e adaptacão na educação infantil
Acolhimento e adaptação na educação infantil
Água
Alfabelo; Sílabas
alfabetização
Alfabeto
alfabeto maiúsculo e minúsculo;
Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar
Alimentação
Animais
Animais colorir
Apostila com Atividades para o 4º Ano
Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar
aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza
arquivos pedagógicos magistério (concursos)
Arte Abstrata
Arte na Educação Infantil
Artigo competências socioemocionais da BNCC
Artigo Dislexia
Artigo:
Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil
Artigo: Em um espaço externo bem organizado
Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil
artigos
Árvore do Alfabeto
Atividade Dia do Circo
atividade leitura/interpretação e ortografia
Atividade lúdica
atividade poema
atividades alfabetização
atividades conceitos
Atividades coordenação motora fina
Atividades cruzadinhas alfabetização
Atividades de adição
Atividades de leitura de texto
Atividades de produção de texto
Atividades Dia da Escola
atividades Dia das Mães
Atividades Dia dos Pais
Atividades Festa Junina
Atividades lúdicas
atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo
atividades ortográficas; atividades alfabetização
atividades parlendas
Atividades produção de texto
Atividades Silábicas em PDF baixar
Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF
Atividades: Antônimos
Atividades: Minha Idade (E.I)
Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II
Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa
BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências
BNCC Educação Infantil
Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo
Bordas coloridas
Brincadeiras
Caderno de Atividades das Vogais
cadernos decorados
calendário do aluno
calendários
capinhas de atividades
Carnaval
Cartaz Silábico
cartões boas férias
cartões natalinos
cartões Páscoa; Páscoa
COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade)
conceito: Dia e Noite
Consciência Negra
Conteúdos Anual
Conto infantil
Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas
contos infantis
Contos infantis com o tema Páscoa
contos infantis folclore
Contos infantis indígenas
Convites
Cores
Corpo Humano
crachás
Creche
decoração sala de aula
Dengue
Dia da Água
Dia da Árvore
Dia da Bandeira
Dia da Escola
Dia da Mulher
Dia da Vovó
Dia das Crianças
Dia das Mães
Dia do Artista Plástico
Dia do Circo
Dia do Indio
Dia do Índio
Dia do Planeta
Dia do Professor
Dia do Soldado
Dia dos Pais
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial da Água
Diferenças entre Piaget
Diversidade na educação infantil
Ed. Infantil (0 a 3)
educação infantil
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
Escola
Escrita Pré-Escola
Estações do Ano
Família
Fantoches
Festa Junina
Fichas Alfabeto
Fichas de Leitura e Sílabas Complexas
fichas numerais; matemática
figuras geométricas
Folclore
Higiene
História
História de MS
Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal
Identidade e Autonomia
Independência do Brasil
Inglês
interpretação e ortografia
Jogo da memória alfabeto
jogos pedagógicos
lembrancinhas
lembrancinhas Dia das Crianças
lembrancinhas Dia das Mães
lembrancinhas Dia dos Pais
lembrancinhas Dia Internacional da Mulher
lembrancinhas Festa julina
lembrancinhas Natal
lembrancinhas Páscoa
lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas
lembrancinhas volta às aulas
Lingua Portuguesa
Linguagem Escrita
Linguagem Oral
Linguagem Oral/Escrita
Literatura de Cordel
Livrinho Turma da Mõnica os números
Livros com o tema Pai
Máscaras
matematica
matemática
matemática educação infantil
Meio Ambiente
Meios de comunicação
Meios de Transportes
mensagem Boas Férias
mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher
modelo de fichas dados da criança
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
Modelo Registro Diário
modelo relatório psicopedagógico
Modelos de Pareceres Descritivos
Molde de números
Moldes
Moldes de letras
Moldes numerais
Monteiro Lobato
Movimento
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
Mural Dia do Índio
Música na Escola
música/movimento
musicalidade
musiquinhas para baixar
Natal
Nome
Novas Regras Ortográficas
numerais e quantidades
Objetos e Seres Vivos
organização das atividades na educação infantil
os pequenos trabalham a colaboração
Painéis com o tema Dia dos Pais
Painéis Dia dos Pais
painel Dia do Circo
Painel Sejam-Vindos
papel cartas com bordas natalinas; Natal
parlenda
Parlendas
Páscoa
Piaget
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
Planejamento Anual de Ensino
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
Planos de Aula
Planos de Trabalho educação infnatil
Porta-lápis
Pré II
Primavera
projeto didático "Nome próprio"
Projeto Didático Dia das Crianças
projeto didático Dia do Indio
Projeto Didático Folclore
Projeto didático Parlendas
Projeto Didático Páscoa
Projeto Didático Volta às Aulas
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Projeto didático: A primavera
Projeto didático: Brincando com o Folclore
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
Projeto didático: Eu e Minha Família
projeto didático: Identidade
Projeto didático: Literatura Infantil
Projeto didático: Meu querido Papai
projeto didático: Natal
Projeto didático: O Circo
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
Projeto didático: Todos no combate à dengue
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
Projeto Volta às Aulas
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
projetos didaticos
projetos didáticos
receita de massinha de modelar
recursos voisuais concretos para a educação infantil
Rotina
Semana da Pátria
Semana Nacional do Trânsito
sentidos
sequência numérica
Seres Vivos
Simulado das Teorias Psicognéticas
Sítio do Pica Pau Amarelo
Slide
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
Slide BNCC para a Educação Infantil
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
Slide Deficiência Visual
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
Slide Planejamento de Ensino
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
Tabela para Notas
texto e interpretação
Tinta caseira
Tipos de Moradia
Trânsito
Vídeo Conto Infantil: Palavras
Vídeo:
Vídeos Contos Infantis
Vídeos didáticos
Viseiras
volta às aulas
Volta às Aulas Anos Iniciais
VYgotsky
Vygotsky e Wallon
Wallon