PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Projeto didático "O Circo"




Instituição: 
Turmas: Maternal II A/D( Profª Claudia de Oliveira Andrade) e (Profª de Arte: Rute Floriano)          
Turnos: matutino e vespertino                                                                             
Título do Projeto: O Circo
Início: 10/03/14                              Término: 27/03/14  
Professoras: Claudia de Oliveira Andrade e Rute Floriano
Direção: 
Coordenação:     
Áreas de conhecimento: Natureza/Sociedade, Linguagem Oral/Escrita, Movimento e Arte

Justificativa:
Este projeto tem por finalidade levar os estudantes a compreenderem as principais características sobre o Circo e sua influência na vida de todos nós. O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo. Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de atividades que mostram o rico Mundo do circense tais como: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches, entre outras que despertem a curiosidade dos educandos em relação ao tema em destaque. É importante que as crianças conheçam o universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem.
Portanto, o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.

Fundamentação Teórica:
O circo é um espetáculo popular muito antigo, teve origem em povos viajantes.
O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a platéia. Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc. Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens.  Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas. O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas. Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam. Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina. O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades. O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada. Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos. O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!
Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas! ( http://www.qdivertido.com.br)

Objetivo Geral:
Possibilitar através do lúdico o conhecimento dos  estudantes das diversas faixas etárias acima sobre a vida circense, desenvolvendo dessa forma as diferentes linguagens e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica da instituição. 

Objetivos específicos
- Valorização da arte circense;
- Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo;
- Identificar as ações de um integrante de um circo;
- Conhecer como vive a família circense;
- Conhecer as figuras geométricas por meio de desenhos relacionados com o tema;
- Adquirir o conceito de maior/menor;
- Ampliar o conhecimento das cores;
- Desenvolver a coordenação motora fina/grossa;
- Estimular os estudantes a  direcionarem a atenção auditiva  por meio de músicas infantis relacionadas com o tema “Circo”;

Procedimentos didáticos:
Linguagem oral:
- Conversa informal sobre circo.
- Narrar histórias sobre o circo;
- Verbalizar hipóteses estabelecendo relações mentais com os contos relacionados com o tema em destaque.
- Assistir fita de vídeo sobre o circo.

Linguagem Escrita:
Levar os alunos à:
- Ter contato com diferentes desenhos relacionados com o circo;
- Desenvolver a coordenação motora fina por meio de garatujas relacionadas com o tema;
- Conhecer as vogais;


Linguagem Sonora/ Musical:
Levar os alunos à:
-Conhecer os ritmos musicais por meio de cantigas infantis relacionadas com o tema em destaque;
- Desenvolver a audição por meio sonoro musical;

Linguagem Plástica:
Levar os alunos à:
- Realizar colagem e pinturas relacionadas com o tema em destaque.

Movimento:
- andarem cima da  corda, com as mãos na cabeça, andar com a ponta dos pés, equilibrar bola na cabeça, (equilíbrio corporal);
- imitar alguns animais que fazem ou fizeram parte do circo;
- brincar de boca do palhaço.
- dançar conforme o ritmo musical das cantigas. 

Arte (Profª: Rute)
Turmas envolvidas: todas
Turno: vespertino

Atividades:
- pinturas, recortes, colagem, brincadeiras, música, contos infantis, confecção de brinquedos de sucatas para as crianças etc.

Metodologia ( estratégias de ensino)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os estudantes. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras por meio de brincadeiras.
A intenção pedagógica é criar estratégias lúdicas de ensino que favoreçam a aprendizagem dos estudantes sobre as principais características da arte circense.



Atividades programadas:

1-      O Malabarista- Fazer traços diferenciados no chão (retos, ondulados, curvas, círculos, outros. Pedir para os estudantes brincarem de andar em cima do risco em diferentes posições tais como: nas pontas dos pés, apenas os calcanhares, com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura sem sair de cima dos riscos.
2-      A Bailarina- A proposta é ler texto para as crianças executar os movimentos citados. Em um segundo momento, colocar em aparelho de som uma música para que as crianças dancem ritmicamente e livremente.

3-      Boca do palhaço- construir  por meio de caixa de papelão a boca do palhaço para os estudantes.   Cada jogador arremessará a bolinha 05 vezes seguidas.  Cada vez que o jogador encaixar a bolinha na boca do palhaço, marcará pontos, determinados no inicio da brincadeira, por exemplo: 10 pontos.   Vencerá o jogador que conseguir maior número de pontos.

Recursos didáticos
Bolas, cordas, CDs, aparelho de som, aparelho de televisão, giz de cera, lápis de cor, sulfite, papel pardo, cartolinas, fita adesiva larga, cola, glitter, crepom, EVA, palito de churrasco, tinta guache, tesoura etc.

Culminância:
Montar um painel com o tema Circo de forma coletiva com os estudantes. Fixar as atividades das crianças no dia 27/03/14   na parede  do pátio da instituição para que  os pais e demais turmas visualizem.

Avaliação:

A avaliação será feita por meio de registros (escrito e fotográfico) por parte da professora do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento deste projeto. Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon