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sábado, 14 de janeiro de 2012
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Projeto didático "Alfabetização Construtivista"
INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
ANO:
TURMAS: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
TURNO:
DURAÇÃO DO PROJETO: O ano todo.
PROFESSORA:
ANO:
TURMAS: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
TURNO:
DURAÇÃO DO PROJETO: O ano todo.
PROFESSORA:
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
CONTEÚDO: Sistema de escrita e linguagem escrita ( texto instrucional).
CONTEÚDO: Sistema de escrita e linguagem escrita ( texto instrucional).
JUSTIFICATIVA:
Alfabetizar significa muito mais que simplesmente ensinar a traçar letras ou decodificar palavras. Este projeto didático propõe através de atividades construtivistas que a criança possa se apropriar do sistema de escrita, ao mesmo tempo em que vai conhecendo a linguagem escrita, ou seja, os diversos tipos de textos presentes na sociedade.
Este trabalho propõe uma articulação entre as duas aprendizagens que a criança em início de alfabetização precisa empreender: o conhecimento do sistema de escrita alfabético e a linguagem escrita expressa em vários textos presentes na sociedade. Assim, todas as crianças deverão estar envolvidas em todos os momentos do trabalho, mesmo aquelas que ainda não escrevem convencionalmente. Neste caso, o professor deve ser intérprete e, às vezes, escriba da produção do aluno. A atividade proposta trabalha com três tipos de textos, a saber:
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Com este trabalho, pretende-se que os alunos sejam capazes de:
a) Falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender pontos de vista e replicar;
b) Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação das letras, formas e tipos de letras;
c) Ler e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas;
d) Valorizar o resgate das brincadeiras, comparando-as no espaço e no tempo
RECURSOS DIDÁTICOS:
Cartolina, papel sulfite, lápis de cor/cera e canetas coloridas.
METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula.
AVALIAÇÃO:
Ao longo do desenvolvimento da atividade, é possível avaliar como o aluno:
utilizou a linguagem (oral e escrita) em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir, ler ou escrever; discutiu oralmente; trabalhou os aspectos gráficos e os elementos lingüísticos dos textos trabalhados: lista, texto de instruções e cartaz. elaborou sínteses escritas para divulgação do trabalhos através de cartazes; relacionou suas hipóteses de escrita com as propriedades da escrita convencional, quando foi necessário ajustar o que fala ou ouve com o que precisa escrever.
♥Aprofundamento do conteúdo
LISTA - texto com palavras do mesmo campo semântico com uma disposição gráfica vertical ou horizontal. Texto que procura organizar informações e que exercita a memória. Ao lado deste conhecimento textual, pode-se contribuir para que a criança vá conhecendo as características do sistema de escrita, se forem sendo estabelecidas comparações no que se refere ao conhecimento/uso de letras como representação de fonemas, a direção da escrita, a distribuição das unidades gráficas das palavras (quais e quantas letras em cada vocábulo; quais iniciam com a mesma letra, quais têm a última letra igual, etc), as formas e tipos de letras;
TEXTO INSTRUCIONAL - que prescreve ações/orientações precisas para a realização de tarefas, no caso, as regras de brincadeiras infantis: nome da brincadeira, lista de quantas pessoas e/ou materiais usados (se for o caso), modo de brincar (com uso de verbos no imperativo que é o modo da ordem ou pedido);
CARTAZ - possibilita registrar e divulgar as sínteses feitas pelos alunos no decorrer do trabalho. O cartaz é um tipo de texto breve sobre cartolina ou cartões cuja organização espacial no papel (diagramação, cores, tamanho de letras) deve permitir a leitura à distância.
Alfabetizar significa muito mais que simplesmente ensinar a traçar letras ou decodificar palavras. Este projeto didático propõe através de atividades construtivistas que a criança possa se apropriar do sistema de escrita, ao mesmo tempo em que vai conhecendo a linguagem escrita, ou seja, os diversos tipos de textos presentes na sociedade.
Este trabalho propõe uma articulação entre as duas aprendizagens que a criança em início de alfabetização precisa empreender: o conhecimento do sistema de escrita alfabético e a linguagem escrita expressa em vários textos presentes na sociedade. Assim, todas as crianças deverão estar envolvidas em todos os momentos do trabalho, mesmo aquelas que ainda não escrevem convencionalmente. Neste caso, o professor deve ser intérprete e, às vezes, escriba da produção do aluno. A atividade proposta trabalha com três tipos de textos, a saber:
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Com este trabalho, pretende-se que os alunos sejam capazes de:
a) Falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender pontos de vista e replicar;
b) Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação das letras, formas e tipos de letras;
c) Ler e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas;
d) Valorizar o resgate das brincadeiras, comparando-as no espaço e no tempo
RECURSOS DIDÁTICOS:
Cartolina, papel sulfite, lápis de cor/cera e canetas coloridas.
METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula.
AVALIAÇÃO:
Ao longo do desenvolvimento da atividade, é possível avaliar como o aluno:
utilizou a linguagem (oral e escrita) em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir, ler ou escrever; discutiu oralmente; trabalhou os aspectos gráficos e os elementos lingüísticos dos textos trabalhados: lista, texto de instruções e cartaz. elaborou sínteses escritas para divulgação do trabalhos através de cartazes; relacionou suas hipóteses de escrita com as propriedades da escrita convencional, quando foi necessário ajustar o que fala ou ouve com o que precisa escrever.
♥Aprofundamento do conteúdo
LISTA - texto com palavras do mesmo campo semântico com uma disposição gráfica vertical ou horizontal. Texto que procura organizar informações e que exercita a memória. Ao lado deste conhecimento textual, pode-se contribuir para que a criança vá conhecendo as características do sistema de escrita, se forem sendo estabelecidas comparações no que se refere ao conhecimento/uso de letras como representação de fonemas, a direção da escrita, a distribuição das unidades gráficas das palavras (quais e quantas letras em cada vocábulo; quais iniciam com a mesma letra, quais têm a última letra igual, etc), as formas e tipos de letras;
TEXTO INSTRUCIONAL - que prescreve ações/orientações precisas para a realização de tarefas, no caso, as regras de brincadeiras infantis: nome da brincadeira, lista de quantas pessoas e/ou materiais usados (se for o caso), modo de brincar (com uso de verbos no imperativo que é o modo da ordem ou pedido);
CARTAZ - possibilita registrar e divulgar as sínteses feitas pelos alunos no decorrer do trabalho. O cartaz é um tipo de texto breve sobre cartolina ou cartões cuja organização espacial no papel (diagramação, cores, tamanho de letras) deve permitir a leitura à distância.
Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula
Denise Badim Teixeira, coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede pública municipal de Vitória da Conquista, Bahia, é formada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, e habilitada em Gestão Escolar. Completamente apaixonada por Educação, realiza-se na construção do conhecimento de seus alunos e na aplicação de projetos que despertem o interesse deles. Entende que o lúdico é fundamental para estimular a aprendizagem e, por isso, relaciona, entre outras coisas, a música como suporte. O projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula apresenta diversas atividades, algumas foram selecionadas para a socialização com outros professores.
Por que Música?
O desenvolvimento intelectual da criança não ocorre por si mesmo, mas é fruto da atividade do homem a partir da relação com o meio. Através de atividades musicais, promove-se a socialização e as trocas de aprendizagem. O aluno aprende mais em matéria de leitura quando ele é mais ativo em todos os seus estilos de atuação em diferentes linguagens, com variados objetivos. A prática educativa associada à linguagem musical apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e a interação entre as crianças.
A música, especificamente, estimula o aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade e a atividade infantil. Ela auxilia a criança no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio corpo como meio de comunicação e expressão. A partir dela, podem-se alcançar diversos objetivos como: a melhoria da linguagem, da coordenação, da percepção auditiva, rítmica, das orientações temporal e espacial, do equilíbrio e, principalmente, da comunicação. O ritmo das canções induz as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de despertar nelas o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu desenvolvimento educacional.
Nesse sentido, o projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula vem destacar a importância de se trabalhar a música em sala de aula enquanto modalidade textual, objetivando, ainda, promover momentos de descontração através de vivências com a música e socialização de sugestões de atividades para se trabalhar a mesma, tendo em vista sua extrema importância e significância para o desenvolvimento normal e sadio da criança.
A música deve ser explorada de todas as formas, por inteiro, desde a sonoridade até a letra. Isso facilita o processo de educar a criança, pois desenvolve o seu senso crítico, e ela passa a ter uma visão inteira, completa, da realidade. A música traduz muita coisa, ela é carregada de emoção, e não de razão. O homem só chega aonde os sentimentos o levarem (Airton, p. 46, 2003).
Alguns objetivos
- Cantar apreciando a sonoridade e a melodia.
- Auxiliar os desenvolvimentos corporal e harmônico.
- Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto.
- Reescrever textos utilizando a música como mediadora.
- Vivenciar momentos de descontração, alegria e aprendizado.
- Analisar criticamente letras de músicas diversas.
- Redescobrir o gosto por diferentes estilos musicais.
- Ampliar o vocabulário.
- Despertar a criatividade.
- Integrar músicas, de forma interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados.
- Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.
Recursos
- Fichas pautadas tamanho pequeno (quantidade de alunos da turma)
- 01 aparelho de som
- 01 televisão
- 01 videocassete/DVD
- Multimídias (CD)
- Xerox das músicas e dos textos que serão trabalhados
- Caderno
- Hidrocores e canetas
Como Avaliar?
Através da participação dos alunos durante o desenvolvimento de cada atividade.
COMPARTILHANDO ALGUMAS ATIVIDADES
Primeira atividade
O que eu gosto de ouvir...
O que eu gosto de ouvir...
- Distribuir uma ficha pautada para cada participante.
- Solicitar que cada um escreva o próprio nome no centro da ficha, o estilo de música de que mais gosta no lado direito superior, um cantor ou cantora de sua preferência no mesmo lado inferior, uma música de que gosta no lado esquerdo superior e um grupo ou dupla de que gosta no lado esquerdo inferior.
- Socialização das respostas de cada um.
- Sugestão: Recolher as fichas, que servirão para o professor trabalhar durante todo o ano sem o perigo de levar músicas de que os alunos não gostam. A ficha será um documento de referência musical da turma.
Fonte:http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1300
Revista Construir Notícias
História do Carnaval
O que é
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
História do Caraval
2005 - Império de Casa Verde
2009 - Mocidade Alegre
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
História do Caraval
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais no Rio de Janeiro :
1998 - Mangueira
1999 - Imperatriz Leopoldinese
2000 - Imperatriz Leopoldinese
2001 - Imperatriz Leopoldinese
2002 - Mangueira
2003 - Beija-Flor
2004 - Beija Flor
2005 - Beija-Flor
2006 - Unidos de Vila Isabel
2007 - Beija-Flor
2008 - Beija-Flor
2009 - Acadêmicos do Salgueiro
Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais em São Paulo:
1998 - Vai-Vai
1999 - Vai-Vai, Gaviões da Fiel
2000 - Vai-Vai, X-9 Paulistana
2001 - Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde
2002 - Gaviões da Fiel
2003 - Gaviões da Fiel
2004 - Mocidade Alegre
2005 - Império de Casa Verde
2006 - Império de Casa Verde
2007 - Mocidade Alegre
2008 - Vai-Vai
Plano de Aula na Concepção Construtivista
2º Ano do Ensino Fundamental
DATA: ....../...../......
ASSUNTO: Produção de textos e Sílabas.
NECESSIDADE:
Este conteúdo é suma importância para que o educando possa assimilar de forma significativa o processo leitura-escrita.
Quando o professor traz para a sala de aula textos diversificados que faz parte da realidade do educando e estimula a criança a ter acesso a eles, ela vai perceber que o que lê na escola vai ter também fora da escola.
É necessário ainda que a criança seja estimulada a ler textos produzidos por ela desde início da alfabetização. O professor e os demais envolvidos no processo precisam respeitas s tentativas de leituras destas crianças
A concepção construtivista, define a aprendizagem como um processo de troca mútua entre o meio e o indivíduo, tendo o outro como mediador. O aluno é um elemento ativo que age e constrói sua aprendizagem. Cabe ao professor instigar o sujeito, desafiando, mobilizando, questionando e utilizando os “erros” de forma construtiva, garantindo assim uma reelaboração das hipóteses levantadas, favorecendo a construção do conhecimento. Nesta concepção o aluno não é apenas alguém que aprende, mas sim o que vivencia os dois processos sendo ao mesmo tempo ensinante e aprendente. Vygotsky; defende a importância da simbolização no processo de aprendizagem. Para Piaget o comportamento dos seres vivos nem é inato, nem é resultado de condicionamentos. Para ele é construído numa interação entre organismo e meio: quanto mais complexa essa interação mais “inteligente” é o indivíduo.
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar o processo de leitura-escrita com os alunos através do lúdico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Levantar as hipóteses sobre as cenas das gravuras apresentadas:
- Fazer interpretação das cenas das gravuras levando em conta os conhecimentos prévios de cada um;
- Produzir um texto escrito com ilustrações conforme a interpretação de cada um.
CONTEÚDOS: Leitura e Escrita
METODOLOGIA:
- A metodologia utilizada será através de atividade individuais e coletivas com a interação professor e aluno durante o desenvolvimento das atividades em sala.
- No próximo momento o professor colocará as gravuras fixadas no quadro negro. Posteriormente, será feito uma interpretação das mesmas juntamente com os alunos. Serão levantadas as hipóteses de cada educando em relação s gravuras em destaques. Todas as interpretações dos alunos serão anotadas no quadro negro para que seja feita uma leitura destacando as sílabas existentes nas palavras geradoras.
- No e próximo momento os alunos farão uma produção de texto com pequenas frases com ilustração sobre as gravuras apresentadas.
Em último momento os educando apresentarão o seu texto produzido para os demais colegas em sala.
TEMPO:
RECURSOS: Caderno, lápis, borracha, guadro negro, lápis de cor, gravuras e o texto.
AVALIAÇÃO:
Avaliar como os alunos se desenvolveu durante as atividades em sala de aula, analisando a participação de cada e o seu processo de assimilação dos conteúdos do dia. Posteriormente, será feito uma reflexão da aula do referido dia, levando em conta os pontos significativos e negativos.
OBSERVAÇÃO: ( Neste item coloca como foi a participação dos alunos durante as atividades propostas em sala.
DATA: ....../...../......
ASSUNTO: Produção de textos e Sílabas.
NECESSIDADE:
Este conteúdo é suma importância para que o educando possa assimilar de forma significativa o processo leitura-escrita.
Quando o professor traz para a sala de aula textos diversificados que faz parte da realidade do educando e estimula a criança a ter acesso a eles, ela vai perceber que o que lê na escola vai ter também fora da escola.
É necessário ainda que a criança seja estimulada a ler textos produzidos por ela desde início da alfabetização. O professor e os demais envolvidos no processo precisam respeitas s tentativas de leituras destas crianças
A concepção construtivista, define a aprendizagem como um processo de troca mútua entre o meio e o indivíduo, tendo o outro como mediador. O aluno é um elemento ativo que age e constrói sua aprendizagem. Cabe ao professor instigar o sujeito, desafiando, mobilizando, questionando e utilizando os “erros” de forma construtiva, garantindo assim uma reelaboração das hipóteses levantadas, favorecendo a construção do conhecimento. Nesta concepção o aluno não é apenas alguém que aprende, mas sim o que vivencia os dois processos sendo ao mesmo tempo ensinante e aprendente. Vygotsky; defende a importância da simbolização no processo de aprendizagem. Para Piaget o comportamento dos seres vivos nem é inato, nem é resultado de condicionamentos. Para ele é construído numa interação entre organismo e meio: quanto mais complexa essa interação mais “inteligente” é o indivíduo.
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar o processo de leitura-escrita com os alunos através do lúdico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Levantar as hipóteses sobre as cenas das gravuras apresentadas:
- Fazer interpretação das cenas das gravuras levando em conta os conhecimentos prévios de cada um;
- Produzir um texto escrito com ilustrações conforme a interpretação de cada um.
CONTEÚDOS: Leitura e Escrita
METODOLOGIA:
- A metodologia utilizada será através de atividade individuais e coletivas com a interação professor e aluno durante o desenvolvimento das atividades em sala.
- No próximo momento o professor colocará as gravuras fixadas no quadro negro. Posteriormente, será feito uma interpretação das mesmas juntamente com os alunos. Serão levantadas as hipóteses de cada educando em relação s gravuras em destaques. Todas as interpretações dos alunos serão anotadas no quadro negro para que seja feita uma leitura destacando as sílabas existentes nas palavras geradoras.
- No e próximo momento os alunos farão uma produção de texto com pequenas frases com ilustração sobre as gravuras apresentadas.
Em último momento os educando apresentarão o seu texto produzido para os demais colegas em sala.
TEMPO:
RECURSOS: Caderno, lápis, borracha, guadro negro, lápis de cor, gravuras e o texto.
AVALIAÇÃO:
Avaliar como os alunos se desenvolveu durante as atividades em sala de aula, analisando a participação de cada e o seu processo de assimilação dos conteúdos do dia. Posteriormente, será feito uma reflexão da aula do referido dia, levando em conta os pontos significativos e negativos.
OBSERVAÇÃO: ( Neste item coloca como foi a participação dos alunos durante as atividades propostas em sala.
Planejamento Semanal
27/04/09 à 30/04/09
INSTITUIÇÃO:
DIREÇÃO:
TURMA: Maternal II Profª: Cláudia Turno: vesp.
DISCIPLINAS: Linguagem Sonora/ Musical, Linguagem Oral, Linguagem Plástica e Ciências Naturais
CONTEÚDOS: Contos Infantis, Cantigas infantis, Desenvolvimento físico ( corpo
humano)
OBJETIVO GERAL
Fazer com que a criança identifique as partes que compõem o corpo, tome consciência de si mesma, de seus semelhantes, estatura (mais alto e mais baixo), gordo e magro, e gênero ( menina e menino).
OBJETIVOSESPECÍFICOS:
Levar os alunos à:
- conhecer o seu corpo como em todas e em partes;
- identificar os cuidados com o corpo
- identificar-se como ser social, construtor de sua identidade pessoal;
- conhecer as principais partes do corpo;
- desenvolver a coordenação motora fina;
- desenvolver a expressão corporal conhecendo os órgãos dos sentidos;
- desenvolver a linguagem oral;
METODOLOGIA ( PROCEDIMENTOS):
Nesta semana será dado continuidade nos conteúdos relacionados com o corpo humano.
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.
1º momento: círculo da conversa e oração da tarde ( Pai Nosso);
2º momento: cantigas infantis sobre o tema “Meu corpinho”.
3º momento: atividades programadas (brincadeiras, pintura, colagem entre outras conforme a programação das atividades do dia);
4º momento: lanche;
5º momento: brincadeiras livres com a interação professor-aluno ( casinhas, jogos de montar, quebra-cabeça do corpo humano entre outros);
6º momento: espera dos pais .
ATIVIDADES DA SEMANA:
· Cantigas infantis;
· Contos infantis;
· Colagem e pintura ( no sulfite em anexo);
· Brincadeiras livres com o corpo;
· Vídeo infantil.
1º DIA ( segunda- feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: montagem do corpo humano no sulfite;
3º momento: lanche;
4º momento: brincadeiras livres com o corpo no pátio; ( esquema corporal)
5º momento: contos infantis e espera dos pais.
2º DIA ( terça-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis.
2º momento: quebra-cabeça do corpo humano confeccionado pela professora;
3º momento: lanche;
4º momento: brincadeira com as crianças em sala envolvendo o corpo ( esquema corporal).
5º momento: desenhos infantis na TV e espera dos pais
3º DIA ( quarta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: pintura no sulfite envolvendo o gênero ( menina ou menino);
3º momento: lanche;
4º momento: brincadeiras livres no gramado,
5º momento: contos infantis e espera dos pais.
4º DIA ( quinta-feira)
1º momento: aula de arte ( hora atividade);
2º momento: educação física ( hora-atividade );
3º momento: lanche
4º momento: DVD infantil
5º momento: leituras de livros didáticos e espera dos pais.
5º DIA ( sexta-feira)
OBS: FERIADO ( Dia do trabalho)
RECURSOS:
CDs; pincel; televisão; aparelho de som; sulfite; tinta guache; crepom; EVA; cola; fita larga, papel manilha e cola branca.
AVALIAÇÃO DA SEMANA:
A avaliação será através de registro diário por parte da professora do desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno durante as atividades propostas em sala de aula.
OBS: Os registros serão feitos no caderno de registro.
Professora Cláudia de O. Andrade Visto da Coordenação Pedagógica
................................................... .......................................................
INSTITUIÇÃO:
DIREÇÃO:
TURMA: Maternal II Profª: Cláudia Turno: vesp.
DISCIPLINAS: Linguagem Sonora/ Musical, Linguagem Oral, Linguagem Plástica e Ciências Naturais
CONTEÚDOS: Contos Infantis, Cantigas infantis, Desenvolvimento físico ( corpo
humano)
OBJETIVO GERAL
Fazer com que a criança identifique as partes que compõem o corpo, tome consciência de si mesma, de seus semelhantes, estatura (mais alto e mais baixo), gordo e magro, e gênero ( menina e menino).
OBJETIVOSESPECÍFICOS:
Levar os alunos à:
- conhecer o seu corpo como em todas e em partes;
- identificar os cuidados com o corpo
- identificar-se como ser social, construtor de sua identidade pessoal;
- conhecer as principais partes do corpo;
- desenvolver a coordenação motora fina;
- desenvolver a expressão corporal conhecendo os órgãos dos sentidos;
- desenvolver a linguagem oral;
METODOLOGIA ( PROCEDIMENTOS):
Nesta semana será dado continuidade nos conteúdos relacionados com o corpo humano.
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.
1º momento: círculo da conversa e oração da tarde ( Pai Nosso);
2º momento: cantigas infantis sobre o tema “Meu corpinho”.
3º momento: atividades programadas (brincadeiras, pintura, colagem entre outras conforme a programação das atividades do dia);
4º momento: lanche;
5º momento: brincadeiras livres com a interação professor-aluno ( casinhas, jogos de montar, quebra-cabeça do corpo humano entre outros);
6º momento: espera dos pais .
ATIVIDADES DA SEMANA:
· Cantigas infantis;
· Contos infantis;
· Colagem e pintura ( no sulfite em anexo);
· Brincadeiras livres com o corpo;
· Vídeo infantil.
1º DIA ( segunda- feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: montagem do corpo humano no sulfite;
3º momento: lanche;
4º momento: brincadeiras livres com o corpo no pátio; ( esquema corporal)
5º momento: contos infantis e espera dos pais.
2º DIA ( terça-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis.
2º momento: quebra-cabeça do corpo humano confeccionado pela professora;
3º momento: lanche;
4º momento: brincadeira com as crianças em sala envolvendo o corpo ( esquema corporal).
5º momento: desenhos infantis na TV e espera dos pais
3º DIA ( quarta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: pintura no sulfite envolvendo o gênero ( menina ou menino);
3º momento: lanche;
4º momento: brincadeiras livres no gramado,
5º momento: contos infantis e espera dos pais.
4º DIA ( quinta-feira)
1º momento: aula de arte ( hora atividade);
2º momento: educação física ( hora-atividade );
3º momento: lanche
4º momento: DVD infantil
5º momento: leituras de livros didáticos e espera dos pais.
5º DIA ( sexta-feira)
OBS: FERIADO ( Dia do trabalho)
RECURSOS:
CDs; pincel; televisão; aparelho de som; sulfite; tinta guache; crepom; EVA; cola; fita larga, papel manilha e cola branca.
AVALIAÇÃO DA SEMANA:
A avaliação será através de registro diário por parte da professora do desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno durante as atividades propostas em sala de aula.
OBS: Os registros serão feitos no caderno de registro.
Professora Cláudia de O. Andrade Visto da Coordenação Pedagógica
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Atividade Dia do Circo
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Atividades de leitura de texto
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Atividades lúdicas
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cartões natalinos
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COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade)
conceito: Dia e Noite
Consciência Negra
Conteúdos Anual
Conto infantil
Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas
contos infantis
Contos infantis com o tema Páscoa
contos infantis folclore
Contos infantis indígenas
Convites
Cores
Corpo Humano
crachás
Creche
decoração sala de aula
Dengue
Dia da Água
Dia da Árvore
Dia da Bandeira
Dia da Escola
Dia da Mulher
Dia da Vovó
Dia das Crianças
Dia das Mães
Dia do Artista Plástico
Dia do Circo
Dia do Indio
Dia do Índio
Dia do Planeta
Dia do Professor
Dia do Soldado
Dia dos Pais
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial da Água
Diferenças entre Piaget
Diversidade na educação infantil
Ed. Infantil (0 a 3)
educação infantil
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
Escola
Escrita Pré-Escola
Estações do Ano
Família
Fantoches
Festa Junina
Fichas Alfabeto
Fichas de Leitura e Sílabas Complexas
fichas numerais; matemática
figuras geométricas
Folclore
Higiene
História
História de MS
Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal
Identidade e Autonomia
Independência do Brasil
Inglês
interpretação e ortografia
Jogo da memória alfabeto
jogos pedagógicos
lembrancinhas
lembrancinhas Dia das Crianças
lembrancinhas Dia das Mães
lembrancinhas Dia dos Pais
lembrancinhas Dia Internacional da Mulher
lembrancinhas Festa julina
lembrancinhas Natal
lembrancinhas Páscoa
lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas
lembrancinhas volta às aulas
Lingua Portuguesa
Linguagem Escrita
Linguagem Oral
Linguagem Oral/Escrita
Literatura de Cordel
Livrinho Turma da Mõnica os números
Livros com o tema Pai
Máscaras
matematica
matemática
matemática educação infantil
Meio Ambiente
Meios de comunicação
Meios de Transportes
mensagem Boas Férias
mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher
modelo de fichas dados da criança
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
Modelo Registro Diário
modelo relatório psicopedagógico
Modelos de Pareceres Descritivos
Molde de números
Moldes
Moldes de letras
Moldes numerais
Monteiro Lobato
Movimento
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
Mural Dia do Índio
Música na Escola
música/movimento
musicalidade
musiquinhas para baixar
Natal
Nome
Novas Regras Ortográficas
numerais e quantidades
Objetos e Seres Vivos
organização das atividades na educação infantil
os pequenos trabalham a colaboração
Painéis com o tema Dia dos Pais
Painéis Dia dos Pais
painel Dia do Circo
Painel Sejam-Vindos
papel cartas com bordas natalinas; Natal
parlenda
Parlendas
Páscoa
Piaget
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
Planejamento Anual de Ensino
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
Planos de Aula
Planos de Trabalho educação infnatil
Porta-lápis
Pré II
Primavera
projeto didático "Nome próprio"
Projeto Didático Dia das Crianças
projeto didático Dia do Indio
Projeto Didático Folclore
Projeto didático Parlendas
Projeto Didático Páscoa
Projeto Didático Volta às Aulas
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Projeto didático: A primavera
Projeto didático: Brincando com o Folclore
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
Projeto didático: Eu e Minha Família
projeto didático: Identidade
Projeto didático: Literatura Infantil
Projeto didático: Meu querido Papai
projeto didático: Natal
Projeto didático: O Circo
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
Projeto didático: Todos no combate à dengue
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
Projeto Volta às Aulas
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
projetos didaticos
projetos didáticos
receita de massinha de modelar
recursos voisuais concretos para a educação infantil
Rotina
Semana da Pátria
Semana Nacional do Trânsito
sentidos
sequência numérica
Seres Vivos
Simulado das Teorias Psicognéticas
Sítio do Pica Pau Amarelo
Slide
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
Slide BNCC para a Educação Infantil
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
Slide Deficiência Visual
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
Slide Planejamento de Ensino
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
Tabela para Notas
texto e interpretação
Tinta caseira
Tipos de Moradia
Trânsito
Vídeo Conto Infantil: Palavras
Vídeo:
Vídeos Contos Infantis
Vídeos didáticos
Viseiras
volta às aulas
Volta às Aulas Anos Iniciais
VYgotsky
Vygotsky e Wallon
Wallon