PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
sábado, 26 de outubro de 2024
papel cartas com bordas natalinas
Presépio e lembrancinhas com o tema Natal
Atividade realizada com o tema 'Natal"
segunda-feira, 21 de outubro de 2024
Lembrancinhas Natal
domingo, 20 de outubro de 2024
Histórias africanas
Vários macacos haviam tentado, mas nenhum conseguia alcançar a Lua. Certo dia, um deles teve a ideia de formar uma grande torre, em que um macaquinho escalaria o outro. E assim fizeram. Um foi montando nas costas do outro até conseguirem chegar à Lua. Mas, quando finalmente chegaram lá, a pilha de macacos se desequilibrou e desmoronou. O último macaquinho, porém, ficou pendurado na Lua, com medo de cair. Com pena, a Lua deu-lhe a mão para que ele subisse até ela.
Eles rapidamente se entrosaram, e um gostou muito do outro. Assim, o macaco de nariz branco ficou morando com a Lua, até que começou a sentir saudade de casa. Então, ele foi até ela e pediu para voltar ao seu país. A Lua permitiu, e deu-lhe de presente um tamborzinho. Ela amarrou o macaco e o presente em uma corda, por onde desceriam até chegar ao solo. Mas a Lua lhe fez um pedido: que ele tocasse o tamborzinho bem forte quando chegasse na Terra, para que ela, então, cortasse a corda. Mas ele só deveria tocar o instrumento quando estivesse seguro. Porém, ao começar a descer, o macaquinho, curioso, não resistiu e começou a tocar o tambor.
Pensando que o macaco já havia chegado, a Lua cortou a corda. O macaquinho despencou, se esborrachando no chão. Machucado, chamou uma moça que por ali passava e entregou-lhe o tamborzinho, pedindo que o entregasse aos homens de seu país. A moça o fez, e foi assim que, na África, começaram- -se a ouvir os primeiros toques do tambor.
Conto africano: A tartaruga e o elefante
Certa vez, a tartaruga, que era muito astuta e arteira, resolveu pregar uma peça no elefante. Espalhou para todos da cidade que ela chegaria ao povoado montado nas costas do elefante, como se ele fosse o seu cavalo. Todos riram e acharam que desta vez a tartaruga levaria a pior.
Com um plano na cabeça, a tartaruga foi até a floresta procurar o elefante que se encontrava calmamente tomando seu banho matinal.
— Olá, compadre elefante! Muito bom dia! Sabe o que andam dizendo de você lá no povoado?
— Bom dia, comadre tartaruga. Não sei! O que andam dizendo?
— Que você não entra lá porque e muito grande e desajeitado e tem medo de estragar alguma coisa.
— Ora, mas que desaforo. Não entro lá porque nem sei como chegar ao povoado.
— Pois vamos resolver isso agora! Eu te mostro o caminho. Assim quando você chegar lá todos ficarão com a cara no chão. O elefante aceitou a oferta e se pôs a seguir a tartaruga até o povoado. Andaram bastante até que a malandra disse:
— Ai, compadre, estou muito cansada. Bem que você podia me dar uma carona em suas costas, né? Pelo seu tamanho nem vai sentir meu peso. E o elefante colocou a tartaruga em suas costas e chegou à entrada do povoado.
— Olha, compadre, vamos fazer uma brincadeira com a gente do povoado. Quando eu coçar suas costas você corre e quando eu colocar minhas unhas em suas costas, você empina e com isso todos ficarão deslumbrados.
E o elefante aceitou o combinado e assim fizeram entre corridas e pulos pelas ruas do povoado. Tudo ia bem, com os dois rindo à vontade, até que a tartaruga deixou escapar:
— Não falei que entraria no povoado montado em meu cavalinho? - e ria para todos que a olhavam espantados.
— Ei! - disse o elefante - Por acaso eu sou o seu cavalinho? Você me enganou!
E pegou a tartaruga com sua tromba e começou a ameaçá-la:
— Pois agora eu vou te jogar naquela pedreira e você vai ver só!
— Pode me jogar que eu tenho a casca dura e nada vai me acontecer.
— Ah é! Pois então vou te jogar naquele lodaçal, no meio da lama...
— Na lama não, por favor. Na lama não, que tenho medo de me afogar.
— Pois é para lá que você vai!
E jogou a tartaruga na lama. Na mesma hora em que ela afundou, já subiu rindo da cara do elefante.
— Aqui é o lugar onde eu gosto de ficar. E ria da cara do elefante. Ele bem que tentou pisar nela, mas só conseguiu sujar suas patas. Ele pisava de um lado, ela aparecia do outro. Ele pisava do outro lado e ela aparecia em outro lugar. Fez isso um tempão até que se cansou e voltou para a floresta, de cabeça baixa.
Quando chegou à floresta contou para os outros elefantes o que havia acontecido e eles ainda riram dele, dizendo que ele não devia ter confiado na tartaruga.
E desde então elefantes e tartarugas não são lá muito amigos e depois dessa presepada os elefantes quase nem aparecem no povoado, pois ficaram com vergonha.
Vamos fazer a boneca africana que trouxe essa história para o Brasil?
Boneca de miçangas
Materiais:
★Frasco de iogurte
★ Tinta acrílica preta
★ Pincel
★ Bola de isopor
★ Fio de silicone ou elástico bem fininho
★ Miçangas
★ Olho móvel
★ Lã preta
Veja mais sugestões encontradas na Net com o tema "Consciência Negra".
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/10/as-trancas-de-bintouliteratura-afro.html
Algumas atividades desenvolvidas com o tema Consciência Negra na Educação Infantil
sábado, 19 de outubro de 2024
Numerais e Quantidades de forma lúdica na Educação Infantil
Sugestão de atividades lúdicas para ensinar os numerais e quantidades para as turmas de Pré-Escolar I e II.
Materiais utilizados: bobinas de papelão, bandeja de isopor, palitos e massinha de modelar .
Atividade lúdica: SOPA DO ALFABETO
Ensinando o "ALFABETO" de forma lúdica às crianças inseridas nas turmas de Pré-Escolar II.
ATIVIDADE DO DIA: SOPA DAS LETRAS
Materiais utilizados: recipiente com água, alfabeto móvel em plástico e concha.
Procedimentos:
- Solicita-se às crianças com o auxílio de uma concha a retirar do recipiente com água uma letra do alfabeto, e em seguida fazer a leitura individual da mesma, e posteriormente, realizar a leitura de forma coletiva.
sábado, 12 de outubro de 2024
Lembrancinhas em homenagem ao Dia das Crianças
Lembrancinhas organizadas para as minhas turminhas de Pré-Escolar II A/B, em homenagem ao Dia das Crianças (outubro/2024).
quinta-feira, 12 de setembro de 2024
Atividades realizadas com o tema: Semana Nacional do Trânsito
Sugestão de vídeo educativo com o tema em destaque, clique no link abaixo para ter acesso.
Projeto Didático "Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
PROJETO DIDÁTICO
TRÂNSITO
E CIDADANIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Instituição:
Município: Sidrolândia-MS
Turmas: Pré II Profª Regente: Cláudia de Oliveira Andrade
Direção:
Coordenação
Pedagógica:
Duração do Projeto: Início: Término:
Campos de Experiências: O Eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Conteúdos: Sinalização de trânsito, cores, equilíbrio corporal, formas geométricas, coordenação motora fina/grossa, conceito longe/perto, estreito/largo, percepção visual/auditiva.
JUSTIFICATIVA
Este
projeto foi elaborado tendo em vista a preocupação relacionada com a
necessidade da instituição de educação infantil desenvolver atividades de
ensino-aprendizagem que possibilitem os estudantes adquirir o respeito pelas
regras de trânsito percebendo o valor das normas sociais quanto à segurança
individual e à coletiva.
O trânsito, em condições seguras, é um direito de
todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de
Trânsito (Código de Trânsito Brasileiro – CTB, art. 1º).
O
“Projeto Trânsito e Cidadania na Educação Infantil” busca “contribuir
efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na
conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no
cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao
entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz
necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do
trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a
harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al.,
2008).
Uma das
questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionado ao fato de as
cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas
associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais
lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez
maior. Há a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades
refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação
pelas vias públicas (Rodrigues, 2007).
Portanto, sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar os estudantes sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.
HABILIDADES:
- Criar situações de aprendizagem onde
as crianças possam pensar e agir sobre o assunto;
- Interagir com brinquedos e
instrumentos sonoros relacionados ao trânsito;
- Estimular as percepções visual/ tátil
e auditiva (sons do corpo, objetos diversos) através de brinquedos e atividades
relacionadas ao tema;
- Conhecer sinais e regras de trânsito;
- Reconhecer profissionais que
trabalham no trânsito;
- Elencar atitudes de segurança no
trânsito;
- Valorizar e respeitar a linguagem do
trânsito como meio de preservação da vida;
- Ampliar o equilíbrio corporal;
-Ampliar o conhecimento das cores;
PROBLEMATIZAÇÃO
Posso andar no trânsito sem observá-lo
e sem prestar atenção?
Posso desrespeitar as regras e sinalização de trânsito?
PROCEDIMENTOS/
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de
forma individual e coletiva com a interação professor e estudantes.
Algumas atividades serão realizadas em
sala de atividades e outras extra- sala.
Relatos de trajetos feitos pelas
crianças
Contação de Histórias (Fom,Fom/
As caixas que andam/ Era uma vez uma bicicleta
Músicas
Maquetes
Conscientização sobre o estacionamento
de carros em frente ao CMEI ( pais, crianças, os cuidados que precisam ter)
Confecção de carrinhos de papelão
Elaboração de um circuito no pátio
Confecção de placas, cartazes
Montagem de painéis
Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
Trabalhar a sonorização do trânsito ( tipos de sons produzidos no trânsito)
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Levar jornais com notícias sobre o
trânsito para as crianças e dialogar sobre acidentes e a possibilidade de serem
evitados
Questionar se a turma conhece regras de
trânsito e quais são elas.
Levar a criança a pensar o trânsito, se colocando no lugar
de pedestre, não apenas de motorista ou usuário de carro;
Fazer o gráfico da turma sobre (quantos usam cinto, quantos
viajam no banco de trás), depois analisar com questionamentos que levem os
pequenos a compreensão do número, quantidades.
RECURSOS
DIDÁTICOS
Sucatas ( papelão, caixas etc), giz de cera, lápis de cor, fita adesiva, cola quente, DVD, aparelho de televisão, máquina fotográfica, aparelho de som, CDs, EVA, papel manilha etc.
CULMINÂCIA
Será feita uma simulação do trânsito no saguão da instituição com os educandos, conscientizando-os da importância de respeitarmos as regras de trânsito para preservamos a nossa vida e dos demais cidadãos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será por meio de registro por parte do professor sob forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da participação dos estudantes tanto individual quanto coletiva durante as atividades propostas na realização deste projeto.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Rodrigues, J.N. 2007. Placar da Vida:
uma análise do Programa ¨Paz no Trânsito” no Distrito Federal. (Dissertação de
Mestrado em Sociologia). Brasília. Universidade de Brasília. 116p. Disponível
em: http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=32144564
Sugestão de vídeo educativo com o tema Trânsito para as turmas de Educação Infantil. Para ter acesso clique no link abaixo.