PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
quarta-feira, 4 de setembro de 2024
terça-feira, 3 de setembro de 2024
segunda-feira, 2 de setembro de 2024
terça-feira, 27 de agosto de 2024
sexta-feira, 23 de agosto de 2024
Projeto didático "A primavera"
INSTITUIÇÃO:
TURMAS: MaternaI I/II e Pré-Escolar
TURNO: Matutino e
Vespertino
PROFESSOR(ES):
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:
TEMA DO PROJETO: A Primavera
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Início: ...../....../......... Término: ......./......../.........
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamentos e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
TEMAS
- Características da
estação do ano “Primavera”;
-Características
relacionadas com a estação do ano Primavera;
-Elementos da
natureza necessários para o crescimento das flores; (água, sol e terra);
- Vogais;
-Numerais: 0
à 10;
- Garatujas;
-Cores;
- Contos infantis;
-Músicas infantis
relacionadas com o tema “Primavera”.
JUSTIFICATIVA
A medida em que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na
natureza, utilizando seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente
tudo aquilo que deseja. O uso indevido dos recursos não renováveis ou a
poluição dos recursos renováveis são fatores que ameaçam a sobrevivência dos
seres. Existem vários fatores que contribuem para a degradação da natureza, são
eles: esgotamento do solo, poluição sonora provocada por barulho de automóveis,
máquinas etc, poluição do ar da água e dos solos, destruição da camada de
ozônio e muitos outros.
Este projeto busca formar o senso crítico na criança, estimulando-a
retirar da natureza somente o que é necessário para sua sobrevivência,
mostrando para as crianças que o meio ambiente não pertence a elas, mas que elas
estão inseridas nele.
O cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive precisa mudar sua
forma de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.
O pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã, se não formar
uma consciência da importância de cuidar da natureza com cautela, irá agir de
forma mesquinha, utilizando a natureza de forma desordenada e gananciosa, se
for responsável e consciente irá se integrar ao meio ambiente, tornando-se
parte dele só retirando dele aquilo que realmente necessita.
Nós educadores devemos buscar a construção de uma consciência crítica
pelos alunos, de modo a formar cidadãos éticos e humanos. É muito importante
orientar as crianças a lidar com a natureza, tendo como objetivo despertar nos
pequenos uma postura crítica frente à realidade das informações e os valores
trazidos de casa ou veiculados pela mídia, pois os assuntos ambientais não são
apenas de interesse individual, mas do coletivo, ou seja, são de interesse
planetário.
Este projeto busca ampliar as noções já elaboradas das crianças sobre o
meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois a gente só protege e cuida
daquilo que conhece e ama, é mais do que ensinar a criança a não poluir é
educar o pequeno para que corrija aquele que ainda não aprendeu a tratar a
natureza com o respeito que ela merece.
Como nos dias de hoje estamos sempre com pouco tempo para
realizarmos todas as tarefas que precisamos fazer, tendo pouco ou nenhum tempo
dedicado a cuidar da boa alimentação, descanso e lazer, as indústrias criam
novos meios de “facilitar” nossa vida, fabricando produtos em embalagens
descartáveis que consomem matéria-prima e arrasam a natureza, cabe ao educador
despertar na criança o patrulheiro ambiental, que irá fiscalizar e proteger a natureza.
OBJETIVO GERAL
Despertar o interesse pela preservação da natureza, assim como, as
formas de vida e sua sobrevivência, observando o meio natural desenvolvendo a
curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
HABILIDADES:
-Desenvolver a
percepção sensório-motora, a observação, a apreciação do meio; ambiente externo
e interno;
-Desenvolver a coordenação motora grossa e fina;
-Observar o ambiente em que se vive;
-Desenvolver a curiosidade e a prática investigativa;
-Desenvolver a coordenação motora grossa e fina;
-Observar o ambiente em que se vive;
-Desenvolver a curiosidade e a prática investigativa;
- Compreender sobre
as principais características da estação do ano “Primavera”;
-Ampliar a linguagem
oral;
-Estimular a
criatividade;
-Desenvolver a
atenção e o raciocínio
-Desenvolver a
percepção auditiva e visual;
-Compreender sobre os
principais cuidados com as plantinhas.
METODOLOGIA
(PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS):
Serão formadas rodas das conversas informais, atividades com materiais
recicláveis, músicas, contos infantis, textos informativos, produções textuais,
murais, etc.
Na primeira semana serão realizadas atividades de pinturas no sulfite,
cantigas e conto infantil com o tema em destaque. Os estudantes realizarão um
passeio interno no gramado do CMEI para conhecer algumas plantinhas (flores) e
suas principais características (cores, caule, folhas etc.).
Na segunda semana serão realizadas atividades no papel pardo (painel
primavera), utilizando-se diversos materiais recicláveis, como também serão
contadas historinhas, cantigas e brincadeiras no gramado.
Algumas atividades
serão realizadas em sala e outras extraclasse.
ATIVIDADES:
Atividades orais e
escritas;
Plantio de diferentes
mudas flores;
Jogo da Memória,
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Pinturas e Recortes;
Materiais recicláveis
(sucatas);
Histórias;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores
trabalhadas;
Massinha de modelar;
Confecção de
painéis;
Poemas e
Brincadeiras.
RECURSOS DIDÁTICOS
Papéis (sulfite,
cartolina, color set, jornal, crepom, laminado, papel pardo etc.). Palitos de
churrasco; Sucatas (garrafa pet de
diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos). Tesoura com ponta
arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa,
régua, gliter, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão,
pincel, E.V.A e mudas de flores.
CULMINÂNCIA
Serão expostas algumas atividades referentes ao projeto no saguão da
instituição para as demais turmas visualizarem e se interagirem com o tema em
destaque. Também, será entregue aos estudantes um vasinho decorado contendo flores
naturais, e com uma mensagem sobre a importância da estação primavera na vida
dos seres vivos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada por meio de registros descritivos durante
todo o desenvolvimento do projeto, levando em consideração a participação dos
estudantes frente às atividades propostas com o tema em destaque.
quinta-feira, 22 de agosto de 2024
Atividade lúdica: Árvore do Alfabeto
Atividade lúdica: "Árvore do Alfabeto", realizada com a minha turminha de Pré-Escolar II B. As crianças, deviam estourar um balão e, dizer o nome da letra que estava dentro dele. Uma forma criativa de aprender. Parabéns, crianças!!!💛
Alfabeto - Vogais - Diversão - Sílabas
SUGESTÕES PEDAGÓGICAS ENCONTRADAS NA NET
Compartilhando... Para visualizar clique nos links abaixo.
https://pin.it/6y7nGmnwp
Assinar:
Comentários (Atom)
Marcadores
+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL
300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar
7 de setembro- Independência do Brasil
A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil
abertura de cadernos
Acolhimento e adaptacão na educação infantil
Acolhimento e adaptação na educação infantil
Água
Alfabelo; Sílabas
alfabetização
Alfabeto
alfabeto maiúsculo e minúsculo;
Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar
Alimentação
Animais
Animais colorir
Apostila com Atividades para o 4º Ano
Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar
aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza
arquivos pedagógicos magistério (concursos)
Arte Abstrata
Arte na Educação Infantil
Artigo competências socioemocionais da BNCC
Artigo Dislexia
Artigo:
Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil
Artigo: Em um espaço externo bem organizado
Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil
artigos
Árvore do Alfabeto
Atividade Dia do Circo
atividade leitura/interpretação e ortografia
Atividade lúdica
atividade poema
atividades alfabetização
atividades conceitos
Atividades coordenação motora fina
Atividades cruzadinhas alfabetização
Atividades de adição
Atividades de leitura de texto
Atividades de produção de texto
Atividades Dia da Escola
atividades Dia das Mães
Atividades Dia dos Pais
Atividades Festa Junina
Atividades lúdicas
atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo
atividades ortográficas; atividades alfabetização
atividades parlendas
Atividades produção de texto
Atividades Silábicas em PDF baixar
Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF
Atividades: Antônimos
Atividades: Minha Idade (E.I)
Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II
Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa
BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências
BNCC Educação Infantil
Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo
Bordas coloridas
Brincadeiras
Caderno de Atividades das Vogais
cadernos decorados
calendário do aluno
calendários
capinhas de atividades
Carnaval
Cartaz Silábico
cartões boas férias
cartões natalinos
cartões Páscoa; Páscoa
COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade)
conceito: Dia e Noite
Consciência Negra
Conteúdos Anual
Conto infantil
Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas
contos infantis
Contos infantis com o tema Páscoa
contos infantis folclore
Contos infantis indígenas
Convites
Cores
Corpo Humano
crachás
Creche
decoração sala de aula
Dengue
Dia da Água
Dia da Árvore
Dia da Bandeira
Dia da Escola
Dia da Mulher
Dia da Vovó
Dia das Crianças
Dia das Mães
Dia do Artista Plástico
Dia do Circo
Dia do Indio
Dia do Índio
Dia do Planeta
Dia do Professor
Dia do Soldado
Dia dos Pais
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial da Água
Diferenças entre Piaget
Diversidade na educação infantil
Ed. Infantil (0 a 3)
educação infantil
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
Escola
Escrita Pré-Escola
Estações do Ano
Família
Fantoches
Festa Junina
Fichas Alfabeto
Fichas de Leitura e Sílabas Complexas
fichas numerais; matemática
figuras geométricas
Folclore
Higiene
História
História de MS
Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal
Identidade e Autonomia
Independência do Brasil
Inglês
interpretação e ortografia
Jogo da memória alfabeto
jogos pedagógicos
lembrancinhas
lembrancinhas Dia das Crianças
lembrancinhas Dia das Mães
lembrancinhas Dia dos Pais
lembrancinhas Dia Internacional da Mulher
lembrancinhas Festa julina
lembrancinhas Natal
lembrancinhas Páscoa
lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas
lembrancinhas volta às aulas
Lingua Portuguesa
Linguagem Escrita
Linguagem Oral
Linguagem Oral/Escrita
Literatura de Cordel
Livrinho Turma da Mõnica os números
Livros com o tema Pai
Máscaras
matematica
matemática
matemática educação infantil
Meio Ambiente
Meios de comunicação
Meios de Transportes
mensagem Boas Férias
mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher
modelo de fichas dados da criança
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
Modelo Registro Diário
modelo relatório psicopedagógico
Modelos de Pareceres Descritivos
Molde de números
Moldes
Moldes de letras
Moldes numerais
Monteiro Lobato
Movimento
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
Mural Dia do Índio
Música na Escola
música/movimento
musicalidade
musiquinhas para baixar
Natal
Nome
Novas Regras Ortográficas
numerais e quantidades
Objetos e Seres Vivos
organização das atividades na educação infantil
os pequenos trabalham a colaboração
Painéis com o tema Dia dos Pais
Painéis Dia dos Pais
painel Dia do Circo
Painel Sejam-Vindos
papel cartas com bordas natalinas; Natal
parlenda
Parlendas
Páscoa
Piaget
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
Planejamento Anual de Ensino
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
Plano de Aula: Primavera. Educação Infantil; Primavera
Plano de Aula: Semana Nacional do Trânsito- Educação Infantil;
Planos de Aula
Planos de Trabalho educação infnatil
Porta-lápis
Pré II
Primavera
Projeto Didático
TEMA: Pequenos Guardiões da Natureza – Coleta Seletiva na Educação Infantil; Meio Ambiente
projeto didático "Nome próprio"
Projeto Didático Dia das Crianças
projeto didático Dia do Indio
Projeto Didático Folclore
Projeto didático Parlendas
Projeto Didático Páscoa
Projeto Didático Volta às Aulas
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Projeto didático: A primavera
Projeto didático: Brincando com o Folclore
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
Projeto didático: Eu e Minha Família
projeto didático: Identidade
Projeto didático: Literatura Infantil
Projeto didático: Meu querido Papai
projeto didático: Natal
Projeto didático: O Circo
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
Projeto didático: Todos no combate à dengue
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
Projeto Volta às Aulas
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
projetos didaticos
projetos didáticos
receita de massinha de modelar
recursos voisuais concretos para a educação infantil
Rotina
Semana da Pátria
Semana Nacional do Trânsito
sentidos
sequência numérica
Seres Vivos
Simulado das Teorias Psicognéticas
Sítio do Pica Pau Amarelo
Slide
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
Slide BNCC para a Educação Infantil
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
Slide Deficiência Visual
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
Slide Planejamento de Ensino
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
Tabela para Notas
texto e interpretação
Tinta caseira
Tipos de Moradia
Trânsito
Vídeo Conto Infantil: Palavras
Vídeo:
Vídeos Contos Infantis
Vídeos didáticos
Viseiras
volta às aulas
Volta às Aulas Anos Iniciais
VYgotsky
Vygotsky e Wallon
Wallon


















.jpg)






.jpg)
.jpg)




.jpg)
.jpg)















.png)
.png)
.png)