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sexta-feira, 17 de novembro de 2023
Atividades ortográficas Anos Iniciais do E.F
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON
PIAGET
Formado em Biologia, Piaget especializou-se nos estudos do conhecimento humano, concluindo tendo desenvolvido a teoria conhecida por Epistemologia Genética. Sua principal questão é: Como o ser humano constrói o conhecimento? Ele elabora sua teoria através de observação empírica e elabora os seguintes conceitos básicos:
ESQUEMAS
DE CONHECIMENTO:
-ASSIMILAÇÃO: incorporar as
experiências ou objetos às estratégias ou conceitos já existentes; -ACOMODAÇÃO: modificação
e ajustamento dos esquemas em função de novas experiências ou informações;
-EQUILIBRAÇÃO: é o fator
essencial e determinante no desenvolvimento do sujeito ao processo de
adaptação ao meio em que vive.
ESTÁGIOS
DE DESENVOLVIMENTO:
-SENSÓRIO-MOTOR: do
nascimento a cerca de 18-24 meses;
-PRÉ-OPERATÓRIO: aproximadamente entre
2 e 6/7 anos;
-OPERATÓRIO CONCRETO: aproximadamente
7/8 até os 11/12 anos;
-OPERATÓRIO FORMAL: a partir de 11/12
anos em diante.
IMPLICAÇÕES
PEDAGÓGICAS: A aprendizagem depende do processo de
desenvolvimento cognitivo; O papel da escola é dar à criança oportunidade de
agir sobre os objetos de conhecimento; O papel do professor um
agente facilitador e desafiador de seus processos de elaboração; A criança é
quem constrói seu próprio conhecimento.
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Vygotsky
Vygotsky
levantou a questão da relação entre ensino e a aprendizagem escolar e
desenvolvimento cognitivo. Ele fala muito da escola, dos professores e da
interação pedagógica. Para Vygotsky, a criança nasce inserida num meio
social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a
linguagem na interação com os outros.
CONCEITOS CENTRAIS
Abordagem
Histórico/Social; Forma de produção de trabalho humano > cultura; Mundo
Histórico / Sujeito Histórico.
DO BIOLÓGICO PARA O HISTÓRICO SOCIAL:
-OS
INSTRUMENTOS: tudo que se interpõe entre o homem e o ambiente, ampliando e
modificando suas formas de ação;
-OS
SIGNOS: tudo que é utilizado pelo homem para representar, evocar ou tomar
presente o que está ausente constitui um signo: a palavra, o desenho e os
símbolos.
-INTERNALIZAÇÃO processo
interno de reconstrução de uma operação externa;
-INTERPSICOLÓGICO
relação entre indivíduos; - INTRAPSICOLÓGICO
– conexões com o que já temos de construção de conceitos.
PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO MUNDO
CULTURAL: -LINGUAGEM - A linguagem socializada;
Linguagem egocêntrica; Fala interna;
-O
OUTRO SOCIAL - A interação social é a base do processo de aprendizagem
humana;
-A
METACOGNIÇÃO – A Fala interna.
-DESENVOLVIMENTO
E APRENDIZAGEM - O aprendizado impulsiona o desenvolvimento: Nível (Zona) de
desenvolvimento real > capacidade de realizar tarefas de forma
independente; Zona de desenvolvimento
proximal: é o que está em processo
de amadurecimento, o que ainda não construí e não construo sozinho;
-INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA - O conhecimento na sala de aula é um processo social e
compartilhado; O professor serve como guia no processo da aprendizagem;
o aluno é o sujeito da aprendizagem, aquele que aprende junto ao outro.
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Wallon
Segundo
Wallon, a gênese da inteligência é biológica e social, ou seja, o ser humano
é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da
cultura. Seu projeto teórico foi estudar a gênese dos processos que
constituem o psiquismo humano.
Considerava
que a escola deveria perceber a criança como um ser total, concreto e ativo e
de manter-se em contato com o meio social.
CONCEITOS CENTRAIS:
Estágios
do Desenvolvimento Mental:
1º Estágio: impulsivo-emocional,
ocorre no 1° ano de vida.;
2º Estágio -Sensório-motor e projetivo:
vai até os 3 anos;
3º Estágio - Personalismo
: dos 3 aos 6 anos;
4º Estágio - Categorial
: (6-11/12 anos);
5º Estágio - Predominância funcional;
Emoção: a afetividade precede nitidamente o aparecimento das condutas; O Movimento:
as necessidades cinéticas, de movimento, e as necessidades posturais são
imprescindíveis ao desenvolvimento infantil;
CONTRIBUIÇÕES
O
papel do outro na construção do conhecimento é indiscutível. O professor
deixa de ser o agente exclusivo na formação das crianças. A interação com as
outras crianças assume um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem
de cada uma delas. O movimento é imprescindível ao desenvolvimento da
criança. A brincadeira assume um lugar essencial no desenvolvimento da
criança. A emoção ocupa um lugar privilegiado no desenvolvimento do sujeito,
em especial da criança; os conflitos, crises e contradições são pontos
fecundos para a compreensão da pessoa humana.
SEMELHANÇAS
E DIFERENÇAS
Em
relação a construção do conhecimento, para
Piaget o conhecimento se dá a partir da relação do sujeito com o objeto
dependendo do grau de desenvolvimento das suas estruturas cognitivas. Para Vygotsky que focou sua teoria na
escola deixando claro os seguintes aspetos: Primeiro que o ser humano era um
ser Filogenético, fazia parte de uma espécie; segundo que esse ser humano
também era Ontogenético, nascia, crescia e morria; e que esse também era
Microgenético, que por mais que sejam parecidos em alguns aspectos existem
fatores genéticos individuais desse individuo. Para Wallon o desenvolvimento se dá também em estágios mas que
são diferentes da Teoria Piagetiana. Wallon além de dar importância ao corpo da
criança e a maturação biológica, considera importantíssima a emoção sendo a
mesma fator principal em sua teoria, a observação é o método
primordial, é a tentativa de entender o processo de desenvolvimento da
criança.
Relativamente
aos estágios de desenvolvimento, tanto Piaget como Wallon discorreram sobre o
assunto. Na teoria de Piaget os estágios se dividem em quatro, enquanto para
Wallon o desenvolvimento se dá em estágios, só que na sua teoria o individuo
pode continuar em dois estágios, ou seja, um estágio encontra-se dentro do
outro. Já Vygotsky nos dá o suporte
teórico enfatizando a importância do meio cultural e das relações entre os
sujeitos imersos num contexto histórico e a ênfase em seus processos de
transformação.
O
desenvolvimento humano, no modelo piagetiano, é explicado segundo o
pressuposto de que existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o
sujeito conhecedor e o objeto a conhecer; Vygotsky irá nos trazer o que
chamamos mediação simbólica que é feita através dos signos que são
construídos culturalmente e que são compartilhados por todos, Wallon por mais
que reconheça o fator orgânico, biológico como Piaget relata que o mesmo é a
primeira condição no desenvolvimento do pensamento, sendo o primeiro, mas não
o único.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
WALLON, HENRI. A EVOLUÇÃO PSICOLÓGICA DA CRIANÇA; SÃO PAULO, 2007.
VIGOTSKI, L.S. A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE; SÃO PAULO; 2007.
PIAGET, Jean. A construção do real na criança. 2ª edição. Rio de Janeiro, Zahar,
1974.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e
representação. Rio de Janeiro, Zahar, 1971.
PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento na criança. 3ª ed. Rio de Janeiro, Fundo de Cultura, 1973.
PIAGET, J. & GRÊCO, Pierre. Aprendizagem e conhecimento. Rio de
Janeiro, Freitas Bastos, 1974.
LA TAULLE, Y. A dimensão ética na obra de Piaget.
Série Idéias n. 20. São Paulo: FDE, 1994.p. 75-82.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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quarta-feira, 15 de novembro de 2023
Presépio construído de forma coletiva com os estudantes
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Natal
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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Atividades Natal
Labels:
Natal
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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Atividades com o tema Natal
ATIVIDADE: Brincando no Natal
Objetivos:
- desenvolver a expressão oral;
- aprimorar a percepção de sons;
- identificar e produzir diversos tipos de sons;
- dramatizar;
- trabalhar a sonoridade do sino;
Faixa-etária: 2 a 6 anos
material: sinos
Desenvolvimento:
Antes de iniciar a atividade, converse com as crianças sobre o Natal e comente sobre os símbolos natalinos, suas características e finalidades. Ressalte que o sino tem sonoridade.
Em seguida, explique a atividade à turma.
Leia a história proposta para os alunos.
Logo após, faça uma dramatização com as crianças.
Sugere-se que você represente o papai noel, e as crianças os brinquedos.
Dica: divida os alunos em três grupos ( trenzinhos, bonecas e aviões). Cada grupo deverá reproduzir os sons e movimentos do brinquedo que está representando no momento em que a história solicitar.
HISTÓRIA- O SINO MÁGICO
Eu vou contar uma história mágica que aconteceu no Pólo Norte. Certa noite, papai noel teve um sonho muito esquisito. Sonhou que estava na fábrica de brinquedos observando sua produção quando de repente, se mexeu e seu sino tocou. Nesse momento, os trenzinhos de madeira começaram a anadar e a fazer sons ( as crinaças do grupo de trenzinhos entram em cena). O papai noel parou, virou-se para a direita e assim que seu sino tocou as bonecas começaram a rir e a mexer as mãozinhas ( o grupo das bonecas dramatiza). Ele não estava entendendo mais nada! Em seguida, virou-se para a esquerda e novamente seu sino tocou. Dessa vez, os aviões saíram voando ( o grupo dos aviões representa). O papai noel ficou tão agirado que começou a andar de um lado para o outro, produzindo muitos sons com o sino, e todos os brinquedos começaram a se mexer ao mesmo tempo. Nesse instante, o sino caiu no chão e todos os brinquedos pararam de se movimentar. Mas logo ele acordou, pois era tudo um sonho. Muito assustado, começou a pensar sobre o que tinha sonhado. E sabe o que descobriu? Que no sonho o seu sino era mágico!
Vamos brincar de sino mágico?
BRINCADEIRA
Nesta atividade trabalhamos com sons orais e movimentos corporais produzidos pelas crianças, além de explorarmos a intensidade do som (fraco ou forte).
Explique a brincadeira à turma, usando a criatividade e a imaginação para envolver os alunos (comente que o seu sino é mágico e todas as vezes que ele pára de tocar as crianças se transformam).
Em seguida, produza sons fortes e fracos com o sino.
As crianças deverão andar pelo espaço de acordo com a intensidade do som, ou seja, rápida ou lentamente.
Quando parar de tocar o sino, as crianças deverão imitar algo solicitado por você, por exemplo, um sapo, violão, gato, campainha etc.
O SINO COMO INSTRUMENTO MUSICAL
Providencie um sino para cada criança.
Brinque com elas, produzindo sons curtos, longos, fracos, fortes, rápidos, lentos etc.
Após a exploração do material, solicite às crianças que acompanhem a música natalina "Hoje a Noite é Bela" com o toque do sino.
Cada um ficará responsável por acompanhar, com o sino, uma parte da música pré-determinada por você.
Hoje a noite é bela
Hoje a noite é bela
Juntos eu e ela
Vamos à capela
Felizes a rezar
Ao soar o sino
Sino pequenino
Vai o Deus menino
Nos abençoar
Bate o sino pequenino
Sino de Belém
Já nasceu Deus menino
Para o nosso bem
Paz na Terra pede o sino
Alegre a tocar
Abençoe Deus menino
Este nosso lar.
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Natal
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