Pesquisar este blog

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Atividades ortográficas Anos Iniciais do E.F














































 

TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

PIAGET

Formado em Biologia, Piaget especializou-se nos estudos do conhecimento humano, concluindo tendo desenvolvido a teoria conhecida por Epistemologia Genética. Sua principal questão é: Como o ser humano constrói o conhecimento? Ele elabora sua teoria através de observação empírica e elabora os seguintes conceitos básicos:


ESQUEMAS DE CONHECIMENTO:

-ASSIMILAÇÃO:  incorporar as experiências ou objetos às estratégias ou conceitos já existentes; -ACOMODAÇÃO:  modificação e ajustamento dos esquemas em função de novas experiências ou informações;
-EQUILIBRAÇÃO:  é o fator essencial e determinante no desenvolvimento do sujeito ao processo de adaptação ao meio em que vive.

ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO:

-SENSÓRIO-MOTOR:  do nascimento a cerca de 18-24 meses;
-PRÉ-OPERATÓRIO: aproximadamente entre 2 e 6/7 anos;
-OPERATÓRIO CONCRETO:  aproximadamente 7/8 até os 11/12 anos;
-OPERATÓRIO FORMAL: a partir de 11/12 anos em diante.

IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS: A aprendizagem depende do processo de desenvolvimento cognitivo; O papel da escola é dar à criança oportunidade de agir sobre os objetos de conhecimento; O papel do professor  um agente facilitador e desafiador de seus processos de elaboração; A criança é quem constrói seu próprio conhecimento.













Vygotsky


Vygotsky levantou a questão da relação entre ensino e a aprendizagem escolar e desenvolvimento cognitivo. Ele fala muito da escola, dos professores e da interação pedagógica. Para Vygotsky, a criança nasce inserida num meio social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros.

CONCEITOS CENTRAIS
Abordagem Histórico/Social; Forma de produção de trabalho humano > cultura; Mundo Histórico / Sujeito Histórico.

DO BIOLÓGICO PARA O HISTÓRICO SOCIAL:
-OS INSTRUMENTOS: tudo que se interpõe entre o homem e o ambiente, ampliando e modificando suas formas de ação;
-OS SIGNOS: tudo que é utilizado pelo homem para representar, evocar ou tomar presente o que está ausente constitui um signo: a palavra, o desenho e os símbolos.
-INTERNALIZAÇÃO  processo interno de reconstrução de uma operação externa;
-INTERPSICOLÓGICO relação entre indivíduos; -  INTRAPSICOLÓGICO – conexões com o que já temos de construção de conceitos.

PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO MUNDO CULTURAL: -LINGUAGEM - A linguagem socializada; Linguagem egocêntrica; Fala interna;
-O OUTRO SOCIAL - A interação social é a base do processo de aprendizagem humana;
-A METACOGNIÇÃO – A Fala interna.
-DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM - O aprendizado impulsiona o desenvolvimento: Nível (Zona) de desenvolvimento real > capacidade de realizar tarefas de forma independente; Zona de desenvolvimento proximal: é o que está em processo de amadurecimento, o que ainda não construí e não construo sozinho;
-INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - O conhecimento na sala de aula é um processo social e compartilhado; O professor serve como guia no processo da aprendizagem; o aluno é o sujeito da aprendizagem, aquele que aprende junto ao outro.

Wallon
Segundo Wallon, a gênese da inteligência é biológica e social, ou seja, o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura. Seu projeto teórico foi  estudar a gênese dos processos que constituem o psiquismo humano.
Considerava que a escola deveria perceber a criança como um ser total, concreto e ativo e de manter-se em contato com o meio social.

CONCEITOS CENTRAIS:
Estágios do Desenvolvimento Mental:
1º Estágio: impulsivo-emocional, ocorre no 1° ano de vida.;
2º Estágio -Sensório-motor e projetivo: vai até os 3 anos;
3º Estágio - Personalismo : dos 3 aos 6 anos;
4º Estágio - Categorial : (6-11/12 anos);
5º Estágio - Predominância funcional; Emoção: a afetividade precede nitidamente o aparecimento das condutas; O Movimento: as necessidades cinéticas, de movimento, e as necessidades posturais são imprescindíveis ao desenvolvimento infantil;

CONTRIBUIÇÕES
O papel do outro na construção do conhecimento é indiscutível. O professor deixa de ser o agente exclusivo na formação das crianças. A interação com as outras crianças assume um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem de cada uma delas.  O movimento é imprescindível ao desenvolvimento da criança. A brincadeira  assume um lugar essencial no desenvolvimento da criança. A emoção ocupa um lugar privilegiado no desenvolvimento do sujeito, em especial da criança; os conflitos, crises e contradições são pontos fecundos para a compreensão da pessoa humana.

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
Em relação a construção do conhecimento, para Piaget o conhecimento se dá a partir da relação do sujeito com o objeto dependendo do grau de desenvolvimento das suas estruturas cognitivas. Para Vygotsky que focou sua teoria na escola deixando claro os seguintes aspetos: Primeiro que o ser humano era um ser Filogenético, fazia parte de uma espécie; segundo que esse ser humano também era Ontogenético, nascia, crescia e morria; e que esse também era Microgenético, que por mais que sejam parecidos em alguns aspectos existem fatores genéticos individuais desse individuo. Para Wallon o desenvolvimento se dá também em estágios mas que são diferentes da Teoria Piagetiana. Wallon além de dar importância ao corpo da criança e a maturação biológica, considera importantíssima a emoção sendo a mesma fator principal em sua teoria, a observação é o método primordial, é a tentativa de entender o processo de desenvolvimento da criança.

Relativamente aos estágios de desenvolvimento, tanto Piaget como Wallon discorreram sobre o assunto. Na teoria de Piaget os estágios se dividem em quatro, enquanto para Wallon o desenvolvimento se dá em estágios, só que na sua teoria o individuo pode continuar em dois estágios, ou seja, um estágio encontra-se dentro do outro. Já Vygotsky nos dá o suporte teórico enfatizando a importância do meio cultural e das relações entre os sujeitos imersos num contexto histórico e a ênfase em seus processos de transformação.
O desenvolvimento humano, no modelo piagetiano, é explicado segundo o pressuposto de que existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer; Vygotsky irá nos trazer o que chamamos mediação simbólica que é feita através dos signos que são construídos culturalmente e que são compartilhados por todos, Wallon por mais que reconheça o fator orgânico, biológico como Piaget relata que o mesmo é a primeira condição no desenvolvimento do pensamento, sendo o primeiro, mas não o único.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


WALLON, HENRI. A EVOLUÇÃO PSICOLÓGICA DA CRIANÇA; SÃO PAULO, 2007.
VIGOTSKI, L.S. A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE; SÃO PAULO; 2007.
PIAGET, Jean. A construção do real na criança. 2ª edição. Rio de Janeiro, Zahar, 1974.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro, Zahar, 1971.
PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento na criança. 3ª ed. Rio de Janeiro,  Fundo de Cultura, 1973.
PIAGET, J. & GRÊCO, Pierre. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro, Freitas Bastos,  1974.
LA TAULLE, Y. A dimensão ética na obra de Piaget. Série Idéias n. 20. São Paulo: FDE, 1994.p. 75-82.

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Presépio construído de forma coletiva com os estudantes


Cantinho do Presépio construído de forma coletiva com a minha turminha do Maternal II A/D, ano 2015.
Atividades realizadas por meio de pintura/colagem com o tema Natal. 

Atividades Natal
















Atividades com o tema Natal


ATIVIDADE: Brincando no Natal

Objetivos:
- desenvolver a expressão oral;
- aprimorar a percepção de sons;
- identificar e produzir diversos tipos de sons;
- dramatizar;
- trabalhar a sonoridade do sino;
Faixa-etária: 2 a 6 anos
material: sinos

Desenvolvimento:
Antes de iniciar a atividade, converse com as crianças sobre o Natal e comente sobre os símbolos natalinos, suas características e finalidades. Ressalte que o sino tem sonoridade.
Em seguida, explique a atividade à turma.
Leia a história proposta para os alunos.
Logo após, faça uma dramatização com as crianças.
Sugere-se que você represente o papai noel, e as crianças os brinquedos.
Dica: divida os alunos em três grupos ( trenzinhos, bonecas e aviões). Cada grupo deverá reproduzir os sons e movimentos do brinquedo que está representando no momento em que a história solicitar.

HISTÓRIA- O SINO MÁGICO

Eu vou contar uma história mágica que aconteceu no Pólo Norte. Certa noite, papai noel teve um sonho muito esquisito. Sonhou que estava na fábrica de brinquedos observando sua produção quando de repente, se mexeu e seu sino tocou. Nesse momento, os trenzinhos de madeira começaram a anadar e a fazer sons ( as crinaças do grupo de trenzinhos entram em cena). O papai noel parou, virou-se para a direita e assim que seu sino tocou as bonecas começaram a rir e a mexer as mãozinhas ( o grupo das bonecas dramatiza). Ele não estava entendendo mais nada! Em seguida, virou-se para a esquerda e novamente seu sino tocou. Dessa vez, os aviões saíram voando ( o grupo dos aviões representa). O papai noel ficou tão agirado que começou a andar de um lado para o outro, produzindo muitos sons com o sino, e todos os brinquedos começaram a se mexer ao mesmo tempo. Nesse instante, o sino caiu no chão e todos os brinquedos pararam de se movimentar. Mas logo ele acordou, pois era tudo um sonho. Muito assustado, começou a pensar sobre o que tinha sonhado. E sabe o que descobriu? Que no sonho o seu sino era mágico!

Vamos brincar de sino mágico?

BRINCADEIRA
Nesta atividade trabalhamos com sons orais e movimentos corporais produzidos pelas crianças, além de explorarmos a intensidade do som (fraco ou forte).
Explique a brincadeira à turma, usando a criatividade e a imaginação para envolver os alunos (comente que o seu sino é mágico e todas as vezes que ele pára de tocar as crianças se transformam).
Em seguida, produza sons fortes e fracos com o sino.
As crianças deverão andar pelo espaço de acordo com a intensidade do som, ou seja, rápida ou lentamente.
Quando parar de tocar o sino, as crianças deverão imitar algo solicitado por você, por exemplo, um sapo, violão, gato, campainha etc.

O SINO COMO INSTRUMENTO MUSICAL

Providencie um sino para cada criança.
Brinque com elas, produzindo sons curtos, longos, fracos, fortes, rápidos, lentos etc.
Após a exploração do material, solicite às crianças que acompanhem a música natalina "Hoje a Noite é Bela" com o toque do sino.
Cada um ficará responsável por acompanhar, com o sino, uma parte da música pré-determinada por você.
Hoje a noite é bela
Hoje a noite é bela
Juntos eu e ela
Vamos à capela
Felizes a rezar
Ao soar o sino
Sino pequenino
Vai o Deus menino
Nos abençoar
Bate o sino pequenino
Sino de Belém
Já nasceu Deus menino
Para o nosso bem
Paz na Terra pede o sino
Alegre a tocar
Abençoe Deus menino
Este nosso lar.